Para pensar o campo científico e educacional: mulheres, educação e letras no século XIX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos,Vívian Matias dos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782014000800004
Resumo: Este artigo propõe uma contribuição para a abordagem de gênero das ciências por meio de "fragmentos historiográficos" sobre a participação de mulheres nos campos educacional, literário e científico. Trata-se de um estudo relativo a sujeitos, tempo e espaço específicos: mulheres que, durante os séculos XVIII e XIX, inseriram-se em espaços pensados por e para "homens de ciências e de letras" no estado do Ceará, Região Nordeste do Brasil. A maior contribuição desta discussão situa-se na tarefa de conhecer os discursos e práticas que envolveram as mulheres no campo científico antes da criação das primeiras universidades.
id EAA-1_62114c154a57d2bc9bbed927fe3c581d
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782014000800004
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Para pensar o campo científico e educacional: mulheres, educação e letras no século XIXgênerociênciaseducaçãoliteraturaEste artigo propõe uma contribuição para a abordagem de gênero das ciências por meio de "fragmentos historiográficos" sobre a participação de mulheres nos campos educacional, literário e científico. Trata-se de um estudo relativo a sujeitos, tempo e espaço específicos: mulheres que, durante os séculos XVIII e XIX, inseriram-se em espaços pensados por e para "homens de ciências e de letras" no estado do Ceará, Região Nordeste do Brasil. A maior contribuição desta discussão situa-se na tarefa de conhecer os discursos e práticas que envolveram as mulheres no campo científico antes da criação das primeiras universidades.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2014-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782014000800004Revista Brasileira de Educação v.19 n.58 2014reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782014000800004info:eu-repo/semantics/openAccessSantos,Vívian Matias dospor2014-10-07T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782014000800004Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2014-10-07T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Para pensar o campo científico e educacional: mulheres, educação e letras no século XIX
title Para pensar o campo científico e educacional: mulheres, educação e letras no século XIX
spellingShingle Para pensar o campo científico e educacional: mulheres, educação e letras no século XIX
Santos,Vívian Matias dos
gênero
ciências
educação
literatura
title_short Para pensar o campo científico e educacional: mulheres, educação e letras no século XIX
title_full Para pensar o campo científico e educacional: mulheres, educação e letras no século XIX
title_fullStr Para pensar o campo científico e educacional: mulheres, educação e letras no século XIX
title_full_unstemmed Para pensar o campo científico e educacional: mulheres, educação e letras no século XIX
title_sort Para pensar o campo científico e educacional: mulheres, educação e letras no século XIX
author Santos,Vívian Matias dos
author_facet Santos,Vívian Matias dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos,Vívian Matias dos
dc.subject.por.fl_str_mv gênero
ciências
educação
literatura
topic gênero
ciências
educação
literatura
description Este artigo propõe uma contribuição para a abordagem de gênero das ciências por meio de "fragmentos historiográficos" sobre a participação de mulheres nos campos educacional, literário e científico. Trata-se de um estudo relativo a sujeitos, tempo e espaço específicos: mulheres que, durante os séculos XVIII e XIX, inseriram-se em espaços pensados por e para "homens de ciências e de letras" no estado do Ceará, Região Nordeste do Brasil. A maior contribuição desta discussão situa-se na tarefa de conhecer os discursos e práticas que envolveram as mulheres no campo científico antes da criação das primeiras universidades.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782014000800004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782014000800004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-24782014000800004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.19 n.58 2014
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122491565965312