Novas (re)configurações no Ministério da Educação: entre o fio de Ariadne e a mortalha de Penélope

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra,Giovani Ferreira
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Araujo,Doracina Aparecida de Castro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782014000100006
Resumo: A publicação do decreto n. 7.690, de 2 de março de 2012, incita o revigoramento do debate sobre as políticas públicas no cenário educacional brasileiro, precipuamente quanto à inclusão escolar de pessoas com deficiência, ao sinalizar para um novo arranjo no Ministério da Educação (MEC). No atual contexto, extingue-se a Secretaria de Educação Especial (SEESP) e suas atribuições são remanejadas para a pasta mosaica da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI). Compreender o impacto de tal reestruturação ministerial sobre a continuidade do projeto inclusivista em nosso país é, pois, o objetivo central deste trabalho, que para tanto recupera notas históricas e metáforas gregas, na tentativa de desvelar, levantando-se posicionamentos axiológicos sobre o tema, as contradições imbricadas nesse processo de (re)configuração política do MEC.
id EAA-1_12d502e65875df4d14ebffa74238589b
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782014000100006
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Novas (re)configurações no Ministério da Educação: entre o fio de Ariadne e a mortalha de Penélopepolíticas públicaseducação especialinclusão escolarA publicação do decreto n. 7.690, de 2 de março de 2012, incita o revigoramento do debate sobre as políticas públicas no cenário educacional brasileiro, precipuamente quanto à inclusão escolar de pessoas com deficiência, ao sinalizar para um novo arranjo no Ministério da Educação (MEC). No atual contexto, extingue-se a Secretaria de Educação Especial (SEESP) e suas atribuições são remanejadas para a pasta mosaica da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI). Compreender o impacto de tal reestruturação ministerial sobre a continuidade do projeto inclusivista em nosso país é, pois, o objetivo central deste trabalho, que para tanto recupera notas históricas e metáforas gregas, na tentativa de desvelar, levantando-se posicionamentos axiológicos sobre o tema, as contradições imbricadas nesse processo de (re)configuração política do MEC.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2014-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782014000100006Revista Brasileira de Educação v.19 n.56 2014reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782014000100006info:eu-repo/semantics/openAccessBezerra,Giovani FerreiraAraujo,Doracina Aparecida de Castropor2014-04-11T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782014000100006Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2014-04-11T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Novas (re)configurações no Ministério da Educação: entre o fio de Ariadne e a mortalha de Penélope
title Novas (re)configurações no Ministério da Educação: entre o fio de Ariadne e a mortalha de Penélope
spellingShingle Novas (re)configurações no Ministério da Educação: entre o fio de Ariadne e a mortalha de Penélope
Bezerra,Giovani Ferreira
políticas públicas
educação especial
inclusão escolar
title_short Novas (re)configurações no Ministério da Educação: entre o fio de Ariadne e a mortalha de Penélope
title_full Novas (re)configurações no Ministério da Educação: entre o fio de Ariadne e a mortalha de Penélope
title_fullStr Novas (re)configurações no Ministério da Educação: entre o fio de Ariadne e a mortalha de Penélope
title_full_unstemmed Novas (re)configurações no Ministério da Educação: entre o fio de Ariadne e a mortalha de Penélope
title_sort Novas (re)configurações no Ministério da Educação: entre o fio de Ariadne e a mortalha de Penélope
author Bezerra,Giovani Ferreira
author_facet Bezerra,Giovani Ferreira
Araujo,Doracina Aparecida de Castro
author_role author
author2 Araujo,Doracina Aparecida de Castro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra,Giovani Ferreira
Araujo,Doracina Aparecida de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv políticas públicas
educação especial
inclusão escolar
topic políticas públicas
educação especial
inclusão escolar
description A publicação do decreto n. 7.690, de 2 de março de 2012, incita o revigoramento do debate sobre as políticas públicas no cenário educacional brasileiro, precipuamente quanto à inclusão escolar de pessoas com deficiência, ao sinalizar para um novo arranjo no Ministério da Educação (MEC). No atual contexto, extingue-se a Secretaria de Educação Especial (SEESP) e suas atribuições são remanejadas para a pasta mosaica da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI). Compreender o impacto de tal reestruturação ministerial sobre a continuidade do projeto inclusivista em nosso país é, pois, o objetivo central deste trabalho, que para tanto recupera notas históricas e metáforas gregas, na tentativa de desvelar, levantando-se posicionamentos axiológicos sobre o tema, as contradições imbricadas nesse processo de (re)configuração política do MEC.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782014000100006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782014000100006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-24782014000100006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.19 n.56 2014
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122491293335552