O “PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA” NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DO CEARÁ COMO POSSIBILIDADE DE PROMOÇÃO DO DIREITO HUMANO À EDUCAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Gilmar Pereira; Universidade Estadual do Ceará
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Magalhães Júnior, Antonio Germano; Universidade Estadual do Ceará
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Expressão Católica (Online)
Texto Completo: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2204
Resumo: A educação em Direitos Humanos se assume como desafio a ser enfrentado na contemporaneidade. Nesse sentido, a Escola desempenha importante papel como promotora de tais direitos, de modo a contribuir para a construção de uma cultura de paz. O artigo tem por objetivo analisar o conceito de direitos humanos, com ênfase na educação, e caracterizar a atuação do espaço escolar como instituição relevante nessa direção. De modo a visualizar possíveis experiências exitosas, apresentamos o Projeto Professor Diretor de Turma e como suas práticas pedagógicas podem viabilizar o educar em direitos humanos em consonância com uma educação significativa e plural. Trata-se de uma política pública educacional que, no âmbito do estado do Ceará, desde o ano de 2008, vem impactando progressivamente a Rede Estadual de Ensino, sobretudo no que tange à contribuição para a erradicação do abandono, da infrequência e do fracasso escolar, pautada na ideia de desmassificação do ensino. Mesmo comprovadamente demonstrando ser uma importante ação que visa promover o direito humano à educação, carecemos de outras iniciativas na educação formal que assumam para si o desenvolvimento de uma cultura dos Direitos Humanos. A direção de turma só se efetiva quando há adesão de toda a comunidade escolar, engajada com a missão da escola na produção do conhecimento e formação de seres humanos mais humanos de fato.
id Católica_dc31d06757b3672dd5d183f87cd18085
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/2204
network_acronym_str Católica
network_name_str Revista Expressão Católica (Online)
spelling O “PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA” NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DO CEARÁ COMO POSSIBILIDADE DE PROMOÇÃO DO DIREITO HUMANO À EDUCAÇÃODireitos Humanos. Educação. Projeto Professor Diretor de Turma.A educação em Direitos Humanos se assume como desafio a ser enfrentado na contemporaneidade. Nesse sentido, a Escola desempenha importante papel como promotora de tais direitos, de modo a contribuir para a construção de uma cultura de paz. O artigo tem por objetivo analisar o conceito de direitos humanos, com ênfase na educação, e caracterizar a atuação do espaço escolar como instituição relevante nessa direção. De modo a visualizar possíveis experiências exitosas, apresentamos o Projeto Professor Diretor de Turma e como suas práticas pedagógicas podem viabilizar o educar em direitos humanos em consonância com uma educação significativa e plural. Trata-se de uma política pública educacional que, no âmbito do estado do Ceará, desde o ano de 2008, vem impactando progressivamente a Rede Estadual de Ensino, sobretudo no que tange à contribuição para a erradicação do abandono, da infrequência e do fracasso escolar, pautada na ideia de desmassificação do ensino. Mesmo comprovadamente demonstrando ser uma importante ação que visa promover o direito humano à educação, carecemos de outras iniciativas na educação formal que assumam para si o desenvolvimento de uma cultura dos Direitos Humanos. A direção de turma só se efetiva quando há adesão de toda a comunidade escolar, engajada com a missão da escola na produção do conhecimento e formação de seres humanos mais humanos de fato.Núcleo de Publicação UNICATÓLICACosta, Gilmar Pereira; Universidade Estadual do CearáMagalhães Júnior, Antonio Germano; Universidade Estadual do Ceará2018-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos de Revisão de Literaturaapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/220410.25190/rec.v7i1.2204Revista Expressão Católica; v. 7, n. 1 (2018): Revista Expressão Católica; 56-612357-848310.25190/rec.v7i1reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2204/pdf/*ref*/CEARÁ, Secretaria da Educação Básica do Estado do. Portaria nº. 1451/2017-GAB. Estabelece as normas para a lotação de professores nas escolas públicas estaduais para o ano de 2018 e dá outras providências. Fortaleza, 2017./*ref*/CEARÁ. Pensamento Estratégico. Disponível em: <http://www.seduc.ce.gov.br/index.php/institucional/identidade-organizacional/pensamentoestrategico>. Acesso em: 10 out. 2014./*ref*/______. Chamada Pública para Adesão ao Projeto Professor Diretor de Turma. Fortaleza, 2010./*ref*/CANDAU, V. M. A configuração de uma educação em direitos humanos. In: SILVEIRA, R. M. G.; DIAS, A. A.; FERREIRA, L. de F. G. (Orgs.). et. al. Educação em direitos humanos: fundamentos teórico-metodológicos. João Pessoa: Universitária, 2007./*ref*/COSTA, G. P.; LIMA, D. Os impactos do Projeto Professor Diretor de Turma na gestão de sala de aula: um estudo de caso na EEEP Monsenhor Odorico de Andrade, em Tauá (CE). Revista DoCEntes, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 46-56, dez. 2017./*ref*/GORCZEVSKI, C.; TAUCHEN, G. Educação em direitos humanos: para uma cultura de paz. Educação, Porto Alegre, v. 31, n. 1, p. 66-74, jan./abr. 2008./*ref*/LAFER, C. A reconstrução dos direitos humanos: a contribuição de Hannah Arendt. Estudos Avançados, São Paulo, v. 11, n. 30, p. 55-65, maio/ago. 1997./*ref*/LEITE, H. E. G. F. As funções do Diretor de Turma na escola portuguesa e o seu papel no incremento da convivência. Disponível em: <http://www.anpae.org.br/congressos_antigos/simposio2007/169.pdf>. Acesso em: 13 jul. 2016./*ref*/LEITE, M. C. da S. R. A formação contínua do Professor Diretor de Turma no contexto das reformas do Ensino Médio. 2015. 215f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2015./*ref*/LIMA, V. B. de. Professor Diretor de Turma: um estudo entre Brasil e Portugal acerca de uma política educativa do estado do Ceará. 2017. 252f. Tese (Doutorado Acadêmico em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017./*ref*/ONU. Declaração Universal dos Direitos Humanos: 1948. Disponível em: <http://www.ohchr.org/EN/UDHR/Documents/UDHR_Translations/por.pdf>. Acesso em: 23 maio 2018./*ref*/PIOVESAN, F. Direitos humanos: desafios e perspectivas contemporâneas. Revista TST, Brasília, v. 75, n. 1, p. 107-113, jan./mar. 2009./*ref*/ROLDÃO, M. do C. O Diretor de Turma e a gestão curricular. Cadernos de Organização e Gestão Curricular. Portugal: Instituto de Inovação Educacional, 1998./*ref*/TAVARES, A. G. P. O professor diretor de turma como mediador do processo de ensino-aprendizagem. Pedagógica, Chapecó, v. 13, n. 27, p. 445-465, jul./dez. 2014.Direitos autorais 2018 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-06T10:29:21Zhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oai2357-84832237-8782opendoar:2020-05-06 10:29:22.763Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false
dc.title.none.fl_str_mv O “PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA” NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DO CEARÁ COMO POSSIBILIDADE DE PROMOÇÃO DO DIREITO HUMANO À EDUCAÇÃO
title O “PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA” NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DO CEARÁ COMO POSSIBILIDADE DE PROMOÇÃO DO DIREITO HUMANO À EDUCAÇÃO
spellingShingle O “PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA” NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DO CEARÁ COMO POSSIBILIDADE DE PROMOÇÃO DO DIREITO HUMANO À EDUCAÇÃO
Costa, Gilmar Pereira; Universidade Estadual do Ceará
Direitos Humanos. Educação. Projeto Professor Diretor de Turma.
title_short O “PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA” NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DO CEARÁ COMO POSSIBILIDADE DE PROMOÇÃO DO DIREITO HUMANO À EDUCAÇÃO
title_full O “PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA” NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DO CEARÁ COMO POSSIBILIDADE DE PROMOÇÃO DO DIREITO HUMANO À EDUCAÇÃO
title_fullStr O “PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA” NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DO CEARÁ COMO POSSIBILIDADE DE PROMOÇÃO DO DIREITO HUMANO À EDUCAÇÃO
title_full_unstemmed O “PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA” NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DO CEARÁ COMO POSSIBILIDADE DE PROMOÇÃO DO DIREITO HUMANO À EDUCAÇÃO
title_sort O “PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA” NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DO CEARÁ COMO POSSIBILIDADE DE PROMOÇÃO DO DIREITO HUMANO À EDUCAÇÃO
author Costa, Gilmar Pereira; Universidade Estadual do Ceará
author_facet Costa, Gilmar Pereira; Universidade Estadual do Ceará
Magalhães Júnior, Antonio Germano; Universidade Estadual do Ceará
author_role author
author2 Magalhães Júnior, Antonio Germano; Universidade Estadual do Ceará
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Gilmar Pereira; Universidade Estadual do Ceará
Magalhães Júnior, Antonio Germano; Universidade Estadual do Ceará
dc.subject.por.fl_str_mv Direitos Humanos. Educação. Projeto Professor Diretor de Turma.
topic Direitos Humanos. Educação. Projeto Professor Diretor de Turma.
dc.description.none.fl_txt_mv A educação em Direitos Humanos se assume como desafio a ser enfrentado na contemporaneidade. Nesse sentido, a Escola desempenha importante papel como promotora de tais direitos, de modo a contribuir para a construção de uma cultura de paz. O artigo tem por objetivo analisar o conceito de direitos humanos, com ênfase na educação, e caracterizar a atuação do espaço escolar como instituição relevante nessa direção. De modo a visualizar possíveis experiências exitosas, apresentamos o Projeto Professor Diretor de Turma e como suas práticas pedagógicas podem viabilizar o educar em direitos humanos em consonância com uma educação significativa e plural. Trata-se de uma política pública educacional que, no âmbito do estado do Ceará, desde o ano de 2008, vem impactando progressivamente a Rede Estadual de Ensino, sobretudo no que tange à contribuição para a erradicação do abandono, da infrequência e do fracasso escolar, pautada na ideia de desmassificação do ensino. Mesmo comprovadamente demonstrando ser uma importante ação que visa promover o direito humano à educação, carecemos de outras iniciativas na educação formal que assumam para si o desenvolvimento de uma cultura dos Direitos Humanos. A direção de turma só se efetiva quando há adesão de toda a comunidade escolar, engajada com a missão da escola na produção do conhecimento e formação de seres humanos mais humanos de fato.
description A educação em Direitos Humanos se assume como desafio a ser enfrentado na contemporaneidade. Nesse sentido, a Escola desempenha importante papel como promotora de tais direitos, de modo a contribuir para a construção de uma cultura de paz. O artigo tem por objetivo analisar o conceito de direitos humanos, com ênfase na educação, e caracterizar a atuação do espaço escolar como instituição relevante nessa direção. De modo a visualizar possíveis experiências exitosas, apresentamos o Projeto Professor Diretor de Turma e como suas práticas pedagógicas podem viabilizar o educar em direitos humanos em consonância com uma educação significativa e plural. Trata-se de uma política pública educacional que, no âmbito do estado do Ceará, desde o ano de 2008, vem impactando progressivamente a Rede Estadual de Ensino, sobretudo no que tange à contribuição para a erradicação do abandono, da infrequência e do fracasso escolar, pautada na ideia de desmassificação do ensino. Mesmo comprovadamente demonstrando ser uma importante ação que visa promover o direito humano à educação, carecemos de outras iniciativas na educação formal que assumam para si o desenvolvimento de uma cultura dos Direitos Humanos. A direção de turma só se efetiva quando há adesão de toda a comunidade escolar, engajada com a missão da escola na produção do conhecimento e formação de seres humanos mais humanos de fato.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos de Revisão de Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2204
10.25190/rec.v7i1.2204
url http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2204
identifier_str_mv 10.25190/rec.v7i1.2204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2204/pdf
/*ref*/CEARÁ, Secretaria da Educação Básica do Estado do. Portaria nº. 1451/2017-GAB. Estabelece as normas para a lotação de professores nas escolas públicas estaduais para o ano de 2018 e dá outras providências. Fortaleza, 2017.
/*ref*/CEARÁ. Pensamento Estratégico. Disponível em: <http://www.seduc.ce.gov.br/index.php/institucional/identidade-organizacional/pensamentoestrategico>. Acesso em: 10 out. 2014.
/*ref*/______. Chamada Pública para Adesão ao Projeto Professor Diretor de Turma. Fortaleza, 2010.
/*ref*/CANDAU, V. M. A configuração de uma educação em direitos humanos. In: SILVEIRA, R. M. G.; DIAS, A. A.; FERREIRA, L. de F. G. (Orgs.). et. al. Educação em direitos humanos: fundamentos teórico-metodológicos. João Pessoa: Universitária, 2007.
/*ref*/COSTA, G. P.; LIMA, D. Os impactos do Projeto Professor Diretor de Turma na gestão de sala de aula: um estudo de caso na EEEP Monsenhor Odorico de Andrade, em Tauá (CE). Revista DoCEntes, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 46-56, dez. 2017.
/*ref*/GORCZEVSKI, C.; TAUCHEN, G. Educação em direitos humanos: para uma cultura de paz. Educação, Porto Alegre, v. 31, n. 1, p. 66-74, jan./abr. 2008.
/*ref*/LAFER, C. A reconstrução dos direitos humanos: a contribuição de Hannah Arendt. Estudos Avançados, São Paulo, v. 11, n. 30, p. 55-65, maio/ago. 1997.
/*ref*/LEITE, H. E. G. F. As funções do Diretor de Turma na escola portuguesa e o seu papel no incremento da convivência. Disponível em: <http://www.anpae.org.br/congressos_antigos/simposio2007/169.pdf>. Acesso em: 13 jul. 2016.
/*ref*/LEITE, M. C. da S. R. A formação contínua do Professor Diretor de Turma no contexto das reformas do Ensino Médio. 2015. 215f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2015.
/*ref*/LIMA, V. B. de. Professor Diretor de Turma: um estudo entre Brasil e Portugal acerca de uma política educativa do estado do Ceará. 2017. 252f. Tese (Doutorado Acadêmico em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.
/*ref*/ONU. Declaração Universal dos Direitos Humanos: 1948. Disponível em: <http://www.ohchr.org/EN/UDHR/Documents/UDHR_Translations/por.pdf>. Acesso em: 23 maio 2018.
/*ref*/PIOVESAN, F. Direitos humanos: desafios e perspectivas contemporâneas. Revista TST, Brasília, v. 75, n. 1, p. 107-113, jan./mar. 2009.
/*ref*/ROLDÃO, M. do C. O Diretor de Turma e a gestão curricular. Cadernos de Organização e Gestão Curricular. Portugal: Instituto de Inovação Educacional, 1998.
/*ref*/TAVARES, A. G. P. O professor diretor de turma como mediador do processo de ensino-aprendizagem. Pedagógica, Chapecó, v. 13, n. 27, p. 445-465, jul./dez. 2014.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Expressão Católica
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Expressão Católica
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Publicação UNICATÓLICA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Publicação UNICATÓLICA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Expressão Católica; v. 7, n. 1 (2018): Revista Expressão Católica; 56-61
2357-8483
10.25190/rec.v7i1
reponame:Revista Expressão Católica (Online)
instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
instacron:Unicatólica
reponame_str Revista Expressão Católica (Online)
collection Revista Expressão Católica (Online)
instname_str Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
instacron_str Unicatólica
institution Unicatólica
repository.name.fl_str_mv Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1665948717115506688