Potenciais cooperativos do podcast escolar por uma perspectiva freinetiana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782015000401033 |
Resumo: | RESUMO Este artigo investiga se o uso de podcast no Brasil segue a concepção cooperativa de Célestin Freinet (1998), para quem a cooperação é uma ação educativa conjunta, motivada pelo interesse espontâneo e envolta em uma atmosfera livre. Confirmada a hipótese examinada, o referencial freinetiano servirá como alicerce para a elaboração de referenciais educativos para o desenvolvimento de podcasts cooperativos escolares a partir da apropriação, contextualizada à educação formal, das relações produtivas vistas na podosfera brasileira, examinadas por meio de uma observação participante on-line. Esse procedimento será precedido da apresentação da tecnologia tratada, bem como da elucidação dos parâmetros teórico-metodológicos desta pesquisa. Como resultado desses procedimentos, foi elaborado um conjunto de referenciais para projetos que busquem trabalhar a cooperação freinetiana por meio do podcast na educação formal. |
id |
EAA-1_09904f534bb11a74eb0cbe08ddf72af7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-24782015000401033 |
network_acronym_str |
EAA-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Potenciais cooperativos do podcast escolar por uma perspectiva freinetianacooperação em Freinettecnologia de oralidadeoralidade digitalFreinetRESUMO Este artigo investiga se o uso de podcast no Brasil segue a concepção cooperativa de Célestin Freinet (1998), para quem a cooperação é uma ação educativa conjunta, motivada pelo interesse espontâneo e envolta em uma atmosfera livre. Confirmada a hipótese examinada, o referencial freinetiano servirá como alicerce para a elaboração de referenciais educativos para o desenvolvimento de podcasts cooperativos escolares a partir da apropriação, contextualizada à educação formal, das relações produtivas vistas na podosfera brasileira, examinadas por meio de uma observação participante on-line. Esse procedimento será precedido da apresentação da tecnologia tratada, bem como da elucidação dos parâmetros teórico-metodológicos desta pesquisa. Como resultado desses procedimentos, foi elaborado um conjunto de referenciais para projetos que busquem trabalhar a cooperação freinetiana por meio do podcast na educação formal.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782015000401033Revista Brasileira de Educação v.20 n.63 2015reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782015206312info:eu-repo/semantics/openAccessFREIRE,EUGÊNIO PACCELLI AGUIARpor2015-12-03T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782015000401033Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2015-12-03T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Potenciais cooperativos do podcast escolar por uma perspectiva freinetiana |
title |
Potenciais cooperativos do podcast escolar por uma perspectiva freinetiana |
spellingShingle |
Potenciais cooperativos do podcast escolar por uma perspectiva freinetiana FREIRE,EUGÊNIO PACCELLI AGUIAR cooperação em Freinet tecnologia de oralidade oralidade digital Freinet |
title_short |
Potenciais cooperativos do podcast escolar por uma perspectiva freinetiana |
title_full |
Potenciais cooperativos do podcast escolar por uma perspectiva freinetiana |
title_fullStr |
Potenciais cooperativos do podcast escolar por uma perspectiva freinetiana |
title_full_unstemmed |
Potenciais cooperativos do podcast escolar por uma perspectiva freinetiana |
title_sort |
Potenciais cooperativos do podcast escolar por uma perspectiva freinetiana |
author |
FREIRE,EUGÊNIO PACCELLI AGUIAR |
author_facet |
FREIRE,EUGÊNIO PACCELLI AGUIAR |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FREIRE,EUGÊNIO PACCELLI AGUIAR |
dc.subject.por.fl_str_mv |
cooperação em Freinet tecnologia de oralidade oralidade digital Freinet |
topic |
cooperação em Freinet tecnologia de oralidade oralidade digital Freinet |
description |
RESUMO Este artigo investiga se o uso de podcast no Brasil segue a concepção cooperativa de Célestin Freinet (1998), para quem a cooperação é uma ação educativa conjunta, motivada pelo interesse espontâneo e envolta em uma atmosfera livre. Confirmada a hipótese examinada, o referencial freinetiano servirá como alicerce para a elaboração de referenciais educativos para o desenvolvimento de podcasts cooperativos escolares a partir da apropriação, contextualizada à educação formal, das relações produtivas vistas na podosfera brasileira, examinadas por meio de uma observação participante on-line. Esse procedimento será precedido da apresentação da tecnologia tratada, bem como da elucidação dos parâmetros teórico-metodológicos desta pesquisa. Como resultado desses procedimentos, foi elaborado um conjunto de referenciais para projetos que busquem trabalhar a cooperação freinetiana por meio do podcast na educação formal. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782015000401033 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782015000401033 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-24782015206312 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação v.20 n.63 2015 reponame:Revista Brasileira de Educação (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) instacron:EAA |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
instacron_str |
EAA |
institution |
EAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbe@anped.org.br |
_version_ |
1754122491692843008 |