Potenciais cooperativos do podcast escolar por uma perspectiva freinetiana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FREIRE,EUGÊNIO PACCELLI AGUIAR
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782015000401033
Resumo: RESUMO Este artigo investiga se o uso de podcast no Brasil segue a concepção cooperativa de Célestin Freinet (1998), para quem a cooperação é uma ação educativa conjunta, motivada pelo interesse espontâneo e envolta em uma atmosfera livre. Confirmada a hipótese examinada, o referencial freinetiano servirá como alicerce para a elaboração de referenciais educativos para o desenvolvimento de podcasts cooperativos escolares a partir da apropriação, contextualizada à educação formal, das relações produtivas vistas na podosfera brasileira, examinadas por meio de uma observação participante on-line. Esse procedimento será precedido da apresentação da tecnologia tratada, bem como da elucidação dos parâmetros teórico-metodológicos desta pesquisa. Como resultado desses procedimentos, foi elaborado um conjunto de referenciais para projetos que busquem trabalhar a cooperação freinetiana por meio do podcast na educação formal.
id EAA-1_09904f534bb11a74eb0cbe08ddf72af7
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782015000401033
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Potenciais cooperativos do podcast escolar por uma perspectiva freinetianacooperação em Freinettecnologia de oralidadeoralidade digitalFreinetRESUMO Este artigo investiga se o uso de podcast no Brasil segue a concepção cooperativa de Célestin Freinet (1998), para quem a cooperação é uma ação educativa conjunta, motivada pelo interesse espontâneo e envolta em uma atmosfera livre. Confirmada a hipótese examinada, o referencial freinetiano servirá como alicerce para a elaboração de referenciais educativos para o desenvolvimento de podcasts cooperativos escolares a partir da apropriação, contextualizada à educação formal, das relações produtivas vistas na podosfera brasileira, examinadas por meio de uma observação participante on-line. Esse procedimento será precedido da apresentação da tecnologia tratada, bem como da elucidação dos parâmetros teórico-metodológicos desta pesquisa. Como resultado desses procedimentos, foi elaborado um conjunto de referenciais para projetos que busquem trabalhar a cooperação freinetiana por meio do podcast na educação formal.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782015000401033Revista Brasileira de Educação v.20 n.63 2015reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782015206312info:eu-repo/semantics/openAccessFREIRE,EUGÊNIO PACCELLI AGUIARpor2015-12-03T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782015000401033Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2015-12-03T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Potenciais cooperativos do podcast escolar por uma perspectiva freinetiana
title Potenciais cooperativos do podcast escolar por uma perspectiva freinetiana
spellingShingle Potenciais cooperativos do podcast escolar por uma perspectiva freinetiana
FREIRE,EUGÊNIO PACCELLI AGUIAR
cooperação em Freinet
tecnologia de oralidade
oralidade digital
Freinet
title_short Potenciais cooperativos do podcast escolar por uma perspectiva freinetiana
title_full Potenciais cooperativos do podcast escolar por uma perspectiva freinetiana
title_fullStr Potenciais cooperativos do podcast escolar por uma perspectiva freinetiana
title_full_unstemmed Potenciais cooperativos do podcast escolar por uma perspectiva freinetiana
title_sort Potenciais cooperativos do podcast escolar por uma perspectiva freinetiana
author FREIRE,EUGÊNIO PACCELLI AGUIAR
author_facet FREIRE,EUGÊNIO PACCELLI AGUIAR
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv FREIRE,EUGÊNIO PACCELLI AGUIAR
dc.subject.por.fl_str_mv cooperação em Freinet
tecnologia de oralidade
oralidade digital
Freinet
topic cooperação em Freinet
tecnologia de oralidade
oralidade digital
Freinet
description RESUMO Este artigo investiga se o uso de podcast no Brasil segue a concepção cooperativa de Célestin Freinet (1998), para quem a cooperação é uma ação educativa conjunta, motivada pelo interesse espontâneo e envolta em uma atmosfera livre. Confirmada a hipótese examinada, o referencial freinetiano servirá como alicerce para a elaboração de referenciais educativos para o desenvolvimento de podcasts cooperativos escolares a partir da apropriação, contextualizada à educação formal, das relações produtivas vistas na podosfera brasileira, examinadas por meio de uma observação participante on-line. Esse procedimento será precedido da apresentação da tecnologia tratada, bem como da elucidação dos parâmetros teórico-metodológicos desta pesquisa. Como resultado desses procedimentos, foi elaborado um conjunto de referenciais para projetos que busquem trabalhar a cooperação freinetiana por meio do podcast na educação formal.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782015000401033
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782015000401033
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-24782015206312
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.20 n.63 2015
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122491692843008