A qualidade da educação superior e o complexo exercício de propor indicadores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782016000100013 |
Resumo: | RESUMO Este artigo sintetiza algumas reflexões sobre a qualidade da educação superior realizadas no Projeto Observatório da Educação Superior, desenvolvido pela Rede Sulbrasileira de Investigadores de Educação Superior – RIES/CAPES/INEP. A metodologia, com diferentes procedimentos quantiqualitativos, aponta a complexidade de serem propostos indicadores de avaliação que assumem o caráter contextualizado e temporal da universidade e a multirreferencialidade como valor. A análise dos dados é acompanhada de interpretação teórica geral do projeto e específica de eixos que relacionam qualidade da educação superior aos temas de internacionalização, gestão, ensino de graduação, inovação, formação e desenvolvimento profissional docente. Constroem-se, assim, indicadores que auxiliam a percepção sobre a qualidade e oferecem contribuições. |
id |
EAA-1_32223258effef26a0f0e4d35e76ddeba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-24782016000100013 |
network_acronym_str |
EAA-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A qualidade da educação superior e o complexo exercício de propor indicadoreseducação superiorqualidadeuniversidadeindicadoresObservatório de Educação CAPES/INEPRESUMO Este artigo sintetiza algumas reflexões sobre a qualidade da educação superior realizadas no Projeto Observatório da Educação Superior, desenvolvido pela Rede Sulbrasileira de Investigadores de Educação Superior – RIES/CAPES/INEP. A metodologia, com diferentes procedimentos quantiqualitativos, aponta a complexidade de serem propostos indicadores de avaliação que assumem o caráter contextualizado e temporal da universidade e a multirreferencialidade como valor. A análise dos dados é acompanhada de interpretação teórica geral do projeto e específica de eixos que relacionam qualidade da educação superior aos temas de internacionalização, gestão, ensino de graduação, inovação, formação e desenvolvimento profissional docente. Constroem-se, assim, indicadores que auxiliam a percepção sobre a qualidade e oferecem contribuições.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2016-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782016000100013Revista Brasileira de Educação v.21 n.64 2016reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782016216402info:eu-repo/semantics/openAccessMOROSINI,MARILIA COSTAFERNANDES,CLEONI MARIA BARBOSALEITE,DENISEFRANCO,MARIA ESTELA DAL PAICUNHA,MARIA ISABEL DAISAIA,SILVIA MARIA AGUIARpor2016-02-03T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782016000100013Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2016-02-03T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A qualidade da educação superior e o complexo exercício de propor indicadores |
title |
A qualidade da educação superior e o complexo exercício de propor indicadores |
spellingShingle |
A qualidade da educação superior e o complexo exercício de propor indicadores MOROSINI,MARILIA COSTA educação superior qualidade universidade indicadores Observatório de Educação CAPES/INEP |
title_short |
A qualidade da educação superior e o complexo exercício de propor indicadores |
title_full |
A qualidade da educação superior e o complexo exercício de propor indicadores |
title_fullStr |
A qualidade da educação superior e o complexo exercício de propor indicadores |
title_full_unstemmed |
A qualidade da educação superior e o complexo exercício de propor indicadores |
title_sort |
A qualidade da educação superior e o complexo exercício de propor indicadores |
author |
MOROSINI,MARILIA COSTA |
author_facet |
MOROSINI,MARILIA COSTA FERNANDES,CLEONI MARIA BARBOSA LEITE,DENISE FRANCO,MARIA ESTELA DAL PAI CUNHA,MARIA ISABEL DA ISAIA,SILVIA MARIA AGUIAR |
author_role |
author |
author2 |
FERNANDES,CLEONI MARIA BARBOSA LEITE,DENISE FRANCO,MARIA ESTELA DAL PAI CUNHA,MARIA ISABEL DA ISAIA,SILVIA MARIA AGUIAR |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MOROSINI,MARILIA COSTA FERNANDES,CLEONI MARIA BARBOSA LEITE,DENISE FRANCO,MARIA ESTELA DAL PAI CUNHA,MARIA ISABEL DA ISAIA,SILVIA MARIA AGUIAR |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação superior qualidade universidade indicadores Observatório de Educação CAPES/INEP |
topic |
educação superior qualidade universidade indicadores Observatório de Educação CAPES/INEP |
description |
RESUMO Este artigo sintetiza algumas reflexões sobre a qualidade da educação superior realizadas no Projeto Observatório da Educação Superior, desenvolvido pela Rede Sulbrasileira de Investigadores de Educação Superior – RIES/CAPES/INEP. A metodologia, com diferentes procedimentos quantiqualitativos, aponta a complexidade de serem propostos indicadores de avaliação que assumem o caráter contextualizado e temporal da universidade e a multirreferencialidade como valor. A análise dos dados é acompanhada de interpretação teórica geral do projeto e específica de eixos que relacionam qualidade da educação superior aos temas de internacionalização, gestão, ensino de graduação, inovação, formação e desenvolvimento profissional docente. Constroem-se, assim, indicadores que auxiliam a percepção sobre a qualidade e oferecem contribuições. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782016000100013 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782016000100013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-24782016216402 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação v.21 n.64 2016 reponame:Revista Brasileira de Educação (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) instacron:EAA |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
instacron_str |
EAA |
institution |
EAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbe@anped.org.br |
_version_ |
1754122491697037312 |