Responsabilidade social da educação superior: mapeamento e tendências temáticas da produção científica brasileira (1990-2011)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CALDERÓN,ADOLFO IGNACIO
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: GOMES,CLEBER FERNANDO, BORGES,REGILSON MACIEL
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782016000300653
Resumo: RESUMO Este artigo analisa a produção científica sobre a responsabilidade social da educação superior (RSES) com base em teses de doutorado e dissertações de mestrado defendidas no Brasil, de 1990 a 2011. Metodologicamente, é um estudo bibliográfico do tipo estado da arte. Após a construção da linha do tempo da produção científica, levantaram-se as áreas do conhecimento predominantes, as regiões geográficas de origem e a procedência institucional. Identificaram-se três eixos temáticos: gestão universitária, aspectos teórico-conceituais e normativos e formação universitária. No âmbito dos estudos produzidos em mestrados acadêmicos e doutorados, constatou-se que a temática RSES é essencialmente multidisciplinar, que desafia, particularmente, os programas de pós-graduação em administração e em educação, com destaque para estudos sobre a gestão universitária, objetivando não só o bom desempenho no mercado educacional, mas também a formação para o desenvolvimento humano.
id EAA-1_18577daf285e84624063f4ae00a1be0b
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782016000300653
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Responsabilidade social da educação superior: mapeamento e tendências temáticas da produção científica brasileira (1990-2011)universidadeeducação superiorresponsabilidade social da educação superiorRESUMO Este artigo analisa a produção científica sobre a responsabilidade social da educação superior (RSES) com base em teses de doutorado e dissertações de mestrado defendidas no Brasil, de 1990 a 2011. Metodologicamente, é um estudo bibliográfico do tipo estado da arte. Após a construção da linha do tempo da produção científica, levantaram-se as áreas do conhecimento predominantes, as regiões geográficas de origem e a procedência institucional. Identificaram-se três eixos temáticos: gestão universitária, aspectos teórico-conceituais e normativos e formação universitária. No âmbito dos estudos produzidos em mestrados acadêmicos e doutorados, constatou-se que a temática RSES é essencialmente multidisciplinar, que desafia, particularmente, os programas de pós-graduação em administração e em educação, com destaque para estudos sobre a gestão universitária, objetivando não só o bom desempenho no mercado educacional, mas também a formação para o desenvolvimento humano.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2016-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782016000300653Revista Brasileira de Educação v.21 n.66 2016reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782016216634info:eu-repo/semantics/openAccessCALDERÓN,ADOLFO IGNACIOGOMES,CLEBER FERNANDOBORGES,REGILSON MACIELpor2016-10-05T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782016000300653Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2016-10-05T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Responsabilidade social da educação superior: mapeamento e tendências temáticas da produção científica brasileira (1990-2011)
title Responsabilidade social da educação superior: mapeamento e tendências temáticas da produção científica brasileira (1990-2011)
spellingShingle Responsabilidade social da educação superior: mapeamento e tendências temáticas da produção científica brasileira (1990-2011)
CALDERÓN,ADOLFO IGNACIO
universidade
educação superior
responsabilidade social da educação superior
title_short Responsabilidade social da educação superior: mapeamento e tendências temáticas da produção científica brasileira (1990-2011)
title_full Responsabilidade social da educação superior: mapeamento e tendências temáticas da produção científica brasileira (1990-2011)
title_fullStr Responsabilidade social da educação superior: mapeamento e tendências temáticas da produção científica brasileira (1990-2011)
title_full_unstemmed Responsabilidade social da educação superior: mapeamento e tendências temáticas da produção científica brasileira (1990-2011)
title_sort Responsabilidade social da educação superior: mapeamento e tendências temáticas da produção científica brasileira (1990-2011)
author CALDERÓN,ADOLFO IGNACIO
author_facet CALDERÓN,ADOLFO IGNACIO
GOMES,CLEBER FERNANDO
BORGES,REGILSON MACIEL
author_role author
author2 GOMES,CLEBER FERNANDO
BORGES,REGILSON MACIEL
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CALDERÓN,ADOLFO IGNACIO
GOMES,CLEBER FERNANDO
BORGES,REGILSON MACIEL
dc.subject.por.fl_str_mv universidade
educação superior
responsabilidade social da educação superior
topic universidade
educação superior
responsabilidade social da educação superior
description RESUMO Este artigo analisa a produção científica sobre a responsabilidade social da educação superior (RSES) com base em teses de doutorado e dissertações de mestrado defendidas no Brasil, de 1990 a 2011. Metodologicamente, é um estudo bibliográfico do tipo estado da arte. Após a construção da linha do tempo da produção científica, levantaram-se as áreas do conhecimento predominantes, as regiões geográficas de origem e a procedência institucional. Identificaram-se três eixos temáticos: gestão universitária, aspectos teórico-conceituais e normativos e formação universitária. No âmbito dos estudos produzidos em mestrados acadêmicos e doutorados, constatou-se que a temática RSES é essencialmente multidisciplinar, que desafia, particularmente, os programas de pós-graduação em administração e em educação, com destaque para estudos sobre a gestão universitária, objetivando não só o bom desempenho no mercado educacional, mas também a formação para o desenvolvimento humano.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782016000300653
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782016000300653
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-24782016216634
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.21 n.66 2016
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122491984347136