Uma tipologia para a compreensão da avaliação de escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FIGUEIREDO,CARLA
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: LEITE,CARLINDA, FERNANDES,PRECIOSA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100213
Resumo: RESUMO A avaliação de escolas assumiu, nas últimas décadas, um lugar de destaque nas políticas e práticas educacionais. No entanto, as dimensões que abrange requerem um contínuo aprofundamento do conhecimento sobre tal prática. Este artigo pretende contribuir para esse aprofundamento por meio da produção e apresentação de uma tipologia para a leitura e interpretação dos processos de avaliação de escolas. Para tal, analisou-se a produção científica publicada entre 2002 e 2015 sobre avaliação de escolas. Esse procedimento permitiu identificar quatro eixos fundamentais à compreensão dessa temática que compõem a tipologia, a saber: 1) a avaliação de escolas nas razões que a justificam e influenciam; 2) a avaliação de escolas em suas funções; 3) a avaliação nas modalidades de seu desenvolvimento; 4) a avaliação em seus efeitos possíveis.
id EAA-1_618e1b616aa857c147b4d01dcfa110a9
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782018000100213
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Uma tipologia para a compreensão da avaliação de escolasavaliação de escolastipologia da avaliação de escolasaprofundamento de conhecimentoRESUMO A avaliação de escolas assumiu, nas últimas décadas, um lugar de destaque nas políticas e práticas educacionais. No entanto, as dimensões que abrange requerem um contínuo aprofundamento do conhecimento sobre tal prática. Este artigo pretende contribuir para esse aprofundamento por meio da produção e apresentação de uma tipologia para a leitura e interpretação dos processos de avaliação de escolas. Para tal, analisou-se a produção científica publicada entre 2002 e 2015 sobre avaliação de escolas. Esse procedimento permitiu identificar quatro eixos fundamentais à compreensão dessa temática que compõem a tipologia, a saber: 1) a avaliação de escolas nas razões que a justificam e influenciam; 2) a avaliação de escolas em suas funções; 3) a avaliação nas modalidades de seu desenvolvimento; 4) a avaliação em seus efeitos possíveis.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100213Revista Brasileira de Educação v.23 2018reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782018230018info:eu-repo/semantics/openAccessFIGUEIREDO,CARLALEITE,CARLINDAFERNANDES,PRECIOSApor2018-03-27T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782018000100213Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2018-03-27T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma tipologia para a compreensão da avaliação de escolas
title Uma tipologia para a compreensão da avaliação de escolas
spellingShingle Uma tipologia para a compreensão da avaliação de escolas
FIGUEIREDO,CARLA
avaliação de escolas
tipologia da avaliação de escolas
aprofundamento de conhecimento
title_short Uma tipologia para a compreensão da avaliação de escolas
title_full Uma tipologia para a compreensão da avaliação de escolas
title_fullStr Uma tipologia para a compreensão da avaliação de escolas
title_full_unstemmed Uma tipologia para a compreensão da avaliação de escolas
title_sort Uma tipologia para a compreensão da avaliação de escolas
author FIGUEIREDO,CARLA
author_facet FIGUEIREDO,CARLA
LEITE,CARLINDA
FERNANDES,PRECIOSA
author_role author
author2 LEITE,CARLINDA
FERNANDES,PRECIOSA
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv FIGUEIREDO,CARLA
LEITE,CARLINDA
FERNANDES,PRECIOSA
dc.subject.por.fl_str_mv avaliação de escolas
tipologia da avaliação de escolas
aprofundamento de conhecimento
topic avaliação de escolas
tipologia da avaliação de escolas
aprofundamento de conhecimento
description RESUMO A avaliação de escolas assumiu, nas últimas décadas, um lugar de destaque nas políticas e práticas educacionais. No entanto, as dimensões que abrange requerem um contínuo aprofundamento do conhecimento sobre tal prática. Este artigo pretende contribuir para esse aprofundamento por meio da produção e apresentação de uma tipologia para a leitura e interpretação dos processos de avaliação de escolas. Para tal, analisou-se a produção científica publicada entre 2002 e 2015 sobre avaliação de escolas. Esse procedimento permitiu identificar quatro eixos fundamentais à compreensão dessa temática que compõem a tipologia, a saber: 1) a avaliação de escolas nas razões que a justificam e influenciam; 2) a avaliação de escolas em suas funções; 3) a avaliação nas modalidades de seu desenvolvimento; 4) a avaliação em seus efeitos possíveis.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100213
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100213
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-24782018230018
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.23 2018
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122492375465984