Migração rural-urbana por demanda educacional no Médio Solimões, Amazonas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira,Heloisa Corrêa
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Nascimento,Ana Claudeise Silva do, Moura,Edila Arnaud Ferreira, Corrêa,Dávila Suelen Souza, Chagas,Hudson Cruz das
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782022000100217
Resumo: RESUMO Este artigo aborda a relação entre migração rural-urbana e educação no contexto das populações tradicionais ribeirinhas moradoras da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã, no estado do Amazonas. Objetiva identificar como o contexto das migrações por fatores educacionais nessa unidade de conservação difere dos estudos que discutem a relação entre migração e educação. Foram usados dados quantitativos Sistema de Monitoramento Demográfico e Econômico do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá que comparam as mudanças no contexto migratório e educacional de 69 localidades rurais da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã, 568 unidades domésticas em 2011 e 676 em 2018. Os resultados demostraram aumento de 71% nas migrações rurais-urbanas por fatores educacionais e mudança no perfil educacional dos moradores, que revela novas demandas por educação na área. A demanda educacional não atendida tem influenciado nas decisões migratórias dos moradores, consequência do distanciamento entre as políticas educacionais e a realidade presente no rural amazônico.
id EAA-1_1949e67b24ff9e77a30ffc00ff0a198c
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782022000100217
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Migração rural-urbana por demanda educacional no Médio Solimões, Amazonaseducação no ruralpolíticas educacionaisdeslocamento rural-urbanounidade de conservaçãoRESUMO Este artigo aborda a relação entre migração rural-urbana e educação no contexto das populações tradicionais ribeirinhas moradoras da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã, no estado do Amazonas. Objetiva identificar como o contexto das migrações por fatores educacionais nessa unidade de conservação difere dos estudos que discutem a relação entre migração e educação. Foram usados dados quantitativos Sistema de Monitoramento Demográfico e Econômico do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá que comparam as mudanças no contexto migratório e educacional de 69 localidades rurais da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã, 568 unidades domésticas em 2011 e 676 em 2018. Os resultados demostraram aumento de 71% nas migrações rurais-urbanas por fatores educacionais e mudança no perfil educacional dos moradores, que revela novas demandas por educação na área. A demanda educacional não atendida tem influenciado nas decisões migratórias dos moradores, consequência do distanciamento entre as políticas educacionais e a realidade presente no rural amazônico.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782022000100217Revista Brasileira de Educação v.27 2022reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782022270029info:eu-repo/semantics/openAccessPereira,Heloisa CorrêaNascimento,Ana Claudeise Silva doMoura,Edila Arnaud FerreiraCorrêa,Dávila Suelen SouzaChagas,Hudson Cruz daspor2022-05-04T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782022000100217Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2022-05-04T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Migração rural-urbana por demanda educacional no Médio Solimões, Amazonas
title Migração rural-urbana por demanda educacional no Médio Solimões, Amazonas
spellingShingle Migração rural-urbana por demanda educacional no Médio Solimões, Amazonas
Pereira,Heloisa Corrêa
educação no rural
políticas educacionais
deslocamento rural-urbano
unidade de conservação
title_short Migração rural-urbana por demanda educacional no Médio Solimões, Amazonas
title_full Migração rural-urbana por demanda educacional no Médio Solimões, Amazonas
title_fullStr Migração rural-urbana por demanda educacional no Médio Solimões, Amazonas
title_full_unstemmed Migração rural-urbana por demanda educacional no Médio Solimões, Amazonas
title_sort Migração rural-urbana por demanda educacional no Médio Solimões, Amazonas
author Pereira,Heloisa Corrêa
author_facet Pereira,Heloisa Corrêa
Nascimento,Ana Claudeise Silva do
Moura,Edila Arnaud Ferreira
Corrêa,Dávila Suelen Souza
Chagas,Hudson Cruz das
author_role author
author2 Nascimento,Ana Claudeise Silva do
Moura,Edila Arnaud Ferreira
Corrêa,Dávila Suelen Souza
Chagas,Hudson Cruz das
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira,Heloisa Corrêa
Nascimento,Ana Claudeise Silva do
Moura,Edila Arnaud Ferreira
Corrêa,Dávila Suelen Souza
Chagas,Hudson Cruz das
dc.subject.por.fl_str_mv educação no rural
políticas educacionais
deslocamento rural-urbano
unidade de conservação
topic educação no rural
políticas educacionais
deslocamento rural-urbano
unidade de conservação
description RESUMO Este artigo aborda a relação entre migração rural-urbana e educação no contexto das populações tradicionais ribeirinhas moradoras da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã, no estado do Amazonas. Objetiva identificar como o contexto das migrações por fatores educacionais nessa unidade de conservação difere dos estudos que discutem a relação entre migração e educação. Foram usados dados quantitativos Sistema de Monitoramento Demográfico e Econômico do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá que comparam as mudanças no contexto migratório e educacional de 69 localidades rurais da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã, 568 unidades domésticas em 2011 e 676 em 2018. Os resultados demostraram aumento de 71% nas migrações rurais-urbanas por fatores educacionais e mudança no perfil educacional dos moradores, que revela novas demandas por educação na área. A demanda educacional não atendida tem influenciado nas decisões migratórias dos moradores, consequência do distanciamento entre as políticas educacionais e a realidade presente no rural amazônico.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782022000100217
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782022000100217
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-24782022270029
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.27 2022
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122493420896256