Profissionalização docente: entre vocação e formação.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação Ciência e Cultura |
Texto Completo: | https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/195 |
Resumo: | O presente artigo reflete sobre o processo de construção e de reconstrução do profissionalismo docente. Parte-se de uma alusão histórica e se lhe acrescentam outros elementos relevantes para formar e interpretar o conceito de profissionalidade. Esses elementos são a feminilização, o idealismo, a vocação e a divinização do ato pedagógico. Finalmente, enfatiza-se a importância da formação no processo de construção da imagem e da profissionalização docentes.Palavras-chave: profissionalização docente; vocação; formação; idealismo.Abstract: This article reflects about the process of construction and reconstruction of teaching professionalism. It starts with a historical allusion and adds other relevant elements to form and interpret the concept of professionalism. These elements are the feminization, idealism, vocation and deification of the pedagogical act. Finally, we emphasize the importance of training in the construction of the image and professionalism of teachers.Key-words: teaching professionalization, vocation, training, idealism |
id |
UNILASALLE-2_d7fdce5e9dcbdaee1e4dda2c0fc77c37 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/195 |
network_acronym_str |
UNILASALLE-2 |
network_name_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository_id_str |
|
spelling |
Profissionalização docente: entre vocação e formação.profissionalização docente; vocação; formação; idealismoO presente artigo reflete sobre o processo de construção e de reconstrução do profissionalismo docente. Parte-se de uma alusão histórica e se lhe acrescentam outros elementos relevantes para formar e interpretar o conceito de profissionalidade. Esses elementos são a feminilização, o idealismo, a vocação e a divinização do ato pedagógico. Finalmente, enfatiza-se a importância da formação no processo de construção da imagem e da profissionalização docentes.Palavras-chave: profissionalização docente; vocação; formação; idealismo.Abstract: This article reflects about the process of construction and reconstruction of teaching professionalism. It starts with a historical allusion and adds other relevant elements to form and interpret the concept of professionalism. These elements are the feminization, idealism, vocation and deification of the pedagogical act. Finally, we emphasize the importance of training in the construction of the image and professionalism of teachers.Key-words: teaching professionalization, vocation, training, idealismUniversidade LaSalle - Unilasalle CanoasLengert, Rainer2012-01-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/19510.18316/195Educação, Ciência e Cultura; v. 16, n. 2 (2011); p. 11-232236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/195/209info:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-05T15:23:25Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/195Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2017-09-05T15:23:25Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Profissionalização docente: entre vocação e formação. |
title |
Profissionalização docente: entre vocação e formação. |
spellingShingle |
Profissionalização docente: entre vocação e formação. Lengert, Rainer profissionalização docente; vocação; formação; idealismo |
title_short |
Profissionalização docente: entre vocação e formação. |
title_full |
Profissionalização docente: entre vocação e formação. |
title_fullStr |
Profissionalização docente: entre vocação e formação. |
title_full_unstemmed |
Profissionalização docente: entre vocação e formação. |
title_sort |
Profissionalização docente: entre vocação e formação. |
author |
Lengert, Rainer |
author_facet |
Lengert, Rainer |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lengert, Rainer |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
profissionalização docente; vocação; formação; idealismo |
topic |
profissionalização docente; vocação; formação; idealismo |
description |
O presente artigo reflete sobre o processo de construção e de reconstrução do profissionalismo docente. Parte-se de uma alusão histórica e se lhe acrescentam outros elementos relevantes para formar e interpretar o conceito de profissionalidade. Esses elementos são a feminilização, o idealismo, a vocação e a divinização do ato pedagógico. Finalmente, enfatiza-se a importância da formação no processo de construção da imagem e da profissionalização docentes.Palavras-chave: profissionalização docente; vocação; formação; idealismo.Abstract: This article reflects about the process of construction and reconstruction of teaching professionalism. It starts with a historical allusion and adds other relevant elements to form and interpret the concept of professionalism. These elements are the feminization, idealism, vocation and deification of the pedagogical act. Finally, we emphasize the importance of training in the construction of the image and professionalism of teachers.Key-words: teaching professionalization, vocation, training, idealism |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-04 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/195 10.18316/195 |
url |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/195 |
identifier_str_mv |
10.18316/195 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/195/209 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação, Ciência e Cultura; v. 16, n. 2 (2011); p. 11-23 2236-6377 reponame:Revista Educação Ciência e Cultura instname:Universidade La Salle (UNILASALLE) instacron:UNILASALLE |
instname_str |
Universidade La Salle (UNILASALLE) |
instacron_str |
UNILASALLE |
institution |
UNILASALLE |
reponame_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
collection |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br |
_version_ |
1788165870394015744 |