Interpretação de escalas de proficiência com utilização do método do marcador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ubriaco, Fabiana Esméria de Castro Alves
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1931
Resumo: Este artigo descreve o Método do Marcador, utilizado para interpretação de escalas de proficiência conforme a criação de Níveis de Desempenho. Mostra a utilidade prática desse método e produz uma interpretação pedagógica para a escala de matemática dos alunos avaliados pelo Projeto Geres/2005 - Estudo Longitudinal da Geração Escolar 2005. A primeira etapa do método consiste na alocação de cada item utilizado no teste em um ponto da escala de medida usada para a atribuição de notas aos alunos. Quando todos os itens estão ordenados por sua posição na escala, através de uma análise substantiva, decidem-se quais itens serão tomados como definidores dos pontos de corte dos níveis de desempenho. Além disso, como são usados níveis referenciados com termos de sentido pedagógico, e não apenas valores numéricos, o método viabiliza a produção de uma interpretação potencialmente mais clara da escala de medida, mais acessível à comunidade escolar e aos pais dos alunos.
id FCC-2_d93ee06f164cb881f207dc0c7c3e6103
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1931
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Interpretação de escalas de proficiência com utilização do método do marcadorEscala de AvaliaçãoRendimento EscolarTeoria de Resposta ao ItemEste artigo descreve o Método do Marcador, utilizado para interpretação de escalas de proficiência conforme a criação de Níveis de Desempenho. Mostra a utilidade prática desse método e produz uma interpretação pedagógica para a escala de matemática dos alunos avaliados pelo Projeto Geres/2005 - Estudo Longitudinal da Geração Escolar 2005. A primeira etapa do método consiste na alocação de cada item utilizado no teste em um ponto da escala de medida usada para a atribuição de notas aos alunos. Quando todos os itens estão ordenados por sua posição na escala, através de uma análise substantiva, decidem-se quais itens serão tomados como definidores dos pontos de corte dos níveis de desempenho. Além disso, como são usados níveis referenciados com termos de sentido pedagógico, e não apenas valores numéricos, o método viabiliza a produção de uma interpretação potencialmente mais clara da escala de medida, mais acessível à comunidade escolar e aos pais dos alunos.Fundação Carlos Chagas2012-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/193110.18222/eae235220121931Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 52 (2012); 86-105Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 Núm. 52 (2012); 86-105Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 52 (2012); 86-105Estudos em Avaliação Educacional; V. 23 N. 52 (2012); 86-105Estudos em Avaliação Educacional; v. 23 n. 52 (2012); 86-1051984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1931/1914Ubriaco, Fabiana Esméria de Castro Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-11T17:58:10Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1931Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2019-09-11T17:58:10Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Interpretação de escalas de proficiência com utilização do método do marcador
title Interpretação de escalas de proficiência com utilização do método do marcador
spellingShingle Interpretação de escalas de proficiência com utilização do método do marcador
Ubriaco, Fabiana Esméria de Castro Alves
Escala de Avaliação
Rendimento Escolar
Teoria de Resposta ao Item
title_short Interpretação de escalas de proficiência com utilização do método do marcador
title_full Interpretação de escalas de proficiência com utilização do método do marcador
title_fullStr Interpretação de escalas de proficiência com utilização do método do marcador
title_full_unstemmed Interpretação de escalas de proficiência com utilização do método do marcador
title_sort Interpretação de escalas de proficiência com utilização do método do marcador
author Ubriaco, Fabiana Esméria de Castro Alves
author_facet Ubriaco, Fabiana Esméria de Castro Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ubriaco, Fabiana Esméria de Castro Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Escala de Avaliação
Rendimento Escolar
Teoria de Resposta ao Item
topic Escala de Avaliação
Rendimento Escolar
Teoria de Resposta ao Item
description Este artigo descreve o Método do Marcador, utilizado para interpretação de escalas de proficiência conforme a criação de Níveis de Desempenho. Mostra a utilidade prática desse método e produz uma interpretação pedagógica para a escala de matemática dos alunos avaliados pelo Projeto Geres/2005 - Estudo Longitudinal da Geração Escolar 2005. A primeira etapa do método consiste na alocação de cada item utilizado no teste em um ponto da escala de medida usada para a atribuição de notas aos alunos. Quando todos os itens estão ordenados por sua posição na escala, através de uma análise substantiva, decidem-se quais itens serão tomados como definidores dos pontos de corte dos níveis de desempenho. Além disso, como são usados níveis referenciados com termos de sentido pedagógico, e não apenas valores numéricos, o método viabiliza a produção de uma interpretação potencialmente mais clara da escala de medida, mais acessível à comunidade escolar e aos pais dos alunos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1931
10.18222/eae235220121931
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1931
identifier_str_mv 10.18222/eae235220121931
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1931/1914
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 52 (2012); 86-105
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 Núm. 52 (2012); 86-105
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 52 (2012); 86-105
Estudos em Avaliação Educacional; V. 23 N. 52 (2012); 86-105
Estudos em Avaliação Educacional; v. 23 n. 52 (2012); 86-105
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332419790831616