Interpretação de escalas de proficiência com utilização do método do marcador
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1931 |
Resumo: | Este artigo descreve o Método do Marcador, utilizado para interpretação de escalas de proficiência conforme a criação de Níveis de Desempenho. Mostra a utilidade prática desse método e produz uma interpretação pedagógica para a escala de matemática dos alunos avaliados pelo Projeto Geres/2005 - Estudo Longitudinal da Geração Escolar 2005. A primeira etapa do método consiste na alocação de cada item utilizado no teste em um ponto da escala de medida usada para a atribuição de notas aos alunos. Quando todos os itens estão ordenados por sua posição na escala, através de uma análise substantiva, decidem-se quais itens serão tomados como definidores dos pontos de corte dos níveis de desempenho. Além disso, como são usados níveis referenciados com termos de sentido pedagógico, e não apenas valores numéricos, o método viabiliza a produção de uma interpretação potencialmente mais clara da escala de medida, mais acessível à comunidade escolar e aos pais dos alunos. |
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