Memoriais na educação de jovens e adultos : vidas, histórias, escritas reflexivas e autobiográficas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/233899 |
Resumo: | Este trabalho apresenta e reflete sobre uma experiência didático-pedagógica de escrita de memoriais formativos com sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola pública de Porto Alegre. Buscamos, neste ensaio reflexivo, contextualizar esta experiência significativa empreendida com os estudantes da EJA do ensino fundamental, bem como visibilizar o dispositivo da escrita de memoriais como uma estratégia educativa potente nas trajetórias de vida. Em outras palavras, cabe aqui problematizar, enquanto disposição investigativa, de que modo os movimentos reflexivos são manifestos no processo de escrita autobiográfica. Ao relatar o trabalho desenvolvido em aulas do componente curricular Projeto de Investigação (PI), apresentamos os marcadores explicitados e evidenciados no processo de escrita deste público. Os encontros permitiram a preparação, o acompanhamento da construção e a própria produção do memorial. |
id |
UFRGS-2_b08e520d6a6845d49fd68770fae623c8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/233899 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Arenhaldt, RafaelBenvenuti, Juçara2022-01-07T04:32:43Z20200103-6041http://hdl.handle.net/10183/233899001135445Este trabalho apresenta e reflete sobre uma experiência didático-pedagógica de escrita de memoriais formativos com sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola pública de Porto Alegre. Buscamos, neste ensaio reflexivo, contextualizar esta experiência significativa empreendida com os estudantes da EJA do ensino fundamental, bem como visibilizar o dispositivo da escrita de memoriais como uma estratégia educativa potente nas trajetórias de vida. Em outras palavras, cabe aqui problematizar, enquanto disposição investigativa, de que modo os movimentos reflexivos são manifestos no processo de escrita autobiográfica. Ao relatar o trabalho desenvolvido em aulas do componente curricular Projeto de Investigação (PI), apresentamos os marcadores explicitados e evidenciados no processo de escrita deste público. Os encontros permitiram a preparação, o acompanhamento da construção e a própria produção do memorial.This paper presents and reflects about a didactic-pedagogical experience of writing formative memorials with subjects of youth and adult education (EJA) in a public school in Porto Alegre. In this reflective essay, we intent to contextualize a significant experience undertaken with the EJA’ students of elementary school, as well as to make the device of writing memorials like as a powerful and affirmative educational strategy in their life trajectories. In other words, it is here to question, as an investigative disposition, how reflective movements are manifested in the process of autobiographical writing. When reporting the work developed in a Projeto de Investigação (PI) classes, we present the markers made explicited and evidenced in the writing process of this public. The meetings allowed the preparation, monitoring of construction and the production of the memorial itself.application/pdfporCadernos do Aplicação. Vol. 33, n.2 (jul./dez. 2020), p. 1-7Educação de jovens e adultosMemorialAutobiografiaMemorialAutobiographical writingEJAMemoriais na educação de jovens e adultos : vidas, histórias, escritas reflexivas e autobiográficasinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001135445.pdf.txt001135445.pdf.txtExtracted Texttext/plain26680http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233899/2/001135445.pdf.txtd432484b4ca1f7e91551a3d060081227MD52ORIGINAL001135445.pdfTexto completoapplication/pdf347590http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233899/1/001135445.pdf1e494006fa7ef915392a35e22c2120caMD5110183/2338992022-02-22 05:11:19.572363oai:www.lume.ufrgs.br:10183/233899Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T08:11:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Memoriais na educação de jovens e adultos : vidas, histórias, escritas reflexivas e autobiográficas |
title |
Memoriais na educação de jovens e adultos : vidas, histórias, escritas reflexivas e autobiográficas |
spellingShingle |
Memoriais na educação de jovens e adultos : vidas, histórias, escritas reflexivas e autobiográficas Arenhaldt, Rafael Educação de jovens e adultos Memorial Autobiografia Memorial Autobiographical writing EJA |
title_short |
Memoriais na educação de jovens e adultos : vidas, histórias, escritas reflexivas e autobiográficas |
title_full |
Memoriais na educação de jovens e adultos : vidas, histórias, escritas reflexivas e autobiográficas |
title_fullStr |
Memoriais na educação de jovens e adultos : vidas, histórias, escritas reflexivas e autobiográficas |
title_full_unstemmed |
Memoriais na educação de jovens e adultos : vidas, histórias, escritas reflexivas e autobiográficas |
title_sort |
Memoriais na educação de jovens e adultos : vidas, histórias, escritas reflexivas e autobiográficas |
author |
Arenhaldt, Rafael |
author_facet |
Arenhaldt, Rafael Benvenuti, Juçara |
author_role |
author |
author2 |
Benvenuti, Juçara |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Arenhaldt, Rafael Benvenuti, Juçara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Memorial Autobiografia |
topic |
Educação de jovens e adultos Memorial Autobiografia Memorial Autobiographical writing EJA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Memorial Autobiographical writing EJA |
description |
Este trabalho apresenta e reflete sobre uma experiência didático-pedagógica de escrita de memoriais formativos com sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola pública de Porto Alegre. Buscamos, neste ensaio reflexivo, contextualizar esta experiência significativa empreendida com os estudantes da EJA do ensino fundamental, bem como visibilizar o dispositivo da escrita de memoriais como uma estratégia educativa potente nas trajetórias de vida. Em outras palavras, cabe aqui problematizar, enquanto disposição investigativa, de que modo os movimentos reflexivos são manifestos no processo de escrita autobiográfica. Ao relatar o trabalho desenvolvido em aulas do componente curricular Projeto de Investigação (PI), apresentamos os marcadores explicitados e evidenciados no processo de escrita deste público. Os encontros permitiram a preparação, o acompanhamento da construção e a própria produção do memorial. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-01-07T04:32:43Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/233899 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0103-6041 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001135445 |
identifier_str_mv |
0103-6041 001135445 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/233899 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Cadernos do Aplicação. Vol. 33, n.2 (jul./dez. 2020), p. 1-7 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233899/2/001135445.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233899/1/001135445.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d432484b4ca1f7e91551a3d060081227 1e494006fa7ef915392a35e22c2120ca |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447780286529536 |