Entre omissão, desconhecimento e reconhecimento: João Batista de La Salle na pesquisa em educação no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pauly,Evaldo Luis
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Casagrande,Cledes Antonio, Corbellini,Marcos Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100265
Resumo: RESUMO Este artigo analisa por que João Batista de La Salle, importante precursor da pedagogia moderna, é pouco conhecido na pesquisa em educação no Brasil. Na primeira parte, apresenta uma revisão das pesquisas acadêmicas brasileiras sobre La Salle, classificando-as em três categorias: omissão, desconhecimento e reconhecimento. A segunda parte postula três causas para essa classificação: as tendências antirreligiosas hegemônicas; as leituras foucaultianas que desconsideram a tese do próprio Foucault sobre como o tempo penetra o corpo; a simplificação da proposta de ensino da moral secular, formulada por Durkheim, para substituir a moral religiosa. Finalmente, o artigo propõe um exercício hermenêutico com base no Guia das Escolas Cristãs visando superar a omissão e o desconhecimento sobre La Salle no Brasil. Conclui apontando que certos aspectos-chave da pedagogia de La Salle são valiosos para fortalecer a luta política contemporânea pela educação pública, universal e gratuita.
id EAA-1_3644c4699cdd7cf842489aad618e6325
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782018000100265
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Entre omissão, desconhecimento e reconhecimento: João Batista de La Salle na pesquisa em educação no BrasilLa SalleGuia das Escolas CristãsFoucaultDurkheimpesquisa em educaçãoRESUMO Este artigo analisa por que João Batista de La Salle, importante precursor da pedagogia moderna, é pouco conhecido na pesquisa em educação no Brasil. Na primeira parte, apresenta uma revisão das pesquisas acadêmicas brasileiras sobre La Salle, classificando-as em três categorias: omissão, desconhecimento e reconhecimento. A segunda parte postula três causas para essa classificação: as tendências antirreligiosas hegemônicas; as leituras foucaultianas que desconsideram a tese do próprio Foucault sobre como o tempo penetra o corpo; a simplificação da proposta de ensino da moral secular, formulada por Durkheim, para substituir a moral religiosa. Finalmente, o artigo propõe um exercício hermenêutico com base no Guia das Escolas Cristãs visando superar a omissão e o desconhecimento sobre La Salle no Brasil. Conclui apontando que certos aspectos-chave da pedagogia de La Salle são valiosos para fortalecer a luta política contemporânea pela educação pública, universal e gratuita.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100265Revista Brasileira de Educação v.23 2018reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782018230079info:eu-repo/semantics/openAccessPauly,Evaldo LuisCasagrande,Cledes AntonioCorbellini,Marcos Antoniopor2019-03-11T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782018000100265Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2019-03-11T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre omissão, desconhecimento e reconhecimento: João Batista de La Salle na pesquisa em educação no Brasil
title Entre omissão, desconhecimento e reconhecimento: João Batista de La Salle na pesquisa em educação no Brasil
spellingShingle Entre omissão, desconhecimento e reconhecimento: João Batista de La Salle na pesquisa em educação no Brasil
Pauly,Evaldo Luis
La Salle
Guia das Escolas Cristãs
Foucault
Durkheim
pesquisa em educação
title_short Entre omissão, desconhecimento e reconhecimento: João Batista de La Salle na pesquisa em educação no Brasil
title_full Entre omissão, desconhecimento e reconhecimento: João Batista de La Salle na pesquisa em educação no Brasil
title_fullStr Entre omissão, desconhecimento e reconhecimento: João Batista de La Salle na pesquisa em educação no Brasil
title_full_unstemmed Entre omissão, desconhecimento e reconhecimento: João Batista de La Salle na pesquisa em educação no Brasil
title_sort Entre omissão, desconhecimento e reconhecimento: João Batista de La Salle na pesquisa em educação no Brasil
author Pauly,Evaldo Luis
author_facet Pauly,Evaldo Luis
Casagrande,Cledes Antonio
Corbellini,Marcos Antonio
author_role author
author2 Casagrande,Cledes Antonio
Corbellini,Marcos Antonio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pauly,Evaldo Luis
Casagrande,Cledes Antonio
Corbellini,Marcos Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv La Salle
Guia das Escolas Cristãs
Foucault
Durkheim
pesquisa em educação
topic La Salle
Guia das Escolas Cristãs
Foucault
Durkheim
pesquisa em educação
description RESUMO Este artigo analisa por que João Batista de La Salle, importante precursor da pedagogia moderna, é pouco conhecido na pesquisa em educação no Brasil. Na primeira parte, apresenta uma revisão das pesquisas acadêmicas brasileiras sobre La Salle, classificando-as em três categorias: omissão, desconhecimento e reconhecimento. A segunda parte postula três causas para essa classificação: as tendências antirreligiosas hegemônicas; as leituras foucaultianas que desconsideram a tese do próprio Foucault sobre como o tempo penetra o corpo; a simplificação da proposta de ensino da moral secular, formulada por Durkheim, para substituir a moral religiosa. Finalmente, o artigo propõe um exercício hermenêutico com base no Guia das Escolas Cristãs visando superar a omissão e o desconhecimento sobre La Salle no Brasil. Conclui apontando que certos aspectos-chave da pedagogia de La Salle são valiosos para fortalecer a luta política contemporânea pela educação pública, universal e gratuita.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100265
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100265
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-24782018230079
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.23 2018
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122492453060608