DESENVOLVIMENTO DO TREINO DE HABILIDADES SOCIAIS E SUA CONTRIBUIÇÃO COM CRIANÇAS VÍTIMAS DE ABUSO SEXUAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Andreza Mônica Batista da; Centro Universitário Católica de Quixadá
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Brasileiro, Fabiana Neiva Veloso; Universidade de Fortaleza, Bezerra, Milena de Holanda Oliveira; Centro Universitário Católica de Quixadá, Vidal, Andréa Alexandre; Centro Universitário Católica de Quixadá
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Expressão Católica (Online)
Texto Completo: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1855
Resumo: Historicamente, o abuso sexual é uma violência que sempre existiu, porém, ainda hoje, é a violência que gera a maior incomodidade social, quando se tratando do público infantil, a violência se torna ainda mais grave. Este trabalho tem como objetivo a compreensão das Habilidades Sociais (HS) e como o treino dessas habilidades podem contribuir para uma melhor interação social desses indivíduos que podem ter sofrido uma perda dessas habilidades mediante o abuso sexual. Percebeu-se, através das leituras feitas, que as crianças vítimas de abuso sexual tentam, a todo momento, se esquivar de situações como: briga dos pais e familiares, separação dos pais e com isso, se tornam passivas e obedientes diante dos abusadores. Porém, elas crescem sem discriminar o que é certo e errado, fazendo com que não tenham parâmetro do que é ou não abusivo. Conclui-se que o fortalecimento dos vínculos sociais dessa criança é de suma importância, tanto para um desenvolvimento saudável, como para que ela não pense que, ao chegar na casa de apoio, essa medida se torne uma punição e que se desenvolva nela uma crença no qual ela se torne a responsável pelo abuso.
id Católica_fcc4d900ecb487441539c649c5ffc21a
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/1855
network_acronym_str Católica
network_name_str Revista Expressão Católica (Online)
spelling DESENVOLVIMENTO DO TREINO DE HABILIDADES SOCIAIS E SUA CONTRIBUIÇÃO COM CRIANÇAS VÍTIMAS DE ABUSO SEXUALCiências HumanasHabilidades Sociais. Abuso Sexual Infantil. Casa de Apoio.Historicamente, o abuso sexual é uma violência que sempre existiu, porém, ainda hoje, é a violência que gera a maior incomodidade social, quando se tratando do público infantil, a violência se torna ainda mais grave. Este trabalho tem como objetivo a compreensão das Habilidades Sociais (HS) e como o treino dessas habilidades podem contribuir para uma melhor interação social desses indivíduos que podem ter sofrido uma perda dessas habilidades mediante o abuso sexual. Percebeu-se, através das leituras feitas, que as crianças vítimas de abuso sexual tentam, a todo momento, se esquivar de situações como: briga dos pais e familiares, separação dos pais e com isso, se tornam passivas e obedientes diante dos abusadores. Porém, elas crescem sem discriminar o que é certo e errado, fazendo com que não tenham parâmetro do que é ou não abusivo. Conclui-se que o fortalecimento dos vínculos sociais dessa criança é de suma importância, tanto para um desenvolvimento saudável, como para que ela não pense que, ao chegar na casa de apoio, essa medida se torne uma punição e que se desenvolva nela uma crença no qual ela se torne a responsável pelo abuso.Núcleo de Publicação UNICATÓLICACentro Universitário Católica de QuixadáSilva, Andreza Mônica Batista da; Centro Universitário Católica de QuixadáBrasileiro, Fabiana Neiva Veloso; Universidade de FortalezaBezerra, Milena de Holanda Oliveira; Centro Universitário Católica de QuixadáVidal, Andréa Alexandre; Centro Universitário Católica de Quixadá2018-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos Originaisapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/185510.25190/rec.v7i1.1855Revista Expressão Católica; v. 7, n. 1 (2018): Revista Expressão Católica; 39-432357-848310.25190/rec.v7i1reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1855/pdf/*ref*/ALBERTI, R. E; EMMONS, M. L. Comportamento Assertivo: Um Guia De Auto- Expressão. Belo Horizonte: Interlivros, 1978./*ref*/CABALLO, V. E. O Treinamento em Habilidades Sociais. In: CABALLO, V. E. (Org.). Manual de técnicas de terapia e modificação de comportamento. São Paulo: Livraria Santos Ed, 1996./*ref*/DEL PRETTE, A.; DEL PRETTE, Z. A. P. Psicologia das habilidades sociais: Terapia e educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999./*ref*/______. Psicologia das habilidades sociais na infância. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005./*ref*/______. Habilidades sociais cristãs: desafios para uma nova sociedade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003./*ref*/FALEIROS, E. T. S.; CAMPOS, J. O. Repensando os Conceitos de Violência, Abuso e Exploração Sexual de Crianças e de Adolescentes. Brasília: CECRIA, 2000./*ref*/FLORENTINO, B. R. B. As Possíveis Consequências Do Abuso Sexual Praticado Contra Crianças E Adolescentes. Fractal: Revista de Psicologia, v. 27, n. 2, p. 139-144, maio/ago. 2015./*ref*/FURNISS, T. Abuso sexual da criança: Uma abordagem multidisciplinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993./*ref*/GAUDERER, E. C. Sexo e sexualidade da criança e do adolescente. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1996./*ref*/LIMA, C. M. Infância Ferida: Os vínculos da criança abusada sexualmente em seus diferentes espaços sociais. 2007. Dissertação de Mestrado não publicada, Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura, Universidade de Brasília, Brasília, 2007./*ref*/PADILHA, M. G. S. Abuso sexual na infância e na adolescência: você pode descobrir o que está acontecendo. São Paulo. 2002./*ref*/RIBEIRO, M. O.; DIAS, A. de F. Prostituição infanto-juvenil: Revisão Sistemática da Literatura. Rev. Esc. Enf. USP, São Paulo, v. 43, n. 2, p. 465-71, 2009./*ref*/SAUD, L. F; TONELOTTO, J. M. F. Comportamento Social na Escola: Diferença Entre Gêneros e Séries. Psicol. Esc. Educ. (Impr.), Campinas, v. 9, n. 1, p. 47-57, jun. 2005./*ref*/SILVA, P. Violência Doméstica: O Que A Escola Tem A Ver Com Isso? São Paulo, 2000./*ref*/SILVA, A. T. B; MARTURANO, E. M. Práticas Educativas e Problemas de Comportamento: Uma Análise à Luz das Habilidades Sociais. Estud. Psicol., Natal, v. 7, n. 2, p.227-235, 2002.Direitos autorais 2018 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-06T10:29:07Zhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oai2357-84832237-8782opendoar:2020-05-06 10:29:09.205Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false
dc.title.none.fl_str_mv DESENVOLVIMENTO DO TREINO DE HABILIDADES SOCIAIS E SUA CONTRIBUIÇÃO COM CRIANÇAS VÍTIMAS DE ABUSO SEXUAL
title DESENVOLVIMENTO DO TREINO DE HABILIDADES SOCIAIS E SUA CONTRIBUIÇÃO COM CRIANÇAS VÍTIMAS DE ABUSO SEXUAL
spellingShingle DESENVOLVIMENTO DO TREINO DE HABILIDADES SOCIAIS E SUA CONTRIBUIÇÃO COM CRIANÇAS VÍTIMAS DE ABUSO SEXUAL
Silva, Andreza Mônica Batista da; Centro Universitário Católica de Quixadá
Ciências Humanas
Habilidades Sociais. Abuso Sexual Infantil. Casa de Apoio.
title_short DESENVOLVIMENTO DO TREINO DE HABILIDADES SOCIAIS E SUA CONTRIBUIÇÃO COM CRIANÇAS VÍTIMAS DE ABUSO SEXUAL
title_full DESENVOLVIMENTO DO TREINO DE HABILIDADES SOCIAIS E SUA CONTRIBUIÇÃO COM CRIANÇAS VÍTIMAS DE ABUSO SEXUAL
title_fullStr DESENVOLVIMENTO DO TREINO DE HABILIDADES SOCIAIS E SUA CONTRIBUIÇÃO COM CRIANÇAS VÍTIMAS DE ABUSO SEXUAL
title_full_unstemmed DESENVOLVIMENTO DO TREINO DE HABILIDADES SOCIAIS E SUA CONTRIBUIÇÃO COM CRIANÇAS VÍTIMAS DE ABUSO SEXUAL
title_sort DESENVOLVIMENTO DO TREINO DE HABILIDADES SOCIAIS E SUA CONTRIBUIÇÃO COM CRIANÇAS VÍTIMAS DE ABUSO SEXUAL
author Silva, Andreza Mônica Batista da; Centro Universitário Católica de Quixadá
author_facet Silva, Andreza Mônica Batista da; Centro Universitário Católica de Quixadá
Brasileiro, Fabiana Neiva Veloso; Universidade de Fortaleza
Bezerra, Milena de Holanda Oliveira; Centro Universitário Católica de Quixadá
Vidal, Andréa Alexandre; Centro Universitário Católica de Quixadá
author_role author
author2 Brasileiro, Fabiana Neiva Veloso; Universidade de Fortaleza
Bezerra, Milena de Holanda Oliveira; Centro Universitário Católica de Quixadá
Vidal, Andréa Alexandre; Centro Universitário Católica de Quixadá
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Centro Universitário Católica de Quixadá
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Andreza Mônica Batista da; Centro Universitário Católica de Quixadá
Brasileiro, Fabiana Neiva Veloso; Universidade de Fortaleza
Bezerra, Milena de Holanda Oliveira; Centro Universitário Católica de Quixadá
Vidal, Andréa Alexandre; Centro Universitário Católica de Quixadá
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Humanas
Habilidades Sociais. Abuso Sexual Infantil. Casa de Apoio.
topic Ciências Humanas
Habilidades Sociais. Abuso Sexual Infantil. Casa de Apoio.
dc.description.none.fl_txt_mv Historicamente, o abuso sexual é uma violência que sempre existiu, porém, ainda hoje, é a violência que gera a maior incomodidade social, quando se tratando do público infantil, a violência se torna ainda mais grave. Este trabalho tem como objetivo a compreensão das Habilidades Sociais (HS) e como o treino dessas habilidades podem contribuir para uma melhor interação social desses indivíduos que podem ter sofrido uma perda dessas habilidades mediante o abuso sexual. Percebeu-se, através das leituras feitas, que as crianças vítimas de abuso sexual tentam, a todo momento, se esquivar de situações como: briga dos pais e familiares, separação dos pais e com isso, se tornam passivas e obedientes diante dos abusadores. Porém, elas crescem sem discriminar o que é certo e errado, fazendo com que não tenham parâmetro do que é ou não abusivo. Conclui-se que o fortalecimento dos vínculos sociais dessa criança é de suma importância, tanto para um desenvolvimento saudável, como para que ela não pense que, ao chegar na casa de apoio, essa medida se torne uma punição e que se desenvolva nela uma crença no qual ela se torne a responsável pelo abuso.
description Historicamente, o abuso sexual é uma violência que sempre existiu, porém, ainda hoje, é a violência que gera a maior incomodidade social, quando se tratando do público infantil, a violência se torna ainda mais grave. Este trabalho tem como objetivo a compreensão das Habilidades Sociais (HS) e como o treino dessas habilidades podem contribuir para uma melhor interação social desses indivíduos que podem ter sofrido uma perda dessas habilidades mediante o abuso sexual. Percebeu-se, através das leituras feitas, que as crianças vítimas de abuso sexual tentam, a todo momento, se esquivar de situações como: briga dos pais e familiares, separação dos pais e com isso, se tornam passivas e obedientes diante dos abusadores. Porém, elas crescem sem discriminar o que é certo e errado, fazendo com que não tenham parâmetro do que é ou não abusivo. Conclui-se que o fortalecimento dos vínculos sociais dessa criança é de suma importância, tanto para um desenvolvimento saudável, como para que ela não pense que, ao chegar na casa de apoio, essa medida se torne uma punição e que se desenvolva nela uma crença no qual ela se torne a responsável pelo abuso.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos Originais
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1855
10.25190/rec.v7i1.1855
url http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1855
identifier_str_mv 10.25190/rec.v7i1.1855
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1855/pdf
/*ref*/ALBERTI, R. E; EMMONS, M. L. Comportamento Assertivo: Um Guia De Auto- Expressão. Belo Horizonte: Interlivros, 1978.
/*ref*/CABALLO, V. E. O Treinamento em Habilidades Sociais. In: CABALLO, V. E. (Org.). Manual de técnicas de terapia e modificação de comportamento. São Paulo: Livraria Santos Ed, 1996.
/*ref*/DEL PRETTE, A.; DEL PRETTE, Z. A. P. Psicologia das habilidades sociais: Terapia e educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.
/*ref*/______. Psicologia das habilidades sociais na infância. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
/*ref*/______. Habilidades sociais cristãs: desafios para uma nova sociedade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
/*ref*/FALEIROS, E. T. S.; CAMPOS, J. O. Repensando os Conceitos de Violência, Abuso e Exploração Sexual de Crianças e de Adolescentes. Brasília: CECRIA, 2000.
/*ref*/FLORENTINO, B. R. B. As Possíveis Consequências Do Abuso Sexual Praticado Contra Crianças E Adolescentes. Fractal: Revista de Psicologia, v. 27, n. 2, p. 139-144, maio/ago. 2015.
/*ref*/FURNISS, T. Abuso sexual da criança: Uma abordagem multidisciplinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
/*ref*/GAUDERER, E. C. Sexo e sexualidade da criança e do adolescente. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1996.
/*ref*/LIMA, C. M. Infância Ferida: Os vínculos da criança abusada sexualmente em seus diferentes espaços sociais. 2007. Dissertação de Mestrado não publicada, Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura, Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
/*ref*/PADILHA, M. G. S. Abuso sexual na infância e na adolescência: você pode descobrir o que está acontecendo. São Paulo. 2002.
/*ref*/RIBEIRO, M. O.; DIAS, A. de F. Prostituição infanto-juvenil: Revisão Sistemática da Literatura. Rev. Esc. Enf. USP, São Paulo, v. 43, n. 2, p. 465-71, 2009.
/*ref*/SAUD, L. F; TONELOTTO, J. M. F. Comportamento Social na Escola: Diferença Entre Gêneros e Séries. Psicol. Esc. Educ. (Impr.), Campinas, v. 9, n. 1, p. 47-57, jun. 2005.
/*ref*/SILVA, P. Violência Doméstica: O Que A Escola Tem A Ver Com Isso? São Paulo, 2000.
/*ref*/SILVA, A. T. B; MARTURANO, E. M. Práticas Educativas e Problemas de Comportamento: Uma Análise à Luz das Habilidades Sociais. Estud. Psicol., Natal, v. 7, n. 2, p.227-235, 2002.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Expressão Católica
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Expressão Católica
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Publicação UNICATÓLICA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Publicação UNICATÓLICA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Expressão Católica; v. 7, n. 1 (2018): Revista Expressão Católica; 39-43
2357-8483
10.25190/rec.v7i1
reponame:Revista Expressão Católica (Online)
instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
instacron:Unicatólica
reponame_str Revista Expressão Católica (Online)
collection Revista Expressão Católica (Online)
instname_str Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
instacron_str Unicatólica
institution Unicatólica
repository.name.fl_str_mv Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1665948716517818368