Escrita científica: Procedimentos e orientações práticas para elaboração de gêneros acadêmicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4525 |
Resumo: | Neste trabalho apresentaremos o projeto de extensão intitulado “Escrita científica: procedimentos e orientações práticas para elaboração de gêneros acadêmicos”, que objetiva apresentar e ensinar os discentes universitários, de gradua - ção e pós-graduação da Unila e demais interessados do município de Foz do Iguaçu, conceitos e normas básicas para a elaboração adequada de gêneros acadêmicos orais e escritos. Para tanto, são focalizados durante os módulos exemplos (de estruturas) de alguns dos gêneros presentes na universidade, contemplando também características da linguagem científica e as normas da ABNT. A oferta do projeto justifica-se, por um lado, pela necessidade de os discentes e formados das diferentes áreas familiarizarem-se com os mecanismos de leitura, compreensão, produção e publicação de gêneros científicos, uma vez que estes são importantes para a carreira profissional e acadêmica dos mesmos. Assim, de natureza interdisciplinar, a ação está em desenvolvimento e tem proporcionado a interação constante entre a equipe extensionista e os participantes, incentivando o diálogo entre universidade e comunidade externa para a produção de conhecimento. |
id |
UNIL_ea7dbd498b7fa638ac481b6c4d7b3c90 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/4525 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
Escrita científica: Procedimentos e orientações práticas para elaboração de gêneros acadêmicosProdução acadêmicagêneros acadêmicosescrita científicapublicaçãoSIEPESEUNIExtensãoNeste trabalho apresentaremos o projeto de extensão intitulado “Escrita científica: procedimentos e orientações práticas para elaboração de gêneros acadêmicos”, que objetiva apresentar e ensinar os discentes universitários, de gradua - ção e pós-graduação da Unila e demais interessados do município de Foz do Iguaçu, conceitos e normas básicas para a elaboração adequada de gêneros acadêmicos orais e escritos. Para tanto, são focalizados durante os módulos exemplos (de estruturas) de alguns dos gêneros presentes na universidade, contemplando também características da linguagem científica e as normas da ABNT. A oferta do projeto justifica-se, por um lado, pela necessidade de os discentes e formados das diferentes áreas familiarizarem-se com os mecanismos de leitura, compreensão, produção e publicação de gêneros científicos, uma vez que estes são importantes para a carreira profissional e acadêmica dos mesmos. Assim, de natureza interdisciplinar, a ação está em desenvolvimento e tem proporcionado a interação constante entre a equipe extensionista e os participantes, incentivando o diálogo entre universidade e comunidade externa para a produção de conhecimento.Proex/Unila2018-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4525porinfo:eu-repo/semantics/openAccessFARIÑA, Rocio GonzálezMARTINY, Franciele Mariareponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:44:54Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/4525Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:44:54Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escrita científica: Procedimentos e orientações práticas para elaboração de gêneros acadêmicos |
title |
Escrita científica: Procedimentos e orientações práticas para elaboração de gêneros acadêmicos |
spellingShingle |
Escrita científica: Procedimentos e orientações práticas para elaboração de gêneros acadêmicos FARIÑA, Rocio González Produção acadêmica gêneros acadêmicos escrita científica publicação SIEPE SEUNI Extensão |
title_short |
Escrita científica: Procedimentos e orientações práticas para elaboração de gêneros acadêmicos |
title_full |
Escrita científica: Procedimentos e orientações práticas para elaboração de gêneros acadêmicos |
title_fullStr |
Escrita científica: Procedimentos e orientações práticas para elaboração de gêneros acadêmicos |
title_full_unstemmed |
Escrita científica: Procedimentos e orientações práticas para elaboração de gêneros acadêmicos |
title_sort |
Escrita científica: Procedimentos e orientações práticas para elaboração de gêneros acadêmicos |
author |
FARIÑA, Rocio González |
author_facet |
FARIÑA, Rocio González MARTINY, Franciele Maria |
author_role |
author |
author2 |
MARTINY, Franciele Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FARIÑA, Rocio González MARTINY, Franciele Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Produção acadêmica gêneros acadêmicos escrita científica publicação SIEPE SEUNI Extensão |
topic |
Produção acadêmica gêneros acadêmicos escrita científica publicação SIEPE SEUNI Extensão |
description |
Neste trabalho apresentaremos o projeto de extensão intitulado “Escrita científica: procedimentos e orientações práticas para elaboração de gêneros acadêmicos”, que objetiva apresentar e ensinar os discentes universitários, de gradua - ção e pós-graduação da Unila e demais interessados do município de Foz do Iguaçu, conceitos e normas básicas para a elaboração adequada de gêneros acadêmicos orais e escritos. Para tanto, são focalizados durante os módulos exemplos (de estruturas) de alguns dos gêneros presentes na universidade, contemplando também características da linguagem científica e as normas da ABNT. A oferta do projeto justifica-se, por um lado, pela necessidade de os discentes e formados das diferentes áreas familiarizarem-se com os mecanismos de leitura, compreensão, produção e publicação de gêneros científicos, uma vez que estes são importantes para a carreira profissional e acadêmica dos mesmos. Assim, de natureza interdisciplinar, a ação está em desenvolvimento e tem proporcionado a interação constante entre a equipe extensionista e os participantes, incentivando o diálogo entre universidade e comunidade externa para a produção de conhecimento. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4525 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4525 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Proex/Unila |
publisher.none.fl_str_mv |
Proex/Unila |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285249373962240 |