METODOLOGIA DE ENSINO EM BIOQUÍMICA: USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA A ANÁLISE DE ESTRUTURAS DE LECTINAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marinho, Marcia Machado; Centro Universitário Católica de Quixadá
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Castro, Rondinelle Ribeiro, Marinho, Emmanuel Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Expressão Católica (Online)
Texto Completo: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1452
Resumo: Na área da tecnologia, frequentemente, surgem novos mecanismos para incrementar o trabalho dos professores na melhoria do processo de ensino e aprendizagem. A Bioquímica é uma disciplina imprescindível para uma formação superior crítica e reflexiva de estudantes da área biológica e da saúde. Na disciplina de Bioquímica, os recursos de ensino mais utilizados são aulas expositivas e experimentações laboratoriais. Paralelamente, outras metodologias foram surgindo, como os objetos de aprendizagem em ambientes virtuais, aplicativos de modelagem molecular etc. O objetivo deste estudo foi propor a utilização de aplicativos para o ensino de Bioquímica, através da visualização de modelos moleculares, em plataforma para dispositivos móveis, utilizando como molécula de estudo, uma lectina de Canavalia brasiliensis (ConBr) complexada com o ácido α-amino Butírico. Para tanto, foi realizada um pesquisa exploratória no Google Play©, identificando o aplicativo NDKmol-molecular view© com o maior número de downloads, e de elevado grau de satisfação pelos usuários. Com relação a utilização dos aplicativos, conclui-se que estes de forma generalizada são bastante poderosos e de fácil utilização, pois permitem facilmente o download de estruturas disponibilizadas nos principais repositórios, permitem a visualização nítida da estrutura quaternária de proteínas, bem como sua disposição na célula unitária, sua estrutura secundária, e ainda a localização de moléculas complexadas como a mesma, permitindo de forma democrática a manipulação tridimensional de estruturas microscópicas, em dispositivos móveis.
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Paralelamente, outras metodologias foram surgindo, como os objetos de aprendizagem em ambientes virtuais, aplicativos de modelagem molecular etc. O objetivo deste estudo foi propor a utilização de aplicativos para o ensino de Bioquímica, através da visualização de modelos moleculares, em plataforma para dispositivos móveis, utilizando como molécula de estudo, uma lectina de Canavalia brasiliensis (ConBr) complexada com o ácido α-amino Butírico. Para tanto, foi realizada um pesquisa exploratória no Google Play©, identificando o aplicativo NDKmol-molecular view© com o maior número de downloads, e de elevado grau de satisfação pelos usuários. 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description Na área da tecnologia, frequentemente, surgem novos mecanismos para incrementar o trabalho dos professores na melhoria do processo de ensino e aprendizagem. A Bioquímica é uma disciplina imprescindível para uma formação superior crítica e reflexiva de estudantes da área biológica e da saúde. Na disciplina de Bioquímica, os recursos de ensino mais utilizados são aulas expositivas e experimentações laboratoriais. Paralelamente, outras metodologias foram surgindo, como os objetos de aprendizagem em ambientes virtuais, aplicativos de modelagem molecular etc. O objetivo deste estudo foi propor a utilização de aplicativos para o ensino de Bioquímica, através da visualização de modelos moleculares, em plataforma para dispositivos móveis, utilizando como molécula de estudo, uma lectina de Canavalia brasiliensis (ConBr) complexada com o ácido α-amino Butírico. Para tanto, foi realizada um pesquisa exploratória no Google Play©, identificando o aplicativo NDKmol-molecular view© com o maior número de downloads, e de elevado grau de satisfação pelos usuários. Com relação a utilização dos aplicativos, conclui-se que estes de forma generalizada são bastante poderosos e de fácil utilização, pois permitem facilmente o download de estruturas disponibilizadas nos principais repositórios, permitem a visualização nítida da estrutura quaternária de proteínas, bem como sua disposição na célula unitária, sua estrutura secundária, e ainda a localização de moléculas complexadas como a mesma, permitindo de forma democrática a manipulação tridimensional de estruturas microscópicas, em dispositivos móveis.
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