Entre omissão, desconhecimento e reconhecimento: João Batista de La Salle na pesquisa em educação no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100265 |
Resumo: | RESUMO Este artigo analisa por que João Batista de La Salle, importante precursor da pedagogia moderna, é pouco conhecido na pesquisa em educação no Brasil. Na primeira parte, apresenta uma revisão das pesquisas acadêmicas brasileiras sobre La Salle, classificando-as em três categorias: omissão, desconhecimento e reconhecimento. A segunda parte postula três causas para essa classificação: as tendências antirreligiosas hegemônicas; as leituras foucaultianas que desconsideram a tese do próprio Foucault sobre como o tempo penetra o corpo; a simplificação da proposta de ensino da moral secular, formulada por Durkheim, para substituir a moral religiosa. Finalmente, o artigo propõe um exercício hermenêutico com base no Guia das Escolas Cristãs visando superar a omissão e o desconhecimento sobre La Salle no Brasil. Conclui apontando que certos aspectos-chave da pedagogia de La Salle são valiosos para fortalecer a luta política contemporânea pela educação pública, universal e gratuita. |
id |
EAA-1_3644c4699cdd7cf842489aad618e6325 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-24782018000100265 |
network_acronym_str |
EAA-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Entre omissão, desconhecimento e reconhecimento: João Batista de La Salle na pesquisa em educação no BrasilLa SalleGuia das Escolas CristãsFoucaultDurkheimpesquisa em educaçãoRESUMO Este artigo analisa por que João Batista de La Salle, importante precursor da pedagogia moderna, é pouco conhecido na pesquisa em educação no Brasil. Na primeira parte, apresenta uma revisão das pesquisas acadêmicas brasileiras sobre La Salle, classificando-as em três categorias: omissão, desconhecimento e reconhecimento. A segunda parte postula três causas para essa classificação: as tendências antirreligiosas hegemônicas; as leituras foucaultianas que desconsideram a tese do próprio Foucault sobre como o tempo penetra o corpo; a simplificação da proposta de ensino da moral secular, formulada por Durkheim, para substituir a moral religiosa. Finalmente, o artigo propõe um exercício hermenêutico com base no Guia das Escolas Cristãs visando superar a omissão e o desconhecimento sobre La Salle no Brasil. Conclui apontando que certos aspectos-chave da pedagogia de La Salle são valiosos para fortalecer a luta política contemporânea pela educação pública, universal e gratuita.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100265Revista Brasileira de Educação v.23 2018reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782018230079info:eu-repo/semantics/openAccessPauly,Evaldo LuisCasagrande,Cledes AntonioCorbellini,Marcos Antoniopor2019-03-11T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782018000100265Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2019-03-11T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre omissão, desconhecimento e reconhecimento: João Batista de La Salle na pesquisa em educação no Brasil |
title |
Entre omissão, desconhecimento e reconhecimento: João Batista de La Salle na pesquisa em educação no Brasil |
spellingShingle |
Entre omissão, desconhecimento e reconhecimento: João Batista de La Salle na pesquisa em educação no Brasil Pauly,Evaldo Luis La Salle Guia das Escolas Cristãs Foucault Durkheim pesquisa em educação |
title_short |
Entre omissão, desconhecimento e reconhecimento: João Batista de La Salle na pesquisa em educação no Brasil |
title_full |
Entre omissão, desconhecimento e reconhecimento: João Batista de La Salle na pesquisa em educação no Brasil |
title_fullStr |
Entre omissão, desconhecimento e reconhecimento: João Batista de La Salle na pesquisa em educação no Brasil |
title_full_unstemmed |
Entre omissão, desconhecimento e reconhecimento: João Batista de La Salle na pesquisa em educação no Brasil |
title_sort |
Entre omissão, desconhecimento e reconhecimento: João Batista de La Salle na pesquisa em educação no Brasil |
author |
Pauly,Evaldo Luis |
author_facet |
Pauly,Evaldo Luis Casagrande,Cledes Antonio Corbellini,Marcos Antonio |
author_role |
author |
author2 |
Casagrande,Cledes Antonio Corbellini,Marcos Antonio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pauly,Evaldo Luis Casagrande,Cledes Antonio Corbellini,Marcos Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
La Salle Guia das Escolas Cristãs Foucault Durkheim pesquisa em educação |
topic |
La Salle Guia das Escolas Cristãs Foucault Durkheim pesquisa em educação |
description |
RESUMO Este artigo analisa por que João Batista de La Salle, importante precursor da pedagogia moderna, é pouco conhecido na pesquisa em educação no Brasil. Na primeira parte, apresenta uma revisão das pesquisas acadêmicas brasileiras sobre La Salle, classificando-as em três categorias: omissão, desconhecimento e reconhecimento. A segunda parte postula três causas para essa classificação: as tendências antirreligiosas hegemônicas; as leituras foucaultianas que desconsideram a tese do próprio Foucault sobre como o tempo penetra o corpo; a simplificação da proposta de ensino da moral secular, formulada por Durkheim, para substituir a moral religiosa. Finalmente, o artigo propõe um exercício hermenêutico com base no Guia das Escolas Cristãs visando superar a omissão e o desconhecimento sobre La Salle no Brasil. Conclui apontando que certos aspectos-chave da pedagogia de La Salle são valiosos para fortalecer a luta política contemporânea pela educação pública, universal e gratuita. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100265 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100265 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/s1413-24782018230079 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação v.23 2018 reponame:Revista Brasileira de Educação (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) instacron:EAA |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
instacron_str |
EAA |
institution |
EAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbe@anped.org.br |
_version_ |
1754122492453060608 |