Cultura digital, imaginários de trabalho docente e a profissionalização do ensino: a série Rita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Penteado,Regina Zanella
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Budin,Clayton José, Costa,Belarmino Cesar Guimarães da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782022000100242
Resumo: RESUMO Esta pesquisa documental objetiva identificar imaginários de trabalho docente expressos/difundidos na série Rita (Netflix, por streaming), protagonizada por uma professora. Da análise, emergiram os imaginários de trabalho docente: solitário e individualizado; temporalizado, regrado e rotinizado; conflitivo; técnico; apartado do debate social e com práticas pedagógicas tradicionais; submetido a relações autoritárias, competitivas, ameaçadoras, disciplinares e punitivas. Tais imaginários correspondem a concepções antigas de ensino (como vocação e ofício) e a uma socialização docente marcada pela feminização - avessas às formas contemporâneas de ensino e à ideia de docência como profissão. A abordagem considera o contexto da cultura digital que incide nas formas de percepção e representação da docência no espaço público da educação, expressando/difundindo imaginários que atravancam o debate social da profissionalização docente.
id EAA-1_2051aec087ce771853232e363cd09d6b
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782022000100242
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Cultura digital, imaginários de trabalho docente e a profissionalização do ensino: a série Ritaprofissionalização do ensinoformação de professorestrabalho docentesocialização docentecultura digitalRESUMO Esta pesquisa documental objetiva identificar imaginários de trabalho docente expressos/difundidos na série Rita (Netflix, por streaming), protagonizada por uma professora. Da análise, emergiram os imaginários de trabalho docente: solitário e individualizado; temporalizado, regrado e rotinizado; conflitivo; técnico; apartado do debate social e com práticas pedagógicas tradicionais; submetido a relações autoritárias, competitivas, ameaçadoras, disciplinares e punitivas. Tais imaginários correspondem a concepções antigas de ensino (como vocação e ofício) e a uma socialização docente marcada pela feminização - avessas às formas contemporâneas de ensino e à ideia de docência como profissão. A abordagem considera o contexto da cultura digital que incide nas formas de percepção e representação da docência no espaço público da educação, expressando/difundindo imaginários que atravancam o debate social da profissionalização docente.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782022000100242Revista Brasileira de Educação v.27 2022reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782022270065info:eu-repo/semantics/openAccessPenteado,Regina ZanellaBudin,Clayton JoséCosta,Belarmino Cesar Guimarães dapor2022-07-29T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782022000100242Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2022-07-29T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Cultura digital, imaginários de trabalho docente e a profissionalização do ensino: a série Rita
title Cultura digital, imaginários de trabalho docente e a profissionalização do ensino: a série Rita
spellingShingle Cultura digital, imaginários de trabalho docente e a profissionalização do ensino: a série Rita
Penteado,Regina Zanella
profissionalização do ensino
formação de professores
trabalho docente
socialização docente
cultura digital
title_short Cultura digital, imaginários de trabalho docente e a profissionalização do ensino: a série Rita
title_full Cultura digital, imaginários de trabalho docente e a profissionalização do ensino: a série Rita
title_fullStr Cultura digital, imaginários de trabalho docente e a profissionalização do ensino: a série Rita
title_full_unstemmed Cultura digital, imaginários de trabalho docente e a profissionalização do ensino: a série Rita
title_sort Cultura digital, imaginários de trabalho docente e a profissionalização do ensino: a série Rita
author Penteado,Regina Zanella
author_facet Penteado,Regina Zanella
Budin,Clayton José
Costa,Belarmino Cesar Guimarães da
author_role author
author2 Budin,Clayton José
Costa,Belarmino Cesar Guimarães da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Penteado,Regina Zanella
Budin,Clayton José
Costa,Belarmino Cesar Guimarães da
dc.subject.por.fl_str_mv profissionalização do ensino
formação de professores
trabalho docente
socialização docente
cultura digital
topic profissionalização do ensino
formação de professores
trabalho docente
socialização docente
cultura digital
description RESUMO Esta pesquisa documental objetiva identificar imaginários de trabalho docente expressos/difundidos na série Rita (Netflix, por streaming), protagonizada por uma professora. Da análise, emergiram os imaginários de trabalho docente: solitário e individualizado; temporalizado, regrado e rotinizado; conflitivo; técnico; apartado do debate social e com práticas pedagógicas tradicionais; submetido a relações autoritárias, competitivas, ameaçadoras, disciplinares e punitivas. Tais imaginários correspondem a concepções antigas de ensino (como vocação e ofício) e a uma socialização docente marcada pela feminização - avessas às formas contemporâneas de ensino e à ideia de docência como profissão. A abordagem considera o contexto da cultura digital que incide nas formas de percepção e representação da docência no espaço público da educação, expressando/difundindo imaginários que atravancam o debate social da profissionalização docente.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782022000100242
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782022000100242
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-24782022270065
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.27 2022
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122493456547840