Abordagens na formação de professores: uma reconstrução aproximativa do campo conceitual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Devechi,Catia Piccolo Viero
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Trevisan,Amarildo Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782011000200008
Resumo: A formação de professores é tema provocativo de um debate infindável, ao mesmo tempo, porém, muito frutífero para o avanço da investigação educativa no Brasil. São muitas as pesquisas, principalmente de pós-graduação, que discutem o assunto. E não é por acaso, pois se trata de uma preocupação característica do momento histórico atual, que busca aclarar as bases teóricas da formação para que seja possível uma educação de qualidade a todos. As motivações deste estudo buscam aliar-se à urgência no enfrentamento desses problemas do campo da formação detectados nas pesquisas acadêmicas, que infelizmente têm sido tratados por vezes de forma apenas corriqueira. Porém, mais do que isso, exigiriam na verdade uma reformulação de seu campo conceitual. Em vista dessa enorme exigência, pretendemos neste trabalho cumprir uma tarefa, definida pela filosofia da educação, de maneira apenas aproximativa, propondo um olhar hermenêutico-reconstrutivo com o intuito de repensar os eventuais equívocos nos rumos do debate.
id EAA-1_2d056eaea46ddbdef5e2e5bc8b013570
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782011000200008
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Abordagens na formação de professores: uma reconstrução aproximativa do campo conceitualformação de professoresfilosofia da educaçãohermenêutica reconstrutivapesquisa educacionalA formação de professores é tema provocativo de um debate infindável, ao mesmo tempo, porém, muito frutífero para o avanço da investigação educativa no Brasil. São muitas as pesquisas, principalmente de pós-graduação, que discutem o assunto. E não é por acaso, pois se trata de uma preocupação característica do momento histórico atual, que busca aclarar as bases teóricas da formação para que seja possível uma educação de qualidade a todos. As motivações deste estudo buscam aliar-se à urgência no enfrentamento desses problemas do campo da formação detectados nas pesquisas acadêmicas, que infelizmente têm sido tratados por vezes de forma apenas corriqueira. Porém, mais do que isso, exigiriam na verdade uma reformulação de seu campo conceitual. Em vista dessa enorme exigência, pretendemos neste trabalho cumprir uma tarefa, definida pela filosofia da educação, de maneira apenas aproximativa, propondo um olhar hermenêutico-reconstrutivo com o intuito de repensar os eventuais equívocos nos rumos do debate.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2011-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782011000200008Revista Brasileira de Educação v.16 n.47 2011reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782011000200008info:eu-repo/semantics/openAccessDevechi,Catia Piccolo VieroTrevisan,Amarildo Luizpor2011-10-10T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782011000200008Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2011-10-10T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagens na formação de professores: uma reconstrução aproximativa do campo conceitual
title Abordagens na formação de professores: uma reconstrução aproximativa do campo conceitual
spellingShingle Abordagens na formação de professores: uma reconstrução aproximativa do campo conceitual
Devechi,Catia Piccolo Viero
formação de professores
filosofia da educação
hermenêutica reconstrutiva
pesquisa educacional
title_short Abordagens na formação de professores: uma reconstrução aproximativa do campo conceitual
title_full Abordagens na formação de professores: uma reconstrução aproximativa do campo conceitual
title_fullStr Abordagens na formação de professores: uma reconstrução aproximativa do campo conceitual
title_full_unstemmed Abordagens na formação de professores: uma reconstrução aproximativa do campo conceitual
title_sort Abordagens na formação de professores: uma reconstrução aproximativa do campo conceitual
author Devechi,Catia Piccolo Viero
author_facet Devechi,Catia Piccolo Viero
Trevisan,Amarildo Luiz
author_role author
author2 Trevisan,Amarildo Luiz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Devechi,Catia Piccolo Viero
Trevisan,Amarildo Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv formação de professores
filosofia da educação
hermenêutica reconstrutiva
pesquisa educacional
topic formação de professores
filosofia da educação
hermenêutica reconstrutiva
pesquisa educacional
description A formação de professores é tema provocativo de um debate infindável, ao mesmo tempo, porém, muito frutífero para o avanço da investigação educativa no Brasil. São muitas as pesquisas, principalmente de pós-graduação, que discutem o assunto. E não é por acaso, pois se trata de uma preocupação característica do momento histórico atual, que busca aclarar as bases teóricas da formação para que seja possível uma educação de qualidade a todos. As motivações deste estudo buscam aliar-se à urgência no enfrentamento desses problemas do campo da formação detectados nas pesquisas acadêmicas, que infelizmente têm sido tratados por vezes de forma apenas corriqueira. Porém, mais do que isso, exigiriam na verdade uma reformulação de seu campo conceitual. Em vista dessa enorme exigência, pretendemos neste trabalho cumprir uma tarefa, definida pela filosofia da educação, de maneira apenas aproximativa, propondo um olhar hermenêutico-reconstrutivo com o intuito de repensar os eventuais equívocos nos rumos do debate.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782011000200008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782011000200008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-24782011000200008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.16 n.47 2011
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122490918993920