Abordagens na formação de professores: uma reconstrução aproximativa do campo conceitual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782011000200008 |
Resumo: | A formação de professores é tema provocativo de um debate infindável, ao mesmo tempo, porém, muito frutífero para o avanço da investigação educativa no Brasil. São muitas as pesquisas, principalmente de pós-graduação, que discutem o assunto. E não é por acaso, pois se trata de uma preocupação característica do momento histórico atual, que busca aclarar as bases teóricas da formação para que seja possível uma educação de qualidade a todos. As motivações deste estudo buscam aliar-se à urgência no enfrentamento desses problemas do campo da formação detectados nas pesquisas acadêmicas, que infelizmente têm sido tratados por vezes de forma apenas corriqueira. Porém, mais do que isso, exigiriam na verdade uma reformulação de seu campo conceitual. Em vista dessa enorme exigência, pretendemos neste trabalho cumprir uma tarefa, definida pela filosofia da educação, de maneira apenas aproximativa, propondo um olhar hermenêutico-reconstrutivo com o intuito de repensar os eventuais equívocos nos rumos do debate. |
id |
EAA-1_2d056eaea46ddbdef5e2e5bc8b013570 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-24782011000200008 |
network_acronym_str |
EAA-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Abordagens na formação de professores: uma reconstrução aproximativa do campo conceitualformação de professoresfilosofia da educaçãohermenêutica reconstrutivapesquisa educacionalA formação de professores é tema provocativo de um debate infindável, ao mesmo tempo, porém, muito frutífero para o avanço da investigação educativa no Brasil. São muitas as pesquisas, principalmente de pós-graduação, que discutem o assunto. E não é por acaso, pois se trata de uma preocupação característica do momento histórico atual, que busca aclarar as bases teóricas da formação para que seja possível uma educação de qualidade a todos. As motivações deste estudo buscam aliar-se à urgência no enfrentamento desses problemas do campo da formação detectados nas pesquisas acadêmicas, que infelizmente têm sido tratados por vezes de forma apenas corriqueira. Porém, mais do que isso, exigiriam na verdade uma reformulação de seu campo conceitual. Em vista dessa enorme exigência, pretendemos neste trabalho cumprir uma tarefa, definida pela filosofia da educação, de maneira apenas aproximativa, propondo um olhar hermenêutico-reconstrutivo com o intuito de repensar os eventuais equívocos nos rumos do debate.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2011-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782011000200008Revista Brasileira de Educação v.16 n.47 2011reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782011000200008info:eu-repo/semantics/openAccessDevechi,Catia Piccolo VieroTrevisan,Amarildo Luizpor2011-10-10T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782011000200008Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2011-10-10T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Abordagens na formação de professores: uma reconstrução aproximativa do campo conceitual |
title |
Abordagens na formação de professores: uma reconstrução aproximativa do campo conceitual |
spellingShingle |
Abordagens na formação de professores: uma reconstrução aproximativa do campo conceitual Devechi,Catia Piccolo Viero formação de professores filosofia da educação hermenêutica reconstrutiva pesquisa educacional |
title_short |
Abordagens na formação de professores: uma reconstrução aproximativa do campo conceitual |
title_full |
Abordagens na formação de professores: uma reconstrução aproximativa do campo conceitual |
title_fullStr |
Abordagens na formação de professores: uma reconstrução aproximativa do campo conceitual |
title_full_unstemmed |
Abordagens na formação de professores: uma reconstrução aproximativa do campo conceitual |
title_sort |
Abordagens na formação de professores: uma reconstrução aproximativa do campo conceitual |
author |
Devechi,Catia Piccolo Viero |
author_facet |
Devechi,Catia Piccolo Viero Trevisan,Amarildo Luiz |
author_role |
author |
author2 |
Trevisan,Amarildo Luiz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Devechi,Catia Piccolo Viero Trevisan,Amarildo Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação de professores filosofia da educação hermenêutica reconstrutiva pesquisa educacional |
topic |
formação de professores filosofia da educação hermenêutica reconstrutiva pesquisa educacional |
description |
A formação de professores é tema provocativo de um debate infindável, ao mesmo tempo, porém, muito frutífero para o avanço da investigação educativa no Brasil. São muitas as pesquisas, principalmente de pós-graduação, que discutem o assunto. E não é por acaso, pois se trata de uma preocupação característica do momento histórico atual, que busca aclarar as bases teóricas da formação para que seja possível uma educação de qualidade a todos. As motivações deste estudo buscam aliar-se à urgência no enfrentamento desses problemas do campo da formação detectados nas pesquisas acadêmicas, que infelizmente têm sido tratados por vezes de forma apenas corriqueira. Porém, mais do que isso, exigiriam na verdade uma reformulação de seu campo conceitual. Em vista dessa enorme exigência, pretendemos neste trabalho cumprir uma tarefa, definida pela filosofia da educação, de maneira apenas aproximativa, propondo um olhar hermenêutico-reconstrutivo com o intuito de repensar os eventuais equívocos nos rumos do debate. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782011000200008 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782011000200008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-24782011000200008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação v.16 n.47 2011 reponame:Revista Brasileira de Educação (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) instacron:EAA |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
instacron_str |
EAA |
institution |
EAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbe@anped.org.br |
_version_ |
1754122490918993920 |