METODOLOGIA DE ENSINO EM BIOQUÍMICA: USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA A ANÁLISE DE ESTRUTURAS DE LECTINAS
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Data de Publicação: | 2015 |
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Título da fonte: | Revista Expressão Católica (Online) |
Texto Completo: | http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1452 |
Resumo: | Na área da tecnologia, frequentemente, surgem novos mecanismos para incrementar o trabalho dos professores na melhoria do processo de ensino e aprendizagem. A Bioquímica é uma disciplina imprescindível para uma formação superior crítica e reflexiva de estudantes da área biológica e da saúde. Na disciplina de Bioquímica, os recursos de ensino mais utilizados são aulas expositivas e experimentações laboratoriais. Paralelamente, outras metodologias foram surgindo, como os objetos de aprendizagem em ambientes virtuais, aplicativos de modelagem molecular etc. O objetivo deste estudo foi propor a utilização de aplicativos para o ensino de Bioquímica, através da visualização de modelos moleculares, em plataforma para dispositivos móveis, utilizando como molécula de estudo, uma lectina de Canavalia brasiliensis (ConBr) complexada com o ácido α-amino Butírico. Para tanto, foi realizada um pesquisa exploratória no Google Play©, identificando o aplicativo NDKmol-molecular view© com o maior número de downloads, e de elevado grau de satisfação pelos usuários. Com relação a utilização dos aplicativos, conclui-se que estes de forma generalizada são bastante poderosos e de fácil utilização, pois permitem facilmente o download de estruturas disponibilizadas nos principais repositórios, permitem a visualização nítida da estrutura quaternária de proteínas, bem como sua disposição na célula unitária, sua estrutura secundária, e ainda a localização de moléculas complexadas como a mesma, permitindo de forma democrática a manipulação tridimensional de estruturas microscópicas, em dispositivos móveis. |
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METODOLOGIA DE ENSINO EM BIOQUÍMICA: USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA A ANÁLISE DE ESTRUTURAS DE LECTINASCiências SociaisMetodologia de Ensino. Ensino em Bioquímica. Lectina. Dispositivos móveis. Modelagem Molecular.Na área da tecnologia, frequentemente, surgem novos mecanismos para incrementar o trabalho dos professores na melhoria do processo de ensino e aprendizagem. A Bioquímica é uma disciplina imprescindível para uma formação superior crítica e reflexiva de estudantes da área biológica e da saúde. Na disciplina de Bioquímica, os recursos de ensino mais utilizados são aulas expositivas e experimentações laboratoriais. Paralelamente, outras metodologias foram surgindo, como os objetos de aprendizagem em ambientes virtuais, aplicativos de modelagem molecular etc. O objetivo deste estudo foi propor a utilização de aplicativos para o ensino de Bioquímica, através da visualização de modelos moleculares, em plataforma para dispositivos móveis, utilizando como molécula de estudo, uma lectina de Canavalia brasiliensis (ConBr) complexada com o ácido α-amino Butírico. Para tanto, foi realizada um pesquisa exploratória no Google Play©, identificando o aplicativo NDKmol-molecular view© com o maior número de downloads, e de elevado grau de satisfação pelos usuários. Com relação a utilização dos aplicativos, conclui-se que estes de forma generalizada são bastante poderosos e de fácil utilização, pois permitem facilmente o download de estruturas disponibilizadas nos principais repositórios, permitem a visualização nítida da estrutura quaternária de proteínas, bem como sua disposição na célula unitária, sua estrutura secundária, e ainda a localização de moléculas complexadas como a mesma, permitindo de forma democrática a manipulação tridimensional de estruturas microscópicas, em dispositivos móveis.Núcleo de Publicação UNICATÓLICAMarinho, Marcia Machado; Centro Universitário Católica de QuixadáCastro, Rondinelle RibeiroMarinho, Emmanuel Silva2015-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos de Revisão de Literaturaapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/145210.25190/rec.v4i1.1452Revista Expressão Católica; v. 4, n. 1 (2015): Revista Expressão Católica2357-848310.25190/rec.v4i1reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1452/1185/*ref*/ABREU, M. 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Na área da tecnologia, frequentemente, surgem novos mecanismos para incrementar o trabalho dos professores na melhoria do processo de ensino e aprendizagem. A Bioquímica é uma disciplina imprescindível para uma formação superior crítica e reflexiva de estudantes da área biológica e da saúde. Na disciplina de Bioquímica, os recursos de ensino mais utilizados são aulas expositivas e experimentações laboratoriais. Paralelamente, outras metodologias foram surgindo, como os objetos de aprendizagem em ambientes virtuais, aplicativos de modelagem molecular etc. O objetivo deste estudo foi propor a utilização de aplicativos para o ensino de Bioquímica, através da visualização de modelos moleculares, em plataforma para dispositivos móveis, utilizando como molécula de estudo, uma lectina de Canavalia brasiliensis (ConBr) complexada com o ácido α-amino Butírico. Para tanto, foi realizada um pesquisa exploratória no Google Play©, identificando o aplicativo NDKmol-molecular view© com o maior número de downloads, e de elevado grau de satisfação pelos usuários. Com relação a utilização dos aplicativos, conclui-se que estes de forma generalizada são bastante poderosos e de fácil utilização, pois permitem facilmente o download de estruturas disponibilizadas nos principais repositórios, permitem a visualização nítida da estrutura quaternária de proteínas, bem como sua disposição na célula unitária, sua estrutura secundária, e ainda a localização de moléculas complexadas como a mesma, permitindo de forma democrática a manipulação tridimensional de estruturas microscópicas, em dispositivos móveis. |
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Na área da tecnologia, frequentemente, surgem novos mecanismos para incrementar o trabalho dos professores na melhoria do processo de ensino e aprendizagem. A Bioquímica é uma disciplina imprescindível para uma formação superior crítica e reflexiva de estudantes da área biológica e da saúde. Na disciplina de Bioquímica, os recursos de ensino mais utilizados são aulas expositivas e experimentações laboratoriais. Paralelamente, outras metodologias foram surgindo, como os objetos de aprendizagem em ambientes virtuais, aplicativos de modelagem molecular etc. O objetivo deste estudo foi propor a utilização de aplicativos para o ensino de Bioquímica, através da visualização de modelos moleculares, em plataforma para dispositivos móveis, utilizando como molécula de estudo, uma lectina de Canavalia brasiliensis (ConBr) complexada com o ácido α-amino Butírico. Para tanto, foi realizada um pesquisa exploratória no Google Play©, identificando o aplicativo NDKmol-molecular view© com o maior número de downloads, e de elevado grau de satisfação pelos usuários. Com relação a utilização dos aplicativos, conclui-se que estes de forma generalizada são bastante poderosos e de fácil utilização, pois permitem facilmente o download de estruturas disponibilizadas nos principais repositórios, permitem a visualização nítida da estrutura quaternária de proteínas, bem como sua disposição na célula unitária, sua estrutura secundária, e ainda a localização de moléculas complexadas como a mesma, permitindo de forma democrática a manipulação tridimensional de estruturas microscópicas, em dispositivos móveis. |
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