A qualidade da educação superior e o complexo exercício de propor indicadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MOROSINI,MARILIA COSTA
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: FERNANDES,CLEONI MARIA BARBOSA, LEITE,DENISE, FRANCO,MARIA ESTELA DAL PAI, CUNHA,MARIA ISABEL DA, ISAIA,SILVIA MARIA AGUIAR
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782016000100013
Resumo: RESUMO Este artigo sintetiza algumas reflexões sobre a qualidade da educação superior realizadas no Projeto Observatório da Educação Superior, desenvolvido pela Rede Sulbrasileira de Investigadores de Educação Superior – RIES/CAPES/INEP. A metodologia, com diferentes procedimentos quantiqualitativos, aponta a complexidade de serem propostos indicadores de avaliação que assumem o caráter contextualizado e temporal da universidade e a multirreferencialidade como valor. A análise dos dados é acompanhada de interpretação teórica geral do projeto e específica de eixos que relacionam qualidade da educação superior aos temas de internacionalização, gestão, ensino de graduação, inovação, formação e desenvolvimento profissional docente. Constroem-se, assim, indicadores que auxiliam a percepção sobre a qualidade e oferecem contribuições.
id EAA-1_32223258effef26a0f0e4d35e76ddeba
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782016000100013
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling A qualidade da educação superior e o complexo exercício de propor indicadoreseducação superiorqualidadeuniversidadeindicadoresObservatório de Educação CAPES/INEPRESUMO Este artigo sintetiza algumas reflexões sobre a qualidade da educação superior realizadas no Projeto Observatório da Educação Superior, desenvolvido pela Rede Sulbrasileira de Investigadores de Educação Superior – RIES/CAPES/INEP. A metodologia, com diferentes procedimentos quantiqualitativos, aponta a complexidade de serem propostos indicadores de avaliação que assumem o caráter contextualizado e temporal da universidade e a multirreferencialidade como valor. A análise dos dados é acompanhada de interpretação teórica geral do projeto e específica de eixos que relacionam qualidade da educação superior aos temas de internacionalização, gestão, ensino de graduação, inovação, formação e desenvolvimento profissional docente. Constroem-se, assim, indicadores que auxiliam a percepção sobre a qualidade e oferecem contribuições.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2016-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782016000100013Revista Brasileira de Educação v.21 n.64 2016reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782016216402info:eu-repo/semantics/openAccessMOROSINI,MARILIA COSTAFERNANDES,CLEONI MARIA BARBOSALEITE,DENISEFRANCO,MARIA ESTELA DAL PAICUNHA,MARIA ISABEL DAISAIA,SILVIA MARIA AGUIARpor2016-02-03T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782016000100013Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2016-02-03T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv A qualidade da educação superior e o complexo exercício de propor indicadores
title A qualidade da educação superior e o complexo exercício de propor indicadores
spellingShingle A qualidade da educação superior e o complexo exercício de propor indicadores
MOROSINI,MARILIA COSTA
educação superior
qualidade
universidade
indicadores
Observatório de Educação CAPES/INEP
title_short A qualidade da educação superior e o complexo exercício de propor indicadores
title_full A qualidade da educação superior e o complexo exercício de propor indicadores
title_fullStr A qualidade da educação superior e o complexo exercício de propor indicadores
title_full_unstemmed A qualidade da educação superior e o complexo exercício de propor indicadores
title_sort A qualidade da educação superior e o complexo exercício de propor indicadores
author MOROSINI,MARILIA COSTA
author_facet MOROSINI,MARILIA COSTA
FERNANDES,CLEONI MARIA BARBOSA
LEITE,DENISE
FRANCO,MARIA ESTELA DAL PAI
CUNHA,MARIA ISABEL DA
ISAIA,SILVIA MARIA AGUIAR
author_role author
author2 FERNANDES,CLEONI MARIA BARBOSA
LEITE,DENISE
FRANCO,MARIA ESTELA DAL PAI
CUNHA,MARIA ISABEL DA
ISAIA,SILVIA MARIA AGUIAR
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MOROSINI,MARILIA COSTA
FERNANDES,CLEONI MARIA BARBOSA
LEITE,DENISE
FRANCO,MARIA ESTELA DAL PAI
CUNHA,MARIA ISABEL DA
ISAIA,SILVIA MARIA AGUIAR
dc.subject.por.fl_str_mv educação superior
qualidade
universidade
indicadores
Observatório de Educação CAPES/INEP
topic educação superior
qualidade
universidade
indicadores
Observatório de Educação CAPES/INEP
description RESUMO Este artigo sintetiza algumas reflexões sobre a qualidade da educação superior realizadas no Projeto Observatório da Educação Superior, desenvolvido pela Rede Sulbrasileira de Investigadores de Educação Superior – RIES/CAPES/INEP. A metodologia, com diferentes procedimentos quantiqualitativos, aponta a complexidade de serem propostos indicadores de avaliação que assumem o caráter contextualizado e temporal da universidade e a multirreferencialidade como valor. A análise dos dados é acompanhada de interpretação teórica geral do projeto e específica de eixos que relacionam qualidade da educação superior aos temas de internacionalização, gestão, ensino de graduação, inovação, formação e desenvolvimento profissional docente. Constroem-se, assim, indicadores que auxiliam a percepção sobre a qualidade e oferecem contribuições.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782016000100013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782016000100013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-24782016216402
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.21 n.64 2016
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122491697037312