O arco-íris em foco: a linguagem como mediação do ensino e da aprendizagem sobre conhecimentos físicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100200 |
Resumo: | RESUMO A linguagem como meio de comunicação social e como meio para ensinar e aprender é o pressuposto básico deste trabalho, cujo interesse é saber como professor e estudantes se comunicam e como se medeia a aprendizagem de conhecimentos científicos com crianças do primeiro ano de escolarização. Exploramos dados alçados de uma pesquisa mais ampla, que focalizou o processo formativo ocorrido em uma escola pública. A análise privilegia o movimento dialógico discursivo em aulas de ciências. Os resultados, analisados sob uma abordagem qualitativa, mostram como a professora mediatiza a comunicação e promove os primeiros passos para um processo de enculturação científica com a criação de contextos de aprendizagem linguísticos e não linguísticos. Os resultados ainda reafirmam a importância de se estudar a dialogia em aulas de ciências como meio para problematizar a aprendizagem do professor em relação aos modos como ele medeia a aprendizagem, o que pode contribuir com renovações para esse ensino. |
id |
EAA-1_52f8ff66b08448c3737b57b8fdb78025 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-24782018000100200 |
network_acronym_str |
EAA-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O arco-íris em foco: a linguagem como mediação do ensino e da aprendizagem sobre conhecimentos físicoslinguagem e comunicação em aulas de ciênciasensinar a falar ciênciasensino de ciências nos anos iniciais de escolarizaçãoRESUMO A linguagem como meio de comunicação social e como meio para ensinar e aprender é o pressuposto básico deste trabalho, cujo interesse é saber como professor e estudantes se comunicam e como se medeia a aprendizagem de conhecimentos científicos com crianças do primeiro ano de escolarização. Exploramos dados alçados de uma pesquisa mais ampla, que focalizou o processo formativo ocorrido em uma escola pública. A análise privilegia o movimento dialógico discursivo em aulas de ciências. Os resultados, analisados sob uma abordagem qualitativa, mostram como a professora mediatiza a comunicação e promove os primeiros passos para um processo de enculturação científica com a criação de contextos de aprendizagem linguísticos e não linguísticos. Os resultados ainda reafirmam a importância de se estudar a dialogia em aulas de ciências como meio para problematizar a aprendizagem do professor em relação aos modos como ele medeia a aprendizagem, o que pode contribuir com renovações para esse ensino.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100200Revista Brasileira de Educação v.23 2018reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782018230002info:eu-repo/semantics/openAccessAZEVEDO,MARIA NIZETE DEABIB,MARIA LÚCIA VITAL DOS SANTOSpor2017-12-08T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782018000100200Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2017-12-08T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O arco-íris em foco: a linguagem como mediação do ensino e da aprendizagem sobre conhecimentos físicos |
title |
O arco-íris em foco: a linguagem como mediação do ensino e da aprendizagem sobre conhecimentos físicos |
spellingShingle |
O arco-íris em foco: a linguagem como mediação do ensino e da aprendizagem sobre conhecimentos físicos AZEVEDO,MARIA NIZETE DE linguagem e comunicação em aulas de ciências ensinar a falar ciências ensino de ciências nos anos iniciais de escolarização |
title_short |
O arco-íris em foco: a linguagem como mediação do ensino e da aprendizagem sobre conhecimentos físicos |
title_full |
O arco-íris em foco: a linguagem como mediação do ensino e da aprendizagem sobre conhecimentos físicos |
title_fullStr |
O arco-íris em foco: a linguagem como mediação do ensino e da aprendizagem sobre conhecimentos físicos |
title_full_unstemmed |
O arco-íris em foco: a linguagem como mediação do ensino e da aprendizagem sobre conhecimentos físicos |
title_sort |
O arco-íris em foco: a linguagem como mediação do ensino e da aprendizagem sobre conhecimentos físicos |
author |
AZEVEDO,MARIA NIZETE DE |
author_facet |
AZEVEDO,MARIA NIZETE DE ABIB,MARIA LÚCIA VITAL DOS SANTOS |
author_role |
author |
author2 |
ABIB,MARIA LÚCIA VITAL DOS SANTOS |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
AZEVEDO,MARIA NIZETE DE ABIB,MARIA LÚCIA VITAL DOS SANTOS |
dc.subject.por.fl_str_mv |
linguagem e comunicação em aulas de ciências ensinar a falar ciências ensino de ciências nos anos iniciais de escolarização |
topic |
linguagem e comunicação em aulas de ciências ensinar a falar ciências ensino de ciências nos anos iniciais de escolarização |
description |
RESUMO A linguagem como meio de comunicação social e como meio para ensinar e aprender é o pressuposto básico deste trabalho, cujo interesse é saber como professor e estudantes se comunicam e como se medeia a aprendizagem de conhecimentos científicos com crianças do primeiro ano de escolarização. Exploramos dados alçados de uma pesquisa mais ampla, que focalizou o processo formativo ocorrido em uma escola pública. A análise privilegia o movimento dialógico discursivo em aulas de ciências. Os resultados, analisados sob uma abordagem qualitativa, mostram como a professora mediatiza a comunicação e promove os primeiros passos para um processo de enculturação científica com a criação de contextos de aprendizagem linguísticos e não linguísticos. Os resultados ainda reafirmam a importância de se estudar a dialogia em aulas de ciências como meio para problematizar a aprendizagem do professor em relação aos modos como ele medeia a aprendizagem, o que pode contribuir com renovações para esse ensino. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100200 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100200 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/s1413-24782018230002 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação v.23 2018 reponame:Revista Brasileira de Educação (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) instacron:EAA |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
instacron_str |
EAA |
institution |
EAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbe@anped.org.br |
_version_ |
1754122492353445888 |