POR UMA TEORIA MULTIDIMENSIONAL DA APRENDIZAGEM POR COMPETÊNCIAS: O SISTEMA HOLOSFÉRICO DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Expressão Católica (Online) |
Texto Completo: | http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/3205 |
Resumo: | O presente trabalho diz respeito a uma análise teórica e metodológica relativa à Teoria da Aprendizagem por Competências, tal como apresentada por Phillippe Perrenoud, a qual (a grosso modo) diz respeito a uma concepção de Educação em que a Aprendizagem se dá pelo desenvolvimento de competências cognitivas, que por sua vez são a resultante da combinação de capacidades cognitivas operatórias com informações apreendidas via memorização de conteúdos. Para além de retificações a esta Teoria, é apresentado um modelo teórico baseado em um olhar de espectro mais amplo acerca da aprendizagem, o que implica nova abordagem teórico-metodológica acerca do trinômio Competências, Habilidades e Atitudes (CHA). Em relação à metodologia utilizada, esta consistiu na utilização de pesquisa bibliográfica combinada com a aplicação de metodologia de análise (multi) vetorial de Matrizes de CHA. Cabe ainda indicar que o estudo ora apresentado possui caráter ensaístico/experimental, advindo de pesquisa em andamento, o que demandará futuramente a aplicação do mesmo a um campo empírico a ser delimitado. No fim deste artigo é apresentado um constructo aplicável à avaliação da aprendizagem (o Sistema Holosférico de Aprendizagem) e capaz de mensurar tanto o processo de construção quanto o de “erosão" de competências cognitivas quanto seu desenvolvimento, de maneira a propiciar que se avalie de modo mais preciso o desenvolvimento das CHA expressas em trilhas de aprendizagem. FOR A MULTIDIMENSIONAL THEORY OF LEARNING BY COMPETENCES: THE HOLOSPHERIC SYSTEM OF EDUCATIONAL EVALUATION ABSTRACT The present paper is a theorical and methodological analysis of the Theory of Learning by Competences, as is developed by Phillippe Perrenoud, which, roughly, is about a conception of Education in which the Learning is due to the development of cognitive skills, which are the result of a combination between operative cognitive capacities with information gathered through memorization. Beyond corrections this theory requires, a theorical model is presented based on a broad spectrum of learning, which implicates a new theorical and methodological approach about the trinomial Competences, Abilities and Attitudes (CHA). In relation to the methodology applied, this is constituted through the use of a bibliographic research combined with the application of the analysis methodology (multi) vector of CHA Matrices. It is also worth to indicate that this is an essayistic/experimental study, resulting from a research in progress, which will demand for its application in an empirical field study to be delimited. At the end of this paper it is presented an applicable construct to educational evaluation (the holospheric learning system), also capable of measuring both the construction process and the “erosion” of cognitive competences and their development, in a way it allows a more precise evaluation of the development of CHA expressed in learning trails. |
id |
Católica_4e42ad7fc4472d813070a3cd7a39aae5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/3205 |
network_acronym_str |
Católica |
network_name_str |
Revista Expressão Católica (Online) |
spelling |
POR UMA TEORIA MULTIDIMENSIONAL DA APRENDIZAGEM POR COMPETÊNCIAS: O SISTEMA HOLOSFÉRICO DE AVALIAÇÃO EDUCACIONALAprendizagem; Competências Cognitivas; Teoria MultidimensionalO presente trabalho diz respeito a uma análise teórica e metodológica relativa à Teoria da Aprendizagem por Competências, tal como apresentada por Phillippe Perrenoud, a qual (a grosso modo) diz respeito a uma concepção de Educação em que a Aprendizagem se dá pelo desenvolvimento de competências cognitivas, que por sua vez são a resultante da combinação de capacidades cognitivas operatórias com informações apreendidas via memorização de conteúdos. Para além de retificações a esta Teoria, é apresentado um modelo teórico baseado em um olhar de espectro mais amplo acerca da aprendizagem, o que implica nova abordagem teórico-metodológica acerca do trinômio Competências, Habilidades e Atitudes (CHA). Em relação à metodologia utilizada, esta consistiu na utilização de pesquisa bibliográfica combinada com a aplicação de metodologia de análise (multi) vetorial de Matrizes de CHA. Cabe ainda indicar que o estudo ora apresentado possui caráter ensaístico/experimental, advindo de pesquisa em andamento, o que demandará futuramente a aplicação do mesmo a um campo empírico a ser delimitado. No fim deste artigo é apresentado um constructo aplicável à avaliação da aprendizagem (o Sistema Holosférico de Aprendizagem) e capaz de mensurar tanto o processo de construção quanto o de “erosão" de competências cognitivas quanto seu desenvolvimento, de maneira a propiciar que se avalie de modo mais preciso o desenvolvimento das CHA expressas em trilhas de aprendizagem. FOR A MULTIDIMENSIONAL THEORY OF LEARNING BY COMPETENCES: THE HOLOSPHERIC SYSTEM OF EDUCATIONAL EVALUATION ABSTRACT The present paper is a theorical and methodological analysis of the Theory of Learning by Competences, as is developed by Phillippe Perrenoud, which, roughly, is about a conception of Education in which the Learning is due to the development of cognitive skills, which are the result of a combination between operative cognitive capacities with information gathered through memorization. Beyond corrections this theory requires, a theorical model is presented based on a broad spectrum of learning, which implicates a new theorical and methodological approach about the trinomial Competences, Abilities and Attitudes (CHA). In relation to the methodology applied, this is constituted through the use of a bibliographic research combined with the application of the analysis methodology (multi) vector of CHA Matrices. It is also worth to indicate that this is an essayistic/experimental study, resulting from a research in progress, which will demand for its application in an empirical field study to be delimited. At the end of this paper it is presented an applicable construct to educational evaluation (the holospheric learning system), also capable of measuring both the construction process and the “erosion” of cognitive competences and their development, in a way it allows a more precise evaluation of the development of CHA expressed in learning trails.Núcleo de Publicação UNICATÓLICASantos, Pablo Silva Machado Bispo dos; Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil2019-05-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos Originaisapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/320510.25190/rec.v8i1.3205Revista Expressão Católica; v. 8, n. 1 (2019): Rev. Expr. Catól.; 49-582357-848310.25190/rec.v8i1reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/3205/pdf7/*ref*/BACHELARD, G. A Formação do Espírito Científico. Rio de Janeiro: Contraponto, 2000./*ref*/______. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001./*ref*/______. O Racionalismo Aplicado. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1974./*ref*/BRASIL. Espaço Social e Espaço Simbólico. In: BOURDIEU, P. Razões Práticas: sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 2003./*ref*/______. Prova Brasil: Sinopses Estatísticas da Educação Básica 2005. Disponível em: http://provabrasil.inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica. Acesso em: 22 abr. 2019./*ref*/DELORS, J. Os Quatro Pilares da Educação. In: DELORS, J. (Org.). A Educação: um tesouro a descobrir: relatório da comissão internacional para a Educação no terceiro milênio. São Paulo: Unesco, 2001./*ref*/PERRENOUD, P. Onze competências para o século 21. Porto Alegre: Artmed, 2001./*ref*/SANTOS, P. Guia Prático da Política Educacional no Brasil: ações, planos, programas e impactos. 2. ed. São Paulo: CENGAGE, 2015./*ref*/______. Outline of a Multidimensional Theory tof Learning ny Competences, International Journal of Human, Social Sciences e Invention, v. 7, n. 2, fev. 2017./*ref*/______. Princípios da Metaciência Social. Jundiaí: Paco, 2013./*ref*/WEINBERG, S. Sonhos de uma teoria final. São Paulo: Rocco, 1996.Direitos autorais 2019 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-06T10:29:07Zhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oai2357-84832237-8782opendoar:2020-05-06 10:29:09.178Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
POR UMA TEORIA MULTIDIMENSIONAL DA APRENDIZAGEM POR COMPETÊNCIAS: O SISTEMA HOLOSFÉRICO DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL |
title |
POR UMA TEORIA MULTIDIMENSIONAL DA APRENDIZAGEM POR COMPETÊNCIAS: O SISTEMA HOLOSFÉRICO DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL |
spellingShingle |
POR UMA TEORIA MULTIDIMENSIONAL DA APRENDIZAGEM POR COMPETÊNCIAS: O SISTEMA HOLOSFÉRICO DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL Santos, Pablo Silva Machado Bispo dos; Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil Aprendizagem; Competências Cognitivas; Teoria Multidimensional |
title_short |
POR UMA TEORIA MULTIDIMENSIONAL DA APRENDIZAGEM POR COMPETÊNCIAS: O SISTEMA HOLOSFÉRICO DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL |
title_full |
POR UMA TEORIA MULTIDIMENSIONAL DA APRENDIZAGEM POR COMPETÊNCIAS: O SISTEMA HOLOSFÉRICO DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL |
title_fullStr |
POR UMA TEORIA MULTIDIMENSIONAL DA APRENDIZAGEM POR COMPETÊNCIAS: O SISTEMA HOLOSFÉRICO DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL |
title_full_unstemmed |
POR UMA TEORIA MULTIDIMENSIONAL DA APRENDIZAGEM POR COMPETÊNCIAS: O SISTEMA HOLOSFÉRICO DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL |
title_sort |
POR UMA TEORIA MULTIDIMENSIONAL DA APRENDIZAGEM POR COMPETÊNCIAS: O SISTEMA HOLOSFÉRICO DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL |
author |
Santos, Pablo Silva Machado Bispo dos; Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil |
author_facet |
Santos, Pablo Silva Machado Bispo dos; Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Pablo Silva Machado Bispo dos; Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem; Competências Cognitivas; Teoria Multidimensional |
topic |
Aprendizagem; Competências Cognitivas; Teoria Multidimensional |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O presente trabalho diz respeito a uma análise teórica e metodológica relativa à Teoria da Aprendizagem por Competências, tal como apresentada por Phillippe Perrenoud, a qual (a grosso modo) diz respeito a uma concepção de Educação em que a Aprendizagem se dá pelo desenvolvimento de competências cognitivas, que por sua vez são a resultante da combinação de capacidades cognitivas operatórias com informações apreendidas via memorização de conteúdos. Para além de retificações a esta Teoria, é apresentado um modelo teórico baseado em um olhar de espectro mais amplo acerca da aprendizagem, o que implica nova abordagem teórico-metodológica acerca do trinômio Competências, Habilidades e Atitudes (CHA). Em relação à metodologia utilizada, esta consistiu na utilização de pesquisa bibliográfica combinada com a aplicação de metodologia de análise (multi) vetorial de Matrizes de CHA. Cabe ainda indicar que o estudo ora apresentado possui caráter ensaístico/experimental, advindo de pesquisa em andamento, o que demandará futuramente a aplicação do mesmo a um campo empírico a ser delimitado. No fim deste artigo é apresentado um constructo aplicável à avaliação da aprendizagem (o Sistema Holosférico de Aprendizagem) e capaz de mensurar tanto o processo de construção quanto o de “erosão" de competências cognitivas quanto seu desenvolvimento, de maneira a propiciar que se avalie de modo mais preciso o desenvolvimento das CHA expressas em trilhas de aprendizagem. FOR A MULTIDIMENSIONAL THEORY OF LEARNING BY COMPETENCES: THE HOLOSPHERIC SYSTEM OF EDUCATIONAL EVALUATION ABSTRACT The present paper is a theorical and methodological analysis of the Theory of Learning by Competences, as is developed by Phillippe Perrenoud, which, roughly, is about a conception of Education in which the Learning is due to the development of cognitive skills, which are the result of a combination between operative cognitive capacities with information gathered through memorization. Beyond corrections this theory requires, a theorical model is presented based on a broad spectrum of learning, which implicates a new theorical and methodological approach about the trinomial Competences, Abilities and Attitudes (CHA). In relation to the methodology applied, this is constituted through the use of a bibliographic research combined with the application of the analysis methodology (multi) vector of CHA Matrices. It is also worth to indicate that this is an essayistic/experimental study, resulting from a research in progress, which will demand for its application in an empirical field study to be delimited. At the end of this paper it is presented an applicable construct to educational evaluation (the holospheric learning system), also capable of measuring both the construction process and the “erosion” of cognitive competences and their development, in a way it allows a more precise evaluation of the development of CHA expressed in learning trails. |
description |
O presente trabalho diz respeito a uma análise teórica e metodológica relativa à Teoria da Aprendizagem por Competências, tal como apresentada por Phillippe Perrenoud, a qual (a grosso modo) diz respeito a uma concepção de Educação em que a Aprendizagem se dá pelo desenvolvimento de competências cognitivas, que por sua vez são a resultante da combinação de capacidades cognitivas operatórias com informações apreendidas via memorização de conteúdos. Para além de retificações a esta Teoria, é apresentado um modelo teórico baseado em um olhar de espectro mais amplo acerca da aprendizagem, o que implica nova abordagem teórico-metodológica acerca do trinômio Competências, Habilidades e Atitudes (CHA). Em relação à metodologia utilizada, esta consistiu na utilização de pesquisa bibliográfica combinada com a aplicação de metodologia de análise (multi) vetorial de Matrizes de CHA. Cabe ainda indicar que o estudo ora apresentado possui caráter ensaístico/experimental, advindo de pesquisa em andamento, o que demandará futuramente a aplicação do mesmo a um campo empírico a ser delimitado. No fim deste artigo é apresentado um constructo aplicável à avaliação da aprendizagem (o Sistema Holosférico de Aprendizagem) e capaz de mensurar tanto o processo de construção quanto o de “erosão" de competências cognitivas quanto seu desenvolvimento, de maneira a propiciar que se avalie de modo mais preciso o desenvolvimento das CHA expressas em trilhas de aprendizagem. FOR A MULTIDIMENSIONAL THEORY OF LEARNING BY COMPETENCES: THE HOLOSPHERIC SYSTEM OF EDUCATIONAL EVALUATION ABSTRACT The present paper is a theorical and methodological analysis of the Theory of Learning by Competences, as is developed by Phillippe Perrenoud, which, roughly, is about a conception of Education in which the Learning is due to the development of cognitive skills, which are the result of a combination between operative cognitive capacities with information gathered through memorization. Beyond corrections this theory requires, a theorical model is presented based on a broad spectrum of learning, which implicates a new theorical and methodological approach about the trinomial Competences, Abilities and Attitudes (CHA). In relation to the methodology applied, this is constituted through the use of a bibliographic research combined with the application of the analysis methodology (multi) vector of CHA Matrices. It is also worth to indicate that this is an essayistic/experimental study, resulting from a research in progress, which will demand for its application in an empirical field study to be delimited. At the end of this paper it is presented an applicable construct to educational evaluation (the holospheric learning system), also capable of measuring both the construction process and the “erosion” of cognitive competences and their development, in a way it allows a more precise evaluation of the development of CHA expressed in learning trails. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigos Originais |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/3205 10.25190/rec.v8i1.3205 |
url |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/3205 |
identifier_str_mv |
10.25190/rec.v8i1.3205 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/3205/pdf7 /*ref*/BACHELARD, G. A Formação do Espírito Científico. Rio de Janeiro: Contraponto, 2000. /*ref*/______. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001. /*ref*/______. O Racionalismo Aplicado. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1974. /*ref*/BRASIL. Espaço Social e Espaço Simbólico. In: BOURDIEU, P. Razões Práticas: sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 2003. /*ref*/______. Prova Brasil: Sinopses Estatísticas da Educação Básica 2005. Disponível em: http://provabrasil.inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica. Acesso em: 22 abr. 2019. /*ref*/DELORS, J. Os Quatro Pilares da Educação. In: DELORS, J. (Org.). A Educação: um tesouro a descobrir: relatório da comissão internacional para a Educação no terceiro milênio. São Paulo: Unesco, 2001. /*ref*/PERRENOUD, P. Onze competências para o século 21. Porto Alegre: Artmed, 2001. /*ref*/SANTOS, P. Guia Prático da Política Educacional no Brasil: ações, planos, programas e impactos. 2. ed. São Paulo: CENGAGE, 2015. /*ref*/______. Outline of a Multidimensional Theory tof Learning ny Competences, International Journal of Human, Social Sciences e Invention, v. 7, n. 2, fev. 2017. /*ref*/______. Princípios da Metaciência Social. Jundiaí: Paco, 2013. /*ref*/WEINBERG, S. Sonhos de uma teoria final. São Paulo: Rocco, 1996. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Revista Expressão Católica http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Revista Expressão Católica http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Publicação UNICATÓLICA |
publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Publicação UNICATÓLICA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Expressão Católica; v. 8, n. 1 (2019): Rev. Expr. Catól.; 49-58 2357-8483 10.25190/rec.v8i1 reponame:Revista Expressão Católica (Online) instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) instacron:Unicatólica |
reponame_str |
Revista Expressão Católica (Online) |
collection |
Revista Expressão Católica (Online) |
instname_str |
Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) |
instacron_str |
Unicatólica |
institution |
Unicatólica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1665948716511526912 |