Horizontes pós-coloniais da Pedagogia do Oprimido e suas contribuições para os estudos curriculares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima,José Gllauco Smith Avelino de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Pernambuco,Marta Maria Castanho Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100250
Resumo: RESUMO Este artigo analisa as afinidades entre o pensamento pedagógico de Paulo Freire e as teorias pós-coloniais. Parte do entendimento de que a proposta problematizadora de educação paulofreireana questiona e traz a possibilidade da desconstrução das várias formas contemporâneas da colonialidade produzidas por meio de ações educacionais que reforçam condições de opressão que cerceiam a realização da dignidade humana. Quanto ao trato metodológico, prioriza a análise bibliográfica, dialogando com autores como Paulo Freire e alguns de seus intérpretes e com autores considerados pós-colonialistas. Como considerações, destaca que as afinidades entre o ideário pedagógico de Paulo Freire e as teorias pós-coloniais corroboram uma narrativa educacional como projeto político e pós-colonialista capaz de recuperar histórias locais e suas contradições como produtoras de um conhecimento insubmisso às plurais formas de opressão e subalternidade que inviabilizam a vida digna e a humanização das pessoas.
id EAA-1_0b004952a35c7688c5cdb5a9ff666b63
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782018000100250
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Horizontes pós-coloniais da Pedagogia do Oprimido e suas contribuições para os estudos curriculareseducaçãoPaulo Freireteorias pós-coloniaisRESUMO Este artigo analisa as afinidades entre o pensamento pedagógico de Paulo Freire e as teorias pós-coloniais. Parte do entendimento de que a proposta problematizadora de educação paulofreireana questiona e traz a possibilidade da desconstrução das várias formas contemporâneas da colonialidade produzidas por meio de ações educacionais que reforçam condições de opressão que cerceiam a realização da dignidade humana. Quanto ao trato metodológico, prioriza a análise bibliográfica, dialogando com autores como Paulo Freire e alguns de seus intérpretes e com autores considerados pós-colonialistas. Como considerações, destaca que as afinidades entre o ideário pedagógico de Paulo Freire e as teorias pós-coloniais corroboram uma narrativa educacional como projeto político e pós-colonialista capaz de recuperar histórias locais e suas contradições como produtoras de um conhecimento insubmisso às plurais formas de opressão e subalternidade que inviabilizam a vida digna e a humanização das pessoas.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100250Revista Brasileira de Educação v.23 2018reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782018230063info:eu-repo/semantics/openAccessLima,José Gllauco Smith Avelino dePernambuco,Marta Maria Castanho Almeidapor2018-10-10T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782018000100250Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2018-10-10T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Horizontes pós-coloniais da Pedagogia do Oprimido e suas contribuições para os estudos curriculares
title Horizontes pós-coloniais da Pedagogia do Oprimido e suas contribuições para os estudos curriculares
spellingShingle Horizontes pós-coloniais da Pedagogia do Oprimido e suas contribuições para os estudos curriculares
Lima,José Gllauco Smith Avelino de
educação
Paulo Freire
teorias pós-coloniais
title_short Horizontes pós-coloniais da Pedagogia do Oprimido e suas contribuições para os estudos curriculares
title_full Horizontes pós-coloniais da Pedagogia do Oprimido e suas contribuições para os estudos curriculares
title_fullStr Horizontes pós-coloniais da Pedagogia do Oprimido e suas contribuições para os estudos curriculares
title_full_unstemmed Horizontes pós-coloniais da Pedagogia do Oprimido e suas contribuições para os estudos curriculares
title_sort Horizontes pós-coloniais da Pedagogia do Oprimido e suas contribuições para os estudos curriculares
author Lima,José Gllauco Smith Avelino de
author_facet Lima,José Gllauco Smith Avelino de
Pernambuco,Marta Maria Castanho Almeida
author_role author
author2 Pernambuco,Marta Maria Castanho Almeida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima,José Gllauco Smith Avelino de
Pernambuco,Marta Maria Castanho Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv educação
Paulo Freire
teorias pós-coloniais
topic educação
Paulo Freire
teorias pós-coloniais
description RESUMO Este artigo analisa as afinidades entre o pensamento pedagógico de Paulo Freire e as teorias pós-coloniais. Parte do entendimento de que a proposta problematizadora de educação paulofreireana questiona e traz a possibilidade da desconstrução das várias formas contemporâneas da colonialidade produzidas por meio de ações educacionais que reforçam condições de opressão que cerceiam a realização da dignidade humana. Quanto ao trato metodológico, prioriza a análise bibliográfica, dialogando com autores como Paulo Freire e alguns de seus intérpretes e com autores considerados pós-colonialistas. Como considerações, destaca que as afinidades entre o ideário pedagógico de Paulo Freire e as teorias pós-coloniais corroboram uma narrativa educacional como projeto político e pós-colonialista capaz de recuperar histórias locais e suas contradições como produtoras de um conhecimento insubmisso às plurais formas de opressão e subalternidade que inviabilizam a vida digna e a humanização das pessoas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100250
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100250
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-24782018230063
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.23 2018
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122492429991936