AS REFORMAS DO ENSINO MÉDIO E O PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA: UMA EXPERIÊNCIA EM ARACOIABA-CE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5754 |
Resumo: | Este texto buscou compreender as reformas do Ensino Médio, focando no desenvolvimento do Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT) como uma inovação proposta pela Secretaria da Educação do Ceará. O PPDT prioriza a realização de um currículo criativo, sintonizado com as demandas sociais contemporâneas, fomentando o diálogo com a juventude e buscando a superação do currículo de concepção fragmentada. A pesquisa de natureza qualitativa foi desenvolvida na Escola de Ensino Médio Almir Pinto, em Aracoiaba-CE e utilizou como estratégias metodológicas, a investigação documental, a observação e entrevistas com docentes. A investigação evidenciou que as reformas do Ensino Médio, de uma forma geral, são carregadas de bons propósitos, mas na prática não se efetivam plenamente, em virtude das condições de precarização, cuja resolução ultrapassa os limites da comunidade escolar e devem ser emanadas dos órgãos mantenedores. No entanto, presenciamos um esforço enorme de todos que fazem a escola para assegurar as condições de trabalho dos professores e a funcionalidade do referido projeto. O conjunto dos dados delineou ainda que o PPDT se configura como um projeto inovador, contribuindo nos processos de ensino e aprendizagem, evidenciando sensibilidade e apoio do núcleo gestor e postura docente de escuta coerente com o perfil do diretor de turma e baseada no diálogo. |
id |
IFRN-3_d19889e95173cd1db87377bd8974be22 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/5754 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
AS REFORMAS DO ENSINO MÉDIO E O PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA: UMA EXPERIÊNCIA EM ARACOIABA-CEReformas do Ensino MédioProjeto Professor Diretor de TurmaPrática pedagógicaEste texto buscou compreender as reformas do Ensino Médio, focando no desenvolvimento do Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT) como uma inovação proposta pela Secretaria da Educação do Ceará. O PPDT prioriza a realização de um currículo criativo, sintonizado com as demandas sociais contemporâneas, fomentando o diálogo com a juventude e buscando a superação do currículo de concepção fragmentada. A pesquisa de natureza qualitativa foi desenvolvida na Escola de Ensino Médio Almir Pinto, em Aracoiaba-CE e utilizou como estratégias metodológicas, a investigação documental, a observação e entrevistas com docentes. A investigação evidenciou que as reformas do Ensino Médio, de uma forma geral, são carregadas de bons propósitos, mas na prática não se efetivam plenamente, em virtude das condições de precarização, cuja resolução ultrapassa os limites da comunidade escolar e devem ser emanadas dos órgãos mantenedores. No entanto, presenciamos um esforço enorme de todos que fazem a escola para assegurar as condições de trabalho dos professores e a funcionalidade do referido projeto. O conjunto dos dados delineou ainda que o PPDT se configura como um projeto inovador, contribuindo nos processos de ensino e aprendizagem, evidenciando sensibilidade e apoio do núcleo gestor e postura docente de escuta coerente com o perfil do diretor de turma e baseada no diálogo.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2017-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/575410.15628/holos.2017.5754HOLOS; v. 3 (2017); 110-1221807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5754/pdfCopyright (c) 2017 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeite, Maria Cleide da Silva RibeiroMartins, Elcimar SimãoLima, Maria Socorro Lucena2022-05-01T20:18:32Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/5754Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:18:32Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS REFORMAS DO ENSINO MÉDIO E O PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA: UMA EXPERIÊNCIA EM ARACOIABA-CE |
title |
AS REFORMAS DO ENSINO MÉDIO E O PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA: UMA EXPERIÊNCIA EM ARACOIABA-CE |
spellingShingle |
AS REFORMAS DO ENSINO MÉDIO E O PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA: UMA EXPERIÊNCIA EM ARACOIABA-CE Leite, Maria Cleide da Silva Ribeiro Reformas do Ensino Médio Projeto Professor Diretor de Turma Prática pedagógica |
title_short |
AS REFORMAS DO ENSINO MÉDIO E O PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA: UMA EXPERIÊNCIA EM ARACOIABA-CE |
title_full |
AS REFORMAS DO ENSINO MÉDIO E O PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA: UMA EXPERIÊNCIA EM ARACOIABA-CE |
title_fullStr |
AS REFORMAS DO ENSINO MÉDIO E O PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA: UMA EXPERIÊNCIA EM ARACOIABA-CE |
title_full_unstemmed |
AS REFORMAS DO ENSINO MÉDIO E O PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA: UMA EXPERIÊNCIA EM ARACOIABA-CE |
title_sort |
AS REFORMAS DO ENSINO MÉDIO E O PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA: UMA EXPERIÊNCIA EM ARACOIABA-CE |
author |
Leite, Maria Cleide da Silva Ribeiro |
author_facet |
Leite, Maria Cleide da Silva Ribeiro Martins, Elcimar Simão Lima, Maria Socorro Lucena |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Elcimar Simão Lima, Maria Socorro Lucena |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Maria Cleide da Silva Ribeiro Martins, Elcimar Simão Lima, Maria Socorro Lucena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Reformas do Ensino Médio Projeto Professor Diretor de Turma Prática pedagógica |
topic |
Reformas do Ensino Médio Projeto Professor Diretor de Turma Prática pedagógica |
description |
Este texto buscou compreender as reformas do Ensino Médio, focando no desenvolvimento do Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT) como uma inovação proposta pela Secretaria da Educação do Ceará. O PPDT prioriza a realização de um currículo criativo, sintonizado com as demandas sociais contemporâneas, fomentando o diálogo com a juventude e buscando a superação do currículo de concepção fragmentada. A pesquisa de natureza qualitativa foi desenvolvida na Escola de Ensino Médio Almir Pinto, em Aracoiaba-CE e utilizou como estratégias metodológicas, a investigação documental, a observação e entrevistas com docentes. A investigação evidenciou que as reformas do Ensino Médio, de uma forma geral, são carregadas de bons propósitos, mas na prática não se efetivam plenamente, em virtude das condições de precarização, cuja resolução ultrapassa os limites da comunidade escolar e devem ser emanadas dos órgãos mantenedores. No entanto, presenciamos um esforço enorme de todos que fazem a escola para assegurar as condições de trabalho dos professores e a funcionalidade do referido projeto. O conjunto dos dados delineou ainda que o PPDT se configura como um projeto inovador, contribuindo nos processos de ensino e aprendizagem, evidenciando sensibilidade e apoio do núcleo gestor e postura docente de escuta coerente com o perfil do diretor de turma e baseada no diálogo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5754 10.15628/holos.2017.5754 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5754 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2017.5754 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5754/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 3 (2017); 110-122 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951623324598272 |