Trajetória intelectual de pesquisadores da educação: a fecundidade do estudo dos memoriais acadêmicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rego,Teresa Cristina
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782014000800013
Resumo: O artigo apresenta os resultados de uma recente pesquisa realizada sobre o tema da constituição identitária, a educação, a memória e suas relações com as narrativas autobiográficas. Foram analisados doze memoriais apresentados em concursos para os mais altos cargos ou titulação da carreira universitária (livre-docência e titular), produzidos por professores ligados diretamente ou indiretamente aos estudos educacionais. Os memoriais examinados foram elaborados ao longo das últimas décadas por pesquisadores de duas diferentes gerações, selecionados com base nos seguintes critérios: expressão do pesquisador, diversidade em termos de formação, vinculação institucional e área de atuação. Buscou-se apreender elementos constitutivos próprios de uma identidade narrativa, bem como vozes sociais e polifônicas que perpassam esses relatos.
id EAA-1_50f4bf1bcd3625b50cc4eda78ee25bc2
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782014000800013
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Trajetória intelectual de pesquisadores da educação: a fecundidade do estudo dos memoriais acadêmicosidentidade narrativamemorialautobiografiaO artigo apresenta os resultados de uma recente pesquisa realizada sobre o tema da constituição identitária, a educação, a memória e suas relações com as narrativas autobiográficas. Foram analisados doze memoriais apresentados em concursos para os mais altos cargos ou titulação da carreira universitária (livre-docência e titular), produzidos por professores ligados diretamente ou indiretamente aos estudos educacionais. Os memoriais examinados foram elaborados ao longo das últimas décadas por pesquisadores de duas diferentes gerações, selecionados com base nos seguintes critérios: expressão do pesquisador, diversidade em termos de formação, vinculação institucional e área de atuação. Buscou-se apreender elementos constitutivos próprios de uma identidade narrativa, bem como vozes sociais e polifônicas que perpassam esses relatos.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2014-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782014000800013Revista Brasileira de Educação v.19 n.58 2014reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782014000800013info:eu-repo/semantics/openAccessRego,Teresa Cristinapor2014-10-07T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782014000800013Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2014-10-07T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Trajetória intelectual de pesquisadores da educação: a fecundidade do estudo dos memoriais acadêmicos
title Trajetória intelectual de pesquisadores da educação: a fecundidade do estudo dos memoriais acadêmicos
spellingShingle Trajetória intelectual de pesquisadores da educação: a fecundidade do estudo dos memoriais acadêmicos
Rego,Teresa Cristina
identidade narrativa
memorial
autobiografia
title_short Trajetória intelectual de pesquisadores da educação: a fecundidade do estudo dos memoriais acadêmicos
title_full Trajetória intelectual de pesquisadores da educação: a fecundidade do estudo dos memoriais acadêmicos
title_fullStr Trajetória intelectual de pesquisadores da educação: a fecundidade do estudo dos memoriais acadêmicos
title_full_unstemmed Trajetória intelectual de pesquisadores da educação: a fecundidade do estudo dos memoriais acadêmicos
title_sort Trajetória intelectual de pesquisadores da educação: a fecundidade do estudo dos memoriais acadêmicos
author Rego,Teresa Cristina
author_facet Rego,Teresa Cristina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rego,Teresa Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv identidade narrativa
memorial
autobiografia
topic identidade narrativa
memorial
autobiografia
description O artigo apresenta os resultados de uma recente pesquisa realizada sobre o tema da constituição identitária, a educação, a memória e suas relações com as narrativas autobiográficas. Foram analisados doze memoriais apresentados em concursos para os mais altos cargos ou titulação da carreira universitária (livre-docência e titular), produzidos por professores ligados diretamente ou indiretamente aos estudos educacionais. Os memoriais examinados foram elaborados ao longo das últimas décadas por pesquisadores de duas diferentes gerações, selecionados com base nos seguintes critérios: expressão do pesquisador, diversidade em termos de formação, vinculação institucional e área de atuação. Buscou-se apreender elementos constitutivos próprios de uma identidade narrativa, bem como vozes sociais e polifônicas que perpassam esses relatos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782014000800013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782014000800013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-24782014000800013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.19 n.58 2014
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122491578548224