Mirando as raias entre Portugal e Espanha: um diálogo sobre a formação contínua de professores em contextos de diversidade cultural e linguística
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/34526 |
Resumo: | O artigo objetiva um diálogo sobre a formação contínua de professores, perspectivada como investigação-ação-formação, em contextos de diversidade cultural e linguística. Inicia entretecendo os conceitos subjacentes à reflexão pretendida para afirmar a posição epistemológica das autoras ao argumentarem em favor de processos formativos dialógicos e colaborativos, protagonizados pelos professores, voltados à (trans)formação e ao desenvolvimento profissional docente, situados no lócus da profissão e enredados na prática profissional. Estabelecido o cenário teórico, apresenta-se uma proposta de formação contínua a ser vivificada por professores em escolas de fronteiras, nas raias entre Portugal e Espanha, onde a diversidade cultural e linguística é o cerne das ações educativas. A interlocução situa e evidencia o caráter histórico-social da formação docente e joga luz sobre as subjetividades que entrelaçam os saberes e os fazeres dos professores na constituição de uma ecologia de conhecimentos que alicerça a sua práxis pedagógica. |
id |
RCAP_8d516048fe7ff7d07abb4d814e39e50b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/34526 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Mirando as raias entre Portugal e Espanha: um diálogo sobre a formação contínua de professores em contextos de diversidade cultural e linguísticaFormação contínua de professoresAprendizagem docente e desenvolvimento profissionalDiversidade cultural e linguísticaO artigo objetiva um diálogo sobre a formação contínua de professores, perspectivada como investigação-ação-formação, em contextos de diversidade cultural e linguística. Inicia entretecendo os conceitos subjacentes à reflexão pretendida para afirmar a posição epistemológica das autoras ao argumentarem em favor de processos formativos dialógicos e colaborativos, protagonizados pelos professores, voltados à (trans)formação e ao desenvolvimento profissional docente, situados no lócus da profissão e enredados na prática profissional. Estabelecido o cenário teórico, apresenta-se uma proposta de formação contínua a ser vivificada por professores em escolas de fronteiras, nas raias entre Portugal e Espanha, onde a diversidade cultural e linguística é o cerne das ações educativas. A interlocução situa e evidencia o caráter histórico-social da formação docente e joga luz sobre as subjetividades que entrelaçam os saberes e os fazeres dos professores na constituição de uma ecologia de conhecimentos que alicerça a sua práxis pedagógica.The article aims at a dialogue on the continuous training for teachers, from a research-action-training approach in contexts of cultural and linguistic diversity. It begins by relating the concepts underlying the intended reflection to affirm the epistemological position of the authors by arguing in favor of dialogical and collaborative formative processes, led by teachers, focused on teachers’ training and professional development, situated in the locus of the profession, and enliven in professional practice. Once the theoretical scenario is established, a training proposal is presented for teachers in Portugal and Spain border schools, where cultural and linguistic diversity is the core of educational actions. The dialogue situates and evidences the historical-social character of teacher education and sheds light on the subjectivities that intertwine the knowledge and actions of teachers in the constitution of an ecology of knowledge that underlies their pedagogical praxis.El artículo tiene como objetivo un diálogo sobre la formación continua de profesores, desde una perspectiva de investigación-acción-formación, en contextos de diversidad cultural y lingüística. En un primer momento se interrelacionan los conceptos que subyacen a la reflexión pretendida para afirmar la posición epistemológica de los autores argumentando a favor de procesos formativos dialógicos y colaborativos, liderados por docentes, centrados en la (trans)formación y desarrollo profesional, situados en el locus de la profesión y entrelazados en la práctica profesional. Una vez establecido el escenario teórico, se presenta una propuesta de formación continua que será vivenciada por profesores en escuelas fronterizas, en las rayas entre Portugal y España, donde la diversidad cultural y lingüística es el núcleo de las acciones educativas. El diálogo sitúa y pone en evidencia el carácter histórico-social de la formación docente e ilumina las subjetividades que entrelazan el conocimiento y las acciones de los docentes en la constitución de una ecología del conocimiento que subyace en su praxis pedagógica.2022-09-02T16:21:27Z2021-08-30T00:00:00Z2021-08-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/34526por10.22483/2177-5796.2021v23n2p423-438Leardine, Márcia AlexandraSá, Maria Helena Araújo eUlhôa, Andrea Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:05:47Zoai:ria.ua.pt:10773/34526Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:05:28.779213Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mirando as raias entre Portugal e Espanha: um diálogo sobre a formação contínua de professores em contextos de diversidade cultural e linguística |
title |
Mirando as raias entre Portugal e Espanha: um diálogo sobre a formação contínua de professores em contextos de diversidade cultural e linguística |
spellingShingle |
Mirando as raias entre Portugal e Espanha: um diálogo sobre a formação contínua de professores em contextos de diversidade cultural e linguística Leardine, Márcia Alexandra Formação contínua de professores Aprendizagem docente e desenvolvimento profissional Diversidade cultural e linguística |
title_short |
Mirando as raias entre Portugal e Espanha: um diálogo sobre a formação contínua de professores em contextos de diversidade cultural e linguística |
title_full |
Mirando as raias entre Portugal e Espanha: um diálogo sobre a formação contínua de professores em contextos de diversidade cultural e linguística |
title_fullStr |
Mirando as raias entre Portugal e Espanha: um diálogo sobre a formação contínua de professores em contextos de diversidade cultural e linguística |
title_full_unstemmed |
Mirando as raias entre Portugal e Espanha: um diálogo sobre a formação contínua de professores em contextos de diversidade cultural e linguística |
title_sort |
Mirando as raias entre Portugal e Espanha: um diálogo sobre a formação contínua de professores em contextos de diversidade cultural e linguística |
author |
Leardine, Márcia Alexandra |
author_facet |
Leardine, Márcia Alexandra Sá, Maria Helena Araújo e Ulhôa, Andrea Alves |
author_role |
author |
author2 |
Sá, Maria Helena Araújo e Ulhôa, Andrea Alves |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leardine, Márcia Alexandra Sá, Maria Helena Araújo e Ulhôa, Andrea Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação contínua de professores Aprendizagem docente e desenvolvimento profissional Diversidade cultural e linguística |
topic |
Formação contínua de professores Aprendizagem docente e desenvolvimento profissional Diversidade cultural e linguística |
description |
O artigo objetiva um diálogo sobre a formação contínua de professores, perspectivada como investigação-ação-formação, em contextos de diversidade cultural e linguística. Inicia entretecendo os conceitos subjacentes à reflexão pretendida para afirmar a posição epistemológica das autoras ao argumentarem em favor de processos formativos dialógicos e colaborativos, protagonizados pelos professores, voltados à (trans)formação e ao desenvolvimento profissional docente, situados no lócus da profissão e enredados na prática profissional. Estabelecido o cenário teórico, apresenta-se uma proposta de formação contínua a ser vivificada por professores em escolas de fronteiras, nas raias entre Portugal e Espanha, onde a diversidade cultural e linguística é o cerne das ações educativas. A interlocução situa e evidencia o caráter histórico-social da formação docente e joga luz sobre as subjetividades que entrelaçam os saberes e os fazeres dos professores na constituição de uma ecologia de conhecimentos que alicerça a sua práxis pedagógica. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-30T00:00:00Z 2021-08-30 2022-09-02T16:21:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/34526 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/34526 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.22483/2177-5796.2021v23n2p423-438 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137709535526912 |