AS REFORMAS DO ENSINO MÉDIO E O PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA: UMA EXPERIÊNCIA EM ARACOIABA-CE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Maria Cleide da Silva Ribeiro
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Martins, Elcimar Simão, Lima, Maria Socorro Lucena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5754
Resumo: Este texto buscou compreender as reformas do Ensino Médio, focando no desenvolvimento do Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT) como uma inovação proposta pela Secretaria da Educação do Ceará. O PPDT prioriza a realização de um currículo criativo, sintonizado com as demandas sociais contemporâneas, fomentando o diálogo com a juventude e buscando a superação do currículo de concepção fragmentada. A pesquisa de natureza qualitativa foi desenvolvida na Escola de Ensino Médio Almir Pinto, em Aracoiaba-CE e utilizou como estratégias metodológicas, a investigação documental, a observação e entrevistas com docentes. A investigação evidenciou que as reformas do Ensino Médio, de uma forma geral, são carregadas de bons propósitos, mas na prática não se efetivam plenamente, em virtude das condições de precarização, cuja resolução ultrapassa os limites da comunidade escolar e devem ser emanadas dos órgãos mantenedores. No entanto, presenciamos um esforço enorme de todos que fazem a escola para assegurar as condições de trabalho dos professores e a funcionalidade do referido projeto. O conjunto dos dados delineou ainda que o PPDT se configura como um projeto inovador, contribuindo nos processos de ensino e aprendizagem, evidenciando sensibilidade e apoio do núcleo gestor e postura docente de escuta coerente com o perfil do diretor de turma e baseada no diálogo.
id IFRN-3_d19889e95173cd1db87377bd8974be22
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/5754
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling AS REFORMAS DO ENSINO MÉDIO E O PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA: UMA EXPERIÊNCIA EM ARACOIABA-CEReformas do Ensino MédioProjeto Professor Diretor de TurmaPrática pedagógicaEste texto buscou compreender as reformas do Ensino Médio, focando no desenvolvimento do Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT) como uma inovação proposta pela Secretaria da Educação do Ceará. O PPDT prioriza a realização de um currículo criativo, sintonizado com as demandas sociais contemporâneas, fomentando o diálogo com a juventude e buscando a superação do currículo de concepção fragmentada. A pesquisa de natureza qualitativa foi desenvolvida na Escola de Ensino Médio Almir Pinto, em Aracoiaba-CE e utilizou como estratégias metodológicas, a investigação documental, a observação e entrevistas com docentes. A investigação evidenciou que as reformas do Ensino Médio, de uma forma geral, são carregadas de bons propósitos, mas na prática não se efetivam plenamente, em virtude das condições de precarização, cuja resolução ultrapassa os limites da comunidade escolar e devem ser emanadas dos órgãos mantenedores. No entanto, presenciamos um esforço enorme de todos que fazem a escola para assegurar as condições de trabalho dos professores e a funcionalidade do referido projeto. O conjunto dos dados delineou ainda que o PPDT se configura como um projeto inovador, contribuindo nos processos de ensino e aprendizagem, evidenciando sensibilidade e apoio do núcleo gestor e postura docente de escuta coerente com o perfil do diretor de turma e baseada no diálogo.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2017-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/575410.15628/holos.2017.5754HOLOS; v. 3 (2017); 110-1221807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5754/pdfCopyright (c) 2017 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeite, Maria Cleide da Silva RibeiroMartins, Elcimar SimãoLima, Maria Socorro Lucena2022-05-01T20:18:32Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/5754Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:18:32Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv AS REFORMAS DO ENSINO MÉDIO E O PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA: UMA EXPERIÊNCIA EM ARACOIABA-CE
title AS REFORMAS DO ENSINO MÉDIO E O PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA: UMA EXPERIÊNCIA EM ARACOIABA-CE
spellingShingle AS REFORMAS DO ENSINO MÉDIO E O PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA: UMA EXPERIÊNCIA EM ARACOIABA-CE
Leite, Maria Cleide da Silva Ribeiro
Reformas do Ensino Médio
Projeto Professor Diretor de Turma
Prática pedagógica
title_short AS REFORMAS DO ENSINO MÉDIO E O PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA: UMA EXPERIÊNCIA EM ARACOIABA-CE
title_full AS REFORMAS DO ENSINO MÉDIO E O PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA: UMA EXPERIÊNCIA EM ARACOIABA-CE
title_fullStr AS REFORMAS DO ENSINO MÉDIO E O PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA: UMA EXPERIÊNCIA EM ARACOIABA-CE
title_full_unstemmed AS REFORMAS DO ENSINO MÉDIO E O PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA: UMA EXPERIÊNCIA EM ARACOIABA-CE
title_sort AS REFORMAS DO ENSINO MÉDIO E O PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA: UMA EXPERIÊNCIA EM ARACOIABA-CE
author Leite, Maria Cleide da Silva Ribeiro
author_facet Leite, Maria Cleide da Silva Ribeiro
Martins, Elcimar Simão
Lima, Maria Socorro Lucena
author_role author
author2 Martins, Elcimar Simão
Lima, Maria Socorro Lucena
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Maria Cleide da Silva Ribeiro
Martins, Elcimar Simão
Lima, Maria Socorro Lucena
dc.subject.por.fl_str_mv Reformas do Ensino Médio
Projeto Professor Diretor de Turma
Prática pedagógica
topic Reformas do Ensino Médio
Projeto Professor Diretor de Turma
Prática pedagógica
description Este texto buscou compreender as reformas do Ensino Médio, focando no desenvolvimento do Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT) como uma inovação proposta pela Secretaria da Educação do Ceará. O PPDT prioriza a realização de um currículo criativo, sintonizado com as demandas sociais contemporâneas, fomentando o diálogo com a juventude e buscando a superação do currículo de concepção fragmentada. A pesquisa de natureza qualitativa foi desenvolvida na Escola de Ensino Médio Almir Pinto, em Aracoiaba-CE e utilizou como estratégias metodológicas, a investigação documental, a observação e entrevistas com docentes. A investigação evidenciou que as reformas do Ensino Médio, de uma forma geral, são carregadas de bons propósitos, mas na prática não se efetivam plenamente, em virtude das condições de precarização, cuja resolução ultrapassa os limites da comunidade escolar e devem ser emanadas dos órgãos mantenedores. No entanto, presenciamos um esforço enorme de todos que fazem a escola para assegurar as condições de trabalho dos professores e a funcionalidade do referido projeto. O conjunto dos dados delineou ainda que o PPDT se configura como um projeto inovador, contribuindo nos processos de ensino e aprendizagem, evidenciando sensibilidade e apoio do núcleo gestor e postura docente de escuta coerente com o perfil do diretor de turma e baseada no diálogo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5754
10.15628/holos.2017.5754
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5754
identifier_str_mv 10.15628/holos.2017.5754
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5754/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 3 (2017); 110-122
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951623324598272