Formas e manifestações da transdisciplinaridade na produção científico-académica em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CRUZ,ELISABETE
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: COSTA,FERNANDO ALBUQUERQUE
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782015000100195
Resumo: Este artigo decorre de projeto de investigação que procura, em última instância, contribuir para clarificar o sentido atribuído à introdução de áreas de formação transdisciplinar no âmbito do currículo escolar do ensino básico. Assumindo os contornos de uma pesquisa de natureza exploratória, elege como foco de análise as formas e manifestações da transdisciplinaridade na produção científico-académica realizada em Portugal. Os resultados da análise empreendida apontam para cinco ideias-chave, que se conectam por uma intencionalidade que dá primazia à compreensão holística dos fenómenos sociais, configurando a transdisciplinaridade, como: (1) um lugar de evasão dos quotidianos rotinizados; (2) um caminho para a equidade social e os valores humanos; (3) um novo enquadramento intelectual; (4) um novo modelo de organização dos conhecimentos escolares; e (5) um modelo ideal de equipa.
id EAA-1_06e664dd741f8699499717a0fa711b26
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782015000100195
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Formas e manifestações da transdisciplinaridade na produção científico-académica em Portugaltransdisciplinaridadeprodução científico-académicaPortugalEste artigo decorre de projeto de investigação que procura, em última instância, contribuir para clarificar o sentido atribuído à introdução de áreas de formação transdisciplinar no âmbito do currículo escolar do ensino básico. Assumindo os contornos de uma pesquisa de natureza exploratória, elege como foco de análise as formas e manifestações da transdisciplinaridade na produção científico-académica realizada em Portugal. Os resultados da análise empreendida apontam para cinco ideias-chave, que se conectam por uma intencionalidade que dá primazia à compreensão holística dos fenómenos sociais, configurando a transdisciplinaridade, como: (1) um lugar de evasão dos quotidianos rotinizados; (2) um caminho para a equidade social e os valores humanos; (3) um novo enquadramento intelectual; (4) um novo modelo de organização dos conhecimentos escolares; e (5) um modelo ideal de equipa.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2015-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782015000100195Revista Brasileira de Educação v.20 n.60 2015reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782015206010info:eu-repo/semantics/openAccessCRUZ,ELISABETECOSTA,FERNANDO ALBUQUERQUEpor2015-10-09T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782015000100195Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2015-10-09T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Formas e manifestações da transdisciplinaridade na produção científico-académica em Portugal
title Formas e manifestações da transdisciplinaridade na produção científico-académica em Portugal
spellingShingle Formas e manifestações da transdisciplinaridade na produção científico-académica em Portugal
CRUZ,ELISABETE
transdisciplinaridade
produção científico-académica
Portugal
title_short Formas e manifestações da transdisciplinaridade na produção científico-académica em Portugal
title_full Formas e manifestações da transdisciplinaridade na produção científico-académica em Portugal
title_fullStr Formas e manifestações da transdisciplinaridade na produção científico-académica em Portugal
title_full_unstemmed Formas e manifestações da transdisciplinaridade na produção científico-académica em Portugal
title_sort Formas e manifestações da transdisciplinaridade na produção científico-académica em Portugal
author CRUZ,ELISABETE
author_facet CRUZ,ELISABETE
COSTA,FERNANDO ALBUQUERQUE
author_role author
author2 COSTA,FERNANDO ALBUQUERQUE
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CRUZ,ELISABETE
COSTA,FERNANDO ALBUQUERQUE
dc.subject.por.fl_str_mv transdisciplinaridade
produção científico-académica
Portugal
topic transdisciplinaridade
produção científico-académica
Portugal
description Este artigo decorre de projeto de investigação que procura, em última instância, contribuir para clarificar o sentido atribuído à introdução de áreas de formação transdisciplinar no âmbito do currículo escolar do ensino básico. Assumindo os contornos de uma pesquisa de natureza exploratória, elege como foco de análise as formas e manifestações da transdisciplinaridade na produção científico-académica realizada em Portugal. Os resultados da análise empreendida apontam para cinco ideias-chave, que se conectam por uma intencionalidade que dá primazia à compreensão holística dos fenómenos sociais, configurando a transdisciplinaridade, como: (1) um lugar de evasão dos quotidianos rotinizados; (2) um caminho para a equidade social e os valores humanos; (3) um novo enquadramento intelectual; (4) um novo modelo de organização dos conhecimentos escolares; e (5) um modelo ideal de equipa.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782015000100195
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782015000100195
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-24782015206010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.20 n.60 2015
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122491606859776