A avaliação no processo ensino/aprendizagem: os desafios postos pelas múltiplas faces do cotidiano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782002000100011 |
Resumo: | Apresenta uma reflexão sobre o cotidiano de uma escola comum, tomando com especial atenção a avaliação, prática tradicionalmente imersa na previsibilidade, na repetição e no saber, mas que também guarda em si o oposto. Traz para discussão o processo cotidiano de avaliação de uma turma considerada com dificuldades de aprendizagem, em que era difícil classificar as crianças segundo padrões previamente estabelecidos, dar notas, até mesmo distinguir o certo do errado. Uma questão tornou-se central para as professoras: como atuar em uma escola que assume a heterogeneidade como um dos pilares da prática pedagógica? A busca desta resposta mobiliza a escola no sentido de redefinir sua prática, com destaque para a avaliação. Movidas pelo fim de suas certezas, as professoras constroem caminhos para superar o desafio assumido. |
id |
EAA-1_58cb3c4cacc02793d4083ab84db9623f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-24782002000100011 |
network_acronym_str |
EAA-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A avaliação no processo ensino/aprendizagem: os desafios postos pelas múltiplas faces do cotidianoavaliaçãoensino/aprendizagemcotidianoApresenta uma reflexão sobre o cotidiano de uma escola comum, tomando com especial atenção a avaliação, prática tradicionalmente imersa na previsibilidade, na repetição e no saber, mas que também guarda em si o oposto. Traz para discussão o processo cotidiano de avaliação de uma turma considerada com dificuldades de aprendizagem, em que era difícil classificar as crianças segundo padrões previamente estabelecidos, dar notas, até mesmo distinguir o certo do errado. Uma questão tornou-se central para as professoras: como atuar em uma escola que assume a heterogeneidade como um dos pilares da prática pedagógica? A busca desta resposta mobiliza a escola no sentido de redefinir sua prática, com destaque para a avaliação. Movidas pelo fim de suas certezas, as professoras constroem caminhos para superar o desafio assumido.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2002-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782002000100011Revista Brasileira de Educação n.19 2002reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782002000100011info:eu-repo/semantics/openAccessEsteban,Maria Teresapor2011-04-19T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782002000100011Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2011-04-19T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A avaliação no processo ensino/aprendizagem: os desafios postos pelas múltiplas faces do cotidiano |
title |
A avaliação no processo ensino/aprendizagem: os desafios postos pelas múltiplas faces do cotidiano |
spellingShingle |
A avaliação no processo ensino/aprendizagem: os desafios postos pelas múltiplas faces do cotidiano Esteban,Maria Teresa avaliação ensino/aprendizagem cotidiano |
title_short |
A avaliação no processo ensino/aprendizagem: os desafios postos pelas múltiplas faces do cotidiano |
title_full |
A avaliação no processo ensino/aprendizagem: os desafios postos pelas múltiplas faces do cotidiano |
title_fullStr |
A avaliação no processo ensino/aprendizagem: os desafios postos pelas múltiplas faces do cotidiano |
title_full_unstemmed |
A avaliação no processo ensino/aprendizagem: os desafios postos pelas múltiplas faces do cotidiano |
title_sort |
A avaliação no processo ensino/aprendizagem: os desafios postos pelas múltiplas faces do cotidiano |
author |
Esteban,Maria Teresa |
author_facet |
Esteban,Maria Teresa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Esteban,Maria Teresa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
avaliação ensino/aprendizagem cotidiano |
topic |
avaliação ensino/aprendizagem cotidiano |
description |
Apresenta uma reflexão sobre o cotidiano de uma escola comum, tomando com especial atenção a avaliação, prática tradicionalmente imersa na previsibilidade, na repetição e no saber, mas que também guarda em si o oposto. Traz para discussão o processo cotidiano de avaliação de uma turma considerada com dificuldades de aprendizagem, em que era difícil classificar as crianças segundo padrões previamente estabelecidos, dar notas, até mesmo distinguir o certo do errado. Uma questão tornou-se central para as professoras: como atuar em uma escola que assume a heterogeneidade como um dos pilares da prática pedagógica? A busca desta resposta mobiliza a escola no sentido de redefinir sua prática, com destaque para a avaliação. Movidas pelo fim de suas certezas, as professoras constroem caminhos para superar o desafio assumido. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782002000100011 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782002000100011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-24782002000100011 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação n.19 2002 reponame:Revista Brasileira de Educação (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) instacron:EAA |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
instacron_str |
EAA |
institution |
EAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbe@anped.org.br |
_version_ |
1754122489492930560 |