Memoriais na educação de jovens e adultos : vidas, histórias, escritas reflexivas e autobiográficas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arenhaldt, Rafael
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Benvenuti, Juçara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/233899
Resumo: Este trabalho apresenta e reflete sobre uma experiência didático-pedagógica de escrita de memoriais formativos com sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola pública de Porto Alegre. Buscamos, neste ensaio reflexivo, contextualizar esta experiência significativa empreendida com os estudantes da EJA do ensino fundamental, bem como visibilizar o dispositivo da escrita de memoriais como uma estratégia educativa potente nas trajetórias de vida. Em outras palavras, cabe aqui problematizar, enquanto disposição investigativa, de que modo os movimentos reflexivos são manifestos no processo de escrita autobiográfica. Ao relatar o trabalho desenvolvido em aulas do componente curricular Projeto de Investigação (PI), apresentamos os marcadores explicitados e evidenciados no processo de escrita deste público. Os encontros permitiram a preparação, o acompanhamento da construção e a própria produção do memorial.
id UFRGS-2_b08e520d6a6845d49fd68770fae623c8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/233899
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Arenhaldt, RafaelBenvenuti, Juçara2022-01-07T04:32:43Z20200103-6041http://hdl.handle.net/10183/233899001135445Este trabalho apresenta e reflete sobre uma experiência didático-pedagógica de escrita de memoriais formativos com sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola pública de Porto Alegre. Buscamos, neste ensaio reflexivo, contextualizar esta experiência significativa empreendida com os estudantes da EJA do ensino fundamental, bem como visibilizar o dispositivo da escrita de memoriais como uma estratégia educativa potente nas trajetórias de vida. Em outras palavras, cabe aqui problematizar, enquanto disposição investigativa, de que modo os movimentos reflexivos são manifestos no processo de escrita autobiográfica. Ao relatar o trabalho desenvolvido em aulas do componente curricular Projeto de Investigação (PI), apresentamos os marcadores explicitados e evidenciados no processo de escrita deste público. Os encontros permitiram a preparação, o acompanhamento da construção e a própria produção do memorial.This paper presents and reflects about a didactic-pedagogical experience of writing formative memorials with subjects of youth and adult education (EJA) in a public school in Porto Alegre. In this reflective essay, we intent to contextualize a significant experience undertaken with the EJA’ students of elementary school, as well as to make the device of writing memorials like as a powerful and affirmative educational strategy in their life trajectories. In other words, it is here to question, as an investigative disposition, how reflective movements are manifested in the process of autobiographical writing. When reporting the work developed in a Projeto de Investigação (PI) classes, we present the markers made explicited and evidenced in the writing process of this public. The meetings allowed the preparation, monitoring of construction and the production of the memorial itself.application/pdfporCadernos do Aplicação. Vol. 33, n.2 (jul./dez. 2020), p. 1-7Educação de jovens e adultosMemorialAutobiografiaMemorialAutobiographical writingEJAMemoriais na educação de jovens e adultos : vidas, histórias, escritas reflexivas e autobiográficasinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001135445.pdf.txt001135445.pdf.txtExtracted Texttext/plain26680http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233899/2/001135445.pdf.txtd432484b4ca1f7e91551a3d060081227MD52ORIGINAL001135445.pdfTexto completoapplication/pdf347590http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233899/1/001135445.pdf1e494006fa7ef915392a35e22c2120caMD5110183/2338992022-02-22 05:11:19.572363oai:www.lume.ufrgs.br:10183/233899Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T08:11:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Memoriais na educação de jovens e adultos : vidas, histórias, escritas reflexivas e autobiográficas
title Memoriais na educação de jovens e adultos : vidas, histórias, escritas reflexivas e autobiográficas
spellingShingle Memoriais na educação de jovens e adultos : vidas, histórias, escritas reflexivas e autobiográficas
Arenhaldt, Rafael
Educação de jovens e adultos
Memorial
Autobiografia
Memorial
Autobiographical writing
EJA
title_short Memoriais na educação de jovens e adultos : vidas, histórias, escritas reflexivas e autobiográficas
title_full Memoriais na educação de jovens e adultos : vidas, histórias, escritas reflexivas e autobiográficas
title_fullStr Memoriais na educação de jovens e adultos : vidas, histórias, escritas reflexivas e autobiográficas
title_full_unstemmed Memoriais na educação de jovens e adultos : vidas, histórias, escritas reflexivas e autobiográficas
title_sort Memoriais na educação de jovens e adultos : vidas, histórias, escritas reflexivas e autobiográficas
author Arenhaldt, Rafael
author_facet Arenhaldt, Rafael
Benvenuti, Juçara
author_role author
author2 Benvenuti, Juçara
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arenhaldt, Rafael
Benvenuti, Juçara
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Memorial
Autobiografia
topic Educação de jovens e adultos
Memorial
Autobiografia
Memorial
Autobiographical writing
EJA
dc.subject.eng.fl_str_mv Memorial
Autobiographical writing
EJA
description Este trabalho apresenta e reflete sobre uma experiência didático-pedagógica de escrita de memoriais formativos com sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola pública de Porto Alegre. Buscamos, neste ensaio reflexivo, contextualizar esta experiência significativa empreendida com os estudantes da EJA do ensino fundamental, bem como visibilizar o dispositivo da escrita de memoriais como uma estratégia educativa potente nas trajetórias de vida. Em outras palavras, cabe aqui problematizar, enquanto disposição investigativa, de que modo os movimentos reflexivos são manifestos no processo de escrita autobiográfica. Ao relatar o trabalho desenvolvido em aulas do componente curricular Projeto de Investigação (PI), apresentamos os marcadores explicitados e evidenciados no processo de escrita deste público. Os encontros permitiram a preparação, o acompanhamento da construção e a própria produção do memorial.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-01-07T04:32:43Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/233899
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0103-6041
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001135445
identifier_str_mv 0103-6041
001135445
url http://hdl.handle.net/10183/233899
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Cadernos do Aplicação. Vol. 33, n.2 (jul./dez. 2020), p. 1-7
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233899/2/001135445.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233899/1/001135445.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d432484b4ca1f7e91551a3d060081227
1e494006fa7ef915392a35e22c2120ca
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447780286529536