Desenvolvimento profissional docente numa licenciatura: interlocuções sobre o projeto integrador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAMBRAIA,ADÃO CARON
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: ZANON,LENIR BASSO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100235
Resumo: RESUMO Este texto tem como objetivo entender as características que limitam e/ou favorecem o Desenvolvimento Profissional do Docente (DPD) por meio do planejamento, do desenvolvimento e da avaliação do Projeto Integrador (PI). Para essa análise, criamos, no curso de Licenciatura em Computação (LC) do Instituto Federal Farroupilha - Campus Santo Augusto, um grupo de estudo coletivo, denominado Desenvolvimento Profissional Docente na Licenciatura em Computação (DPDLiC), que teve como base teórica a pesquisa-ação. Os encontros foram organizados de forma presencial e no ciberespaço, com vistas a proporcionar uma participação ativa dos professores. O estudo possibilitou entender e reforçar a concepção de que os próprios professores/formadores, ao organizar colaborativamente o PI, responsabilizam-se pela formação de seus pares e favorecem o DPD.
id EAA-1_1b89fb62cd946fa8ec90ec5cad51b395
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782018000100235
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Desenvolvimento profissional docente numa licenciatura: interlocuções sobre o projeto integradordesenvolvimento profissional docentepesquisa-açãoprojeto integradorRESUMO Este texto tem como objetivo entender as características que limitam e/ou favorecem o Desenvolvimento Profissional do Docente (DPD) por meio do planejamento, do desenvolvimento e da avaliação do Projeto Integrador (PI). Para essa análise, criamos, no curso de Licenciatura em Computação (LC) do Instituto Federal Farroupilha - Campus Santo Augusto, um grupo de estudo coletivo, denominado Desenvolvimento Profissional Docente na Licenciatura em Computação (DPDLiC), que teve como base teórica a pesquisa-ação. Os encontros foram organizados de forma presencial e no ciberespaço, com vistas a proporcionar uma participação ativa dos professores. O estudo possibilitou entender e reforçar a concepção de que os próprios professores/formadores, ao organizar colaborativamente o PI, responsabilizam-se pela formação de seus pares e favorecem o DPD.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100235Revista Brasileira de Educação v.23 2018reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782018230043info:eu-repo/semantics/openAccessCAMBRAIA,ADÃO CARONZANON,LENIR BASSOpor2018-07-24T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782018000100235Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2018-07-24T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento profissional docente numa licenciatura: interlocuções sobre o projeto integrador
title Desenvolvimento profissional docente numa licenciatura: interlocuções sobre o projeto integrador
spellingShingle Desenvolvimento profissional docente numa licenciatura: interlocuções sobre o projeto integrador
CAMBRAIA,ADÃO CARON
desenvolvimento profissional docente
pesquisa-ação
projeto integrador
title_short Desenvolvimento profissional docente numa licenciatura: interlocuções sobre o projeto integrador
title_full Desenvolvimento profissional docente numa licenciatura: interlocuções sobre o projeto integrador
title_fullStr Desenvolvimento profissional docente numa licenciatura: interlocuções sobre o projeto integrador
title_full_unstemmed Desenvolvimento profissional docente numa licenciatura: interlocuções sobre o projeto integrador
title_sort Desenvolvimento profissional docente numa licenciatura: interlocuções sobre o projeto integrador
author CAMBRAIA,ADÃO CARON
author_facet CAMBRAIA,ADÃO CARON
ZANON,LENIR BASSO
author_role author
author2 ZANON,LENIR BASSO
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CAMBRAIA,ADÃO CARON
ZANON,LENIR BASSO
dc.subject.por.fl_str_mv desenvolvimento profissional docente
pesquisa-ação
projeto integrador
topic desenvolvimento profissional docente
pesquisa-ação
projeto integrador
description RESUMO Este texto tem como objetivo entender as características que limitam e/ou favorecem o Desenvolvimento Profissional do Docente (DPD) por meio do planejamento, do desenvolvimento e da avaliação do Projeto Integrador (PI). Para essa análise, criamos, no curso de Licenciatura em Computação (LC) do Instituto Federal Farroupilha - Campus Santo Augusto, um grupo de estudo coletivo, denominado Desenvolvimento Profissional Docente na Licenciatura em Computação (DPDLiC), que teve como base teórica a pesquisa-ação. Os encontros foram organizados de forma presencial e no ciberespaço, com vistas a proporcionar uma participação ativa dos professores. O estudo possibilitou entender e reforçar a concepção de que os próprios professores/formadores, ao organizar colaborativamente o PI, responsabilizam-se pela formação de seus pares e favorecem o DPD.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100235
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100235
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-24782018230043
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.23 2018
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122492405874688