Língua pomerana na escola: práticas docentes e diversidade linguística
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782019000100210 |
Resumo: | RESUMO O artigo discute a diversidade linguística nas práticas docentes em comunidades pomeranas em que crianças e professores(as) bilíngues protagonizam o Programa de Educação Escolar Pomerana, criado em 2005 em alguns municípios capixabas. Revisam-se estudos que indicam como escolas desse contexto promovem direitos linguísticos. Adicionalmente, procedeu-se à entrevista e leitura dialogada do projeto político com uma professora pomerana e equipe gestora de uma escola rural de Santa Maria de Jetibá, Espírito Santo, a qual recebe crianças bilíngues. Observações no contexto escolar foram realizadas, com registros em diário de campo. As práticas da professora valorizam culturas e saberes, elevando sua própria autoestima, a das crianças e dos descendentes de pomeranos. |
id |
EAA-1_551f2ef0081f96003d61f1175465bac8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-24782019000100210 |
network_acronym_str |
EAA-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Língua pomerana na escola: práticas docentes e diversidade linguísticaprática docentelíngua pomeranabilinguismoeducação pomeranaRESUMO O artigo discute a diversidade linguística nas práticas docentes em comunidades pomeranas em que crianças e professores(as) bilíngues protagonizam o Programa de Educação Escolar Pomerana, criado em 2005 em alguns municípios capixabas. Revisam-se estudos que indicam como escolas desse contexto promovem direitos linguísticos. Adicionalmente, procedeu-se à entrevista e leitura dialogada do projeto político com uma professora pomerana e equipe gestora de uma escola rural de Santa Maria de Jetibá, Espírito Santo, a qual recebe crianças bilíngues. Observações no contexto escolar foram realizadas, com registros em diário de campo. As práticas da professora valorizam culturas e saberes, elevando sua própria autoestima, a das crianças e dos descendentes de pomeranos.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782019000100210Revista Brasileira de Educação v.24 2019reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782019240011info:eu-repo/semantics/openAccessFoerste,ErineuBorn,JoachimDettmann,Jandira Marquardtpor2019-04-22T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782019000100210Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2019-04-22T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Língua pomerana na escola: práticas docentes e diversidade linguística |
title |
Língua pomerana na escola: práticas docentes e diversidade linguística |
spellingShingle |
Língua pomerana na escola: práticas docentes e diversidade linguística Foerste,Erineu prática docente língua pomerana bilinguismo educação pomerana |
title_short |
Língua pomerana na escola: práticas docentes e diversidade linguística |
title_full |
Língua pomerana na escola: práticas docentes e diversidade linguística |
title_fullStr |
Língua pomerana na escola: práticas docentes e diversidade linguística |
title_full_unstemmed |
Língua pomerana na escola: práticas docentes e diversidade linguística |
title_sort |
Língua pomerana na escola: práticas docentes e diversidade linguística |
author |
Foerste,Erineu |
author_facet |
Foerste,Erineu Born,Joachim Dettmann,Jandira Marquardt |
author_role |
author |
author2 |
Born,Joachim Dettmann,Jandira Marquardt |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Foerste,Erineu Born,Joachim Dettmann,Jandira Marquardt |
dc.subject.por.fl_str_mv |
prática docente língua pomerana bilinguismo educação pomerana |
topic |
prática docente língua pomerana bilinguismo educação pomerana |
description |
RESUMO O artigo discute a diversidade linguística nas práticas docentes em comunidades pomeranas em que crianças e professores(as) bilíngues protagonizam o Programa de Educação Escolar Pomerana, criado em 2005 em alguns municípios capixabas. Revisam-se estudos que indicam como escolas desse contexto promovem direitos linguísticos. Adicionalmente, procedeu-se à entrevista e leitura dialogada do projeto político com uma professora pomerana e equipe gestora de uma escola rural de Santa Maria de Jetibá, Espírito Santo, a qual recebe crianças bilíngues. Observações no contexto escolar foram realizadas, com registros em diário de campo. As práticas da professora valorizam culturas e saberes, elevando sua própria autoestima, a das crianças e dos descendentes de pomeranos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782019000100210 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782019000100210 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/s1413-24782019240011 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação v.24 2019 reponame:Revista Brasileira de Educação (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) instacron:EAA |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
instacron_str |
EAA |
institution |
EAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbe@anped.org.br |
_version_ |
1754122492750856192 |