Construção e estudo de evidências de validade da Escala de Avaliação Docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000300690 |
Resumo: | RESUMO Este estudo objetivou apresentar a construção da Escala de Avaliação Docente (EADoc) e suas evidências de validade. A escala foi desenvolvida com base em uma revisão de literatura e de entrevistas com estudantes de graduação. A EADoc foi avaliada por dez juízes quanto a evidências de validade de conteúdo, com subsequente análise de evidências de validade de construto e fidedignidade. A matriz de correlação tetracórica foi submetida a análises fatoriais exploratórias, e o método Hull foi usado para a decisão do número de dimensões a serem retidas. Foram conduzidas análises de teoria de resposta ao item (TRI), pelo modelo rating scale, que excluiu sete itens. O índice Kaiser-Meyer-Olkin (KMO) e o teste de esfericidade de Bartlett indicaram a fatorabilidade da matriz de correlações policóricas dos itens. O método Hull apontou a retenção de um fator, com autovalor de 15,49. As medidas de fidedignidade para o fator foram de α=0,96 e ω =0,95. Considera-se que a EADoc pode auxiliar na avaliação de práticas da educação superior no Brasil. |
id |
EAA-1_5ac24d7b8f6aaefb565d25f243e80744 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-24782017000300690 |
network_acronym_str |
EAA-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Construção e estudo de evidências de validade da Escala de Avaliação DocenteEscala de Avaliação Docenteautoavaliaçãoensino superiorteoria de resposta ao itemRESUMO Este estudo objetivou apresentar a construção da Escala de Avaliação Docente (EADoc) e suas evidências de validade. A escala foi desenvolvida com base em uma revisão de literatura e de entrevistas com estudantes de graduação. A EADoc foi avaliada por dez juízes quanto a evidências de validade de conteúdo, com subsequente análise de evidências de validade de construto e fidedignidade. A matriz de correlação tetracórica foi submetida a análises fatoriais exploratórias, e o método Hull foi usado para a decisão do número de dimensões a serem retidas. Foram conduzidas análises de teoria de resposta ao item (TRI), pelo modelo rating scale, que excluiu sete itens. O índice Kaiser-Meyer-Olkin (KMO) e o teste de esfericidade de Bartlett indicaram a fatorabilidade da matriz de correlações policóricas dos itens. O método Hull apontou a retenção de um fator, com autovalor de 15,49. As medidas de fidedignidade para o fator foram de α=0,96 e ω =0,95. Considera-se que a EADoc pode auxiliar na avaliação de práticas da educação superior no Brasil.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2017-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000300690Revista Brasileira de Educação v.22 n.70 2017reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782017227035info:eu-repo/semantics/openAccessSILVA,MÔNIA APARECIDA DAMACHADO,WAGNER DE LARAPILOTTO,LUCIANE MARIABACKES,BÁRBARAZANON,REGINA BASSOMACHADO,PATRÍCIA VASCONCELOSZOLTOWSKI,ANA PAULA COUTOVIEIRA,REBECA VERAS DE ANDRADEENDRES,RENATA GIULIANIFRANCALANCI,MARTINAOLIVEIRA,VICTOR ADRIEL DE JESUSKRUG,JEFFERSON SILVABANDEIRA,DENISE RUSCHELpor2017-07-11T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782017000300690Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2017-07-11T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construção e estudo de evidências de validade da Escala de Avaliação Docente |
title |
Construção e estudo de evidências de validade da Escala de Avaliação Docente |
spellingShingle |
Construção e estudo de evidências de validade da Escala de Avaliação Docente SILVA,MÔNIA APARECIDA DA Escala de Avaliação Docente autoavaliação ensino superior teoria de resposta ao item |
title_short |
Construção e estudo de evidências de validade da Escala de Avaliação Docente |
title_full |
Construção e estudo de evidências de validade da Escala de Avaliação Docente |
title_fullStr |
Construção e estudo de evidências de validade da Escala de Avaliação Docente |
title_full_unstemmed |
Construção e estudo de evidências de validade da Escala de Avaliação Docente |
title_sort |
Construção e estudo de evidências de validade da Escala de Avaliação Docente |
author |
SILVA,MÔNIA APARECIDA DA |
author_facet |
SILVA,MÔNIA APARECIDA DA MACHADO,WAGNER DE LARA PILOTTO,LUCIANE MARIA BACKES,BÁRBARA ZANON,REGINA BASSO MACHADO,PATRÍCIA VASCONCELOS ZOLTOWSKI,ANA PAULA COUTO VIEIRA,REBECA VERAS DE ANDRADE ENDRES,RENATA GIULIANI FRANCALANCI,MARTINA OLIVEIRA,VICTOR ADRIEL DE JESUS KRUG,JEFFERSON SILVA BANDEIRA,DENISE RUSCHEL |
author_role |
author |
author2 |
MACHADO,WAGNER DE LARA PILOTTO,LUCIANE MARIA BACKES,BÁRBARA ZANON,REGINA BASSO MACHADO,PATRÍCIA VASCONCELOS ZOLTOWSKI,ANA PAULA COUTO VIEIRA,REBECA VERAS DE ANDRADE ENDRES,RENATA GIULIANI FRANCALANCI,MARTINA OLIVEIRA,VICTOR ADRIEL DE JESUS KRUG,JEFFERSON SILVA BANDEIRA,DENISE RUSCHEL |
author2_role |
author author author author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA,MÔNIA APARECIDA DA MACHADO,WAGNER DE LARA PILOTTO,LUCIANE MARIA BACKES,BÁRBARA ZANON,REGINA BASSO MACHADO,PATRÍCIA VASCONCELOS ZOLTOWSKI,ANA PAULA COUTO VIEIRA,REBECA VERAS DE ANDRADE ENDRES,RENATA GIULIANI FRANCALANCI,MARTINA OLIVEIRA,VICTOR ADRIEL DE JESUS KRUG,JEFFERSON SILVA BANDEIRA,DENISE RUSCHEL |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escala de Avaliação Docente autoavaliação ensino superior teoria de resposta ao item |
topic |
Escala de Avaliação Docente autoavaliação ensino superior teoria de resposta ao item |
description |
RESUMO Este estudo objetivou apresentar a construção da Escala de Avaliação Docente (EADoc) e suas evidências de validade. A escala foi desenvolvida com base em uma revisão de literatura e de entrevistas com estudantes de graduação. A EADoc foi avaliada por dez juízes quanto a evidências de validade de conteúdo, com subsequente análise de evidências de validade de construto e fidedignidade. A matriz de correlação tetracórica foi submetida a análises fatoriais exploratórias, e o método Hull foi usado para a decisão do número de dimensões a serem retidas. Foram conduzidas análises de teoria de resposta ao item (TRI), pelo modelo rating scale, que excluiu sete itens. O índice Kaiser-Meyer-Olkin (KMO) e o teste de esfericidade de Bartlett indicaram a fatorabilidade da matriz de correlações policóricas dos itens. O método Hull apontou a retenção de um fator, com autovalor de 15,49. As medidas de fidedignidade para o fator foram de α=0,96 e ω =0,95. Considera-se que a EADoc pode auxiliar na avaliação de práticas da educação superior no Brasil. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000300690 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000300690 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/s1413-24782017227035 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação v.22 n.70 2017 reponame:Revista Brasileira de Educação (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) instacron:EAA |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
instacron_str |
EAA |
institution |
EAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbe@anped.org.br |
_version_ |
1754122492049358848 |