POR UMA TEORIA MULTIDIMENSIONAL DA APRENDIZAGEM POR COMPETÊNCIAS: O SISTEMA HOLOSFÉRICO DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Pablo Silva Machado Bispo dos; Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Expressão Católica (Online)
Texto Completo: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/3205
Resumo: O presente trabalho diz respeito a uma análise teórica e metodológica relativa à Teoria da Aprendizagem por Competências, tal como apresentada por Phillippe Perrenoud, a qual (a grosso modo) diz respeito a uma concepção de Educação em que a Aprendizagem se dá pelo desenvolvimento de competências cognitivas, que por sua vez são a resultante da combinação de capacidades cognitivas operatórias com informações apreendidas via memorização de conteúdos. Para além de retificações a esta Teoria, é apresentado um modelo teórico baseado em um olhar de espectro mais amplo acerca da aprendizagem, o que implica nova abordagem teórico-metodológica acerca do trinômio Competências, Habilidades e Atitudes (CHA). Em relação à metodologia utilizada, esta consistiu na utilização de pesquisa bibliográfica combinada com a aplicação de metodologia de análise (multi) vetorial de Matrizes de CHA. Cabe ainda indicar que o estudo ora apresentado possui caráter ensaístico/experimental, advindo de pesquisa em andamento, o que demandará futuramente a aplicação do mesmo a um campo empírico a ser delimitado. No fim deste artigo é apresentado um constructo aplicável à avaliação da aprendizagem (o Sistema Holosférico de Aprendizagem) e capaz de mensurar tanto o processo de construção quanto o de “erosão" de competências cognitivas quanto seu desenvolvimento, de maneira a propiciar que se avalie de modo mais preciso o desenvolvimento das CHA expressas em trilhas de aprendizagem. FOR A MULTIDIMENSIONAL THEORY OF LEARNING BY COMPETENCES: THE HOLOSPHERIC SYSTEM OF EDUCATIONAL EVALUATION ABSTRACT The present paper is a theorical and methodological analysis of the Theory of Learning by Competences, as is developed by Phillippe Perrenoud, which, roughly, is about a conception of Education in which the Learning is due to the development of cognitive skills, which are the result of a combination between operative cognitive capacities with information gathered through memorization. Beyond corrections this theory requires, a theorical model is presented based on a broad spectrum of learning, which implicates a new theorical and methodological approach about the trinomial Competences, Abilities and Attitudes (CHA). In relation to the methodology applied, this is constituted through the use of a bibliographic research combined with the application of the analysis methodology (multi) vector of CHA Matrices. It is also worth to indicate that this is an essayistic/experimental study, resulting from a research in progress, which will demand for its application in an empirical field study to be delimited. At the end of this paper it is presented an applicable construct to educational evaluation (the holospheric learning system), also capable of measuring both the construction process and the “erosion” of cognitive competences and their development, in a way it allows a more precise evaluation of the development of CHA expressed in learning trails.
id Católica_4e42ad7fc4472d813070a3cd7a39aae5
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/3205
network_acronym_str Católica
network_name_str Revista Expressão Católica (Online)
spelling POR UMA TEORIA MULTIDIMENSIONAL DA APRENDIZAGEM POR COMPETÊNCIAS: O SISTEMA HOLOSFÉRICO DE AVALIAÇÃO EDUCACIONALAprendizagem; Competências Cognitivas; Teoria MultidimensionalO presente trabalho diz respeito a uma análise teórica e metodológica relativa à Teoria da Aprendizagem por Competências, tal como apresentada por Phillippe Perrenoud, a qual (a grosso modo) diz respeito a uma concepção de Educação em que a Aprendizagem se dá pelo desenvolvimento de competências cognitivas, que por sua vez são a resultante da combinação de capacidades cognitivas operatórias com informações apreendidas via memorização de conteúdos. Para além de retificações a esta Teoria, é apresentado um modelo teórico baseado em um olhar de espectro mais amplo acerca da aprendizagem, o que implica nova abordagem teórico-metodológica acerca do trinômio Competências, Habilidades e Atitudes (CHA). Em relação à metodologia utilizada, esta consistiu na utilização de pesquisa bibliográfica combinada com a aplicação de metodologia de análise (multi) vetorial de Matrizes de CHA. Cabe ainda indicar que o estudo ora apresentado possui caráter ensaístico/experimental, advindo de pesquisa em andamento, o que demandará futuramente a aplicação do mesmo a um campo empírico a ser delimitado. No fim deste artigo é apresentado um constructo aplicável à avaliação da aprendizagem (o Sistema Holosférico de Aprendizagem) e capaz de mensurar tanto o processo de construção quanto o de “erosão" de competências cognitivas quanto seu desenvolvimento, de maneira a propiciar que se avalie de modo mais preciso o desenvolvimento das CHA expressas em trilhas de aprendizagem. FOR A MULTIDIMENSIONAL THEORY OF LEARNING BY COMPETENCES: THE HOLOSPHERIC SYSTEM OF EDUCATIONAL EVALUATION ABSTRACT The present paper is a theorical and methodological analysis of the Theory of Learning by Competences, as is developed by Phillippe Perrenoud, which, roughly, is about a conception of Education in which the Learning is due to the development of cognitive skills, which are the result of a combination between operative cognitive capacities with information gathered through memorization. Beyond corrections this theory requires, a theorical model is presented based on a broad spectrum of learning, which implicates a new theorical and methodological approach about the trinomial Competences, Abilities and Attitudes (CHA). In relation to the methodology applied, this is constituted through the use of a bibliographic research combined with the application of the analysis methodology (multi) vector of CHA Matrices. It is also worth to indicate that this is an essayistic/experimental study, resulting from a research in progress, which will demand for its application in an empirical field study to be delimited. At the end of this paper it is presented an applicable construct to educational evaluation (the holospheric learning system), also capable of measuring both the construction process and the “erosion” of cognitive competences and their development, in a way it allows a more precise evaluation of the development of CHA expressed in learning trails.Núcleo de Publicação UNICATÓLICASantos, Pablo Silva Machado Bispo dos; Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil2019-05-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos Originaisapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/320510.25190/rec.v8i1.3205Revista Expressão Católica; v. 8, n. 1 (2019): Rev. Expr. Catól.; 49-582357-848310.25190/rec.v8i1reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/3205/pdf7/*ref*/BACHELARD, G. A Formação do Espírito Científico. Rio de Janeiro: Contraponto, 2000./*ref*/______. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001./*ref*/______. O Racionalismo Aplicado. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1974./*ref*/BRASIL. Espaço Social e Espaço Simbólico. In: BOURDIEU, P. Razões Práticas: sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 2003./*ref*/______. Prova Brasil: Sinopses Estatísticas da Educação Básica 2005. Disponível em: http://provabrasil.inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica. Acesso em: 22 abr. 2019./*ref*/DELORS, J. Os Quatro Pilares da Educação. In: DELORS, J. (Org.). A Educação: um tesouro a descobrir: relatório da comissão internacional para a Educação no terceiro milênio. São Paulo: Unesco, 2001./*ref*/PERRENOUD, P. Onze competências para o século 21. Porto Alegre: Artmed, 2001./*ref*/SANTOS, P. Guia Prático da Política Educacional no Brasil: ações, planos, programas e impactos. 2. ed. São Paulo: CENGAGE, 2015./*ref*/______. Outline of a Multidimensional Theory tof Learning ny Competences, International Journal of Human, Social Sciences e Invention, v. 7, n. 2, fev. 2017./*ref*/______. Princípios da Metaciência Social. Jundiaí: Paco, 2013./*ref*/WEINBERG, S. Sonhos de uma teoria final. São Paulo: Rocco, 1996.Direitos autorais 2019 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-06T10:29:07Zhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oai2357-84832237-8782opendoar:2020-05-06 10:29:09.178Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false
dc.title.none.fl_str_mv POR UMA TEORIA MULTIDIMENSIONAL DA APRENDIZAGEM POR COMPETÊNCIAS: O SISTEMA HOLOSFÉRICO DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
title POR UMA TEORIA MULTIDIMENSIONAL DA APRENDIZAGEM POR COMPETÊNCIAS: O SISTEMA HOLOSFÉRICO DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
spellingShingle POR UMA TEORIA MULTIDIMENSIONAL DA APRENDIZAGEM POR COMPETÊNCIAS: O SISTEMA HOLOSFÉRICO DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
Santos, Pablo Silva Machado Bispo dos; Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil
Aprendizagem; Competências Cognitivas; Teoria Multidimensional
title_short POR UMA TEORIA MULTIDIMENSIONAL DA APRENDIZAGEM POR COMPETÊNCIAS: O SISTEMA HOLOSFÉRICO DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
title_full POR UMA TEORIA MULTIDIMENSIONAL DA APRENDIZAGEM POR COMPETÊNCIAS: O SISTEMA HOLOSFÉRICO DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
title_fullStr POR UMA TEORIA MULTIDIMENSIONAL DA APRENDIZAGEM POR COMPETÊNCIAS: O SISTEMA HOLOSFÉRICO DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
title_full_unstemmed POR UMA TEORIA MULTIDIMENSIONAL DA APRENDIZAGEM POR COMPETÊNCIAS: O SISTEMA HOLOSFÉRICO DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
title_sort POR UMA TEORIA MULTIDIMENSIONAL DA APRENDIZAGEM POR COMPETÊNCIAS: O SISTEMA HOLOSFÉRICO DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
author Santos, Pablo Silva Machado Bispo dos; Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil
author_facet Santos, Pablo Silva Machado Bispo dos; Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Pablo Silva Machado Bispo dos; Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem; Competências Cognitivas; Teoria Multidimensional
topic Aprendizagem; Competências Cognitivas; Teoria Multidimensional
dc.description.none.fl_txt_mv O presente trabalho diz respeito a uma análise teórica e metodológica relativa à Teoria da Aprendizagem por Competências, tal como apresentada por Phillippe Perrenoud, a qual (a grosso modo) diz respeito a uma concepção de Educação em que a Aprendizagem se dá pelo desenvolvimento de competências cognitivas, que por sua vez são a resultante da combinação de capacidades cognitivas operatórias com informações apreendidas via memorização de conteúdos. Para além de retificações a esta Teoria, é apresentado um modelo teórico baseado em um olhar de espectro mais amplo acerca da aprendizagem, o que implica nova abordagem teórico-metodológica acerca do trinômio Competências, Habilidades e Atitudes (CHA). Em relação à metodologia utilizada, esta consistiu na utilização de pesquisa bibliográfica combinada com a aplicação de metodologia de análise (multi) vetorial de Matrizes de CHA. Cabe ainda indicar que o estudo ora apresentado possui caráter ensaístico/experimental, advindo de pesquisa em andamento, o que demandará futuramente a aplicação do mesmo a um campo empírico a ser delimitado. No fim deste artigo é apresentado um constructo aplicável à avaliação da aprendizagem (o Sistema Holosférico de Aprendizagem) e capaz de mensurar tanto o processo de construção quanto o de “erosão" de competências cognitivas quanto seu desenvolvimento, de maneira a propiciar que se avalie de modo mais preciso o desenvolvimento das CHA expressas em trilhas de aprendizagem. FOR A MULTIDIMENSIONAL THEORY OF LEARNING BY COMPETENCES: THE HOLOSPHERIC SYSTEM OF EDUCATIONAL EVALUATION ABSTRACT The present paper is a theorical and methodological analysis of the Theory of Learning by Competences, as is developed by Phillippe Perrenoud, which, roughly, is about a conception of Education in which the Learning is due to the development of cognitive skills, which are the result of a combination between operative cognitive capacities with information gathered through memorization. Beyond corrections this theory requires, a theorical model is presented based on a broad spectrum of learning, which implicates a new theorical and methodological approach about the trinomial Competences, Abilities and Attitudes (CHA). In relation to the methodology applied, this is constituted through the use of a bibliographic research combined with the application of the analysis methodology (multi) vector of CHA Matrices. It is also worth to indicate that this is an essayistic/experimental study, resulting from a research in progress, which will demand for its application in an empirical field study to be delimited. At the end of this paper it is presented an applicable construct to educational evaluation (the holospheric learning system), also capable of measuring both the construction process and the “erosion” of cognitive competences and their development, in a way it allows a more precise evaluation of the development of CHA expressed in learning trails.
description O presente trabalho diz respeito a uma análise teórica e metodológica relativa à Teoria da Aprendizagem por Competências, tal como apresentada por Phillippe Perrenoud, a qual (a grosso modo) diz respeito a uma concepção de Educação em que a Aprendizagem se dá pelo desenvolvimento de competências cognitivas, que por sua vez são a resultante da combinação de capacidades cognitivas operatórias com informações apreendidas via memorização de conteúdos. Para além de retificações a esta Teoria, é apresentado um modelo teórico baseado em um olhar de espectro mais amplo acerca da aprendizagem, o que implica nova abordagem teórico-metodológica acerca do trinômio Competências, Habilidades e Atitudes (CHA). Em relação à metodologia utilizada, esta consistiu na utilização de pesquisa bibliográfica combinada com a aplicação de metodologia de análise (multi) vetorial de Matrizes de CHA. Cabe ainda indicar que o estudo ora apresentado possui caráter ensaístico/experimental, advindo de pesquisa em andamento, o que demandará futuramente a aplicação do mesmo a um campo empírico a ser delimitado. No fim deste artigo é apresentado um constructo aplicável à avaliação da aprendizagem (o Sistema Holosférico de Aprendizagem) e capaz de mensurar tanto o processo de construção quanto o de “erosão" de competências cognitivas quanto seu desenvolvimento, de maneira a propiciar que se avalie de modo mais preciso o desenvolvimento das CHA expressas em trilhas de aprendizagem. FOR A MULTIDIMENSIONAL THEORY OF LEARNING BY COMPETENCES: THE HOLOSPHERIC SYSTEM OF EDUCATIONAL EVALUATION ABSTRACT The present paper is a theorical and methodological analysis of the Theory of Learning by Competences, as is developed by Phillippe Perrenoud, which, roughly, is about a conception of Education in which the Learning is due to the development of cognitive skills, which are the result of a combination between operative cognitive capacities with information gathered through memorization. Beyond corrections this theory requires, a theorical model is presented based on a broad spectrum of learning, which implicates a new theorical and methodological approach about the trinomial Competences, Abilities and Attitudes (CHA). In relation to the methodology applied, this is constituted through the use of a bibliographic research combined with the application of the analysis methodology (multi) vector of CHA Matrices. It is also worth to indicate that this is an essayistic/experimental study, resulting from a research in progress, which will demand for its application in an empirical field study to be delimited. At the end of this paper it is presented an applicable construct to educational evaluation (the holospheric learning system), also capable of measuring both the construction process and the “erosion” of cognitive competences and their development, in a way it allows a more precise evaluation of the development of CHA expressed in learning trails.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos Originais
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/3205
10.25190/rec.v8i1.3205
url http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/3205
identifier_str_mv 10.25190/rec.v8i1.3205
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/3205/pdf7
/*ref*/BACHELARD, G. A Formação do Espírito Científico. Rio de Janeiro: Contraponto, 2000.
/*ref*/______. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
/*ref*/______. O Racionalismo Aplicado. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1974.
/*ref*/BRASIL. Espaço Social e Espaço Simbólico. In: BOURDIEU, P. Razões Práticas: sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 2003.
/*ref*/______. Prova Brasil: Sinopses Estatísticas da Educação Básica 2005. Disponível em: http://provabrasil.inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica. Acesso em: 22 abr. 2019.
/*ref*/DELORS, J. Os Quatro Pilares da Educação. In: DELORS, J. (Org.). A Educação: um tesouro a descobrir: relatório da comissão internacional para a Educação no terceiro milênio. São Paulo: Unesco, 2001.
/*ref*/PERRENOUD, P. Onze competências para o século 21. Porto Alegre: Artmed, 2001.
/*ref*/SANTOS, P. Guia Prático da Política Educacional no Brasil: ações, planos, programas e impactos. 2. ed. São Paulo: CENGAGE, 2015.
/*ref*/______. Outline of a Multidimensional Theory tof Learning ny Competences, International Journal of Human, Social Sciences e Invention, v. 7, n. 2, fev. 2017.
/*ref*/______. Princípios da Metaciência Social. Jundiaí: Paco, 2013.
/*ref*/WEINBERG, S. Sonhos de uma teoria final. São Paulo: Rocco, 1996.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Revista Expressão Católica
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Revista Expressão Católica
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Publicação UNICATÓLICA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Publicação UNICATÓLICA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Expressão Católica; v. 8, n. 1 (2019): Rev. Expr. Catól.; 49-58
2357-8483
10.25190/rec.v8i1
reponame:Revista Expressão Católica (Online)
instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
instacron:Unicatólica
reponame_str Revista Expressão Católica (Online)
collection Revista Expressão Católica (Online)
instname_str Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
instacron_str Unicatólica
institution Unicatólica
repository.name.fl_str_mv Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1665948716511526912