Avaliação, produção de conhecimento e formação de professores entre associações e rupturas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trevisan,Amarildo Luiz
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Dias,Evandro Dotto, Ferrão,Iara da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782020000100209
Resumo: RESUMO O texto procura investigar a relação entre o sistema de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e a formação de professores no Brasil com base em uma filosofia da educação inspirada nas teorias de Habermas e Honneth. Interpreta o sistema de avaliação segundo a lógica que associa o binômio saber/poder de acordo com a produção de conhecimento do paradigma tecnológico moderno. Com isso, a ênfase recai sobre a competição por resultados, desconsiderando a imersão no processo colaborativo da produção. Acaba contribuindo assim para uma crescente instrumentalização do mundo da vida, na qual se ressalta o desenvolvimento do tecnicismo em todas as esferas da vida. A filosofia da educação contribui para indicar possíveis rupturas com esse modelo marcado pela demanda crescente, atrelada ao nexo produção-consumo, colaborando com a criação de uma sociedade democrática que acentua a responsabilidade em relação aos processos de construção da cidadania.
id EAA-1_45c1960c545151780d823a21c8139d7b
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782020000100209
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação, produção de conhecimento e formação de professores entre associações e rupturasfilosofia da educaçãoavaliaçãoformação de professoressaberpoder.RESUMO O texto procura investigar a relação entre o sistema de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e a formação de professores no Brasil com base em uma filosofia da educação inspirada nas teorias de Habermas e Honneth. Interpreta o sistema de avaliação segundo a lógica que associa o binômio saber/poder de acordo com a produção de conhecimento do paradigma tecnológico moderno. Com isso, a ênfase recai sobre a competição por resultados, desconsiderando a imersão no processo colaborativo da produção. Acaba contribuindo assim para uma crescente instrumentalização do mundo da vida, na qual se ressalta o desenvolvimento do tecnicismo em todas as esferas da vida. A filosofia da educação contribui para indicar possíveis rupturas com esse modelo marcado pela demanda crescente, atrelada ao nexo produção-consumo, colaborando com a criação de uma sociedade democrática que acentua a responsabilidade em relação aos processos de construção da cidadania.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782020000100209Revista Brasileira de Educação v.25 2020reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782020250012info:eu-repo/semantics/openAccessTrevisan,Amarildo LuizDias,Evandro DottoFerrão,Iara da Silvapor2020-04-03T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782020000100209Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2020-04-03T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação, produção de conhecimento e formação de professores entre associações e rupturas
title Avaliação, produção de conhecimento e formação de professores entre associações e rupturas
spellingShingle Avaliação, produção de conhecimento e formação de professores entre associações e rupturas
Trevisan,Amarildo Luiz
filosofia da educação
avaliação
formação de professores
saber
poder.
title_short Avaliação, produção de conhecimento e formação de professores entre associações e rupturas
title_full Avaliação, produção de conhecimento e formação de professores entre associações e rupturas
title_fullStr Avaliação, produção de conhecimento e formação de professores entre associações e rupturas
title_full_unstemmed Avaliação, produção de conhecimento e formação de professores entre associações e rupturas
title_sort Avaliação, produção de conhecimento e formação de professores entre associações e rupturas
author Trevisan,Amarildo Luiz
author_facet Trevisan,Amarildo Luiz
Dias,Evandro Dotto
Ferrão,Iara da Silva
author_role author
author2 Dias,Evandro Dotto
Ferrão,Iara da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Trevisan,Amarildo Luiz
Dias,Evandro Dotto
Ferrão,Iara da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv filosofia da educação
avaliação
formação de professores
saber
poder.
topic filosofia da educação
avaliação
formação de professores
saber
poder.
description RESUMO O texto procura investigar a relação entre o sistema de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e a formação de professores no Brasil com base em uma filosofia da educação inspirada nas teorias de Habermas e Honneth. Interpreta o sistema de avaliação segundo a lógica que associa o binômio saber/poder de acordo com a produção de conhecimento do paradigma tecnológico moderno. Com isso, a ênfase recai sobre a competição por resultados, desconsiderando a imersão no processo colaborativo da produção. Acaba contribuindo assim para uma crescente instrumentalização do mundo da vida, na qual se ressalta o desenvolvimento do tecnicismo em todas as esferas da vida. A filosofia da educação contribui para indicar possíveis rupturas com esse modelo marcado pela demanda crescente, atrelada ao nexo produção-consumo, colaborando com a criação de uma sociedade democrática que acentua a responsabilidade em relação aos processos de construção da cidadania.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782020000100209
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782020000100209
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-24782020250012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.25 2020
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122492828450816