IMPACTOS DAS MUDANÇAS E INOVAÇÕES NO ENSINO SUPERIOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Expressão Católica (Online) |
Texto Completo: | http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1423 |
Resumo: | Este estudo objetiva abordar o impacto de algumas mudanças e inovações nas Instituições de Ensino Superior (IES), fazendo inicialmente uma abordagem do contexto atual, avaliando o crescimento observado nas duas últimas décadas e as novas possibilidades de desenvolvimento das mesmas. As IES têm um grande desafio pela frente e o trabalho ora apresentado discute duas grandes contribuições que podem ser dadas à sociedade e ao crescimento do país: o uso de Metodologias Ativas como ferramenta inovadora e a contribuição do Ensino a Distância (EaD) no ensino superior. Avalia-se aqui como essas duas ações podem propiciar um diferencial à qualidade de ensino e melhor preparação para o mercado de trabalho e uma maior inclusão de pessoas nesse nível de ensino. A tendência é que as organizações melhorem seus produtos, invistam em novas ideias, tornem o conhecimento produtivo nessa diversidade tecnológica. A instituição que não abre os olhos para as inovações e transformações está fadada ao fracasso, mas não basta apenas olhar: é preciso ver, conhecer, entender e aderir às mudanças, até mesmo promovê-las. Só assim ela não ficará estagnada. |
id |
Católica_a125e308f1aecac8611f120704f7f57f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/1423 |
network_acronym_str |
Católica |
network_name_str |
Revista Expressão Católica (Online) |
spelling |
IMPACTOS DAS MUDANÇAS E INOVAÇÕES NO ENSINO SUPERIORCiências SociaisImpactos de mudanças e inovações nas IES. Metodologias Ativas. Ensino a Distância.Este estudo objetiva abordar o impacto de algumas mudanças e inovações nas Instituições de Ensino Superior (IES), fazendo inicialmente uma abordagem do contexto atual, avaliando o crescimento observado nas duas últimas décadas e as novas possibilidades de desenvolvimento das mesmas. As IES têm um grande desafio pela frente e o trabalho ora apresentado discute duas grandes contribuições que podem ser dadas à sociedade e ao crescimento do país: o uso de Metodologias Ativas como ferramenta inovadora e a contribuição do Ensino a Distância (EaD) no ensino superior. Avalia-se aqui como essas duas ações podem propiciar um diferencial à qualidade de ensino e melhor preparação para o mercado de trabalho e uma maior inclusão de pessoas nesse nível de ensino. A tendência é que as organizações melhorem seus produtos, invistam em novas ideias, tornem o conhecimento produtivo nessa diversidade tecnológica. A instituição que não abre os olhos para as inovações e transformações está fadada ao fracasso, mas não basta apenas olhar: é preciso ver, conhecer, entender e aderir às mudanças, até mesmo promovê-las. Só assim ela não ficará estagnada.Núcleo de Publicação UNICATÓLICACosta, Danielle Rabelo; Centro Universitário Católica de QuixadáBeserra, Maria Auxiliadora de SousaAlves, Jarlene Gomes2015-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos de Revisão de Literaturaapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/142310.25190/rec.v4i2.1423Revista Expressão Católica; v. 4, n. 2 (2015): Revista Expressão Católica2357-848310.25190/rec.v4i2reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1423/1155/*ref*/ABED. Censo EaD. BR: relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil 2013. São Paulo: [s. n.] , 2014./*ref*/BERBEL, Neusi Aparecida Navas. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas. Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://www.proiac.uff.br/sites/default/files/documentos/berbel_2011.pdf>. Acesso em: 12 set. 2014./*ref*/BRASIL, Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Plano Nacional de Pós-Graduação − PNPG 2011-2020 − Brasília, DF: CAPES, 2010. v. 2. Disponível em: <http:// www.capes.gov.br/images/stories/download/PNPG_Miolo_V2.pdf>. Aceso em: 14 out. 2014./*ref*/FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1979. IPAE. A história da Educação a Distância no Brasil. Carta Mensal Educacional. Rio de Janeiro, ano 16, n. 82, jun. 2007./*ref*/SARRES, Carolina. Pnud usou dados desatualizados para cálculo do IDH brasileiro, diz governo. EBC Agência Brasil, Brasília, 24 jul. 2014. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2014-07/pnud-usou-dados-desatualizados-para-calculo-do-idh-do-brasil-diz-governo>. Acesso em: 10 out. 2014./*ref*/SAVIANI, Demerval. Educação brasileira: estrutura e sistema. 9.ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.Direitos autorais 2015 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-06T10:29:21Zhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oai2357-84832237-8782opendoar:2020-05-06 10:29:21.76Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
IMPACTOS DAS MUDANÇAS E INOVAÇÕES NO ENSINO SUPERIOR |
title |
IMPACTOS DAS MUDANÇAS E INOVAÇÕES NO ENSINO SUPERIOR |
spellingShingle |
IMPACTOS DAS MUDANÇAS E INOVAÇÕES NO ENSINO SUPERIOR Costa, Danielle Rabelo; Centro Universitário Católica de Quixadá Ciências Sociais Impactos de mudanças e inovações nas IES. Metodologias Ativas. Ensino a Distância. |
title_short |
IMPACTOS DAS MUDANÇAS E INOVAÇÕES NO ENSINO SUPERIOR |
title_full |
IMPACTOS DAS MUDANÇAS E INOVAÇÕES NO ENSINO SUPERIOR |
title_fullStr |
IMPACTOS DAS MUDANÇAS E INOVAÇÕES NO ENSINO SUPERIOR |
title_full_unstemmed |
IMPACTOS DAS MUDANÇAS E INOVAÇÕES NO ENSINO SUPERIOR |
title_sort |
IMPACTOS DAS MUDANÇAS E INOVAÇÕES NO ENSINO SUPERIOR |
author |
Costa, Danielle Rabelo; Centro Universitário Católica de Quixadá |
author_facet |
Costa, Danielle Rabelo; Centro Universitário Católica de Quixadá Beserra, Maria Auxiliadora de Sousa Alves, Jarlene Gomes |
author_role |
author |
author2 |
Beserra, Maria Auxiliadora de Sousa Alves, Jarlene Gomes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Danielle Rabelo; Centro Universitário Católica de Quixadá Beserra, Maria Auxiliadora de Sousa Alves, Jarlene Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Sociais Impactos de mudanças e inovações nas IES. Metodologias Ativas. Ensino a Distância. |
topic |
Ciências Sociais Impactos de mudanças e inovações nas IES. Metodologias Ativas. Ensino a Distância. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este estudo objetiva abordar o impacto de algumas mudanças e inovações nas Instituições de Ensino Superior (IES), fazendo inicialmente uma abordagem do contexto atual, avaliando o crescimento observado nas duas últimas décadas e as novas possibilidades de desenvolvimento das mesmas. As IES têm um grande desafio pela frente e o trabalho ora apresentado discute duas grandes contribuições que podem ser dadas à sociedade e ao crescimento do país: o uso de Metodologias Ativas como ferramenta inovadora e a contribuição do Ensino a Distância (EaD) no ensino superior. Avalia-se aqui como essas duas ações podem propiciar um diferencial à qualidade de ensino e melhor preparação para o mercado de trabalho e uma maior inclusão de pessoas nesse nível de ensino. A tendência é que as organizações melhorem seus produtos, invistam em novas ideias, tornem o conhecimento produtivo nessa diversidade tecnológica. A instituição que não abre os olhos para as inovações e transformações está fadada ao fracasso, mas não basta apenas olhar: é preciso ver, conhecer, entender e aderir às mudanças, até mesmo promovê-las. Só assim ela não ficará estagnada. |
description |
Este estudo objetiva abordar o impacto de algumas mudanças e inovações nas Instituições de Ensino Superior (IES), fazendo inicialmente uma abordagem do contexto atual, avaliando o crescimento observado nas duas últimas décadas e as novas possibilidades de desenvolvimento das mesmas. As IES têm um grande desafio pela frente e o trabalho ora apresentado discute duas grandes contribuições que podem ser dadas à sociedade e ao crescimento do país: o uso de Metodologias Ativas como ferramenta inovadora e a contribuição do Ensino a Distância (EaD) no ensino superior. Avalia-se aqui como essas duas ações podem propiciar um diferencial à qualidade de ensino e melhor preparação para o mercado de trabalho e uma maior inclusão de pessoas nesse nível de ensino. A tendência é que as organizações melhorem seus produtos, invistam em novas ideias, tornem o conhecimento produtivo nessa diversidade tecnológica. A instituição que não abre os olhos para as inovações e transformações está fadada ao fracasso, mas não basta apenas olhar: é preciso ver, conhecer, entender e aderir às mudanças, até mesmo promovê-las. Só assim ela não ficará estagnada. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigos de Revisão de Literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1423 10.25190/rec.v4i2.1423 |
url |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1423 |
identifier_str_mv |
10.25190/rec.v4i2.1423 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1423/1155 /*ref*/ABED. Censo EaD. BR: relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil 2013. São Paulo: [s. n.] , 2014. /*ref*/BERBEL, Neusi Aparecida Navas. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas. Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://www.proiac.uff.br/sites/default/files/documentos/berbel_2011.pdf>. Acesso em: 12 set. 2014. /*ref*/BRASIL, Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Plano Nacional de Pós-Graduação − PNPG 2011-2020 − Brasília, DF: CAPES, 2010. v. 2. Disponível em: <http:// www.capes.gov.br/images/stories/download/PNPG_Miolo_V2.pdf>. Aceso em: 14 out. 2014. /*ref*/FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1979. IPAE. A história da Educação a Distância no Brasil. Carta Mensal Educacional. Rio de Janeiro, ano 16, n. 82, jun. 2007. /*ref*/SARRES, Carolina. Pnud usou dados desatualizados para cálculo do IDH brasileiro, diz governo. EBC Agência Brasil, Brasília, 24 jul. 2014. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2014-07/pnud-usou-dados-desatualizados-para-calculo-do-idh-do-brasil-diz-governo>. Acesso em: 10 out. 2014. /*ref*/SAVIANI, Demerval. Educação brasileira: estrutura e sistema. 9.ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2005. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2015 Revista Expressão Católica http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2015 Revista Expressão Católica http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Publicação UNICATÓLICA |
publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Publicação UNICATÓLICA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Expressão Católica; v. 4, n. 2 (2015): Revista Expressão Católica 2357-8483 10.25190/rec.v4i2 reponame:Revista Expressão Católica (Online) instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) instacron:Unicatólica |
reponame_str |
Revista Expressão Católica (Online) |
collection |
Revista Expressão Católica (Online) |
instname_str |
Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) |
instacron_str |
Unicatólica |
institution |
Unicatólica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1665948716876431360 |