Profissionalização, profissionalidade e saberes da experiência: perspectiva para formação do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duboc, Maria José Oliveira
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Santos, Solange Mary Moreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/1909
Resumo: Este artigo traz para o debate a formação do professor sob uma ótica que apesar de não ter sido incorporada no nosso meio, conta com uma vasta literatura que aponta para a especificidade do trabalho do professor, características do ofício de ensinar saberes de caráter prático, ou seja, saberes profissionais. Nessa perspectiva, realizou-se uma pesquisa empírica de caráter qualitativo, com professoras da educação básica da cidade de Feira de Santana, buscando responder as seguintes indagações: De que forma as professoras se manifestam diante da relação profissão/ profissionalidade? Quais os “saberes” que as professoras consideram necessários à profissão? Os dados coletados permitiram verificar o sentido que as professoras dão ao seu ofício e o confronto que realizam com os saberes necessários à sua atuação, oferecendo elementos para melhor entender as bases que sustentam a sua formação.
id UNIT-4_b8ee924e91594ac1db749c23ec891eaa
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1909
network_acronym_str UNIT-4
network_name_str Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
repository_id_str
spelling Profissionalização, profissionalidade e saberes da experiência: perspectiva para formação do professorProfissionalidadeSaberesFormação do ProfessorEste artigo traz para o debate a formação do professor sob uma ótica que apesar de não ter sido incorporada no nosso meio, conta com uma vasta literatura que aponta para a especificidade do trabalho do professor, características do ofício de ensinar saberes de caráter prático, ou seja, saberes profissionais. Nessa perspectiva, realizou-se uma pesquisa empírica de caráter qualitativo, com professoras da educação básica da cidade de Feira de Santana, buscando responder as seguintes indagações: De que forma as professoras se manifestam diante da relação profissão/ profissionalidade? Quais os “saberes” que as professoras consideram necessários à profissão? Os dados coletados permitiram verificar o sentido que as professoras dão ao seu ofício e o confronto que realizam com os saberes necessários à sua atuação, oferecendo elementos para melhor entender as bases que sustentam a sua formação.Editora Universitária Tiradentes2014-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/190910.17564/2316-3801.2014v3n1p67-79Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 3 n. 1 (2014); 67-792316-38012316-334810.17564/2316-3801.2014v3n1reponame:Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/1909/993Duboc, Maria José OliveiraSantos, Solange Mary Moreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-19T01:27:06Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1909Revistahttps://periodicos.set.edu.br/humanasPRIhttps://periodicos.set.edu.br/index.php/humanas/oaicrismporto@gmail.com || cfcpinto@gmail.com2316-38012316-3348opendoar:2020-11-19T01:27:06Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv Profissionalização, profissionalidade e saberes da experiência: perspectiva para formação do professor
title Profissionalização, profissionalidade e saberes da experiência: perspectiva para formação do professor
spellingShingle Profissionalização, profissionalidade e saberes da experiência: perspectiva para formação do professor
Duboc, Maria José Oliveira
Profissionalidade
Saberes
Formação do Professor
title_short Profissionalização, profissionalidade e saberes da experiência: perspectiva para formação do professor
title_full Profissionalização, profissionalidade e saberes da experiência: perspectiva para formação do professor
title_fullStr Profissionalização, profissionalidade e saberes da experiência: perspectiva para formação do professor
title_full_unstemmed Profissionalização, profissionalidade e saberes da experiência: perspectiva para formação do professor
title_sort Profissionalização, profissionalidade e saberes da experiência: perspectiva para formação do professor
author Duboc, Maria José Oliveira
author_facet Duboc, Maria José Oliveira
Santos, Solange Mary Moreira
author_role author
author2 Santos, Solange Mary Moreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duboc, Maria José Oliveira
Santos, Solange Mary Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Profissionalidade
Saberes
Formação do Professor
topic Profissionalidade
Saberes
Formação do Professor
description Este artigo traz para o debate a formação do professor sob uma ótica que apesar de não ter sido incorporada no nosso meio, conta com uma vasta literatura que aponta para a especificidade do trabalho do professor, características do ofício de ensinar saberes de caráter prático, ou seja, saberes profissionais. Nessa perspectiva, realizou-se uma pesquisa empírica de caráter qualitativo, com professoras da educação básica da cidade de Feira de Santana, buscando responder as seguintes indagações: De que forma as professoras se manifestam diante da relação profissão/ profissionalidade? Quais os “saberes” que as professoras consideram necessários à profissão? Os dados coletados permitiram verificar o sentido que as professoras dão ao seu ofício e o confronto que realizam com os saberes necessários à sua atuação, oferecendo elementos para melhor entender as bases que sustentam a sua formação.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/1909
10.17564/2316-3801.2014v3n1p67-79
url https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/1909
identifier_str_mv 10.17564/2316-3801.2014v3n1p67-79
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/1909/993
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 3 n. 1 (2014); 67-79
2316-3801
2316-3348
10.17564/2316-3801.2014v3n1
reponame:Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
collection Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv crismporto@gmail.com || cfcpinto@gmail.com
_version_ 1800220591840559104