Formação continuada de professores para a diversidade cultural: ênfases, silêncios e perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canen,Ana
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Xavier,Giseli Pereli de Moura
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782011000300007
Resumo: A formação continuada de professores tem sido objeto de debates nos contextos acadêmicos e políticos. O artigo sugere uma perspectiva "culturalmente responsiva" como caminho promissor para essa formação, analisando, a partir desse olhar, a produção do conhecimento na área, no presente milênio, por intermédio da análise documental de dois periódicos classificados como internacionais pelo sistema Qualis/CAPES, mais especificamente, Cadernos de Pesquisa e Revista Brasileira de Educação, bem como de trabalhos apresentados nas reuniões anuais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), com foco nos GTs de Formação de Professores, Didática, Educação e Relações Étnico-Raciais e Gênero, Sexualidade e Educação. Os dados oferecem um panorama da temática na produção acadêmica, problematizando silêncios e apontando potenciais e desafios, podendo contribuir para se pensar em formas plurais pelas quais a formação docente para a diversidade cultural pode se desenvolver.
id EAA-1_5bdf33d673aae453d1979829f6214c7d
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782011000300007
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Formação continuada de professores para a diversidade cultural: ênfases, silêncios e perspectivasformação continuada de professoresdiversidade culturalmulticulturalismoprodução do conhecimentoA formação continuada de professores tem sido objeto de debates nos contextos acadêmicos e políticos. O artigo sugere uma perspectiva "culturalmente responsiva" como caminho promissor para essa formação, analisando, a partir desse olhar, a produção do conhecimento na área, no presente milênio, por intermédio da análise documental de dois periódicos classificados como internacionais pelo sistema Qualis/CAPES, mais especificamente, Cadernos de Pesquisa e Revista Brasileira de Educação, bem como de trabalhos apresentados nas reuniões anuais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), com foco nos GTs de Formação de Professores, Didática, Educação e Relações Étnico-Raciais e Gênero, Sexualidade e Educação. Os dados oferecem um panorama da temática na produção acadêmica, problematizando silêncios e apontando potenciais e desafios, podendo contribuir para se pensar em formas plurais pelas quais a formação docente para a diversidade cultural pode se desenvolver.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2011-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782011000300007Revista Brasileira de Educação v.16 n.48 2011reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782011000300007info:eu-repo/semantics/openAccessCanen,AnaXavier,Giseli Pereli de Mourapor2012-02-16T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782011000300007Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2012-02-16T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada de professores para a diversidade cultural: ênfases, silêncios e perspectivas
title Formação continuada de professores para a diversidade cultural: ênfases, silêncios e perspectivas
spellingShingle Formação continuada de professores para a diversidade cultural: ênfases, silêncios e perspectivas
Canen,Ana
formação continuada de professores
diversidade cultural
multiculturalismo
produção do conhecimento
title_short Formação continuada de professores para a diversidade cultural: ênfases, silêncios e perspectivas
title_full Formação continuada de professores para a diversidade cultural: ênfases, silêncios e perspectivas
title_fullStr Formação continuada de professores para a diversidade cultural: ênfases, silêncios e perspectivas
title_full_unstemmed Formação continuada de professores para a diversidade cultural: ênfases, silêncios e perspectivas
title_sort Formação continuada de professores para a diversidade cultural: ênfases, silêncios e perspectivas
author Canen,Ana
author_facet Canen,Ana
Xavier,Giseli Pereli de Moura
author_role author
author2 Xavier,Giseli Pereli de Moura
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Canen,Ana
Xavier,Giseli Pereli de Moura
dc.subject.por.fl_str_mv formação continuada de professores
diversidade cultural
multiculturalismo
produção do conhecimento
topic formação continuada de professores
diversidade cultural
multiculturalismo
produção do conhecimento
description A formação continuada de professores tem sido objeto de debates nos contextos acadêmicos e políticos. O artigo sugere uma perspectiva "culturalmente responsiva" como caminho promissor para essa formação, analisando, a partir desse olhar, a produção do conhecimento na área, no presente milênio, por intermédio da análise documental de dois periódicos classificados como internacionais pelo sistema Qualis/CAPES, mais especificamente, Cadernos de Pesquisa e Revista Brasileira de Educação, bem como de trabalhos apresentados nas reuniões anuais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), com foco nos GTs de Formação de Professores, Didática, Educação e Relações Étnico-Raciais e Gênero, Sexualidade e Educação. Os dados oferecem um panorama da temática na produção acadêmica, problematizando silêncios e apontando potenciais e desafios, podendo contribuir para se pensar em formas plurais pelas quais a formação docente para a diversidade cultural pode se desenvolver.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782011000300007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782011000300007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-24782011000300007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.16 n.48 2011
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122490930528256