A qualidade da educação superior e o complexo exercício de propor indicadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Valeska Alessandra de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Morosini, Marilia Costa, Fernandes, Cleoni Maria Barbosa, Leite, Denise, Franco, Maria Estela Dal Pai, Cunha, Maria Isabel da, Isaia, Silvia Maria Aguiar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/150109
Resumo: Este artigo sintetiza algumas reflexões sobre a qualidade da educação superior realizadas no Projeto Observatório da Educação Superior, desenvolvido pela Rede Sulbrasileira de Investigadores de Educação Superior – RIES/CAPES/INEP. A metodologia, com diferentes procedimentos quantiqualitativos, aponta a complexidade de serem propostos indicadores de avaliação que assumem o caráter contextualizado e temporal da universidade e a multirreferencialidade como valor. A análise dos dados é acompanhada de interpretação teórica geral do projeto e específica de eixos que relacionam qualidade da educação superior aos temas de internacionalização, gestão, ensino de graduação, inovação, formação e desenvolvimento profissional docente. Constroem-se, assim, indicadores que auxiliam a percepção sobre a qualidade e oferecem contribuições.
id UFRGS-2_09b8483ed65149bca92ada54cb2a2900
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/150109
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lima, Valeska Alessandra deMorosini, Marilia CostaFernandes, Cleoni Maria BarbosaLeite, DeniseFranco, Maria Estela Dal PaiCunha, Maria Isabel daIsaia, Silvia Maria Aguiar2016-12-16T02:16:38Z20161413-2478http://hdl.handle.net/10183/150109000999353Este artigo sintetiza algumas reflexões sobre a qualidade da educação superior realizadas no Projeto Observatório da Educação Superior, desenvolvido pela Rede Sulbrasileira de Investigadores de Educação Superior – RIES/CAPES/INEP. A metodologia, com diferentes procedimentos quantiqualitativos, aponta a complexidade de serem propostos indicadores de avaliação que assumem o caráter contextualizado e temporal da universidade e a multirreferencialidade como valor. A análise dos dados é acompanhada de interpretação teórica geral do projeto e específica de eixos que relacionam qualidade da educação superior aos temas de internacionalização, gestão, ensino de graduação, inovação, formação e desenvolvimento profissional docente. Constroem-se, assim, indicadores que auxiliam a percepção sobre a qualidade e oferecem contribuições.This article provides reflections on the quality of higher education carried out on the Observatory of Higher Education Project, developed by the South Brazilian Network of Researchers in Higher Education – RIES/ CAPES/INEP. The methodology, involving different quanti-qualitative procedures, points to the complexity of proposing evaluation indicators which assume university’s contextualized and temporal character and take multireferentiality as a value. Data review is accompanied by the project’s general theoretical interpretation and by specific interpretations of axes relating the quality of higher education to themes of internationalization, administration, undergraduate teaching, innovation, professional teacher training and development. Thus, indicators are constructed aiding the perception of quality and contributions offered.Este artículo sintetiza algunas reflexiones acerca de la calidad de la educación superior realizadas por el Projeto Observatório da Educação Superior, desarrollado por la Rede Sulbrasileira de Investigadores de Educação Superior – RIES/CAPES/INEP. La metodología, con diferentes procedimientos cuanti-cualitativos, apunta la complejidad de proponerse indicadores de evaluación que asumen el carácter contextualizado y temporal de la universidad y la multirreferencialidad como valor. La análisis de los datos es acompañada de interpretación teórica general del proyecto y específica de ejes que relacionan la calidad de la educación superior a los temas de internacionalización, gestión, enseñanza de grado, innovación, formación y desarrollo profesional docente. De esta manera, se construyen indicadores que auxilian la percepción acerca de la calidad y ofrecen contribuciones.application/pdfporRevista brasileira de educação. Vol. 21, n. 64 (jan./mar. 2016), p. 13-37Qualidade da educaçãoEducação superiorHigher educationQualityUniversityIndicatorsObservatory of higher education CAPES/INEPEducación superiorCalidadUniversidadIndicadoresObservatorio de educação CAPES/INEPA qualidade da educação superior e o complexo exercício de propor indicadoresQuality of higher education and the complex exercise of proposing indicators Calidad en educación superior y el complejo ejercicio de proponer indicadores Estrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000999353.pdf000999353.pdfTexto completoapplication/pdf269635http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150109/1/000999353.pdf3cd539cfc418856e0785059e2b6d6c26MD51000999353-02.pdf000999353-02.pdfTexto completo (inglês)application/pdf256659http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150109/2/000999353-02.pdf115ac915e77ca456f854d254083de344MD52TEXT000999353-02.pdf.txt000999353-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain73145http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150109/3/000999353-02.pdf.txt9a6a3883c0f22225ccb2831167fa6e0bMD53000999353.pdf.txt000999353.pdf.txtExtracted Texttext/plain73972http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150109/4/000999353.pdf.txt9516a872e5690766241fbb53b2f87dd3MD54THUMBNAIL000999353.pdf.jpg000999353.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1678http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150109/5/000999353.pdf.jpg00ee46705569f368fc89c02bfa20f610MD55000999353-02.pdf.jpg000999353-02.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1558http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150109/6/000999353-02.pdf.jpg111a5c982f6c6dc31d3639d622b3cac3MD5610183/1501092021-11-20 05:41:53.36273oai:www.lume.ufrgs.br:10183/150109Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T07:41:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A qualidade da educação superior e o complexo exercício de propor indicadores
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Quality of higher education and the complex exercise of proposing indicators
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Calidad en educación superior y el complejo ejercicio de proponer indicadores
title A qualidade da educação superior e o complexo exercício de propor indicadores
spellingShingle A qualidade da educação superior e o complexo exercício de propor indicadores
Lima, Valeska Alessandra de
Qualidade da educação
Educação superior
Higher education
Quality
University
Indicators
Observatory of higher education CAPES/INEP
Educación superior
Calidad
Universidad
Indicadores
Observatorio de educação CAPES/INEP
title_short A qualidade da educação superior e o complexo exercício de propor indicadores
title_full A qualidade da educação superior e o complexo exercício de propor indicadores
title_fullStr A qualidade da educação superior e o complexo exercício de propor indicadores
title_full_unstemmed A qualidade da educação superior e o complexo exercício de propor indicadores
title_sort A qualidade da educação superior e o complexo exercício de propor indicadores
author Lima, Valeska Alessandra de
author_facet Lima, Valeska Alessandra de
Morosini, Marilia Costa
Fernandes, Cleoni Maria Barbosa
Leite, Denise
Franco, Maria Estela Dal Pai
Cunha, Maria Isabel da
Isaia, Silvia Maria Aguiar
author_role author
author2 Morosini, Marilia Costa
Fernandes, Cleoni Maria Barbosa
Leite, Denise
Franco, Maria Estela Dal Pai
Cunha, Maria Isabel da
Isaia, Silvia Maria Aguiar
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Valeska Alessandra de
Morosini, Marilia Costa
Fernandes, Cleoni Maria Barbosa
Leite, Denise
Franco, Maria Estela Dal Pai
Cunha, Maria Isabel da
Isaia, Silvia Maria Aguiar
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade da educação
Educação superior
topic Qualidade da educação
Educação superior
Higher education
Quality
University
Indicators
Observatory of higher education CAPES/INEP
Educación superior
Calidad
Universidad
Indicadores
Observatorio de educação CAPES/INEP
dc.subject.eng.fl_str_mv Higher education
Quality
University
Indicators
Observatory of higher education CAPES/INEP
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación superior
Calidad
Universidad
Indicadores
Observatorio de educação CAPES/INEP
description Este artigo sintetiza algumas reflexões sobre a qualidade da educação superior realizadas no Projeto Observatório da Educação Superior, desenvolvido pela Rede Sulbrasileira de Investigadores de Educação Superior – RIES/CAPES/INEP. A metodologia, com diferentes procedimentos quantiqualitativos, aponta a complexidade de serem propostos indicadores de avaliação que assumem o caráter contextualizado e temporal da universidade e a multirreferencialidade como valor. A análise dos dados é acompanhada de interpretação teórica geral do projeto e específica de eixos que relacionam qualidade da educação superior aos temas de internacionalização, gestão, ensino de graduação, inovação, formação e desenvolvimento profissional docente. Constroem-se, assim, indicadores que auxiliam a percepção sobre a qualidade e oferecem contribuições.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-12-16T02:16:38Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.driver.fl_str_mv Estrangeiro
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/150109
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1413-2478
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000999353
identifier_str_mv 1413-2478
000999353
url http://hdl.handle.net/10183/150109
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de educação. Vol. 21, n. 64 (jan./mar. 2016), p. 13-37
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150109/1/000999353.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150109/2/000999353-02.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150109/3/000999353-02.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150109/4/000999353.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150109/5/000999353.pdf.jpg
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150109/6/000999353-02.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3cd539cfc418856e0785059e2b6d6c26
115ac915e77ca456f854d254083de344
9a6a3883c0f22225ccb2831167fa6e0b
9516a872e5690766241fbb53b2f87dd3
00ee46705569f368fc89c02bfa20f610
111a5c982f6c6dc31d3639d622b3cac3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447625833381888