A VERSÃO DE SENTIDO NA CLÍNICA GESTÁLTICA: UM RELATO DA APREENSÃO DO MÉTODO PELO PSICOTERAPEUTA INICIANTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ana Caroline; Centro Universitário Católica de Quixadá
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Mateus, Izaú Araújo, Santos, Gilmar Ferreira dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Expressão Católica (Online)
Texto Completo: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1295
Resumo: Os diversos modelos de registro das sessões psicoterápicas adotados são em sua maioria, fatuais e objetivados, o que não facilita a leitura fenomenológica do processo. A partir desta problemática, no contexto da abordagem Gestáltica, se apresentou um relato de experiência do estágio profissionalizante em clínica para adultos da Faculdade Católica de Quixadá quanto à apreensão do método da Versão de Sentido. Teve-se por objetivo relatar o processo de aprendizagem deste método de registro nos estagiários. Utilizou-se metodologia qualitativa a partir de uma leitura fenomenológica das Versões de Sentido. Trata-se de um instrumento e um método de descrição da experiência imediata do psicoterapeuta escrito de forma sintética após a sessão com o cliente. Entendeu-se que sua apreensão pelo psicoterapeuta é gradual e compreendida como um processo de aprender a se dissuadir da influência e do viés positivista e racionalista no registro das sessões. Compreendeu-se que não se trata de aprendermos uma técnica ou um método simplesmente, e, muito além de uma aprendizagem simplesmente mimética, é um processo que exige autoconhecimento.
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description Os diversos modelos de registro das sessões psicoterápicas adotados são em sua maioria, fatuais e objetivados, o que não facilita a leitura fenomenológica do processo. A partir desta problemática, no contexto da abordagem Gestáltica, se apresentou um relato de experiência do estágio profissionalizante em clínica para adultos da Faculdade Católica de Quixadá quanto à apreensão do método da Versão de Sentido. Teve-se por objetivo relatar o processo de aprendizagem deste método de registro nos estagiários. Utilizou-se metodologia qualitativa a partir de uma leitura fenomenológica das Versões de Sentido. Trata-se de um instrumento e um método de descrição da experiência imediata do psicoterapeuta escrito de forma sintética após a sessão com o cliente. Entendeu-se que sua apreensão pelo psicoterapeuta é gradual e compreendida como um processo de aprender a se dissuadir da influência e do viés positivista e racionalista no registro das sessões. Compreendeu-se que não se trata de aprendermos uma técnica ou um método simplesmente, e, muito além de uma aprendizagem simplesmente mimética, é um processo que exige autoconhecimento.
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