Responsabilidade social da educação superior: mapeamento e tendências temáticas da produção científica brasileira (1990-2011)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782016000300653 |
Resumo: | RESUMO Este artigo analisa a produção científica sobre a responsabilidade social da educação superior (RSES) com base em teses de doutorado e dissertações de mestrado defendidas no Brasil, de 1990 a 2011. Metodologicamente, é um estudo bibliográfico do tipo estado da arte. Após a construção da linha do tempo da produção científica, levantaram-se as áreas do conhecimento predominantes, as regiões geográficas de origem e a procedência institucional. Identificaram-se três eixos temáticos: gestão universitária, aspectos teórico-conceituais e normativos e formação universitária. No âmbito dos estudos produzidos em mestrados acadêmicos e doutorados, constatou-se que a temática RSES é essencialmente multidisciplinar, que desafia, particularmente, os programas de pós-graduação em administração e em educação, com destaque para estudos sobre a gestão universitária, objetivando não só o bom desempenho no mercado educacional, mas também a formação para o desenvolvimento humano. |
id |
EAA-1_18577daf285e84624063f4ae00a1be0b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-24782016000300653 |
network_acronym_str |
EAA-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Responsabilidade social da educação superior: mapeamento e tendências temáticas da produção científica brasileira (1990-2011)universidadeeducação superiorresponsabilidade social da educação superiorRESUMO Este artigo analisa a produção científica sobre a responsabilidade social da educação superior (RSES) com base em teses de doutorado e dissertações de mestrado defendidas no Brasil, de 1990 a 2011. Metodologicamente, é um estudo bibliográfico do tipo estado da arte. Após a construção da linha do tempo da produção científica, levantaram-se as áreas do conhecimento predominantes, as regiões geográficas de origem e a procedência institucional. Identificaram-se três eixos temáticos: gestão universitária, aspectos teórico-conceituais e normativos e formação universitária. No âmbito dos estudos produzidos em mestrados acadêmicos e doutorados, constatou-se que a temática RSES é essencialmente multidisciplinar, que desafia, particularmente, os programas de pós-graduação em administração e em educação, com destaque para estudos sobre a gestão universitária, objetivando não só o bom desempenho no mercado educacional, mas também a formação para o desenvolvimento humano.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2016-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782016000300653Revista Brasileira de Educação v.21 n.66 2016reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782016216634info:eu-repo/semantics/openAccessCALDERÓN,ADOLFO IGNACIOGOMES,CLEBER FERNANDOBORGES,REGILSON MACIELpor2016-10-05T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782016000300653Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2016-10-05T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Responsabilidade social da educação superior: mapeamento e tendências temáticas da produção científica brasileira (1990-2011) |
title |
Responsabilidade social da educação superior: mapeamento e tendências temáticas da produção científica brasileira (1990-2011) |
spellingShingle |
Responsabilidade social da educação superior: mapeamento e tendências temáticas da produção científica brasileira (1990-2011) CALDERÓN,ADOLFO IGNACIO universidade educação superior responsabilidade social da educação superior |
title_short |
Responsabilidade social da educação superior: mapeamento e tendências temáticas da produção científica brasileira (1990-2011) |
title_full |
Responsabilidade social da educação superior: mapeamento e tendências temáticas da produção científica brasileira (1990-2011) |
title_fullStr |
Responsabilidade social da educação superior: mapeamento e tendências temáticas da produção científica brasileira (1990-2011) |
title_full_unstemmed |
Responsabilidade social da educação superior: mapeamento e tendências temáticas da produção científica brasileira (1990-2011) |
title_sort |
Responsabilidade social da educação superior: mapeamento e tendências temáticas da produção científica brasileira (1990-2011) |
author |
CALDERÓN,ADOLFO IGNACIO |
author_facet |
CALDERÓN,ADOLFO IGNACIO GOMES,CLEBER FERNANDO BORGES,REGILSON MACIEL |
author_role |
author |
author2 |
GOMES,CLEBER FERNANDO BORGES,REGILSON MACIEL |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CALDERÓN,ADOLFO IGNACIO GOMES,CLEBER FERNANDO BORGES,REGILSON MACIEL |
dc.subject.por.fl_str_mv |
universidade educação superior responsabilidade social da educação superior |
topic |
universidade educação superior responsabilidade social da educação superior |
description |
RESUMO Este artigo analisa a produção científica sobre a responsabilidade social da educação superior (RSES) com base em teses de doutorado e dissertações de mestrado defendidas no Brasil, de 1990 a 2011. Metodologicamente, é um estudo bibliográfico do tipo estado da arte. Após a construção da linha do tempo da produção científica, levantaram-se as áreas do conhecimento predominantes, as regiões geográficas de origem e a procedência institucional. Identificaram-se três eixos temáticos: gestão universitária, aspectos teórico-conceituais e normativos e formação universitária. No âmbito dos estudos produzidos em mestrados acadêmicos e doutorados, constatou-se que a temática RSES é essencialmente multidisciplinar, que desafia, particularmente, os programas de pós-graduação em administração e em educação, com destaque para estudos sobre a gestão universitária, objetivando não só o bom desempenho no mercado educacional, mas também a formação para o desenvolvimento humano. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782016000300653 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782016000300653 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-24782016216634 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação v.21 n.66 2016 reponame:Revista Brasileira de Educação (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) instacron:EAA |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
instacron_str |
EAA |
institution |
EAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbe@anped.org.br |
_version_ |
1754122491984347136 |