A brincadeira e a constituição social das crianças em um contexto de educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782019000100242 |
Resumo: | RESUMO Este artigo apresenta uma pesquisa sobre o brincar e a constituição social das crianças no campo de educação infantil em relação com contextos familiares. Procurou-se desvendar as relações intersubjetivas e societárias, bem como os repertórios culturais apropriados pelas crianças. O trabalho fundamentou-se nos construtos teóricos dos estudos sociais da infância, predominantemente na sociologia da infância, e sob uma perspectiva etnográfica e participativa as crianças foram consideradas as principais informantes. A pesquisa reafirma o brincar como uma atividade de confronto intercultural, em que as crianças constroem enredos complexos, misturam e combinam elementos diversos, provenientes das relações que estabelecem no contexto familiar e de educação infantil, no âmbito do contexto local e da cultura mais ampla. |
id |
EAA-1_33c90a0255ed3cedb090e288be083432 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-24782019000100242 |
network_acronym_str |
EAA-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A brincadeira e a constituição social das crianças em um contexto de educação infantilbrincadeiraconstituição socialeducação infantilRESUMO Este artigo apresenta uma pesquisa sobre o brincar e a constituição social das crianças no campo de educação infantil em relação com contextos familiares. Procurou-se desvendar as relações intersubjetivas e societárias, bem como os repertórios culturais apropriados pelas crianças. O trabalho fundamentou-se nos construtos teóricos dos estudos sociais da infância, predominantemente na sociologia da infância, e sob uma perspectiva etnográfica e participativa as crianças foram consideradas as principais informantes. A pesquisa reafirma o brincar como uma atividade de confronto intercultural, em que as crianças constroem enredos complexos, misturam e combinam elementos diversos, provenientes das relações que estabelecem no contexto familiar e de educação infantil, no âmbito do contexto local e da cultura mais ampla.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782019000100242Revista Brasileira de Educação v.24 2019reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782019240063info:eu-repo/semantics/openAccessRivero,Andréa SimõesRocha,Eloísa Acires Candalpor2020-04-03T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782019000100242Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2020-04-03T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A brincadeira e a constituição social das crianças em um contexto de educação infantil |
title |
A brincadeira e a constituição social das crianças em um contexto de educação infantil |
spellingShingle |
A brincadeira e a constituição social das crianças em um contexto de educação infantil Rivero,Andréa Simões brincadeira constituição social educação infantil |
title_short |
A brincadeira e a constituição social das crianças em um contexto de educação infantil |
title_full |
A brincadeira e a constituição social das crianças em um contexto de educação infantil |
title_fullStr |
A brincadeira e a constituição social das crianças em um contexto de educação infantil |
title_full_unstemmed |
A brincadeira e a constituição social das crianças em um contexto de educação infantil |
title_sort |
A brincadeira e a constituição social das crianças em um contexto de educação infantil |
author |
Rivero,Andréa Simões |
author_facet |
Rivero,Andréa Simões Rocha,Eloísa Acires Candal |
author_role |
author |
author2 |
Rocha,Eloísa Acires Candal |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rivero,Andréa Simões Rocha,Eloísa Acires Candal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
brincadeira constituição social educação infantil |
topic |
brincadeira constituição social educação infantil |
description |
RESUMO Este artigo apresenta uma pesquisa sobre o brincar e a constituição social das crianças no campo de educação infantil em relação com contextos familiares. Procurou-se desvendar as relações intersubjetivas e societárias, bem como os repertórios culturais apropriados pelas crianças. O trabalho fundamentou-se nos construtos teóricos dos estudos sociais da infância, predominantemente na sociologia da infância, e sob uma perspectiva etnográfica e participativa as crianças foram consideradas as principais informantes. A pesquisa reafirma o brincar como uma atividade de confronto intercultural, em que as crianças constroem enredos complexos, misturam e combinam elementos diversos, provenientes das relações que estabelecem no contexto familiar e de educação infantil, no âmbito do contexto local e da cultura mais ampla. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782019000100242 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782019000100242 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/s1413-24782019240063 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação v.24 2019 reponame:Revista Brasileira de Educação (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) instacron:EAA |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
instacron_str |
EAA |
institution |
EAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbe@anped.org.br |
_version_ |
1754122492793847808 |