Durkheim, Rawls e a educação moral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROHLING,MARCOS
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000400215
Resumo: RESUMO O objetivo do presente texto é apresentar as versões de Durkheim e de Rawls a respeito da educação moral. Para tanto, o texto será estruturado como se segue: em primeiro lugar, discorrer-se-á sobre a concepção de educação moral durkheimiana, externalizando os elementos básicos da moralidade para as escolas públicas de uma sociedade democrática e laica, tal como se encontra em L’éducation morale, evidentemente relacionando-a à sua teoria moral; em segundo lugar, apresentar-se-á a educação moral como Rawls a concebe, no contexto da formação e desenvolvimento do senso de justiça, por meio dos três estágios correspondentes, como descritos em Uma teoria da justiça; em terceiro lugar, finalmente, contrastar-se-ão as duas teorias, acenando para convergências, assim como possíveis divergências, indicando que os autores, apesar de críticos, mutatis mutandis, demonstram certa simpatia em relação a Kant, de modo que adotam algumas de suas ideias.
id EAA-1_58b89085df909e3720ed00047b5d3d56
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782017000400215
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Durkheim, Rawls e a educação moralDurkheimRawlseducação moralmoralidadesociologia da educação moralRESUMO O objetivo do presente texto é apresentar as versões de Durkheim e de Rawls a respeito da educação moral. Para tanto, o texto será estruturado como se segue: em primeiro lugar, discorrer-se-á sobre a concepção de educação moral durkheimiana, externalizando os elementos básicos da moralidade para as escolas públicas de uma sociedade democrática e laica, tal como se encontra em L’éducation morale, evidentemente relacionando-a à sua teoria moral; em segundo lugar, apresentar-se-á a educação moral como Rawls a concebe, no contexto da formação e desenvolvimento do senso de justiça, por meio dos três estágios correspondentes, como descritos em Uma teoria da justiça; em terceiro lugar, finalmente, contrastar-se-ão as duas teorias, acenando para convergências, assim como possíveis divergências, indicando que os autores, apesar de críticos, mutatis mutandis, demonstram certa simpatia em relação a Kant, de modo que adotam algumas de suas ideias.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000400215Revista Brasileira de Educação v.22 n.71 2017reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782017227162info:eu-repo/semantics/openAccessROHLING,MARCOSpor2017-11-09T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782017000400215Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2017-11-09T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Durkheim, Rawls e a educação moral
title Durkheim, Rawls e a educação moral
spellingShingle Durkheim, Rawls e a educação moral
ROHLING,MARCOS
Durkheim
Rawls
educação moral
moralidade
sociologia da educação moral
title_short Durkheim, Rawls e a educação moral
title_full Durkheim, Rawls e a educação moral
title_fullStr Durkheim, Rawls e a educação moral
title_full_unstemmed Durkheim, Rawls e a educação moral
title_sort Durkheim, Rawls e a educação moral
author ROHLING,MARCOS
author_facet ROHLING,MARCOS
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ROHLING,MARCOS
dc.subject.por.fl_str_mv Durkheim
Rawls
educação moral
moralidade
sociologia da educação moral
topic Durkheim
Rawls
educação moral
moralidade
sociologia da educação moral
description RESUMO O objetivo do presente texto é apresentar as versões de Durkheim e de Rawls a respeito da educação moral. Para tanto, o texto será estruturado como se segue: em primeiro lugar, discorrer-se-á sobre a concepção de educação moral durkheimiana, externalizando os elementos básicos da moralidade para as escolas públicas de uma sociedade democrática e laica, tal como se encontra em L’éducation morale, evidentemente relacionando-a à sua teoria moral; em segundo lugar, apresentar-se-á a educação moral como Rawls a concebe, no contexto da formação e desenvolvimento do senso de justiça, por meio dos três estágios correspondentes, como descritos em Uma teoria da justiça; em terceiro lugar, finalmente, contrastar-se-ão as duas teorias, acenando para convergências, assim como possíveis divergências, indicando que os autores, apesar de críticos, mutatis mutandis, demonstram certa simpatia em relação a Kant, de modo que adotam algumas de suas ideias.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000400215
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000400215
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-24782017227162
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.22 n.71 2017
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122492080816128