Avaliação do espaço aéreo faríngeo por meio da tomografia computadorizada de feixe cônico
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Dental Press Journal of Orthodontics |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-94512010000500018 |
Resumo: | INTRODUÇÃO: a avaliação do espaço aéreo superior faz parte da rotina na elaboração do diagnóstico e plano de tratamento ortodôntico. A radiografia cefalométrica em norma lateral tem sido usada rotineiramente na avaliação da permeabilidade do espaço aéreo, esbarrando na limitação de fornecer uma imagem bidimensional de uma estrutura tridimensional. A Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico (TCFC) tem entrado na realidade ortodôntica trazendo um arsenal de informações concernentes ao espaço aéreo superior. Por fornecer uma imagem tridimensional, possibilita determinar de maneira precisa a área de maior estreitamento da faringe, que ofereceria maior resistência à passagem aérea. OBJETIVOS: o propósito deste artigo é esclarecer o ortodontista quanto aos recursos disponíveis na TCFC para o diagnóstico de possíveis barreiras físicas que possam diminuir a permeabilidade das vias aéreas superiores. |
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Avaliação do espaço aéreo faríngeo por meio da tomografia computadorizada de feixe cônicoTomografia Computadorizada de Feixe CônicoFaringeEspaço aéreo superiorINTRODUÇÃO: a avaliação do espaço aéreo superior faz parte da rotina na elaboração do diagnóstico e plano de tratamento ortodôntico. A radiografia cefalométrica em norma lateral tem sido usada rotineiramente na avaliação da permeabilidade do espaço aéreo, esbarrando na limitação de fornecer uma imagem bidimensional de uma estrutura tridimensional. A Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico (TCFC) tem entrado na realidade ortodôntica trazendo um arsenal de informações concernentes ao espaço aéreo superior. Por fornecer uma imagem tridimensional, possibilita determinar de maneira precisa a área de maior estreitamento da faringe, que ofereceria maior resistência à passagem aérea. OBJETIVOS: o propósito deste artigo é esclarecer o ortodontista quanto aos recursos disponíveis na TCFC para o diagnóstico de possíveis barreiras físicas que possam diminuir a permeabilidade das vias aéreas superiores.Dental Press International2010-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-94512010000500018Dental Press Journal of Orthodontics v.15 n.5 2010reponame:Dental Press Journal of Orthodonticsinstname:Dental Press International (DPI)instacron:DPI10.1590/S2176-94512010000500018info:eu-repo/semantics/openAccessZinsly,Sabrina dos ReisMoraes,Luiz César deMoura,Paula deUrsi,Weberpor2010-11-11T00:00:00Zoai:scielo:S2176-94512010000500018Revistahttp://www.scielo.br/dpjoONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpartigos@dentalpress.com.br||davidnormando@hotmail.com2177-67092176-9451opendoar:2010-11-11T00:00Dental Press Journal of Orthodontics - Dental Press International (DPI)false |
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