Direitos humanos. Acesso à justiça. Defensoria pública. Pobreza. Exclusão social.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valéria Macedo Silva, Michelle
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Defensoria Pública da União (Online)
Texto Completo: https://revistadadpu.dpu.def.br/article/view/137
Resumo: A privação de direitos humanos básicos tem como consequência a ausência de autodeterminação social de parte da sociedade. A falta de autodeterminação social conduz à formal e precária participação popular no processo democrático. O Estado Democrático de Direito perde sua eficácia material, traduzindo inevitavelmente um regime perverso de condução das políticas públicas, incapazes de promoverem inclusão social. O Acesso à Justiça é direito humano civil e político à disposição dos indivíduos, como instrumento jurídico necessário para a busca da tutela dos demais direitos humanos básicos, relacionados ao princípio da dignidade humana. A Defensoria Pública é a instituição pública destinada a promover o Acesso à Justiça dos direitos individuais e coletivos violados da parcela da população mais vulnerável. Assim, a redução da pobreza através do empoderamento dessa classe sem capacidade de autodeterminação social constitui uma das poucas saídas para a crise do sistema democrático contemporâneo. A inserção social dos excluídos, tornando-os autônomos e autossustentáveis em relação a seus projetos de vida, através de ações afirmativas do Estado, com a criação de Defensorias Públicas, capacita os indivíduos para a efetiva participação política, criando a oportunidade do povo efetivamente influenciar no jogo democrático revertendo-o a seu favor.
id DPU_19eef846109469db78238d2535eeb2f5
oai_identifier_str oai:ojs2.172.28.97.76:article/137
network_acronym_str DPU
network_name_str Revista da Defensoria Pública da União (Online)
repository_id_str
spelling Direitos humanos. Acesso à justiça. Defensoria pública. Pobreza. Exclusão social.A privação de direitos humanos básicos tem como consequência a ausência de autodeterminação social de parte da sociedade. A falta de autodeterminação social conduz à formal e precária participação popular no processo democrático. O Estado Democrático de Direito perde sua eficácia material, traduzindo inevitavelmente um regime perverso de condução das políticas públicas, incapazes de promoverem inclusão social. O Acesso à Justiça é direito humano civil e político à disposição dos indivíduos, como instrumento jurídico necessário para a busca da tutela dos demais direitos humanos básicos, relacionados ao princípio da dignidade humana. A Defensoria Pública é a instituição pública destinada a promover o Acesso à Justiça dos direitos individuais e coletivos violados da parcela da população mais vulnerável. Assim, a redução da pobreza através do empoderamento dessa classe sem capacidade de autodeterminação social constitui uma das poucas saídas para a crise do sistema democrático contemporâneo. A inserção social dos excluídos, tornando-os autônomos e autossustentáveis em relação a seus projetos de vida, através de ações afirmativas do Estado, com a criação de Defensorias Públicas, capacita os indivíduos para a efetiva participação política, criando a oportunidade do povo efetivamente influenciar no jogo democrático revertendo-o a seu favor.Escola Nacional da Defensoria Pública da União2018-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistadadpu.dpu.def.br/article/view/13710.46901/revistadadpu.i06.p%pRevista da Defensoria Pública da União; Núm. 06 (2013): Revista da Defensoria Pública da UniãoRevista da Defensoria Pública da União; n. 06 (2013): Revista da Defensoria Pública da UniãoRevista da Defensoria Pública da União; No. 06 (2013): Revista da Defensoria Pública da União2448-45551984-032210.46901/revistadadpu.i06reponame:Revista da Defensoria Pública da União (Online)instname:Defensoria Pública da União (DPU)instacron:DPUporhttps://revistadadpu.dpu.def.br/article/view/137/119Valéria Macedo Silva, Michelleinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-07T19:17:42Zoai:ojs2.172.28.97.76:article/137Revistahttps://revistadadpu.dpu.def.br/PUBhttps://revistadadpu.dpu.def.br/oaipublicacoes.esdpu@dpu.def.br2448-45551984-0322opendoar:2023-01-12T16:09:31.468727Revista da Defensoria Pública da União (Online) - Defensoria Pública da União (DPU)true
dc.title.none.fl_str_mv Direitos humanos. Acesso à justiça. Defensoria pública. Pobreza. Exclusão social.
title Direitos humanos. Acesso à justiça. Defensoria pública. Pobreza. Exclusão social.
spellingShingle Direitos humanos. Acesso à justiça. Defensoria pública. Pobreza. Exclusão social.
Valéria Macedo Silva, Michelle
title_short Direitos humanos. Acesso à justiça. Defensoria pública. Pobreza. Exclusão social.
title_full Direitos humanos. Acesso à justiça. Defensoria pública. Pobreza. Exclusão social.
title_fullStr Direitos humanos. Acesso à justiça. Defensoria pública. Pobreza. Exclusão social.
title_full_unstemmed Direitos humanos. Acesso à justiça. Defensoria pública. Pobreza. Exclusão social.
title_sort Direitos humanos. Acesso à justiça. Defensoria pública. Pobreza. Exclusão social.
author Valéria Macedo Silva, Michelle
author_facet Valéria Macedo Silva, Michelle
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valéria Macedo Silva, Michelle
description A privação de direitos humanos básicos tem como consequência a ausência de autodeterminação social de parte da sociedade. A falta de autodeterminação social conduz à formal e precária participação popular no processo democrático. O Estado Democrático de Direito perde sua eficácia material, traduzindo inevitavelmente um regime perverso de condução das políticas públicas, incapazes de promoverem inclusão social. O Acesso à Justiça é direito humano civil e político à disposição dos indivíduos, como instrumento jurídico necessário para a busca da tutela dos demais direitos humanos básicos, relacionados ao princípio da dignidade humana. A Defensoria Pública é a instituição pública destinada a promover o Acesso à Justiça dos direitos individuais e coletivos violados da parcela da população mais vulnerável. Assim, a redução da pobreza através do empoderamento dessa classe sem capacidade de autodeterminação social constitui uma das poucas saídas para a crise do sistema democrático contemporâneo. A inserção social dos excluídos, tornando-os autônomos e autossustentáveis em relação a seus projetos de vida, através de ações afirmativas do Estado, com a criação de Defensorias Públicas, capacita os indivíduos para a efetiva participação política, criando a oportunidade do povo efetivamente influenciar no jogo democrático revertendo-o a seu favor.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistadadpu.dpu.def.br/article/view/137
10.46901/revistadadpu.i06.p%p
url https://revistadadpu.dpu.def.br/article/view/137
identifier_str_mv 10.46901/revistadadpu.i06.p%p
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistadadpu.dpu.def.br/article/view/137/119
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Nacional da Defensoria Pública da União
publisher.none.fl_str_mv Escola Nacional da Defensoria Pública da União
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Defensoria Pública da União; Núm. 06 (2013): Revista da Defensoria Pública da União
Revista da Defensoria Pública da União; n. 06 (2013): Revista da Defensoria Pública da União
Revista da Defensoria Pública da União; No. 06 (2013): Revista da Defensoria Pública da União
2448-4555
1984-0322
10.46901/revistadadpu.i06
reponame:Revista da Defensoria Pública da União (Online)
instname:Defensoria Pública da União (DPU)
instacron:DPU
instname_str Defensoria Pública da União (DPU)
instacron_str DPU
institution DPU
reponame_str Revista da Defensoria Pública da União (Online)
collection Revista da Defensoria Pública da União (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Defensoria Pública da União (Online) - Defensoria Pública da União (DPU)
repository.mail.fl_str_mv publicacoes.esdpu@dpu.def.br
_version_ 1797054102634496000