IMPLANTAÇÃO DO BALANCED SCORECARD EM UMA INDÚSTRIA DE CERÂMICA VERMELHA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima Júnior, Célio Gomes de; Universidade de Fortaleza
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Gomes, Julianne das Chagas; Universidade de Fortaleza, Carneiro, José Guilherme Said Pierre; EASE Brasil - Escola de Negócios, Castelo, José Sarto Freire; Universidade de Fortaleza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Expressão Católica (Online)
Texto Completo: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2235
Resumo: A implantação de ferramentas de gestão, como o Balanced Scorecard (BSC), envolve mudanças no controle gerencial de uma empresa em diversos aspectos, pois enfatiza a comunicação de estratégias e a criação de uma nova metodologia para o controle de desempenho. O objetivo deste estudo é realizar uma análise crítica sobre a aplicação do Balanced Scorecard em uma indústria de cerâmica vermelha, a partir da construção e da implementação dessa ferramenta de gestão em uma cerâmica localizada no município de Russas, Ceará. O estudo de caso revelou a necessidade de rever a gestão estratégica da empresa, em virtude da criação de mecanismos eficientes de alimentação dos indicadores pertencentes ao mapa estratégico, de modo a refletir sobre a situação da mesma, e por fim, garantiu que os gestores e funcionários estivessem alinhados com o modelo de gestão estratégica recém-implantado, a fim de que seja possível obter as vantagens propiciadas por este modelo de gestão. IMPLEMENTATION OF BALANCED SCORECARD IN A RED CERAMICS INDUSTRY ABSTRACT The implementation of management tools such as the Balanced Scorecard (BSC) involves changes in the managerial control of a company in several aspects, as it emphasizes the communication of strategies and the creation of a new methodology for performance control. The objective of this study is to perform a critical analysis on the application of the Balanced Scorecard in a red ceramics industry from the construction and the implementation of this management tool in a ceramics located in the municipality of Russas, Ceará. The case study revealed the need to review the strategic management of the company due to the creation of efficient mechanisms to feed the indicators belonging to the strategic map, in order to reflect on the situation of the company, and finally ensured that managers and employees were aligned with the newly implemented strategic management model, in order to obtain the advantages provided by this management model.
id Católica_927d34cd9c60d096507c95cecd489ca7
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/2235
network_acronym_str Católica
network_name_str Revista Expressão Católica (Online)
spelling IMPLANTAÇÃO DO BALANCED SCORECARD EM UMA INDÚSTRIA DE CERÂMICA VERMELHABalanced Scorecard. Gestão estratégica. Cerâmica vermelha.A implantação de ferramentas de gestão, como o Balanced Scorecard (BSC), envolve mudanças no controle gerencial de uma empresa em diversos aspectos, pois enfatiza a comunicação de estratégias e a criação de uma nova metodologia para o controle de desempenho. O objetivo deste estudo é realizar uma análise crítica sobre a aplicação do Balanced Scorecard em uma indústria de cerâmica vermelha, a partir da construção e da implementação dessa ferramenta de gestão em uma cerâmica localizada no município de Russas, Ceará. O estudo de caso revelou a necessidade de rever a gestão estratégica da empresa, em virtude da criação de mecanismos eficientes de alimentação dos indicadores pertencentes ao mapa estratégico, de modo a refletir sobre a situação da mesma, e por fim, garantiu que os gestores e funcionários estivessem alinhados com o modelo de gestão estratégica recém-implantado, a fim de que seja possível obter as vantagens propiciadas por este modelo de gestão. IMPLEMENTATION OF BALANCED SCORECARD IN A RED CERAMICS INDUSTRY ABSTRACT The implementation of management tools such as the Balanced Scorecard (BSC) involves changes in the managerial control of a company in several aspects, as it emphasizes the communication of strategies and the creation of a new methodology for performance control. The objective of this study is to perform a critical analysis on the application of the Balanced Scorecard in a red ceramics industry from the construction and the implementation of this management tool in a ceramics located in the municipality of Russas, Ceará. The case study revealed the need to review the strategic management of the company due to the creation of efficient mechanisms to feed the indicators belonging to the strategic map, in order to reflect on the situation of the company, and finally ensured that managers and employees were aligned with the newly implemented strategic management model, in order to obtain the advantages provided by this management model.Núcleo de Publicação UNICATÓLICALima Júnior, Célio Gomes de; Universidade de FortalezaGomes, Julianne das Chagas; Universidade de FortalezaCarneiro, José Guilherme Said Pierre; EASE Brasil - Escola de NegóciosCastelo, José Sarto Freire; Universidade de Fortaleza2018-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos Originaisapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/223510.25190/rec.v7i2.2235Revista Expressão Católica; v. 7, n. 2 (2018): Rev. Expr. Catól.; 72-822357-848310.25190/rec.v7i2reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2235/pdf1/*ref*/BETHLEM, A. Estratégia empresarial: conceitos, processo e administração estratégica. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002./*ref*/CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003./*ref*/COSTA, A. P. P. Balanced Scorecard: conceitos e guia de implementação. São Paulo: Atlas, 2008./*ref*/JÁCOME, P. da C.; CARMO, B. B. T. do; ALBERTIN, M. R. Análise do arranjo produtivo de cerâmica vermelha da cidade de russas-CE através do SIMAP. Produto & Produção, v. 14, n. 1, 2013./*ref*/GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002./*ref*/KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. Mapas estratégicos: balanced scorecard: convertendo ativos intangíveis em resultados tangíveis. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004./*ref*/KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. Organização orientada para a estratégia: como as empresas que adotam o balanced scorecard prosperam no novo ambiente de negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2001./*ref*/KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. A estratégia em ação: balanced scorecard. Rio de Janeiro: Campus, 1997./*ref*/LETZA, S. R. The design and implementation of the balanced business scorecard: An analysis of three companies in practice. Business Process Re-engineering & Management Journal, v. 2, n. 3, p. 54-76, 1996./*ref*/MARTINS, G. A. Estudo de caso: uma reflexão sobre a aplicabilidade em pesquisa no Brasil. Revista de Contabilidade e Organizações, v. 2, n. 2, p. 9-18, 2008./*ref*/NIVEN, P. R. Balanced scorecard step-by-step: Maximizing performance and maintaining results. John Wiley & Sons, 2002./*ref*/PERSON, R. Balanced scorecards e painéis operacionais com microsoft excel. Rio de Janeiro: Alta Books, 2012./*ref*/REZENDE, J. Balanced Scorecard e a gestão do capital intelectual. Elsevier Brasil, 2017./*ref*/ROEST, P. The golden rules for implementing the balanced business scorecard. Information Management & Computer Security, v. 5, n. 5, p. 163-165, 1997./*ref*/SELLTIZ, C. et al. Métodos de pesquisa nas relações sociais. São Paulo: Herder, 1967./*ref*/SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS – SEBRAE. Sobrevivência das empresas no Brasil. Brasília, DF: SEBRAE, 2016./*ref*/YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.Direitos autorais 2018 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-06T10:29:07Zhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oai2357-84832237-8782opendoar:2020-05-06 10:29:08.372Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false
dc.title.none.fl_str_mv IMPLANTAÇÃO DO BALANCED SCORECARD EM UMA INDÚSTRIA DE CERÂMICA VERMELHA
title IMPLANTAÇÃO DO BALANCED SCORECARD EM UMA INDÚSTRIA DE CERÂMICA VERMELHA
spellingShingle IMPLANTAÇÃO DO BALANCED SCORECARD EM UMA INDÚSTRIA DE CERÂMICA VERMELHA
Lima Júnior, Célio Gomes de; Universidade de Fortaleza
Balanced Scorecard. Gestão estratégica. Cerâmica vermelha.
title_short IMPLANTAÇÃO DO BALANCED SCORECARD EM UMA INDÚSTRIA DE CERÂMICA VERMELHA
title_full IMPLANTAÇÃO DO BALANCED SCORECARD EM UMA INDÚSTRIA DE CERÂMICA VERMELHA
title_fullStr IMPLANTAÇÃO DO BALANCED SCORECARD EM UMA INDÚSTRIA DE CERÂMICA VERMELHA
title_full_unstemmed IMPLANTAÇÃO DO BALANCED SCORECARD EM UMA INDÚSTRIA DE CERÂMICA VERMELHA
title_sort IMPLANTAÇÃO DO BALANCED SCORECARD EM UMA INDÚSTRIA DE CERÂMICA VERMELHA
author Lima Júnior, Célio Gomes de; Universidade de Fortaleza
author_facet Lima Júnior, Célio Gomes de; Universidade de Fortaleza
Gomes, Julianne das Chagas; Universidade de Fortaleza
Carneiro, José Guilherme Said Pierre; EASE Brasil - Escola de Negócios
Castelo, José Sarto Freire; Universidade de Fortaleza
author_role author
author2 Gomes, Julianne das Chagas; Universidade de Fortaleza
Carneiro, José Guilherme Said Pierre; EASE Brasil - Escola de Negócios
Castelo, José Sarto Freire; Universidade de Fortaleza
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima Júnior, Célio Gomes de; Universidade de Fortaleza
Gomes, Julianne das Chagas; Universidade de Fortaleza
Carneiro, José Guilherme Said Pierre; EASE Brasil - Escola de Negócios
Castelo, José Sarto Freire; Universidade de Fortaleza
dc.subject.por.fl_str_mv Balanced Scorecard. Gestão estratégica. Cerâmica vermelha.
topic Balanced Scorecard. Gestão estratégica. Cerâmica vermelha.
dc.description.none.fl_txt_mv A implantação de ferramentas de gestão, como o Balanced Scorecard (BSC), envolve mudanças no controle gerencial de uma empresa em diversos aspectos, pois enfatiza a comunicação de estratégias e a criação de uma nova metodologia para o controle de desempenho. O objetivo deste estudo é realizar uma análise crítica sobre a aplicação do Balanced Scorecard em uma indústria de cerâmica vermelha, a partir da construção e da implementação dessa ferramenta de gestão em uma cerâmica localizada no município de Russas, Ceará. O estudo de caso revelou a necessidade de rever a gestão estratégica da empresa, em virtude da criação de mecanismos eficientes de alimentação dos indicadores pertencentes ao mapa estratégico, de modo a refletir sobre a situação da mesma, e por fim, garantiu que os gestores e funcionários estivessem alinhados com o modelo de gestão estratégica recém-implantado, a fim de que seja possível obter as vantagens propiciadas por este modelo de gestão. IMPLEMENTATION OF BALANCED SCORECARD IN A RED CERAMICS INDUSTRY ABSTRACT The implementation of management tools such as the Balanced Scorecard (BSC) involves changes in the managerial control of a company in several aspects, as it emphasizes the communication of strategies and the creation of a new methodology for performance control. The objective of this study is to perform a critical analysis on the application of the Balanced Scorecard in a red ceramics industry from the construction and the implementation of this management tool in a ceramics located in the municipality of Russas, Ceará. The case study revealed the need to review the strategic management of the company due to the creation of efficient mechanisms to feed the indicators belonging to the strategic map, in order to reflect on the situation of the company, and finally ensured that managers and employees were aligned with the newly implemented strategic management model, in order to obtain the advantages provided by this management model.
description A implantação de ferramentas de gestão, como o Balanced Scorecard (BSC), envolve mudanças no controle gerencial de uma empresa em diversos aspectos, pois enfatiza a comunicação de estratégias e a criação de uma nova metodologia para o controle de desempenho. O objetivo deste estudo é realizar uma análise crítica sobre a aplicação do Balanced Scorecard em uma indústria de cerâmica vermelha, a partir da construção e da implementação dessa ferramenta de gestão em uma cerâmica localizada no município de Russas, Ceará. O estudo de caso revelou a necessidade de rever a gestão estratégica da empresa, em virtude da criação de mecanismos eficientes de alimentação dos indicadores pertencentes ao mapa estratégico, de modo a refletir sobre a situação da mesma, e por fim, garantiu que os gestores e funcionários estivessem alinhados com o modelo de gestão estratégica recém-implantado, a fim de que seja possível obter as vantagens propiciadas por este modelo de gestão. IMPLEMENTATION OF BALANCED SCORECARD IN A RED CERAMICS INDUSTRY ABSTRACT The implementation of management tools such as the Balanced Scorecard (BSC) involves changes in the managerial control of a company in several aspects, as it emphasizes the communication of strategies and the creation of a new methodology for performance control. The objective of this study is to perform a critical analysis on the application of the Balanced Scorecard in a red ceramics industry from the construction and the implementation of this management tool in a ceramics located in the municipality of Russas, Ceará. The case study revealed the need to review the strategic management of the company due to the creation of efficient mechanisms to feed the indicators belonging to the strategic map, in order to reflect on the situation of the company, and finally ensured that managers and employees were aligned with the newly implemented strategic management model, in order to obtain the advantages provided by this management model.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos Originais
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2235
10.25190/rec.v7i2.2235
url http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2235
identifier_str_mv 10.25190/rec.v7i2.2235
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2235/pdf1
/*ref*/BETHLEM, A. Estratégia empresarial: conceitos, processo e administração estratégica. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
/*ref*/CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
/*ref*/COSTA, A. P. P. Balanced Scorecard: conceitos e guia de implementação. São Paulo: Atlas, 2008.
/*ref*/JÁCOME, P. da C.; CARMO, B. B. T. do; ALBERTIN, M. R. Análise do arranjo produtivo de cerâmica vermelha da cidade de russas-CE através do SIMAP. Produto & Produção, v. 14, n. 1, 2013.
/*ref*/GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.
/*ref*/KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. Mapas estratégicos: balanced scorecard: convertendo ativos intangíveis em resultados tangíveis. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
/*ref*/KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. Organização orientada para a estratégia: como as empresas que adotam o balanced scorecard prosperam no novo ambiente de negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2001.
/*ref*/KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. A estratégia em ação: balanced scorecard. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
/*ref*/LETZA, S. R. The design and implementation of the balanced business scorecard: An analysis of three companies in practice. Business Process Re-engineering & Management Journal, v. 2, n. 3, p. 54-76, 1996.
/*ref*/MARTINS, G. A. Estudo de caso: uma reflexão sobre a aplicabilidade em pesquisa no Brasil. Revista de Contabilidade e Organizações, v. 2, n. 2, p. 9-18, 2008.
/*ref*/NIVEN, P. R. Balanced scorecard step-by-step: Maximizing performance and maintaining results. John Wiley & Sons, 2002.
/*ref*/PERSON, R. Balanced scorecards e painéis operacionais com microsoft excel. Rio de Janeiro: Alta Books, 2012.
/*ref*/REZENDE, J. Balanced Scorecard e a gestão do capital intelectual. Elsevier Brasil, 2017.
/*ref*/ROEST, P. The golden rules for implementing the balanced business scorecard. Information Management & Computer Security, v. 5, n. 5, p. 163-165, 1997.
/*ref*/SELLTIZ, C. et al. Métodos de pesquisa nas relações sociais. São Paulo: Herder, 1967.
/*ref*/SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS – SEBRAE. Sobrevivência das empresas no Brasil. Brasília, DF: SEBRAE, 2016.
/*ref*/YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Expressão Católica
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Expressão Católica
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Publicação UNICATÓLICA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Publicação UNICATÓLICA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Expressão Católica; v. 7, n. 2 (2018): Rev. Expr. Catól.; 72-82
2357-8483
10.25190/rec.v7i2
reponame:Revista Expressão Católica (Online)
instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
instacron:Unicatólica
reponame_str Revista Expressão Católica (Online)
collection Revista Expressão Católica (Online)
instname_str Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
instacron_str Unicatólica
institution Unicatólica
repository.name.fl_str_mv Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1665948716346900480