Políticas educacionais: gerencialismo e democratização da educação em Portugal (2007-2017)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes,Fátima
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Barros,Rosanna, Carvalho,Maria João, Santos,Ana Lúcia Felix dos, Veloso,Esmeraldina Costa, Vilarinho,Emília
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782021000100224
Resumo: RESUMO O artigo aborda políticas educacionais em Portugal em quatro vertentes: organização da rede, administração e gestão; avaliação institucional e da aprendizagem; participação (acesso/sucesso) em educação; e educação para a cidadania e convivência democrática. Após destacar elementos da globalização e do papel do Estado nos processos de regulação e reformas das políticas educacionais, buscou-se evidenciar tendências de uma década (2007-2017) nas vertentes aludidas. O estudo revela tendências ambivalentes que se destacam pelo caráter ora gerencialista, ora democratizante, visibilizando relações de hibridismo entre as proposições globais e locais na condução das políticas em análise.
id EAA-1_587910313ea7fb88d6ae5e91282159b9
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782021000100224
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Políticas educacionais: gerencialismo e democratização da educação em Portugal (2007-2017)políticas educacionaisglobalizaçãoregulaçãodemocratização da educaçãoracionalizaçãoRESUMO O artigo aborda políticas educacionais em Portugal em quatro vertentes: organização da rede, administração e gestão; avaliação institucional e da aprendizagem; participação (acesso/sucesso) em educação; e educação para a cidadania e convivência democrática. Após destacar elementos da globalização e do papel do Estado nos processos de regulação e reformas das políticas educacionais, buscou-se evidenciar tendências de uma década (2007-2017) nas vertentes aludidas. O estudo revela tendências ambivalentes que se destacam pelo caráter ora gerencialista, ora democratizante, visibilizando relações de hibridismo entre as proposições globais e locais na condução das políticas em análise.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782021000100224Revista Brasileira de Educação v.26 2021reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782021260034info:eu-repo/semantics/openAccessAntunes,FátimaBarros,RosannaCarvalho,Maria JoãoSantos,Ana Lúcia Felix dosVeloso,Esmeraldina CostaVilarinho,Emíliapor2021-06-15T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782021000100224Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2021-06-15T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Políticas educacionais: gerencialismo e democratização da educação em Portugal (2007-2017)
title Políticas educacionais: gerencialismo e democratização da educação em Portugal (2007-2017)
spellingShingle Políticas educacionais: gerencialismo e democratização da educação em Portugal (2007-2017)
Antunes,Fátima
políticas educacionais
globalização
regulação
democratização da educação
racionalização
title_short Políticas educacionais: gerencialismo e democratização da educação em Portugal (2007-2017)
title_full Políticas educacionais: gerencialismo e democratização da educação em Portugal (2007-2017)
title_fullStr Políticas educacionais: gerencialismo e democratização da educação em Portugal (2007-2017)
title_full_unstemmed Políticas educacionais: gerencialismo e democratização da educação em Portugal (2007-2017)
title_sort Políticas educacionais: gerencialismo e democratização da educação em Portugal (2007-2017)
author Antunes,Fátima
author_facet Antunes,Fátima
Barros,Rosanna
Carvalho,Maria João
Santos,Ana Lúcia Felix dos
Veloso,Esmeraldina Costa
Vilarinho,Emília
author_role author
author2 Barros,Rosanna
Carvalho,Maria João
Santos,Ana Lúcia Felix dos
Veloso,Esmeraldina Costa
Vilarinho,Emília
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes,Fátima
Barros,Rosanna
Carvalho,Maria João
Santos,Ana Lúcia Felix dos
Veloso,Esmeraldina Costa
Vilarinho,Emília
dc.subject.por.fl_str_mv políticas educacionais
globalização
regulação
democratização da educação
racionalização
topic políticas educacionais
globalização
regulação
democratização da educação
racionalização
description RESUMO O artigo aborda políticas educacionais em Portugal em quatro vertentes: organização da rede, administração e gestão; avaliação institucional e da aprendizagem; participação (acesso/sucesso) em educação; e educação para a cidadania e convivência democrática. Após destacar elementos da globalização e do papel do Estado nos processos de regulação e reformas das políticas educacionais, buscou-se evidenciar tendências de uma década (2007-2017) nas vertentes aludidas. O estudo revela tendências ambivalentes que se destacam pelo caráter ora gerencialista, ora democratizante, visibilizando relações de hibridismo entre as proposições globais e locais na condução das políticas em análise.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782021000100224
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782021000100224
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-24782021260034
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.26 2021
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122493173432320