DESAFIOS ATUAIS DAS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Devechi,Catia Piccolo Viero
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Trevisan,Amarildo Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302022000100702
Resumo: RESUMO O texto visa debater a crise das ciências da educação no Brasil, tendo em vista os dilemas e impasses em que se encontra a investigação na área. Para tanto, apresenta um estudo hermenêutico das compreensões sobre os desafios das ciências da educação alcançadas por meio de um questionário aplicado a cientistas e filósofos da educação brasileira. Em síntese, as ciências da educação são entendidas como: 1) prolongamento de outras ciências; 2) dispersão epistemológica de saberes; e 3) saberes distanciados de seus fundamentos teóricos. Diante dessas três compreensões, o artigo discute a possibilidade de repensar as ciências da educação à luz da hermenêutica reconstrutiva de Habermas.
id CEDES-1_52c1d3884797761b0462c7755a20f9f5
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302022000100702
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling DESAFIOS ATUAIS DAS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NO BRASILCiências da educaçãoHermenêutica reconstrutivaTeoria do discursoRESUMO O texto visa debater a crise das ciências da educação no Brasil, tendo em vista os dilemas e impasses em que se encontra a investigação na área. Para tanto, apresenta um estudo hermenêutico das compreensões sobre os desafios das ciências da educação alcançadas por meio de um questionário aplicado a cientistas e filósofos da educação brasileira. Em síntese, as ciências da educação são entendidas como: 1) prolongamento de outras ciências; 2) dispersão epistemológica de saberes; e 3) saberes distanciados de seus fundamentos teóricos. Diante dessas três compreensões, o artigo discute a possibilidade de repensar as ciências da educação à luz da hermenêutica reconstrutiva de Habermas.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302022000100702Educação & Sociedade v.43 2022reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/es.250547info:eu-repo/semantics/openAccessDevechi,Catia Piccolo VieroTrevisan,Amarildo Luizpor2022-11-21T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302022000100702Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2022-11-21T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv DESAFIOS ATUAIS DAS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
title DESAFIOS ATUAIS DAS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
spellingShingle DESAFIOS ATUAIS DAS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
Devechi,Catia Piccolo Viero
Ciências da educação
Hermenêutica reconstrutiva
Teoria do discurso
title_short DESAFIOS ATUAIS DAS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
title_full DESAFIOS ATUAIS DAS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
title_fullStr DESAFIOS ATUAIS DAS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
title_full_unstemmed DESAFIOS ATUAIS DAS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
title_sort DESAFIOS ATUAIS DAS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
author Devechi,Catia Piccolo Viero
author_facet Devechi,Catia Piccolo Viero
Trevisan,Amarildo Luiz
author_role author
author2 Trevisan,Amarildo Luiz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Devechi,Catia Piccolo Viero
Trevisan,Amarildo Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências da educação
Hermenêutica reconstrutiva
Teoria do discurso
topic Ciências da educação
Hermenêutica reconstrutiva
Teoria do discurso
description RESUMO O texto visa debater a crise das ciências da educação no Brasil, tendo em vista os dilemas e impasses em que se encontra a investigação na área. Para tanto, apresenta um estudo hermenêutico das compreensões sobre os desafios das ciências da educação alcançadas por meio de um questionário aplicado a cientistas e filósofos da educação brasileira. Em síntese, as ciências da educação são entendidas como: 1) prolongamento de outras ciências; 2) dispersão epistemológica de saberes; e 3) saberes distanciados de seus fundamentos teóricos. Diante dessas três compreensões, o artigo discute a possibilidade de repensar as ciências da educação à luz da hermenêutica reconstrutiva de Habermas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302022000100702
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302022000100702
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/es.250547
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.43 2022
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122557582213120