O arco-íris em foco: a linguagem como mediação do ensino e da aprendizagem sobre conhecimentos físicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: AZEVEDO,MARIA NIZETE DE
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: ABIB,MARIA LÚCIA VITAL DOS SANTOS
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100200
Resumo: RESUMO A linguagem como meio de comunicação social e como meio para ensinar e aprender é o pressuposto básico deste trabalho, cujo interesse é saber como professor e estudantes se comunicam e como se medeia a aprendizagem de conhecimentos científicos com crianças do primeiro ano de escolarização. Exploramos dados alçados de uma pesquisa mais ampla, que focalizou o processo formativo ocorrido em uma escola pública. A análise privilegia o movimento dialógico discursivo em aulas de ciências. Os resultados, analisados sob uma abordagem qualitativa, mostram como a professora mediatiza a comunicação e promove os primeiros passos para um processo de enculturação científica com a criação de contextos de aprendizagem linguísticos e não linguísticos. Os resultados ainda reafirmam a importância de se estudar a dialogia em aulas de ciências como meio para problematizar a aprendizagem do professor em relação aos modos como ele medeia a aprendizagem, o que pode contribuir com renovações para esse ensino.
id EAA-1_52f8ff66b08448c3737b57b8fdb78025
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782018000100200
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling O arco-íris em foco: a linguagem como mediação do ensino e da aprendizagem sobre conhecimentos físicoslinguagem e comunicação em aulas de ciênciasensinar a falar ciênciasensino de ciências nos anos iniciais de escolarizaçãoRESUMO A linguagem como meio de comunicação social e como meio para ensinar e aprender é o pressuposto básico deste trabalho, cujo interesse é saber como professor e estudantes se comunicam e como se medeia a aprendizagem de conhecimentos científicos com crianças do primeiro ano de escolarização. Exploramos dados alçados de uma pesquisa mais ampla, que focalizou o processo formativo ocorrido em uma escola pública. A análise privilegia o movimento dialógico discursivo em aulas de ciências. Os resultados, analisados sob uma abordagem qualitativa, mostram como a professora mediatiza a comunicação e promove os primeiros passos para um processo de enculturação científica com a criação de contextos de aprendizagem linguísticos e não linguísticos. Os resultados ainda reafirmam a importância de se estudar a dialogia em aulas de ciências como meio para problematizar a aprendizagem do professor em relação aos modos como ele medeia a aprendizagem, o que pode contribuir com renovações para esse ensino.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100200Revista Brasileira de Educação v.23 2018reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782018230002info:eu-repo/semantics/openAccessAZEVEDO,MARIA NIZETE DEABIB,MARIA LÚCIA VITAL DOS SANTOSpor2017-12-08T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782018000100200Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2017-12-08T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv O arco-íris em foco: a linguagem como mediação do ensino e da aprendizagem sobre conhecimentos físicos
title O arco-íris em foco: a linguagem como mediação do ensino e da aprendizagem sobre conhecimentos físicos
spellingShingle O arco-íris em foco: a linguagem como mediação do ensino e da aprendizagem sobre conhecimentos físicos
AZEVEDO,MARIA NIZETE DE
linguagem e comunicação em aulas de ciências
ensinar a falar ciências
ensino de ciências nos anos iniciais de escolarização
title_short O arco-íris em foco: a linguagem como mediação do ensino e da aprendizagem sobre conhecimentos físicos
title_full O arco-íris em foco: a linguagem como mediação do ensino e da aprendizagem sobre conhecimentos físicos
title_fullStr O arco-íris em foco: a linguagem como mediação do ensino e da aprendizagem sobre conhecimentos físicos
title_full_unstemmed O arco-íris em foco: a linguagem como mediação do ensino e da aprendizagem sobre conhecimentos físicos
title_sort O arco-íris em foco: a linguagem como mediação do ensino e da aprendizagem sobre conhecimentos físicos
author AZEVEDO,MARIA NIZETE DE
author_facet AZEVEDO,MARIA NIZETE DE
ABIB,MARIA LÚCIA VITAL DOS SANTOS
author_role author
author2 ABIB,MARIA LÚCIA VITAL DOS SANTOS
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv AZEVEDO,MARIA NIZETE DE
ABIB,MARIA LÚCIA VITAL DOS SANTOS
dc.subject.por.fl_str_mv linguagem e comunicação em aulas de ciências
ensinar a falar ciências
ensino de ciências nos anos iniciais de escolarização
topic linguagem e comunicação em aulas de ciências
ensinar a falar ciências
ensino de ciências nos anos iniciais de escolarização
description RESUMO A linguagem como meio de comunicação social e como meio para ensinar e aprender é o pressuposto básico deste trabalho, cujo interesse é saber como professor e estudantes se comunicam e como se medeia a aprendizagem de conhecimentos científicos com crianças do primeiro ano de escolarização. Exploramos dados alçados de uma pesquisa mais ampla, que focalizou o processo formativo ocorrido em uma escola pública. A análise privilegia o movimento dialógico discursivo em aulas de ciências. Os resultados, analisados sob uma abordagem qualitativa, mostram como a professora mediatiza a comunicação e promove os primeiros passos para um processo de enculturação científica com a criação de contextos de aprendizagem linguísticos e não linguísticos. Os resultados ainda reafirmam a importância de se estudar a dialogia em aulas de ciências como meio para problematizar a aprendizagem do professor em relação aos modos como ele medeia a aprendizagem, o que pode contribuir com renovações para esse ensino.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100200
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100200
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-24782018230002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.23 2018
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122492353445888