O mobiliário das escolas cristãs no século XVII: um elemento humanizador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trezzi, Clóvis
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/15687
Resumo: A escola como um ambiente especializado para o ensino-aprendizagem se desenvolveu a partir do século XVII e, nesse ambiente, foi introduzido um mobiliário escolar desenvolvido de acordo com o método pedagógico utilizado. Este artigo parte dessa premissa para investigar, a partir da função social, o mobiliário escolar das Escolas Cristãs, rede de escolas criada por João Batista de La Salle (1651-1719) na França a partir de 1689. O objetivo é mostrar que a escolha desse mobiliário tinha, mais do que uma função prática, uma função social. Para tanto, o artigo faz uma leitura hermenêutica do Guia das Escolas Cristãs, obra pedagógica de La Salle, para concluir que o padrão científico dos móveis desenhados para a sala de aula seguia o mesmo princípio pedagógico das Escolas Cristãs e tinha a mesma função: dar dignidade para as crianças pobres.Palavras-chave: Mobiliário escolar. Escolas cristãs. La Salle.The Christian Schools Furniture in the 17th Century: a Humanizing ElementABSTRACTThe School as a specialized environment for teaching and learning was developed from the 17th century on. In that environment, school furniture was developed according to the pedagogical method. This article starts from this premise to investigate, from the social function, the school furniture of the Christian Schools, a network of schools created by John Baptist de La Salle (1651-1719) in France as from 1689. The objective is to show that the choice of this furniture had, more than a practical function, a social function. Therefore, the article makes a hermeneutic reading of the “The Conduct of the Christian Schools”, La Salle's pedagogical work, to conclude that the scientific standard of the furniture designed for the classroom followed the same pedagogical principle of the Christian Schools and had the same function: to provide dignity for poor children.Keywords: School furniture. Christian schools. La Salle.El Mobiliario Escolar de las Escuelas Cristianas del Siglo XVII: un Elemento HumanizadorRESUMENLa escuela como un lugar especializado para la enseñanza y el aprendizaje se desarrolló a partir del siglo XVII y, en ese lugar, el mobiliario escolar se desarrolló de acuerdo con el método pedagógico utilizado. Este artículo parte de esta premisa para investigar, a partir de la función social de la escuela, el mobiliario escolar de las Escuelas Cristianas, una red de escuelas creada por Juan Bautista de La Salle (1651-1719) en Francia desde 1689. El objetivo es mostrar que la elección de este mobiliario tenía, más que una función práctica, una función social. Por lo tanto, el artículo hace una lectura hermenéutica de la “Guía de las Escuelas Cristianas”, el trabajo pedagógico de La Salle, para concluir que el estándar científico de los muebles diseñados para el aula siguió el mismo principio pedagógico de las Escuelas Cristianas y tuvo la misma función: dar dignidad a los niños pobres.Palabras clave: Mobiliario escolar. Escuelas cristianas. La Salle.
id UFMA-3_522ab9f8d343f1703b4cb1b8659320b3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15687
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling O mobiliário das escolas cristãs no século XVII: um elemento humanizadorMobiliário escolarEscolas cristãsLa SalleA escola como um ambiente especializado para o ensino-aprendizagem se desenvolveu a partir do século XVII e, nesse ambiente, foi introduzido um mobiliário escolar desenvolvido de acordo com o método pedagógico utilizado. Este artigo parte dessa premissa para investigar, a partir da função social, o mobiliário escolar das Escolas Cristãs, rede de escolas criada por João Batista de La Salle (1651-1719) na França a partir de 1689. O objetivo é mostrar que a escolha desse mobiliário tinha, mais do que uma função prática, uma função social. Para tanto, o artigo faz uma leitura hermenêutica do Guia das Escolas Cristãs, obra pedagógica de La Salle, para concluir que o padrão científico dos móveis desenhados para a sala de aula seguia o mesmo princípio pedagógico das Escolas Cristãs e tinha a mesma função: dar dignidade para as crianças pobres.Palavras-chave: Mobiliário escolar. Escolas cristãs. La Salle.The Christian Schools Furniture in the 17th Century: a Humanizing ElementABSTRACTThe School as a specialized environment for teaching and learning was developed from the 17th century on. In that environment, school furniture was developed according to the pedagogical method. This article starts from this premise to investigate, from the social function, the school furniture of the Christian Schools, a network of schools created by John Baptist de La Salle (1651-1719) in France as from 1689. The objective is to show that the choice of this furniture had, more than a practical function, a social function. Therefore, the article makes a hermeneutic reading of the “The Conduct of the Christian Schools”, La Salle's pedagogical work, to conclude that the scientific standard of the furniture designed for the classroom followed the same pedagogical principle of the Christian Schools and had the same function: to provide dignity for poor children.Keywords: School furniture. Christian schools. La Salle.El Mobiliario Escolar de las Escuelas Cristianas del Siglo XVII: un Elemento HumanizadorRESUMENLa escuela como un lugar especializado para la enseñanza y el aprendizaje se desarrolló a partir del siglo XVII y, en ese lugar, el mobiliario escolar se desarrolló de acuerdo con el método pedagógico utilizado. Este artículo parte de esta premisa para investigar, a partir de la función social de la escuela, el mobiliario escolar de las Escuelas Cristianas, una red de escuelas creada por Juan Bautista de La Salle (1651-1719) en Francia desde 1689. El objetivo es mostrar que la elección de este mobiliario tenía, más que una función práctica, una función social. Por lo tanto, el artículo hace una lectura hermenéutica de la “Guía de las Escuelas Cristianas”, el trabajo pedagógico de La Salle, para concluir que el estándar científico de los muebles diseñados para el aula siguió el mismo principio pedagógico de las Escuelas Cristianas y tuvo la misma función: dar dignidad a los niños pobres.Palabras clave: Mobiliario escolar. Escuelas cristianas. La Salle.Universidade Federal do Maranhão2020-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/1568710.18764/2358-4319.v13n3p189-207Revista Educação e Emancipação; v.13, n.3, Dossiê Temático, set./dez.2020; p.189-2072358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/15687/8269Copyright (c) 2020 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessTrezzi, Clóvis2020-12-22T16:47:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15687Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2020-12-22T16:47:51Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv O mobiliário das escolas cristãs no século XVII: um elemento humanizador
title O mobiliário das escolas cristãs no século XVII: um elemento humanizador
spellingShingle O mobiliário das escolas cristãs no século XVII: um elemento humanizador
Trezzi, Clóvis
Mobiliário escolar
Escolas cristãs
La Salle
title_short O mobiliário das escolas cristãs no século XVII: um elemento humanizador
title_full O mobiliário das escolas cristãs no século XVII: um elemento humanizador
title_fullStr O mobiliário das escolas cristãs no século XVII: um elemento humanizador
title_full_unstemmed O mobiliário das escolas cristãs no século XVII: um elemento humanizador
title_sort O mobiliário das escolas cristãs no século XVII: um elemento humanizador
author Trezzi, Clóvis
author_facet Trezzi, Clóvis
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Trezzi, Clóvis
dc.subject.por.fl_str_mv Mobiliário escolar
Escolas cristãs
La Salle
topic Mobiliário escolar
Escolas cristãs
La Salle
description A escola como um ambiente especializado para o ensino-aprendizagem se desenvolveu a partir do século XVII e, nesse ambiente, foi introduzido um mobiliário escolar desenvolvido de acordo com o método pedagógico utilizado. Este artigo parte dessa premissa para investigar, a partir da função social, o mobiliário escolar das Escolas Cristãs, rede de escolas criada por João Batista de La Salle (1651-1719) na França a partir de 1689. O objetivo é mostrar que a escolha desse mobiliário tinha, mais do que uma função prática, uma função social. Para tanto, o artigo faz uma leitura hermenêutica do Guia das Escolas Cristãs, obra pedagógica de La Salle, para concluir que o padrão científico dos móveis desenhados para a sala de aula seguia o mesmo princípio pedagógico das Escolas Cristãs e tinha a mesma função: dar dignidade para as crianças pobres.Palavras-chave: Mobiliário escolar. Escolas cristãs. La Salle.The Christian Schools Furniture in the 17th Century: a Humanizing ElementABSTRACTThe School as a specialized environment for teaching and learning was developed from the 17th century on. In that environment, school furniture was developed according to the pedagogical method. This article starts from this premise to investigate, from the social function, the school furniture of the Christian Schools, a network of schools created by John Baptist de La Salle (1651-1719) in France as from 1689. The objective is to show that the choice of this furniture had, more than a practical function, a social function. Therefore, the article makes a hermeneutic reading of the “The Conduct of the Christian Schools”, La Salle's pedagogical work, to conclude that the scientific standard of the furniture designed for the classroom followed the same pedagogical principle of the Christian Schools and had the same function: to provide dignity for poor children.Keywords: School furniture. Christian schools. La Salle.El Mobiliario Escolar de las Escuelas Cristianas del Siglo XVII: un Elemento HumanizadorRESUMENLa escuela como un lugar especializado para la enseñanza y el aprendizaje se desarrolló a partir del siglo XVII y, en ese lugar, el mobiliario escolar se desarrolló de acuerdo con el método pedagógico utilizado. Este artículo parte de esta premisa para investigar, a partir de la función social de la escuela, el mobiliario escolar de las Escuelas Cristianas, una red de escuelas creada por Juan Bautista de La Salle (1651-1719) en Francia desde 1689. El objetivo es mostrar que la elección de este mobiliario tenía, más que una función práctica, una función social. Por lo tanto, el artículo hace una lectura hermenéutica de la “Guía de las Escuelas Cristianas”, el trabajo pedagógico de La Salle, para concluir que el estándar científico de los muebles diseñados para el aula siguió el mismo principio pedagógico de las Escuelas Cristianas y tuvo la misma función: dar dignidad a los niños pobres.Palabras clave: Mobiliario escolar. Escuelas cristianas. La Salle.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/15687
10.18764/2358-4319.v13n3p189-207
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/15687
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319.v13n3p189-207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/15687/8269
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v.13, n.3, Dossiê Temático, set./dez.2020; p.189-207
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711321602654208