O PATRIMÔNIO CULTURAL NA EDUCAÇÃO ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcante, Fernanda Alanna Machado; Universidade Estadual do Ceará
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva, Isaide Bandeira da; Universidade Estadual do Ceará
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Expressão Católica (Online)
Texto Completo: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2181
Resumo: Patrimônio é um conceito que adquiriu vários sentidos com o passar dos tempos, ganhando ressignificações no tempo e espaço. Este artigo objetiva mostrar essas conceituações, tal como apresentar formas de utilizar este conceito de uma maneira interdisciplinar, não recorrendo apenas ao lugar-comum do patrimônio que muitas vezes é atrelado à disciplina de História. O campo da educação patrimonial deve ser um esforço conjunto com outras disciplinas, seja ao se tratar dos bens patrimoniais naturais, que envolvem Geografia e Biologia, por exemplo, ou em manifestações de caráter sociológico ou antropológico. Dialogamos aqui com LONDRES (2012) FONSECA (2010), (2006), e GONÇALVES (2002). Muito se fala sobre a preservação do patrimônio, mas poucas são as ações que chegam até o ambiente da educação escolar formal. As crianças e jovens em formação devem ter contato com o tema transversal que é a pluralidade cultural e o professor deve incentivar o zelo para com os patrimônios. É recorrente a ausência das questões patrimoniais até mesmo na formação do professor, e este tem que beneficiar os alunos muitas vezes através de recursos próprios, entretanto, é sabido que o patrimônio cultural aparece nos livros didáticos, nem sempre utilizando esse conceito. Folclore e bens arquitetônicos são questões recorrentes nos materiais didáticos. Entretanto, dividir a tarefa de sensibilizar a comunidade escolar é uma atividade que exige o esforço de todos os envolvidos no processo educacional. O zelo pelo patrimônio público, cultural, natural, dentre tantos outros, deve ser assimilado ainda nos primeiros anos de formação educacional e cidadã. CULTURAL HERITAGE AT BASIC EDUCATION ABSTRACT Heritage is a concept that has acquired many meanings over time, gaining significations in time and space. This article aims to show these conceptualizations, as well as to present ways of using this concept in an interdisciplinary way, not resorting only to the common place of heritage that is often tied to the discipline of History. The field of heritage education must be a joint effort with other disciplines, be it in the case of natural patrimonial assets, which involve Geography and Biology, for example, or in manifestations of a sociological or anthropological character. We discuss here with LONDRES (2012) FONSECA (2010), (2006), and GONÇALVES (2002). Much is said about the preservation of heritage, but few actions reach the formal education environment. The children and young people in formation must have contact with the transversal theme that is the cultural plurality and the teacher should encourage the zeal towards the patrimony. There is a recurrence of the absence of patrimonial issues even in the formation of the teacher, and this has to benefit the students many times through own resources, however, it is known that the cultural patrimony appears in the textbooks, not always using this concept. Folklore and architectural goods are recurring issues in teaching materials. However, dividing the task of sensitizing the school community is an activity that requires the effort of all those involved in the educational process. The zeal for public, cultural, natural heritage, among many others, must be assimilated even in the first years of education and citizenship.
id Católica_732a6640f7f9c8a3916c529897a82d4c
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/2181
network_acronym_str Católica
network_name_str Revista Expressão Católica (Online)
spelling O PATRIMÔNIO CULTURAL NA EDUCAÇÃO ESCOLARPatrimônio Cultural. História. EducaçãoPatrimônio é um conceito que adquiriu vários sentidos com o passar dos tempos, ganhando ressignificações no tempo e espaço. Este artigo objetiva mostrar essas conceituações, tal como apresentar formas de utilizar este conceito de uma maneira interdisciplinar, não recorrendo apenas ao lugar-comum do patrimônio que muitas vezes é atrelado à disciplina de História. O campo da educação patrimonial deve ser um esforço conjunto com outras disciplinas, seja ao se tratar dos bens patrimoniais naturais, que envolvem Geografia e Biologia, por exemplo, ou em manifestações de caráter sociológico ou antropológico. Dialogamos aqui com LONDRES (2012) FONSECA (2010), (2006), e GONÇALVES (2002). Muito se fala sobre a preservação do patrimônio, mas poucas são as ações que chegam até o ambiente da educação escolar formal. As crianças e jovens em formação devem ter contato com o tema transversal que é a pluralidade cultural e o professor deve incentivar o zelo para com os patrimônios. É recorrente a ausência das questões patrimoniais até mesmo na formação do professor, e este tem que beneficiar os alunos muitas vezes através de recursos próprios, entretanto, é sabido que o patrimônio cultural aparece nos livros didáticos, nem sempre utilizando esse conceito. Folclore e bens arquitetônicos são questões recorrentes nos materiais didáticos. Entretanto, dividir a tarefa de sensibilizar a comunidade escolar é uma atividade que exige o esforço de todos os envolvidos no processo educacional. O zelo pelo patrimônio público, cultural, natural, dentre tantos outros, deve ser assimilado ainda nos primeiros anos de formação educacional e cidadã. CULTURAL HERITAGE AT BASIC EDUCATION ABSTRACT Heritage is a concept that has acquired many meanings over time, gaining significations in time and space. This article aims to show these conceptualizations, as well as to present ways of using this concept in an interdisciplinary way, not resorting only to the common place of heritage that is often tied to the discipline of History. The field of heritage education must be a joint effort with other disciplines, be it in the case of natural patrimonial assets, which involve Geography and Biology, for example, or in manifestations of a sociological or anthropological character. We discuss here with LONDRES (2012) FONSECA (2010), (2006), and GONÇALVES (2002). Much is said about the preservation of heritage, but few actions reach the formal education environment. The children and young people in formation must have contact with the transversal theme that is the cultural plurality and the teacher should encourage the zeal towards the patrimony. There is a recurrence of the absence of patrimonial issues even in the formation of the teacher, and this has to benefit the students many times through own resources, however, it is known that the cultural patrimony appears in the textbooks, not always using this concept. Folklore and architectural goods are recurring issues in teaching materials. However, dividing the task of sensitizing the school community is an activity that requires the effort of all those involved in the educational process. The zeal for public, cultural, natural heritage, among many others, must be assimilated even in the first years of education and citizenship.Núcleo de Publicação UNICATÓLICACavalcante, Fernanda Alanna Machado; Universidade Estadual do CearáSilva, Isaide Bandeira da; Universidade Estadual do Ceará2018-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos Originaisapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/218110.25190/rec.v7i2.2181Revista Expressão Católica; v. 7, n. 2 (2018): Rev. Expr. Catól.; 83-902357-848310.25190/rec.v7i2reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2181/pdf1/*ref*/BRASIL. Constituição (1988) Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988, 292 p./*ref*/CAVALCANTE, Fernanda Alanna Machado. “Ossos e barro na criação do Encantado: cultura material arqueológica no litoral de origem nos sertões de Quixeramobim -Ceará” , Monografia, Universidade Estadual do Ceará, 2017/*ref*/CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. “Patrimônio Cultural Imaterial no Brasil: estado da arte.” Patrimônio Imaterial no Brasil: legislação e políticas estaduais. Brasília, UNESCO, Educarte, 2008/*ref*/FONSECA, Selva Guimarães. Anais do I Seminário Nacional: Currículo em movimento- perspectivas atuais. Belo Horizonte, novembro de 2010/*ref*/FONSECA, Selva Guimarães ; RASSI, Marcos Antônio Caixeta. Saberes docentes e práticas de ensino de História na escola fundamental e média. Saeculum, Revista de História, João Pessoa, Jul/dez 2006./*ref*/GONÇALVES, José Reginaldo dos Santos. O patrimônio como categoria de pensamento. Memória e patrimônio: ensaios contemporâneos. Caxambu,UF: Editora, 2002./*ref*/HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução Tomaz Tadeu da Silva. DP&A editora, Rio de Janeiro, 2006/*ref*/IPHAN. Educação Patrimonial: Histórico. Conceitos e Processos. 65f, 2014/*ref*/JAREK. Gisele Lütk S. Cidades, culturas, memórias e identidades: uma proposta em educação patrimonial. Ágora, Santa Cruz do Sul, v. 13, n. 2, p. 180-191, jul./dez. 2007/*ref*/LIMA, Tânia Andrade. Um passado para o presente: preservação arqueológica em questão. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, n. 33, 2007/*ref*/LONDRES, Cecília. O Patrimônio Cultural na formação das novas gerações: algumas considerações. Educação patrimonial: reflexões e práticas. / Caderno Temático de Educação Patrimonial. Átila Bezerra Tolentino (Org.) – João Pessoa: Superintendência do Iphan na Paraíba, 2012/*ref*/MATTOZZI, Ivo. Currículo de história e educação para o patrimônio. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 47 , p. 135-155 ,jun. 2008/*ref*/MELLO, Juçara da Silva de; VIANA, Iamara da Silva. Educação Patrimonial e Ensino de História: Diálogos. ENCONTROS – ANO 11 – Número 20 – 1º semestre de 2013/*ref*/PADRÓS. Enrique Serra. Uso da memória e do esquecimento na História. Letras nº22 , Literatura e autoritarismo. UFRGS, 2002/*ref*/SANTOS, Marcelo Burgos Pimentel dos; Viagens de Mário de Andrade: a construção cultural do Brasil. Tese de Doutorado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP, 2012Direitos autorais 2018 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-06T10:29:07Zhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oai2357-84832237-8782opendoar:2020-05-06 10:29:09.084Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false
dc.title.none.fl_str_mv O PATRIMÔNIO CULTURAL NA EDUCAÇÃO ESCOLAR
title O PATRIMÔNIO CULTURAL NA EDUCAÇÃO ESCOLAR
spellingShingle O PATRIMÔNIO CULTURAL NA EDUCAÇÃO ESCOLAR
Cavalcante, Fernanda Alanna Machado; Universidade Estadual do Ceará
Patrimônio Cultural. História. Educação
title_short O PATRIMÔNIO CULTURAL NA EDUCAÇÃO ESCOLAR
title_full O PATRIMÔNIO CULTURAL NA EDUCAÇÃO ESCOLAR
title_fullStr O PATRIMÔNIO CULTURAL NA EDUCAÇÃO ESCOLAR
title_full_unstemmed O PATRIMÔNIO CULTURAL NA EDUCAÇÃO ESCOLAR
title_sort O PATRIMÔNIO CULTURAL NA EDUCAÇÃO ESCOLAR
author Cavalcante, Fernanda Alanna Machado; Universidade Estadual do Ceará
author_facet Cavalcante, Fernanda Alanna Machado; Universidade Estadual do Ceará
Silva, Isaide Bandeira da; Universidade Estadual do Ceará
author_role author
author2 Silva, Isaide Bandeira da; Universidade Estadual do Ceará
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcante, Fernanda Alanna Machado; Universidade Estadual do Ceará
Silva, Isaide Bandeira da; Universidade Estadual do Ceará
dc.subject.por.fl_str_mv Patrimônio Cultural. História. Educação
topic Patrimônio Cultural. História. Educação
dc.description.none.fl_txt_mv Patrimônio é um conceito que adquiriu vários sentidos com o passar dos tempos, ganhando ressignificações no tempo e espaço. Este artigo objetiva mostrar essas conceituações, tal como apresentar formas de utilizar este conceito de uma maneira interdisciplinar, não recorrendo apenas ao lugar-comum do patrimônio que muitas vezes é atrelado à disciplina de História. O campo da educação patrimonial deve ser um esforço conjunto com outras disciplinas, seja ao se tratar dos bens patrimoniais naturais, que envolvem Geografia e Biologia, por exemplo, ou em manifestações de caráter sociológico ou antropológico. Dialogamos aqui com LONDRES (2012) FONSECA (2010), (2006), e GONÇALVES (2002). Muito se fala sobre a preservação do patrimônio, mas poucas são as ações que chegam até o ambiente da educação escolar formal. As crianças e jovens em formação devem ter contato com o tema transversal que é a pluralidade cultural e o professor deve incentivar o zelo para com os patrimônios. É recorrente a ausência das questões patrimoniais até mesmo na formação do professor, e este tem que beneficiar os alunos muitas vezes através de recursos próprios, entretanto, é sabido que o patrimônio cultural aparece nos livros didáticos, nem sempre utilizando esse conceito. Folclore e bens arquitetônicos são questões recorrentes nos materiais didáticos. Entretanto, dividir a tarefa de sensibilizar a comunidade escolar é uma atividade que exige o esforço de todos os envolvidos no processo educacional. O zelo pelo patrimônio público, cultural, natural, dentre tantos outros, deve ser assimilado ainda nos primeiros anos de formação educacional e cidadã. CULTURAL HERITAGE AT BASIC EDUCATION ABSTRACT Heritage is a concept that has acquired many meanings over time, gaining significations in time and space. This article aims to show these conceptualizations, as well as to present ways of using this concept in an interdisciplinary way, not resorting only to the common place of heritage that is often tied to the discipline of History. The field of heritage education must be a joint effort with other disciplines, be it in the case of natural patrimonial assets, which involve Geography and Biology, for example, or in manifestations of a sociological or anthropological character. We discuss here with LONDRES (2012) FONSECA (2010), (2006), and GONÇALVES (2002). Much is said about the preservation of heritage, but few actions reach the formal education environment. The children and young people in formation must have contact with the transversal theme that is the cultural plurality and the teacher should encourage the zeal towards the patrimony. There is a recurrence of the absence of patrimonial issues even in the formation of the teacher, and this has to benefit the students many times through own resources, however, it is known that the cultural patrimony appears in the textbooks, not always using this concept. Folklore and architectural goods are recurring issues in teaching materials. However, dividing the task of sensitizing the school community is an activity that requires the effort of all those involved in the educational process. The zeal for public, cultural, natural heritage, among many others, must be assimilated even in the first years of education and citizenship.
description Patrimônio é um conceito que adquiriu vários sentidos com o passar dos tempos, ganhando ressignificações no tempo e espaço. Este artigo objetiva mostrar essas conceituações, tal como apresentar formas de utilizar este conceito de uma maneira interdisciplinar, não recorrendo apenas ao lugar-comum do patrimônio que muitas vezes é atrelado à disciplina de História. O campo da educação patrimonial deve ser um esforço conjunto com outras disciplinas, seja ao se tratar dos bens patrimoniais naturais, que envolvem Geografia e Biologia, por exemplo, ou em manifestações de caráter sociológico ou antropológico. Dialogamos aqui com LONDRES (2012) FONSECA (2010), (2006), e GONÇALVES (2002). Muito se fala sobre a preservação do patrimônio, mas poucas são as ações que chegam até o ambiente da educação escolar formal. As crianças e jovens em formação devem ter contato com o tema transversal que é a pluralidade cultural e o professor deve incentivar o zelo para com os patrimônios. É recorrente a ausência das questões patrimoniais até mesmo na formação do professor, e este tem que beneficiar os alunos muitas vezes através de recursos próprios, entretanto, é sabido que o patrimônio cultural aparece nos livros didáticos, nem sempre utilizando esse conceito. Folclore e bens arquitetônicos são questões recorrentes nos materiais didáticos. Entretanto, dividir a tarefa de sensibilizar a comunidade escolar é uma atividade que exige o esforço de todos os envolvidos no processo educacional. O zelo pelo patrimônio público, cultural, natural, dentre tantos outros, deve ser assimilado ainda nos primeiros anos de formação educacional e cidadã. CULTURAL HERITAGE AT BASIC EDUCATION ABSTRACT Heritage is a concept that has acquired many meanings over time, gaining significations in time and space. This article aims to show these conceptualizations, as well as to present ways of using this concept in an interdisciplinary way, not resorting only to the common place of heritage that is often tied to the discipline of History. The field of heritage education must be a joint effort with other disciplines, be it in the case of natural patrimonial assets, which involve Geography and Biology, for example, or in manifestations of a sociological or anthropological character. We discuss here with LONDRES (2012) FONSECA (2010), (2006), and GONÇALVES (2002). Much is said about the preservation of heritage, but few actions reach the formal education environment. The children and young people in formation must have contact with the transversal theme that is the cultural plurality and the teacher should encourage the zeal towards the patrimony. There is a recurrence of the absence of patrimonial issues even in the formation of the teacher, and this has to benefit the students many times through own resources, however, it is known that the cultural patrimony appears in the textbooks, not always using this concept. Folklore and architectural goods are recurring issues in teaching materials. However, dividing the task of sensitizing the school community is an activity that requires the effort of all those involved in the educational process. The zeal for public, cultural, natural heritage, among many others, must be assimilated even in the first years of education and citizenship.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos Originais
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2181
10.25190/rec.v7i2.2181
url http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2181
identifier_str_mv 10.25190/rec.v7i2.2181
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2181/pdf1
/*ref*/BRASIL. Constituição (1988) Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988, 292 p.
/*ref*/CAVALCANTE, Fernanda Alanna Machado. “Ossos e barro na criação do Encantado: cultura material arqueológica no litoral de origem nos sertões de Quixeramobim -Ceará” , Monografia, Universidade Estadual do Ceará, 2017
/*ref*/CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. “Patrimônio Cultural Imaterial no Brasil: estado da arte.” Patrimônio Imaterial no Brasil: legislação e políticas estaduais. Brasília, UNESCO, Educarte, 2008
/*ref*/FONSECA, Selva Guimarães. Anais do I Seminário Nacional: Currículo em movimento- perspectivas atuais. Belo Horizonte, novembro de 2010
/*ref*/FONSECA, Selva Guimarães ; RASSI, Marcos Antônio Caixeta. Saberes docentes e práticas de ensino de História na escola fundamental e média. Saeculum, Revista de História, João Pessoa, Jul/dez 2006.
/*ref*/GONÇALVES, José Reginaldo dos Santos. O patrimônio como categoria de pensamento. Memória e patrimônio: ensaios contemporâneos. Caxambu,UF: Editora, 2002.
/*ref*/HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução Tomaz Tadeu da Silva. DP&A editora, Rio de Janeiro, 2006
/*ref*/IPHAN. Educação Patrimonial: Histórico. Conceitos e Processos. 65f, 2014
/*ref*/JAREK. Gisele Lütk S. Cidades, culturas, memórias e identidades: uma proposta em educação patrimonial. Ágora, Santa Cruz do Sul, v. 13, n. 2, p. 180-191, jul./dez. 2007
/*ref*/LIMA, Tânia Andrade. Um passado para o presente: preservação arqueológica em questão. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, n. 33, 2007
/*ref*/LONDRES, Cecília. O Patrimônio Cultural na formação das novas gerações: algumas considerações. Educação patrimonial: reflexões e práticas. / Caderno Temático de Educação Patrimonial. Átila Bezerra Tolentino (Org.) – João Pessoa: Superintendência do Iphan na Paraíba, 2012
/*ref*/MATTOZZI, Ivo. Currículo de história e educação para o patrimônio. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 47 , p. 135-155 ,jun. 2008
/*ref*/MELLO, Juçara da Silva de; VIANA, Iamara da Silva. Educação Patrimonial e Ensino de História: Diálogos. ENCONTROS – ANO 11 – Número 20 – 1º semestre de 2013
/*ref*/PADRÓS. Enrique Serra. Uso da memória e do esquecimento na História. Letras nº22 , Literatura e autoritarismo. UFRGS, 2002
/*ref*/SANTOS, Marcelo Burgos Pimentel dos; Viagens de Mário de Andrade: a construção cultural do Brasil. Tese de Doutorado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP, 2012
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Expressão Católica
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Expressão Católica
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Publicação UNICATÓLICA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Publicação UNICATÓLICA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Expressão Católica; v. 7, n. 2 (2018): Rev. Expr. Catól.; 83-90
2357-8483
10.25190/rec.v7i2
reponame:Revista Expressão Católica (Online)
instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
instacron:Unicatólica
reponame_str Revista Expressão Católica (Online)
collection Revista Expressão Católica (Online)
instname_str Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
instacron_str Unicatólica
institution Unicatólica
repository.name.fl_str_mv Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1665948716490555392