Pedagogia, educação especial e educação inclusiva na UNESP: história e trajetória
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000400010 |
Resumo: | O presente artigo trata da constituição histórica dos cursos de pedagogia e de sua proposta atual de formação para a docência e para a gestão de sistemas educacionais. Também são discutidos neste trabalho a constituição dos cursos de pedagogia da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (UNESP), o movimento de cada um, suas especificidades, a relação com a tendência nacional, os aspectos políticos e ainda as implicações das diretrizes nacionais para a formação em educação especial e a perspectiva de educação inclusiva na formação de professores. Atualmente, a UNESP conta com seis cursos de pedagogia fortemente consolidados e atuantes no cenário educacional brasileiro na área do ensino, da extensão universitária e da pesquisa e, embora tenha caminhado para uma adequação com base nas diretrizes nacionais, cada curso mantém particularidades em seu projeto pedagógico. Em decorrência desse contexto e pela história da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, encontramos uma organização que contempla a perspectiva de uma educação inclusiva. |
id |
EAA-1_20c6ad4f2940fc6b714c44935d71cc65 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-24782013000400010 |
network_acronym_str |
EAA-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pedagogia, educação especial e educação inclusiva na UNESP: história e trajetóriacurso de pedagogiaUniversidade Estadual Paulistaformação de professoreseducação inclusivaO presente artigo trata da constituição histórica dos cursos de pedagogia e de sua proposta atual de formação para a docência e para a gestão de sistemas educacionais. Também são discutidos neste trabalho a constituição dos cursos de pedagogia da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (UNESP), o movimento de cada um, suas especificidades, a relação com a tendência nacional, os aspectos políticos e ainda as implicações das diretrizes nacionais para a formação em educação especial e a perspectiva de educação inclusiva na formação de professores. Atualmente, a UNESP conta com seis cursos de pedagogia fortemente consolidados e atuantes no cenário educacional brasileiro na área do ensino, da extensão universitária e da pesquisa e, embora tenha caminhado para uma adequação com base nas diretrizes nacionais, cada curso mantém particularidades em seu projeto pedagógico. Em decorrência desse contexto e pela história da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, encontramos uma organização que contempla a perspectiva de uma educação inclusiva.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2013-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000400010Revista Brasileira de Educação v.18 n.55 2013reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782013000400010info:eu-repo/semantics/openAccessFonseca-Janes,Cristiane Regina XavierSilva Júnior,Celestino Alves daOliveira,Anna Augusta Sampaio depor2014-07-21T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782013000400010Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2014-07-21T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pedagogia, educação especial e educação inclusiva na UNESP: história e trajetória |
title |
Pedagogia, educação especial e educação inclusiva na UNESP: história e trajetória |
spellingShingle |
Pedagogia, educação especial e educação inclusiva na UNESP: história e trajetória Fonseca-Janes,Cristiane Regina Xavier curso de pedagogia Universidade Estadual Paulista formação de professores educação inclusiva |
title_short |
Pedagogia, educação especial e educação inclusiva na UNESP: história e trajetória |
title_full |
Pedagogia, educação especial e educação inclusiva na UNESP: história e trajetória |
title_fullStr |
Pedagogia, educação especial e educação inclusiva na UNESP: história e trajetória |
title_full_unstemmed |
Pedagogia, educação especial e educação inclusiva na UNESP: história e trajetória |
title_sort |
Pedagogia, educação especial e educação inclusiva na UNESP: história e trajetória |
author |
Fonseca-Janes,Cristiane Regina Xavier |
author_facet |
Fonseca-Janes,Cristiane Regina Xavier Silva Júnior,Celestino Alves da Oliveira,Anna Augusta Sampaio de |
author_role |
author |
author2 |
Silva Júnior,Celestino Alves da Oliveira,Anna Augusta Sampaio de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca-Janes,Cristiane Regina Xavier Silva Júnior,Celestino Alves da Oliveira,Anna Augusta Sampaio de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
curso de pedagogia Universidade Estadual Paulista formação de professores educação inclusiva |
topic |
curso de pedagogia Universidade Estadual Paulista formação de professores educação inclusiva |
description |
O presente artigo trata da constituição histórica dos cursos de pedagogia e de sua proposta atual de formação para a docência e para a gestão de sistemas educacionais. Também são discutidos neste trabalho a constituição dos cursos de pedagogia da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (UNESP), o movimento de cada um, suas especificidades, a relação com a tendência nacional, os aspectos políticos e ainda as implicações das diretrizes nacionais para a formação em educação especial e a perspectiva de educação inclusiva na formação de professores. Atualmente, a UNESP conta com seis cursos de pedagogia fortemente consolidados e atuantes no cenário educacional brasileiro na área do ensino, da extensão universitária e da pesquisa e, embora tenha caminhado para uma adequação com base nas diretrizes nacionais, cada curso mantém particularidades em seu projeto pedagógico. Em decorrência desse contexto e pela história da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, encontramos uma organização que contempla a perspectiva de uma educação inclusiva. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000400010 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000400010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-24782013000400010 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação v.18 n.55 2013 reponame:Revista Brasileira de Educação (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) instacron:EAA |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
instacron_str |
EAA |
institution |
EAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbe@anped.org.br |
_version_ |
1754122491283898368 |