A avaliação no processo ensino/aprendizagem: os desafios postos pelas múltiplas faces do cotidiano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esteban,Maria Teresa
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782002000100011
Resumo: Apresenta uma reflexão sobre o cotidiano de uma escola comum, tomando com especial atenção a avaliação, prática tradicionalmente imersa na previsibilidade, na repetição e no saber, mas que também guarda em si o oposto. Traz para discussão o processo cotidiano de avaliação de uma turma considerada com dificuldades de aprendizagem, em que era difícil classificar as crianças segundo padrões previamente estabelecidos, dar notas, até mesmo distinguir o certo do errado. Uma questão tornou-se central para as professoras: como atuar em uma escola que assume a heterogeneidade como um dos pilares da prática pedagógica? A busca desta resposta mobiliza a escola no sentido de redefinir sua prática, com destaque para a avaliação. Movidas pelo fim de suas certezas, as professoras constroem caminhos para superar o desafio assumido.
id EAA-1_58cb3c4cacc02793d4083ab84db9623f
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782002000100011
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling A avaliação no processo ensino/aprendizagem: os desafios postos pelas múltiplas faces do cotidianoavaliaçãoensino/aprendizagemcotidianoApresenta uma reflexão sobre o cotidiano de uma escola comum, tomando com especial atenção a avaliação, prática tradicionalmente imersa na previsibilidade, na repetição e no saber, mas que também guarda em si o oposto. Traz para discussão o processo cotidiano de avaliação de uma turma considerada com dificuldades de aprendizagem, em que era difícil classificar as crianças segundo padrões previamente estabelecidos, dar notas, até mesmo distinguir o certo do errado. Uma questão tornou-se central para as professoras: como atuar em uma escola que assume a heterogeneidade como um dos pilares da prática pedagógica? A busca desta resposta mobiliza a escola no sentido de redefinir sua prática, com destaque para a avaliação. Movidas pelo fim de suas certezas, as professoras constroem caminhos para superar o desafio assumido.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2002-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782002000100011Revista Brasileira de Educação n.19 2002reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782002000100011info:eu-repo/semantics/openAccessEsteban,Maria Teresapor2011-04-19T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782002000100011Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2011-04-19T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv A avaliação no processo ensino/aprendizagem: os desafios postos pelas múltiplas faces do cotidiano
title A avaliação no processo ensino/aprendizagem: os desafios postos pelas múltiplas faces do cotidiano
spellingShingle A avaliação no processo ensino/aprendizagem: os desafios postos pelas múltiplas faces do cotidiano
Esteban,Maria Teresa
avaliação
ensino/aprendizagem
cotidiano
title_short A avaliação no processo ensino/aprendizagem: os desafios postos pelas múltiplas faces do cotidiano
title_full A avaliação no processo ensino/aprendizagem: os desafios postos pelas múltiplas faces do cotidiano
title_fullStr A avaliação no processo ensino/aprendizagem: os desafios postos pelas múltiplas faces do cotidiano
title_full_unstemmed A avaliação no processo ensino/aprendizagem: os desafios postos pelas múltiplas faces do cotidiano
title_sort A avaliação no processo ensino/aprendizagem: os desafios postos pelas múltiplas faces do cotidiano
author Esteban,Maria Teresa
author_facet Esteban,Maria Teresa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Esteban,Maria Teresa
dc.subject.por.fl_str_mv avaliação
ensino/aprendizagem
cotidiano
topic avaliação
ensino/aprendizagem
cotidiano
description Apresenta uma reflexão sobre o cotidiano de uma escola comum, tomando com especial atenção a avaliação, prática tradicionalmente imersa na previsibilidade, na repetição e no saber, mas que também guarda em si o oposto. Traz para discussão o processo cotidiano de avaliação de uma turma considerada com dificuldades de aprendizagem, em que era difícil classificar as crianças segundo padrões previamente estabelecidos, dar notas, até mesmo distinguir o certo do errado. Uma questão tornou-se central para as professoras: como atuar em uma escola que assume a heterogeneidade como um dos pilares da prática pedagógica? A busca desta resposta mobiliza a escola no sentido de redefinir sua prática, com destaque para a avaliação. Movidas pelo fim de suas certezas, as professoras constroem caminhos para superar o desafio assumido.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782002000100011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782002000100011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-24782002000100011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação n.19 2002
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122489492930560