Do professor informante ao professor parceiro: Reflexões sobre o papel da universidade para o desenvolvimento profissional de professores e as mudanças na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giovani, Luciana Maria [UNESP]
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32621998000100005
http://hdl.handle.net/11449/28241
Resumo: Este trabalho advoga a idéia de que os relacionamentos colaborativos entre universidade e escolas de 1º e 2º graus representam alternativa metodológica privilegiada tanto para investigação, quanto para atuação sobre o desenvolvimento profissional de professores e suas condições de trabalho. Projetos de natureza coletiva, que aproximam a pesquisa da realidade a ser estudada, como a pesquisa-ação colaborativa, constituem exemplos muito positivos de parceria entre universidade e escolas de 1º e 2º graus, porque geram oportunidades de exercício de práticas inovadoras no interior das escolas e o desenvolvimento de profissionais reflexivos em educação.Por se voltarem para a renovação simultânea de ambas as instituições envolvidas (universidade e escolas), de seus profissionais e de suas práticas, projetos colaborativos permitem, especialmente, que aprendamos mais sobre formas alternativas de iniciar e consolidar mudanças educacionais.
id UNSP_8a5bb741004dfe00a16b970306f6ad35
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/28241
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Do professor informante ao professor parceiro: Reflexões sobre o papel da universidade para o desenvolvimento profissional de professores e as mudanças na escolaFrom informer teacher to partner teacher: Reflections on the role of the university towards teachers' professional development and changes at schoolPesquisa-ação colaborativadesenvolvimento profissional docentemudança educacionalEste trabalho advoga a idéia de que os relacionamentos colaborativos entre universidade e escolas de 1º e 2º graus representam alternativa metodológica privilegiada tanto para investigação, quanto para atuação sobre o desenvolvimento profissional de professores e suas condições de trabalho. Projetos de natureza coletiva, que aproximam a pesquisa da realidade a ser estudada, como a pesquisa-ação colaborativa, constituem exemplos muito positivos de parceria entre universidade e escolas de 1º e 2º graus, porque geram oportunidades de exercício de práticas inovadoras no interior das escolas e o desenvolvimento de profissionais reflexivos em educação.Por se voltarem para a renovação simultânea de ambas as instituições envolvidas (universidade e escolas), de seus profissionais e de suas práticas, projetos colaborativos permitem, especialmente, que aprendamos mais sobre formas alternativas de iniciar e consolidar mudanças educacionais.This work idea is that the collaborative relationships between university and primary and secondary schools are a better methodological alternative to the investigation and influence in teachers' professional development and work conditions. Collective projects which make research closer to the reality to be studied, as the collaborative research-action, are very positive examples of partnership between university and primary and secondary schools, due to the fact that they produce opportunities for innovating work practices inside schools and develop reflective professionals at education. Taking into account that they renovate the involved institutions (universities and schools), their professionals and their practices, the collaborative projects specially allow us to learn more about alternative ways of initiating and consolidating educational changes.UnespUnespCentro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Giovani, Luciana Maria [UNESP]2014-05-20T15:12:02Z2014-05-20T15:12:02Z1998-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article46-58http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32621998000100005Cadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 19, n. 44, p. 46-58, 1998.0101-3262http://hdl.handle.net/11449/2824110.1590/S0101-32621998000100005S0101-32621998000100005SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCadernos CEDES0,119info:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-22T19:57:51Zoai:repositorio.unesp.br:11449/28241Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462021-10-22T19:57:51Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Do professor informante ao professor parceiro: Reflexões sobre o papel da universidade para o desenvolvimento profissional de professores e as mudanças na escola
From informer teacher to partner teacher: Reflections on the role of the university towards teachers' professional development and changes at school
title Do professor informante ao professor parceiro: Reflexões sobre o papel da universidade para o desenvolvimento profissional de professores e as mudanças na escola
spellingShingle Do professor informante ao professor parceiro: Reflexões sobre o papel da universidade para o desenvolvimento profissional de professores e as mudanças na escola
Giovani, Luciana Maria [UNESP]
Pesquisa-ação colaborativa
desenvolvimento profissional docente
mudança educacional
title_short Do professor informante ao professor parceiro: Reflexões sobre o papel da universidade para o desenvolvimento profissional de professores e as mudanças na escola
title_full Do professor informante ao professor parceiro: Reflexões sobre o papel da universidade para o desenvolvimento profissional de professores e as mudanças na escola
title_fullStr Do professor informante ao professor parceiro: Reflexões sobre o papel da universidade para o desenvolvimento profissional de professores e as mudanças na escola
title_full_unstemmed Do professor informante ao professor parceiro: Reflexões sobre o papel da universidade para o desenvolvimento profissional de professores e as mudanças na escola
title_sort Do professor informante ao professor parceiro: Reflexões sobre o papel da universidade para o desenvolvimento profissional de professores e as mudanças na escola
author Giovani, Luciana Maria [UNESP]
author_facet Giovani, Luciana Maria [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Giovani, Luciana Maria [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa-ação colaborativa
desenvolvimento profissional docente
mudança educacional
topic Pesquisa-ação colaborativa
desenvolvimento profissional docente
mudança educacional
description Este trabalho advoga a idéia de que os relacionamentos colaborativos entre universidade e escolas de 1º e 2º graus representam alternativa metodológica privilegiada tanto para investigação, quanto para atuação sobre o desenvolvimento profissional de professores e suas condições de trabalho. Projetos de natureza coletiva, que aproximam a pesquisa da realidade a ser estudada, como a pesquisa-ação colaborativa, constituem exemplos muito positivos de parceria entre universidade e escolas de 1º e 2º graus, porque geram oportunidades de exercício de práticas inovadoras no interior das escolas e o desenvolvimento de profissionais reflexivos em educação.Por se voltarem para a renovação simultânea de ambas as instituições envolvidas (universidade e escolas), de seus profissionais e de suas práticas, projetos colaborativos permitem, especialmente, que aprendamos mais sobre formas alternativas de iniciar e consolidar mudanças educacionais.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-04-01
2014-05-20T15:12:02Z
2014-05-20T15:12:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32621998000100005
Cadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 19, n. 44, p. 46-58, 1998.
0101-3262
http://hdl.handle.net/11449/28241
10.1590/S0101-32621998000100005
S0101-32621998000100005
url http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32621998000100005
http://hdl.handle.net/11449/28241
identifier_str_mv Cadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 19, n. 44, p. 46-58, 1998.
0101-3262
10.1590/S0101-32621998000100005
S0101-32621998000100005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cadernos CEDES
0,119
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 46-58
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649897645211648