Políticas educacionais: gerencialismo e democratização da educação em Portugal (2007-2017)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782021000100224 |
Resumo: | RESUMO O artigo aborda políticas educacionais em Portugal em quatro vertentes: organização da rede, administração e gestão; avaliação institucional e da aprendizagem; participação (acesso/sucesso) em educação; e educação para a cidadania e convivência democrática. Após destacar elementos da globalização e do papel do Estado nos processos de regulação e reformas das políticas educacionais, buscou-se evidenciar tendências de uma década (2007-2017) nas vertentes aludidas. O estudo revela tendências ambivalentes que se destacam pelo caráter ora gerencialista, ora democratizante, visibilizando relações de hibridismo entre as proposições globais e locais na condução das políticas em análise. |
id |
EAA-1_587910313ea7fb88d6ae5e91282159b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-24782021000100224 |
network_acronym_str |
EAA-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Políticas educacionais: gerencialismo e democratização da educação em Portugal (2007-2017)políticas educacionaisglobalizaçãoregulaçãodemocratização da educaçãoracionalizaçãoRESUMO O artigo aborda políticas educacionais em Portugal em quatro vertentes: organização da rede, administração e gestão; avaliação institucional e da aprendizagem; participação (acesso/sucesso) em educação; e educação para a cidadania e convivência democrática. Após destacar elementos da globalização e do papel do Estado nos processos de regulação e reformas das políticas educacionais, buscou-se evidenciar tendências de uma década (2007-2017) nas vertentes aludidas. O estudo revela tendências ambivalentes que se destacam pelo caráter ora gerencialista, ora democratizante, visibilizando relações de hibridismo entre as proposições globais e locais na condução das políticas em análise.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782021000100224Revista Brasileira de Educação v.26 2021reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782021260034info:eu-repo/semantics/openAccessAntunes,FátimaBarros,RosannaCarvalho,Maria JoãoSantos,Ana Lúcia Felix dosVeloso,Esmeraldina CostaVilarinho,Emíliapor2021-06-15T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782021000100224Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2021-06-15T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Políticas educacionais: gerencialismo e democratização da educação em Portugal (2007-2017) |
title |
Políticas educacionais: gerencialismo e democratização da educação em Portugal (2007-2017) |
spellingShingle |
Políticas educacionais: gerencialismo e democratização da educação em Portugal (2007-2017) Antunes,Fátima políticas educacionais globalização regulação democratização da educação racionalização |
title_short |
Políticas educacionais: gerencialismo e democratização da educação em Portugal (2007-2017) |
title_full |
Políticas educacionais: gerencialismo e democratização da educação em Portugal (2007-2017) |
title_fullStr |
Políticas educacionais: gerencialismo e democratização da educação em Portugal (2007-2017) |
title_full_unstemmed |
Políticas educacionais: gerencialismo e democratização da educação em Portugal (2007-2017) |
title_sort |
Políticas educacionais: gerencialismo e democratização da educação em Portugal (2007-2017) |
author |
Antunes,Fátima |
author_facet |
Antunes,Fátima Barros,Rosanna Carvalho,Maria João Santos,Ana Lúcia Felix dos Veloso,Esmeraldina Costa Vilarinho,Emília |
author_role |
author |
author2 |
Barros,Rosanna Carvalho,Maria João Santos,Ana Lúcia Felix dos Veloso,Esmeraldina Costa Vilarinho,Emília |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antunes,Fátima Barros,Rosanna Carvalho,Maria João Santos,Ana Lúcia Felix dos Veloso,Esmeraldina Costa Vilarinho,Emília |
dc.subject.por.fl_str_mv |
políticas educacionais globalização regulação democratização da educação racionalização |
topic |
políticas educacionais globalização regulação democratização da educação racionalização |
description |
RESUMO O artigo aborda políticas educacionais em Portugal em quatro vertentes: organização da rede, administração e gestão; avaliação institucional e da aprendizagem; participação (acesso/sucesso) em educação; e educação para a cidadania e convivência democrática. Após destacar elementos da globalização e do papel do Estado nos processos de regulação e reformas das políticas educacionais, buscou-se evidenciar tendências de uma década (2007-2017) nas vertentes aludidas. O estudo revela tendências ambivalentes que se destacam pelo caráter ora gerencialista, ora democratizante, visibilizando relações de hibridismo entre as proposições globais e locais na condução das políticas em análise. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782021000100224 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782021000100224 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/s1413-24782021260034 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação v.26 2021 reponame:Revista Brasileira de Educação (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) instacron:EAA |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
instacron_str |
EAA |
institution |
EAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbe@anped.org.br |
_version_ |
1754122493173432320 |