DESENVOLVIMENTO DO TREINO DE HABILIDADES SOCIAIS E SUA CONTRIBUIÇÃO COM CRIANÇAS VÍTIMAS DE ABUSO SEXUAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Expressão Católica (Online) |
Texto Completo: | http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1855 |
Resumo: | Historicamente, o abuso sexual é uma violência que sempre existiu, porém, ainda hoje, é a violência que gera a maior incomodidade social, quando se tratando do público infantil, a violência se torna ainda mais grave. Este trabalho tem como objetivo a compreensão das Habilidades Sociais (HS) e como o treino dessas habilidades podem contribuir para uma melhor interação social desses indivíduos que podem ter sofrido uma perda dessas habilidades mediante o abuso sexual. Percebeu-se, através das leituras feitas, que as crianças vítimas de abuso sexual tentam, a todo momento, se esquivar de situações como: briga dos pais e familiares, separação dos pais e com isso, se tornam passivas e obedientes diante dos abusadores. Porém, elas crescem sem discriminar o que é certo e errado, fazendo com que não tenham parâmetro do que é ou não abusivo. Conclui-se que o fortalecimento dos vínculos sociais dessa criança é de suma importância, tanto para um desenvolvimento saudável, como para que ela não pense que, ao chegar na casa de apoio, essa medida se torne uma punição e que se desenvolva nela uma crença no qual ela se torne a responsável pelo abuso. |
id |
Católica_fcc4d900ecb487441539c649c5ffc21a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/1855 |
network_acronym_str |
Católica |
network_name_str |
Revista Expressão Católica (Online) |
spelling |
DESENVOLVIMENTO DO TREINO DE HABILIDADES SOCIAIS E SUA CONTRIBUIÇÃO COM CRIANÇAS VÍTIMAS DE ABUSO SEXUALCiências HumanasHabilidades Sociais. Abuso Sexual Infantil. Casa de Apoio.Historicamente, o abuso sexual é uma violência que sempre existiu, porém, ainda hoje, é a violência que gera a maior incomodidade social, quando se tratando do público infantil, a violência se torna ainda mais grave. Este trabalho tem como objetivo a compreensão das Habilidades Sociais (HS) e como o treino dessas habilidades podem contribuir para uma melhor interação social desses indivíduos que podem ter sofrido uma perda dessas habilidades mediante o abuso sexual. Percebeu-se, através das leituras feitas, que as crianças vítimas de abuso sexual tentam, a todo momento, se esquivar de situações como: briga dos pais e familiares, separação dos pais e com isso, se tornam passivas e obedientes diante dos abusadores. Porém, elas crescem sem discriminar o que é certo e errado, fazendo com que não tenham parâmetro do que é ou não abusivo. Conclui-se que o fortalecimento dos vínculos sociais dessa criança é de suma importância, tanto para um desenvolvimento saudável, como para que ela não pense que, ao chegar na casa de apoio, essa medida se torne uma punição e que se desenvolva nela uma crença no qual ela se torne a responsável pelo abuso.Núcleo de Publicação UNICATÓLICACentro Universitário Católica de QuixadáSilva, Andreza Mônica Batista da; Centro Universitário Católica de QuixadáBrasileiro, Fabiana Neiva Veloso; Universidade de FortalezaBezerra, Milena de Holanda Oliveira; Centro Universitário Católica de QuixadáVidal, Andréa Alexandre; Centro Universitário Católica de Quixadá2018-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos Originaisapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/185510.25190/rec.v7i1.1855Revista Expressão Católica; v. 7, n. 1 (2018): Revista Expressão Católica; 39-432357-848310.25190/rec.v7i1reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1855/pdf/*ref*/ALBERTI, R. E; EMMONS, M. L. Comportamento Assertivo: Um Guia De Auto- Expressão. Belo Horizonte: Interlivros, 1978./*ref*/CABALLO, V. E. O Treinamento em Habilidades Sociais. In: CABALLO, V. E. (Org.). Manual de técnicas de terapia e modificação de comportamento. São Paulo: Livraria Santos Ed, 1996./*ref*/DEL PRETTE, A.; DEL PRETTE, Z. A. P. Psicologia das habilidades sociais: Terapia e educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999./*ref*/______. Psicologia das habilidades sociais na infância. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005./*ref*/______. Habilidades sociais cristãs: desafios para uma nova sociedade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003./*ref*/FALEIROS, E. T. S.; CAMPOS, J. O. Repensando os Conceitos de Violência, Abuso e Exploração Sexual de Crianças e de Adolescentes. Brasília: CECRIA, 2000./*ref*/FLORENTINO, B. R. B. As Possíveis Consequências Do Abuso Sexual Praticado Contra Crianças E Adolescentes. Fractal: Revista de Psicologia, v. 27, n. 2, p. 139-144, maio/ago. 2015./*ref*/FURNISS, T. Abuso sexual da criança: Uma abordagem multidisciplinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993./*ref*/GAUDERER, E. C. Sexo e sexualidade da criança e do adolescente. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1996./*ref*/LIMA, C. M. Infância Ferida: Os vínculos da criança abusada sexualmente em seus diferentes espaços sociais. 2007. Dissertação de Mestrado não publicada, Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura, Universidade de Brasília, Brasília, 2007./*ref*/PADILHA, M. G. S. Abuso sexual na infância e na adolescência: você pode descobrir o que está acontecendo. São Paulo. 2002./*ref*/RIBEIRO, M. O.; DIAS, A. de F. Prostituição infanto-juvenil: Revisão Sistemática da Literatura. Rev. Esc. Enf. USP, São Paulo, v. 43, n. 2, p. 465-71, 2009./*ref*/SAUD, L. F; TONELOTTO, J. M. F. Comportamento Social na Escola: Diferença Entre Gêneros e Séries. Psicol. Esc. Educ. (Impr.), Campinas, v. 9, n. 1, p. 47-57, jun. 2005./*ref*/SILVA, P. Violência Doméstica: O Que A Escola Tem A Ver Com Isso? São Paulo, 2000./*ref*/SILVA, A. T. B; MARTURANO, E. M. Práticas Educativas e Problemas de Comportamento: Uma Análise à Luz das Habilidades Sociais. Estud. Psicol., Natal, v. 7, n. 2, p.227-235, 2002.Direitos autorais 2018 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-06T10:29:07Zhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oai2357-84832237-8782opendoar:2020-05-06 10:29:09.205Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DESENVOLVIMENTO DO TREINO DE HABILIDADES SOCIAIS E SUA CONTRIBUIÇÃO COM CRIANÇAS VÍTIMAS DE ABUSO SEXUAL |
title |
DESENVOLVIMENTO DO TREINO DE HABILIDADES SOCIAIS E SUA CONTRIBUIÇÃO COM CRIANÇAS VÍTIMAS DE ABUSO SEXUAL |
spellingShingle |
DESENVOLVIMENTO DO TREINO DE HABILIDADES SOCIAIS E SUA CONTRIBUIÇÃO COM CRIANÇAS VÍTIMAS DE ABUSO SEXUAL Silva, Andreza Mônica Batista da; Centro Universitário Católica de Quixadá Ciências Humanas Habilidades Sociais. Abuso Sexual Infantil. Casa de Apoio. |
title_short |
DESENVOLVIMENTO DO TREINO DE HABILIDADES SOCIAIS E SUA CONTRIBUIÇÃO COM CRIANÇAS VÍTIMAS DE ABUSO SEXUAL |
title_full |
DESENVOLVIMENTO DO TREINO DE HABILIDADES SOCIAIS E SUA CONTRIBUIÇÃO COM CRIANÇAS VÍTIMAS DE ABUSO SEXUAL |
title_fullStr |
DESENVOLVIMENTO DO TREINO DE HABILIDADES SOCIAIS E SUA CONTRIBUIÇÃO COM CRIANÇAS VÍTIMAS DE ABUSO SEXUAL |
title_full_unstemmed |
DESENVOLVIMENTO DO TREINO DE HABILIDADES SOCIAIS E SUA CONTRIBUIÇÃO COM CRIANÇAS VÍTIMAS DE ABUSO SEXUAL |
title_sort |
DESENVOLVIMENTO DO TREINO DE HABILIDADES SOCIAIS E SUA CONTRIBUIÇÃO COM CRIANÇAS VÍTIMAS DE ABUSO SEXUAL |
author |
Silva, Andreza Mônica Batista da; Centro Universitário Católica de Quixadá |
author_facet |
Silva, Andreza Mônica Batista da; Centro Universitário Católica de Quixadá Brasileiro, Fabiana Neiva Veloso; Universidade de Fortaleza Bezerra, Milena de Holanda Oliveira; Centro Universitário Católica de Quixadá Vidal, Andréa Alexandre; Centro Universitário Católica de Quixadá |
author_role |
author |
author2 |
Brasileiro, Fabiana Neiva Veloso; Universidade de Fortaleza Bezerra, Milena de Holanda Oliveira; Centro Universitário Católica de Quixadá Vidal, Andréa Alexandre; Centro Universitário Católica de Quixadá |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Centro Universitário Católica de Quixadá |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Andreza Mônica Batista da; Centro Universitário Católica de Quixadá Brasileiro, Fabiana Neiva Veloso; Universidade de Fortaleza Bezerra, Milena de Holanda Oliveira; Centro Universitário Católica de Quixadá Vidal, Andréa Alexandre; Centro Universitário Católica de Quixadá |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Humanas Habilidades Sociais. Abuso Sexual Infantil. Casa de Apoio. |
topic |
Ciências Humanas Habilidades Sociais. Abuso Sexual Infantil. Casa de Apoio. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Historicamente, o abuso sexual é uma violência que sempre existiu, porém, ainda hoje, é a violência que gera a maior incomodidade social, quando se tratando do público infantil, a violência se torna ainda mais grave. Este trabalho tem como objetivo a compreensão das Habilidades Sociais (HS) e como o treino dessas habilidades podem contribuir para uma melhor interação social desses indivíduos que podem ter sofrido uma perda dessas habilidades mediante o abuso sexual. Percebeu-se, através das leituras feitas, que as crianças vítimas de abuso sexual tentam, a todo momento, se esquivar de situações como: briga dos pais e familiares, separação dos pais e com isso, se tornam passivas e obedientes diante dos abusadores. Porém, elas crescem sem discriminar o que é certo e errado, fazendo com que não tenham parâmetro do que é ou não abusivo. Conclui-se que o fortalecimento dos vínculos sociais dessa criança é de suma importância, tanto para um desenvolvimento saudável, como para que ela não pense que, ao chegar na casa de apoio, essa medida se torne uma punição e que se desenvolva nela uma crença no qual ela se torne a responsável pelo abuso. |
description |
Historicamente, o abuso sexual é uma violência que sempre existiu, porém, ainda hoje, é a violência que gera a maior incomodidade social, quando se tratando do público infantil, a violência se torna ainda mais grave. Este trabalho tem como objetivo a compreensão das Habilidades Sociais (HS) e como o treino dessas habilidades podem contribuir para uma melhor interação social desses indivíduos que podem ter sofrido uma perda dessas habilidades mediante o abuso sexual. Percebeu-se, através das leituras feitas, que as crianças vítimas de abuso sexual tentam, a todo momento, se esquivar de situações como: briga dos pais e familiares, separação dos pais e com isso, se tornam passivas e obedientes diante dos abusadores. Porém, elas crescem sem discriminar o que é certo e errado, fazendo com que não tenham parâmetro do que é ou não abusivo. Conclui-se que o fortalecimento dos vínculos sociais dessa criança é de suma importância, tanto para um desenvolvimento saudável, como para que ela não pense que, ao chegar na casa de apoio, essa medida se torne uma punição e que se desenvolva nela uma crença no qual ela se torne a responsável pelo abuso. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigos Originais |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1855 10.25190/rec.v7i1.1855 |
url |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1855 |
identifier_str_mv |
10.25190/rec.v7i1.1855 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1855/pdf /*ref*/ALBERTI, R. E; EMMONS, M. L. Comportamento Assertivo: Um Guia De Auto- Expressão. Belo Horizonte: Interlivros, 1978. /*ref*/CABALLO, V. E. O Treinamento em Habilidades Sociais. In: CABALLO, V. E. (Org.). Manual de técnicas de terapia e modificação de comportamento. São Paulo: Livraria Santos Ed, 1996. /*ref*/DEL PRETTE, A.; DEL PRETTE, Z. A. P. Psicologia das habilidades sociais: Terapia e educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999. /*ref*/______. Psicologia das habilidades sociais na infância. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005. /*ref*/______. Habilidades sociais cristãs: desafios para uma nova sociedade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003. /*ref*/FALEIROS, E. T. S.; CAMPOS, J. O. Repensando os Conceitos de Violência, Abuso e Exploração Sexual de Crianças e de Adolescentes. Brasília: CECRIA, 2000. /*ref*/FLORENTINO, B. R. B. As Possíveis Consequências Do Abuso Sexual Praticado Contra Crianças E Adolescentes. Fractal: Revista de Psicologia, v. 27, n. 2, p. 139-144, maio/ago. 2015. /*ref*/FURNISS, T. Abuso sexual da criança: Uma abordagem multidisciplinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993. /*ref*/GAUDERER, E. C. Sexo e sexualidade da criança e do adolescente. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1996. /*ref*/LIMA, C. M. Infância Ferida: Os vínculos da criança abusada sexualmente em seus diferentes espaços sociais. 2007. Dissertação de Mestrado não publicada, Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura, Universidade de Brasília, Brasília, 2007. /*ref*/PADILHA, M. G. S. Abuso sexual na infância e na adolescência: você pode descobrir o que está acontecendo. São Paulo. 2002. /*ref*/RIBEIRO, M. O.; DIAS, A. de F. Prostituição infanto-juvenil: Revisão Sistemática da Literatura. Rev. Esc. Enf. USP, São Paulo, v. 43, n. 2, p. 465-71, 2009. /*ref*/SAUD, L. F; TONELOTTO, J. M. F. Comportamento Social na Escola: Diferença Entre Gêneros e Séries. Psicol. Esc. Educ. (Impr.), Campinas, v. 9, n. 1, p. 47-57, jun. 2005. /*ref*/SILVA, P. Violência Doméstica: O Que A Escola Tem A Ver Com Isso? São Paulo, 2000. /*ref*/SILVA, A. T. B; MARTURANO, E. M. Práticas Educativas e Problemas de Comportamento: Uma Análise à Luz das Habilidades Sociais. Estud. Psicol., Natal, v. 7, n. 2, p.227-235, 2002. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista Expressão Católica http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista Expressão Católica http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Publicação UNICATÓLICA |
publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Publicação UNICATÓLICA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Expressão Católica; v. 7, n. 1 (2018): Revista Expressão Católica; 39-43 2357-8483 10.25190/rec.v7i1 reponame:Revista Expressão Católica (Online) instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) instacron:Unicatólica |
reponame_str |
Revista Expressão Católica (Online) |
collection |
Revista Expressão Católica (Online) |
instname_str |
Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) |
instacron_str |
Unicatólica |
institution |
Unicatólica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1665948716517818368 |