O “PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA” NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DO CEARÁ COMO POSSIBILIDADE DE PROMOÇÃO DO DIREITO HUMANO À EDUCAÇÃO
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Expressão Católica (Online) |
Texto Completo: | http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2204 |
Resumo: | A educação em Direitos Humanos se assume como desafio a ser enfrentado na contemporaneidade. Nesse sentido, a Escola desempenha importante papel como promotora de tais direitos, de modo a contribuir para a construção de uma cultura de paz. O artigo tem por objetivo analisar o conceito de direitos humanos, com ênfase na educação, e caracterizar a atuação do espaço escolar como instituição relevante nessa direção. De modo a visualizar possíveis experiências exitosas, apresentamos o Projeto Professor Diretor de Turma e como suas práticas pedagógicas podem viabilizar o educar em direitos humanos em consonância com uma educação significativa e plural. Trata-se de uma política pública educacional que, no âmbito do estado do Ceará, desde o ano de 2008, vem impactando progressivamente a Rede Estadual de Ensino, sobretudo no que tange à contribuição para a erradicação do abandono, da infrequência e do fracasso escolar, pautada na ideia de desmassificação do ensino. Mesmo comprovadamente demonstrando ser uma importante ação que visa promover o direito humano à educação, carecemos de outras iniciativas na educação formal que assumam para si o desenvolvimento de uma cultura dos Direitos Humanos. A direção de turma só se efetiva quando há adesão de toda a comunidade escolar, engajada com a missão da escola na produção do conhecimento e formação de seres humanos mais humanos de fato. |
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A direção de turma só se efetiva quando há adesão de toda a comunidade escolar, engajada com a missão da escola na produção do conhecimento e formação de seres humanos mais humanos de fato.Núcleo de Publicação UNICATÓLICACosta, Gilmar Pereira; Universidade Estadual do CearáMagalhães Júnior, Antonio Germano; Universidade Estadual do Ceará2018-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos de Revisão de Literaturaapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/220410.25190/rec.v7i1.2204Revista Expressão Católica; v. 7, n. 1 (2018): Revista Expressão Católica; 56-612357-848310.25190/rec.v7i1reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2204/pdf/*ref*/CEARÁ, Secretaria da Educação Básica do Estado do. Portaria nº. 1451/2017-GAB. 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A educação em Direitos Humanos se assume como desafio a ser enfrentado na contemporaneidade. Nesse sentido, a Escola desempenha importante papel como promotora de tais direitos, de modo a contribuir para a construção de uma cultura de paz. O artigo tem por objetivo analisar o conceito de direitos humanos, com ênfase na educação, e caracterizar a atuação do espaço escolar como instituição relevante nessa direção. De modo a visualizar possíveis experiências exitosas, apresentamos o Projeto Professor Diretor de Turma e como suas práticas pedagógicas podem viabilizar o educar em direitos humanos em consonância com uma educação significativa e plural. Trata-se de uma política pública educacional que, no âmbito do estado do Ceará, desde o ano de 2008, vem impactando progressivamente a Rede Estadual de Ensino, sobretudo no que tange à contribuição para a erradicação do abandono, da infrequência e do fracasso escolar, pautada na ideia de desmassificação do ensino. Mesmo comprovadamente demonstrando ser uma importante ação que visa promover o direito humano à educação, carecemos de outras iniciativas na educação formal que assumam para si o desenvolvimento de uma cultura dos Direitos Humanos. A direção de turma só se efetiva quando há adesão de toda a comunidade escolar, engajada com a missão da escola na produção do conhecimento e formação de seres humanos mais humanos de fato. |
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