A qualidade da educação superior e o complexo exercício de propor indicadores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/150109 |
Resumo: | Este artigo sintetiza algumas reflexões sobre a qualidade da educação superior realizadas no Projeto Observatório da Educação Superior, desenvolvido pela Rede Sulbrasileira de Investigadores de Educação Superior – RIES/CAPES/INEP. A metodologia, com diferentes procedimentos quantiqualitativos, aponta a complexidade de serem propostos indicadores de avaliação que assumem o caráter contextualizado e temporal da universidade e a multirreferencialidade como valor. A análise dos dados é acompanhada de interpretação teórica geral do projeto e específica de eixos que relacionam qualidade da educação superior aos temas de internacionalização, gestão, ensino de graduação, inovação, formação e desenvolvimento profissional docente. Constroem-se, assim, indicadores que auxiliam a percepção sobre a qualidade e oferecem contribuições. |
id |
UFRGS-2_09b8483ed65149bca92ada54cb2a2900 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/150109 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Lima, Valeska Alessandra deMorosini, Marilia CostaFernandes, Cleoni Maria BarbosaLeite, DeniseFranco, Maria Estela Dal PaiCunha, Maria Isabel daIsaia, Silvia Maria Aguiar2016-12-16T02:16:38Z20161413-2478http://hdl.handle.net/10183/150109000999353Este artigo sintetiza algumas reflexões sobre a qualidade da educação superior realizadas no Projeto Observatório da Educação Superior, desenvolvido pela Rede Sulbrasileira de Investigadores de Educação Superior – RIES/CAPES/INEP. A metodologia, com diferentes procedimentos quantiqualitativos, aponta a complexidade de serem propostos indicadores de avaliação que assumem o caráter contextualizado e temporal da universidade e a multirreferencialidade como valor. A análise dos dados é acompanhada de interpretação teórica geral do projeto e específica de eixos que relacionam qualidade da educação superior aos temas de internacionalização, gestão, ensino de graduação, inovação, formação e desenvolvimento profissional docente. Constroem-se, assim, indicadores que auxiliam a percepção sobre a qualidade e oferecem contribuições.This article provides reflections on the quality of higher education carried out on the Observatory of Higher Education Project, developed by the South Brazilian Network of Researchers in Higher Education – RIES/ CAPES/INEP. The methodology, involving different quanti-qualitative procedures, points to the complexity of proposing evaluation indicators which assume university’s contextualized and temporal character and take multireferentiality as a value. Data review is accompanied by the project’s general theoretical interpretation and by specific interpretations of axes relating the quality of higher education to themes of internationalization, administration, undergraduate teaching, innovation, professional teacher training and development. Thus, indicators are constructed aiding the perception of quality and contributions offered.Este artículo sintetiza algunas reflexiones acerca de la calidad de la educación superior realizadas por el Projeto Observatório da Educação Superior, desarrollado por la Rede Sulbrasileira de Investigadores de Educação Superior – RIES/CAPES/INEP. La metodología, con diferentes procedimientos cuanti-cualitativos, apunta la complejidad de proponerse indicadores de evaluación que asumen el carácter contextualizado y temporal de la universidad y la multirreferencialidad como valor. La análisis de los datos es acompañada de interpretación teórica general del proyecto y específica de ejes que relacionan la calidad de la educación superior a los temas de internacionalización, gestión, enseñanza de grado, innovación, formación y desarrollo profesional docente. De esta manera, se construyen indicadores que auxilian la percepción acerca de la calidad y ofrecen contribuciones.application/pdfporRevista brasileira de educação. Vol. 21, n. 64 (jan./mar. 2016), p. 13-37Qualidade da educaçãoEducação superiorHigher educationQualityUniversityIndicatorsObservatory of higher education CAPES/INEPEducación superiorCalidadUniversidadIndicadoresObservatorio de educação CAPES/INEPA qualidade da educação superior e o complexo exercício de propor indicadoresQuality of higher education and the complex exercise of proposing indicators Calidad en educación superior y el complejo ejercicio de proponer indicadores Estrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000999353.pdf000999353.pdfTexto completoapplication/pdf269635http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150109/1/000999353.pdf3cd539cfc418856e0785059e2b6d6c26MD51000999353-02.pdf000999353-02.pdfTexto completo (inglês)application/pdf256659http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150109/2/000999353-02.pdf115ac915e77ca456f854d254083de344MD52TEXT000999353-02.pdf.txt000999353-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain73145http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150109/3/000999353-02.pdf.txt9a6a3883c0f22225ccb2831167fa6e0bMD53000999353.pdf.txt000999353.pdf.txtExtracted Texttext/plain73972http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150109/4/000999353.pdf.txt9516a872e5690766241fbb53b2f87dd3MD54THUMBNAIL000999353.pdf.jpg000999353.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1678http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150109/5/000999353.pdf.jpg00ee46705569f368fc89c02bfa20f610MD55000999353-02.pdf.jpg000999353-02.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1558http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150109/6/000999353-02.pdf.jpg111a5c982f6c6dc31d3639d622b3cac3MD5610183/1501092021-11-20 05:41:53.36273oai:www.lume.ufrgs.br:10183/150109Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T07:41:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A qualidade da educação superior e o complexo exercício de propor indicadores |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Quality of higher education and the complex exercise of proposing indicators |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Calidad en educación superior y el complejo ejercicio de proponer indicadores |
title |
A qualidade da educação superior e o complexo exercício de propor indicadores |
spellingShingle |
A qualidade da educação superior e o complexo exercício de propor indicadores Lima, Valeska Alessandra de Qualidade da educação Educação superior Higher education Quality University Indicators Observatory of higher education CAPES/INEP Educación superior Calidad Universidad Indicadores Observatorio de educação CAPES/INEP |
title_short |
A qualidade da educação superior e o complexo exercício de propor indicadores |
title_full |
A qualidade da educação superior e o complexo exercício de propor indicadores |
title_fullStr |
A qualidade da educação superior e o complexo exercício de propor indicadores |
title_full_unstemmed |
A qualidade da educação superior e o complexo exercício de propor indicadores |
title_sort |
A qualidade da educação superior e o complexo exercício de propor indicadores |
author |
Lima, Valeska Alessandra de |
author_facet |
Lima, Valeska Alessandra de Morosini, Marilia Costa Fernandes, Cleoni Maria Barbosa Leite, Denise Franco, Maria Estela Dal Pai Cunha, Maria Isabel da Isaia, Silvia Maria Aguiar |
author_role |
author |
author2 |
Morosini, Marilia Costa Fernandes, Cleoni Maria Barbosa Leite, Denise Franco, Maria Estela Dal Pai Cunha, Maria Isabel da Isaia, Silvia Maria Aguiar |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Valeska Alessandra de Morosini, Marilia Costa Fernandes, Cleoni Maria Barbosa Leite, Denise Franco, Maria Estela Dal Pai Cunha, Maria Isabel da Isaia, Silvia Maria Aguiar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Qualidade da educação Educação superior |
topic |
Qualidade da educação Educação superior Higher education Quality University Indicators Observatory of higher education CAPES/INEP Educación superior Calidad Universidad Indicadores Observatorio de educação CAPES/INEP |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Higher education Quality University Indicators Observatory of higher education CAPES/INEP |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Educación superior Calidad Universidad Indicadores Observatorio de educação CAPES/INEP |
description |
Este artigo sintetiza algumas reflexões sobre a qualidade da educação superior realizadas no Projeto Observatório da Educação Superior, desenvolvido pela Rede Sulbrasileira de Investigadores de Educação Superior – RIES/CAPES/INEP. A metodologia, com diferentes procedimentos quantiqualitativos, aponta a complexidade de serem propostos indicadores de avaliação que assumem o caráter contextualizado e temporal da universidade e a multirreferencialidade como valor. A análise dos dados é acompanhada de interpretação teórica geral do projeto e específica de eixos que relacionam qualidade da educação superior aos temas de internacionalização, gestão, ensino de graduação, inovação, formação e desenvolvimento profissional docente. Constroem-se, assim, indicadores que auxiliam a percepção sobre a qualidade e oferecem contribuições. |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-12-16T02:16:38Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Estrangeiro info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/150109 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1413-2478 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000999353 |
identifier_str_mv |
1413-2478 000999353 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/150109 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista brasileira de educação. Vol. 21, n. 64 (jan./mar. 2016), p. 13-37 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150109/1/000999353.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150109/2/000999353-02.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150109/3/000999353-02.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150109/4/000999353.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150109/5/000999353.pdf.jpg http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150109/6/000999353-02.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3cd539cfc418856e0785059e2b6d6c26 115ac915e77ca456f854d254083de344 9a6a3883c0f22225ccb2831167fa6e0b 9516a872e5690766241fbb53b2f87dd3 00ee46705569f368fc89c02bfa20f610 111a5c982f6c6dc31d3639d622b3cac3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447625833381888 |