DESAFIOS ATUAIS DAS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302022000100702 |
Resumo: | RESUMO O texto visa debater a crise das ciências da educação no Brasil, tendo em vista os dilemas e impasses em que se encontra a investigação na área. Para tanto, apresenta um estudo hermenêutico das compreensões sobre os desafios das ciências da educação alcançadas por meio de um questionário aplicado a cientistas e filósofos da educação brasileira. Em síntese, as ciências da educação são entendidas como: 1) prolongamento de outras ciências; 2) dispersão epistemológica de saberes; e 3) saberes distanciados de seus fundamentos teóricos. Diante dessas três compreensões, o artigo discute a possibilidade de repensar as ciências da educação à luz da hermenêutica reconstrutiva de Habermas. |
id |
CEDES-1_52c1d3884797761b0462c7755a20f9f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302022000100702 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
DESAFIOS ATUAIS DAS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NO BRASILCiências da educaçãoHermenêutica reconstrutivaTeoria do discursoRESUMO O texto visa debater a crise das ciências da educação no Brasil, tendo em vista os dilemas e impasses em que se encontra a investigação na área. Para tanto, apresenta um estudo hermenêutico das compreensões sobre os desafios das ciências da educação alcançadas por meio de um questionário aplicado a cientistas e filósofos da educação brasileira. Em síntese, as ciências da educação são entendidas como: 1) prolongamento de outras ciências; 2) dispersão epistemológica de saberes; e 3) saberes distanciados de seus fundamentos teóricos. Diante dessas três compreensões, o artigo discute a possibilidade de repensar as ciências da educação à luz da hermenêutica reconstrutiva de Habermas.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302022000100702Educação & Sociedade v.43 2022reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/es.250547info:eu-repo/semantics/openAccessDevechi,Catia Piccolo VieroTrevisan,Amarildo Luizpor2022-11-21T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302022000100702Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2022-11-21T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DESAFIOS ATUAIS DAS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL |
title |
DESAFIOS ATUAIS DAS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL |
spellingShingle |
DESAFIOS ATUAIS DAS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL Devechi,Catia Piccolo Viero Ciências da educação Hermenêutica reconstrutiva Teoria do discurso |
title_short |
DESAFIOS ATUAIS DAS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL |
title_full |
DESAFIOS ATUAIS DAS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL |
title_fullStr |
DESAFIOS ATUAIS DAS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL |
title_full_unstemmed |
DESAFIOS ATUAIS DAS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL |
title_sort |
DESAFIOS ATUAIS DAS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL |
author |
Devechi,Catia Piccolo Viero |
author_facet |
Devechi,Catia Piccolo Viero Trevisan,Amarildo Luiz |
author_role |
author |
author2 |
Trevisan,Amarildo Luiz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Devechi,Catia Piccolo Viero Trevisan,Amarildo Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências da educação Hermenêutica reconstrutiva Teoria do discurso |
topic |
Ciências da educação Hermenêutica reconstrutiva Teoria do discurso |
description |
RESUMO O texto visa debater a crise das ciências da educação no Brasil, tendo em vista os dilemas e impasses em que se encontra a investigação na área. Para tanto, apresenta um estudo hermenêutico das compreensões sobre os desafios das ciências da educação alcançadas por meio de um questionário aplicado a cientistas e filósofos da educação brasileira. Em síntese, as ciências da educação são entendidas como: 1) prolongamento de outras ciências; 2) dispersão epistemológica de saberes; e 3) saberes distanciados de seus fundamentos teóricos. Diante dessas três compreensões, o artigo discute a possibilidade de repensar as ciências da educação à luz da hermenêutica reconstrutiva de Habermas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302022000100702 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302022000100702 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/es.250547 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.43 2022 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122557582213120 |