Considerações sobre a política de avaliação da alfabetização: pensando a partir do cotidiano escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782012000300005 |
Resumo: | O artigo trata das políticas de avaliação da alfabetização com base na Provinha Brasil, para refletir sobre os sentidos que a avaliação vem adquirindo no contexto das políticas públicas e no cotidiano escolar. O trabalho desenvolve-se a partir de pesquisa com o cotidiano escolar articulada à pesquisa-ação participante. As relações estabelecidas entre os processos instaurados e resultados obtidos nas esferas macro e microestruturais tornam necessária a indagação das relações que se produzem entre as políticas instituídas e a construção de processos favoráveis às aprendizagens de todas as crianças. Com base na vertente crítica no campo da avaliação educacional e na teoria pós-colonial, problematiza a avaliação em larga escala, contrapõe exame a avaliação e discute processos que possam dar efetiva contribuição à alfabetização das crianças das classes populares. |
id |
EAA-1_8e9bb0e22f413609eb9e9293472834af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-24782012000300005 |
network_acronym_str |
EAA-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Considerações sobre a política de avaliação da alfabetização: pensando a partir do cotidiano escolaravaliaçãoalfabetizaçãocotidiano escolarO artigo trata das políticas de avaliação da alfabetização com base na Provinha Brasil, para refletir sobre os sentidos que a avaliação vem adquirindo no contexto das políticas públicas e no cotidiano escolar. O trabalho desenvolve-se a partir de pesquisa com o cotidiano escolar articulada à pesquisa-ação participante. As relações estabelecidas entre os processos instaurados e resultados obtidos nas esferas macro e microestruturais tornam necessária a indagação das relações que se produzem entre as políticas instituídas e a construção de processos favoráveis às aprendizagens de todas as crianças. Com base na vertente crítica no campo da avaliação educacional e na teoria pós-colonial, problematiza a avaliação em larga escala, contrapõe exame a avaliação e discute processos que possam dar efetiva contribuição à alfabetização das crianças das classes populares.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2012-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782012000300005Revista Brasileira de Educação v.17 n.51 2012reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782012000300005info:eu-repo/semantics/openAccessEsteban,Maria Teresapor2014-07-21T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782012000300005Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2014-07-21T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Considerações sobre a política de avaliação da alfabetização: pensando a partir do cotidiano escolar |
title |
Considerações sobre a política de avaliação da alfabetização: pensando a partir do cotidiano escolar |
spellingShingle |
Considerações sobre a política de avaliação da alfabetização: pensando a partir do cotidiano escolar Esteban,Maria Teresa avaliação alfabetização cotidiano escolar |
title_short |
Considerações sobre a política de avaliação da alfabetização: pensando a partir do cotidiano escolar |
title_full |
Considerações sobre a política de avaliação da alfabetização: pensando a partir do cotidiano escolar |
title_fullStr |
Considerações sobre a política de avaliação da alfabetização: pensando a partir do cotidiano escolar |
title_full_unstemmed |
Considerações sobre a política de avaliação da alfabetização: pensando a partir do cotidiano escolar |
title_sort |
Considerações sobre a política de avaliação da alfabetização: pensando a partir do cotidiano escolar |
author |
Esteban,Maria Teresa |
author_facet |
Esteban,Maria Teresa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Esteban,Maria Teresa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
avaliação alfabetização cotidiano escolar |
topic |
avaliação alfabetização cotidiano escolar |
description |
O artigo trata das políticas de avaliação da alfabetização com base na Provinha Brasil, para refletir sobre os sentidos que a avaliação vem adquirindo no contexto das políticas públicas e no cotidiano escolar. O trabalho desenvolve-se a partir de pesquisa com o cotidiano escolar articulada à pesquisa-ação participante. As relações estabelecidas entre os processos instaurados e resultados obtidos nas esferas macro e microestruturais tornam necessária a indagação das relações que se produzem entre as políticas instituídas e a construção de processos favoráveis às aprendizagens de todas as crianças. Com base na vertente crítica no campo da avaliação educacional e na teoria pós-colonial, problematiza a avaliação em larga escala, contrapõe exame a avaliação e discute processos que possam dar efetiva contribuição à alfabetização das crianças das classes populares. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782012000300005 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782012000300005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-24782012000300005 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação v.17 n.51 2012 reponame:Revista Brasileira de Educação (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) instacron:EAA |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
instacron_str |
EAA |
institution |
EAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbe@anped.org.br |
_version_ |
1754122491214692352 |