Trabalho, educação e perspectiva histórica da classe trabalhadora: continuando o debate
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782011000200010 |
Resumo: | O artigo pretende dar prosseguimento ao debate teórico-político em torno do tema do trabalho como princípio educativo estabelecendo uma interlocução privilegiada com o texto de Gaudêncio Frigotto intitulado "A polissemia da categoria trabalho e a batalha das ideias nas sociedades de classe" publicado na Revista Brasileira de Educação n. 40, 2009, no qual o autor faz uma série de considerações críticas a um artigo de Paulo Tumolo publicado originalmente na forma eletrônica em 2003 e posteriormente na bevista Educação & Sociedade n. 90, 2005, com o título de "O trabalho na forma social do capital e o trabalho como princípio educativo: uma articulação possível?". Primeiramente, o presente artigo faz uma avaliação crítica das críticas apresentadas por Frigotto contra o texto de Tumolo, com ênfase em dois conjuntos de questões centrais. A primeira diz respeito à historicidade, à ideia de que devemos "Pensar com Marx para além de Marx", e à questão da práxis política, e a segunda refere-se aos temas da contradição, da antinomia e do trabalho alienado. Finalmente o artigo discute outras questões concernentes à relação entre trabalho, educação e estratégia de superação do capitalismo. |
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