Profissionalização, profissionalidade e saberes da experiência: perspectiva para formação do professor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/1909 |
Resumo: | Este artigo traz para o debate a formação do professor sob uma ótica que apesar de não ter sido incorporada no nosso meio, conta com uma vasta literatura que aponta para a especificidade do trabalho do professor, características do ofício de ensinar saberes de caráter prático, ou seja, saberes profissionais. Nessa perspectiva, realizou-se uma pesquisa empírica de caráter qualitativo, com professoras da educação básica da cidade de Feira de Santana, buscando responder as seguintes indagações: De que forma as professoras se manifestam diante da relação profissão/ profissionalidade? Quais os “saberes” que as professoras consideram necessários à profissão? Os dados coletados permitiram verificar o sentido que as professoras dão ao seu ofício e o confronto que realizam com os saberes necessários à sua atuação, oferecendo elementos para melhor entender as bases que sustentam a sua formação. |
id |
UNIT-4_b8ee924e91594ac1db749c23ec891eaa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1909 |
network_acronym_str |
UNIT-4 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Profissionalização, profissionalidade e saberes da experiência: perspectiva para formação do professorProfissionalidadeSaberesFormação do ProfessorEste artigo traz para o debate a formação do professor sob uma ótica que apesar de não ter sido incorporada no nosso meio, conta com uma vasta literatura que aponta para a especificidade do trabalho do professor, características do ofício de ensinar saberes de caráter prático, ou seja, saberes profissionais. Nessa perspectiva, realizou-se uma pesquisa empírica de caráter qualitativo, com professoras da educação básica da cidade de Feira de Santana, buscando responder as seguintes indagações: De que forma as professoras se manifestam diante da relação profissão/ profissionalidade? Quais os “saberes” que as professoras consideram necessários à profissão? Os dados coletados permitiram verificar o sentido que as professoras dão ao seu ofício e o confronto que realizam com os saberes necessários à sua atuação, oferecendo elementos para melhor entender as bases que sustentam a sua formação.Editora Universitária Tiradentes2014-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/190910.17564/2316-3801.2014v3n1p67-79Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 3 n. 1 (2014); 67-792316-38012316-334810.17564/2316-3801.2014v3n1reponame:Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/1909/993Duboc, Maria José OliveiraSantos, Solange Mary Moreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-19T01:27:06Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1909Revistahttps://periodicos.set.edu.br/humanasPRIhttps://periodicos.set.edu.br/index.php/humanas/oaicrismporto@gmail.com || cfcpinto@gmail.com2316-38012316-3348opendoar:2020-11-19T01:27:06Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Profissionalização, profissionalidade e saberes da experiência: perspectiva para formação do professor |
title |
Profissionalização, profissionalidade e saberes da experiência: perspectiva para formação do professor |
spellingShingle |
Profissionalização, profissionalidade e saberes da experiência: perspectiva para formação do professor Duboc, Maria José Oliveira Profissionalidade Saberes Formação do Professor |
title_short |
Profissionalização, profissionalidade e saberes da experiência: perspectiva para formação do professor |
title_full |
Profissionalização, profissionalidade e saberes da experiência: perspectiva para formação do professor |
title_fullStr |
Profissionalização, profissionalidade e saberes da experiência: perspectiva para formação do professor |
title_full_unstemmed |
Profissionalização, profissionalidade e saberes da experiência: perspectiva para formação do professor |
title_sort |
Profissionalização, profissionalidade e saberes da experiência: perspectiva para formação do professor |
author |
Duboc, Maria José Oliveira |
author_facet |
Duboc, Maria José Oliveira Santos, Solange Mary Moreira |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Solange Mary Moreira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duboc, Maria José Oliveira Santos, Solange Mary Moreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Profissionalidade Saberes Formação do Professor |
topic |
Profissionalidade Saberes Formação do Professor |
description |
Este artigo traz para o debate a formação do professor sob uma ótica que apesar de não ter sido incorporada no nosso meio, conta com uma vasta literatura que aponta para a especificidade do trabalho do professor, características do ofício de ensinar saberes de caráter prático, ou seja, saberes profissionais. Nessa perspectiva, realizou-se uma pesquisa empírica de caráter qualitativo, com professoras da educação básica da cidade de Feira de Santana, buscando responder as seguintes indagações: De que forma as professoras se manifestam diante da relação profissão/ profissionalidade? Quais os “saberes” que as professoras consideram necessários à profissão? Os dados coletados permitiram verificar o sentido que as professoras dão ao seu ofício e o confronto que realizam com os saberes necessários à sua atuação, oferecendo elementos para melhor entender as bases que sustentam a sua formação. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/1909 10.17564/2316-3801.2014v3n1p67-79 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/1909 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3801.2014v3n1p67-79 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/1909/993 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 3 n. 1 (2014); 67-79 2316-3801 2316-3348 10.17564/2316-3801.2014v3n1 reponame:Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
crismporto@gmail.com || cfcpinto@gmail.com |
_version_ |
1800220591840559104 |