Horizontes pós-coloniais da Pedagogia do Oprimido e suas contribuições para os estudos curriculares
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100250 |
Resumo: | RESUMO Este artigo analisa as afinidades entre o pensamento pedagógico de Paulo Freire e as teorias pós-coloniais. Parte do entendimento de que a proposta problematizadora de educação paulofreireana questiona e traz a possibilidade da desconstrução das várias formas contemporâneas da colonialidade produzidas por meio de ações educacionais que reforçam condições de opressão que cerceiam a realização da dignidade humana. Quanto ao trato metodológico, prioriza a análise bibliográfica, dialogando com autores como Paulo Freire e alguns de seus intérpretes e com autores considerados pós-colonialistas. Como considerações, destaca que as afinidades entre o ideário pedagógico de Paulo Freire e as teorias pós-coloniais corroboram uma narrativa educacional como projeto político e pós-colonialista capaz de recuperar histórias locais e suas contradições como produtoras de um conhecimento insubmisso às plurais formas de opressão e subalternidade que inviabilizam a vida digna e a humanização das pessoas. |
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