Construção e estudo de evidências de validade da Escala de Avaliação Docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA,MÔNIA APARECIDA DA
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: MACHADO,WAGNER DE LARA, PILOTTO,LUCIANE MARIA, BACKES,BÁRBARA, ZANON,REGINA BASSO, MACHADO,PATRÍCIA VASCONCELOS, ZOLTOWSKI,ANA PAULA COUTO, VIEIRA,REBECA VERAS DE ANDRADE, ENDRES,RENATA GIULIANI, FRANCALANCI,MARTINA, OLIVEIRA,VICTOR ADRIEL DE JESUS, KRUG,JEFFERSON SILVA, BANDEIRA,DENISE RUSCHEL
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000300690
Resumo: RESUMO Este estudo objetivou apresentar a construção da Escala de Avaliação Docente (EADoc) e suas evidências de validade. A escala foi desenvolvida com base em uma revisão de literatura e de entrevistas com estudantes de graduação. A EADoc foi avaliada por dez juízes quanto a evidências de validade de conteúdo, com subsequente análise de evidências de validade de construto e fidedignidade. A matriz de correlação tetracórica foi submetida a análises fatoriais exploratórias, e o método Hull foi usado para a decisão do número de dimensões a serem retidas. Foram conduzidas análises de teoria de resposta ao item (TRI), pelo modelo rating scale, que excluiu sete itens. O índice Kaiser-Meyer-Olkin (KMO) e o teste de esfericidade de Bartlett indicaram a fatorabilidade da matriz de correlações policóricas dos itens. O método Hull apontou a retenção de um fator, com autovalor de 15,49. As medidas de fidedignidade para o fator foram de α=0,96 e ω =0,95. ­Considera-se que a EADoc pode auxiliar na avaliação de práticas da educação superior no Brasil.
id EAA-1_5ac24d7b8f6aaefb565d25f243e80744
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782017000300690
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Construção e estudo de evidências de validade da Escala de Avaliação DocenteEscala de Avaliação Docenteautoavaliaçãoensino superiorteoria de resposta ao itemRESUMO Este estudo objetivou apresentar a construção da Escala de Avaliação Docente (EADoc) e suas evidências de validade. A escala foi desenvolvida com base em uma revisão de literatura e de entrevistas com estudantes de graduação. A EADoc foi avaliada por dez juízes quanto a evidências de validade de conteúdo, com subsequente análise de evidências de validade de construto e fidedignidade. A matriz de correlação tetracórica foi submetida a análises fatoriais exploratórias, e o método Hull foi usado para a decisão do número de dimensões a serem retidas. Foram conduzidas análises de teoria de resposta ao item (TRI), pelo modelo rating scale, que excluiu sete itens. O índice Kaiser-Meyer-Olkin (KMO) e o teste de esfericidade de Bartlett indicaram a fatorabilidade da matriz de correlações policóricas dos itens. O método Hull apontou a retenção de um fator, com autovalor de 15,49. As medidas de fidedignidade para o fator foram de α=0,96 e ω =0,95. ­Considera-se que a EADoc pode auxiliar na avaliação de práticas da educação superior no Brasil.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2017-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000300690Revista Brasileira de Educação v.22 n.70 2017reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782017227035info:eu-repo/semantics/openAccessSILVA,MÔNIA APARECIDA DAMACHADO,WAGNER DE LARAPILOTTO,LUCIANE MARIABACKES,BÁRBARAZANON,REGINA BASSOMACHADO,PATRÍCIA VASCONCELOSZOLTOWSKI,ANA PAULA COUTOVIEIRA,REBECA VERAS DE ANDRADEENDRES,RENATA GIULIANIFRANCALANCI,MARTINAOLIVEIRA,VICTOR ADRIEL DE JESUSKRUG,JEFFERSON SILVABANDEIRA,DENISE RUSCHELpor2017-07-11T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782017000300690Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2017-07-11T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção e estudo de evidências de validade da Escala de Avaliação Docente
title Construção e estudo de evidências de validade da Escala de Avaliação Docente
spellingShingle Construção e estudo de evidências de validade da Escala de Avaliação Docente
SILVA,MÔNIA APARECIDA DA
Escala de Avaliação Docente
autoavaliação
ensino superior
teoria de resposta ao item
title_short Construção e estudo de evidências de validade da Escala de Avaliação Docente
title_full Construção e estudo de evidências de validade da Escala de Avaliação Docente
title_fullStr Construção e estudo de evidências de validade da Escala de Avaliação Docente
title_full_unstemmed Construção e estudo de evidências de validade da Escala de Avaliação Docente
title_sort Construção e estudo de evidências de validade da Escala de Avaliação Docente
author SILVA,MÔNIA APARECIDA DA
author_facet SILVA,MÔNIA APARECIDA DA
MACHADO,WAGNER DE LARA
PILOTTO,LUCIANE MARIA
BACKES,BÁRBARA
ZANON,REGINA BASSO
MACHADO,PATRÍCIA VASCONCELOS
ZOLTOWSKI,ANA PAULA COUTO
VIEIRA,REBECA VERAS DE ANDRADE
ENDRES,RENATA GIULIANI
FRANCALANCI,MARTINA
OLIVEIRA,VICTOR ADRIEL DE JESUS
KRUG,JEFFERSON SILVA
BANDEIRA,DENISE RUSCHEL
author_role author
author2 MACHADO,WAGNER DE LARA
PILOTTO,LUCIANE MARIA
BACKES,BÁRBARA
ZANON,REGINA BASSO
MACHADO,PATRÍCIA VASCONCELOS
ZOLTOWSKI,ANA PAULA COUTO
VIEIRA,REBECA VERAS DE ANDRADE
ENDRES,RENATA GIULIANI
FRANCALANCI,MARTINA
OLIVEIRA,VICTOR ADRIEL DE JESUS
KRUG,JEFFERSON SILVA
BANDEIRA,DENISE RUSCHEL
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA,MÔNIA APARECIDA DA
MACHADO,WAGNER DE LARA
PILOTTO,LUCIANE MARIA
BACKES,BÁRBARA
ZANON,REGINA BASSO
MACHADO,PATRÍCIA VASCONCELOS
ZOLTOWSKI,ANA PAULA COUTO
VIEIRA,REBECA VERAS DE ANDRADE
ENDRES,RENATA GIULIANI
FRANCALANCI,MARTINA
OLIVEIRA,VICTOR ADRIEL DE JESUS
KRUG,JEFFERSON SILVA
BANDEIRA,DENISE RUSCHEL
dc.subject.por.fl_str_mv Escala de Avaliação Docente
autoavaliação
ensino superior
teoria de resposta ao item
topic Escala de Avaliação Docente
autoavaliação
ensino superior
teoria de resposta ao item
description RESUMO Este estudo objetivou apresentar a construção da Escala de Avaliação Docente (EADoc) e suas evidências de validade. A escala foi desenvolvida com base em uma revisão de literatura e de entrevistas com estudantes de graduação. A EADoc foi avaliada por dez juízes quanto a evidências de validade de conteúdo, com subsequente análise de evidências de validade de construto e fidedignidade. A matriz de correlação tetracórica foi submetida a análises fatoriais exploratórias, e o método Hull foi usado para a decisão do número de dimensões a serem retidas. Foram conduzidas análises de teoria de resposta ao item (TRI), pelo modelo rating scale, que excluiu sete itens. O índice Kaiser-Meyer-Olkin (KMO) e o teste de esfericidade de Bartlett indicaram a fatorabilidade da matriz de correlações policóricas dos itens. O método Hull apontou a retenção de um fator, com autovalor de 15,49. As medidas de fidedignidade para o fator foram de α=0,96 e ω =0,95. ­Considera-se que a EADoc pode auxiliar na avaliação de práticas da educação superior no Brasil.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000300690
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000300690
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-24782017227035
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.22 n.70 2017
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122492049358848