Educação profissional no Brasil: motivos socioeconômicos e ideológicos da política educacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782016000100165 |
Resumo: | RESUMO Neste artigo analisamos os aspectos socioeconômicos e ideológicos da política educacional nacional para a educação profissional no Brasil em período recente (2003-2013). Buscamos compreender as justificativas e os argumentos sustentadores das proposições governamentais apresentadas para a implementação e a operacionalização das ações e programas para as políticas públicas de educação profissional. Assim, examinamos alguns aspectos dessas justificativas e argumentos socioeconômicos e ideológicos que consideram a existência de deficiências formativas da força de trabalho e que, desse modo, estariam produzindo insuficientes condições operacionais e funcionais para atender a demandas dos setores produtivos e, consequentemente, elevar a escolarização, a qualificação e a renda salarial no país. |
id |
EAA-1_6cf67f2e0338a78a06197af12fd6cf7c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-24782016000100165 |
network_acronym_str |
EAA-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação profissional no Brasil: motivos socioeconômicos e ideológicos da política educacionalpolíticas educacionaiseducação profissionalescolarização e força de trabalhoRESUMO Neste artigo analisamos os aspectos socioeconômicos e ideológicos da política educacional nacional para a educação profissional no Brasil em período recente (2003-2013). Buscamos compreender as justificativas e os argumentos sustentadores das proposições governamentais apresentadas para a implementação e a operacionalização das ações e programas para as políticas públicas de educação profissional. Assim, examinamos alguns aspectos dessas justificativas e argumentos socioeconômicos e ideológicos que consideram a existência de deficiências formativas da força de trabalho e que, desse modo, estariam produzindo insuficientes condições operacionais e funcionais para atender a demandas dos setores produtivos e, consequentemente, elevar a escolarização, a qualificação e a renda salarial no país.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2016-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782016000100165Revista Brasileira de Educação v.21 n.64 2016reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782016216409info:eu-repo/semantics/openAccessDEITOS,ROBERTO ANTONIOLARA,ANGELA MARA DE BARROSpor2016-02-03T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782016000100165Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2016-02-03T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação profissional no Brasil: motivos socioeconômicos e ideológicos da política educacional |
title |
Educação profissional no Brasil: motivos socioeconômicos e ideológicos da política educacional |
spellingShingle |
Educação profissional no Brasil: motivos socioeconômicos e ideológicos da política educacional DEITOS,ROBERTO ANTONIO políticas educacionais educação profissional escolarização e força de trabalho |
title_short |
Educação profissional no Brasil: motivos socioeconômicos e ideológicos da política educacional |
title_full |
Educação profissional no Brasil: motivos socioeconômicos e ideológicos da política educacional |
title_fullStr |
Educação profissional no Brasil: motivos socioeconômicos e ideológicos da política educacional |
title_full_unstemmed |
Educação profissional no Brasil: motivos socioeconômicos e ideológicos da política educacional |
title_sort |
Educação profissional no Brasil: motivos socioeconômicos e ideológicos da política educacional |
author |
DEITOS,ROBERTO ANTONIO |
author_facet |
DEITOS,ROBERTO ANTONIO LARA,ANGELA MARA DE BARROS |
author_role |
author |
author2 |
LARA,ANGELA MARA DE BARROS |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DEITOS,ROBERTO ANTONIO LARA,ANGELA MARA DE BARROS |
dc.subject.por.fl_str_mv |
políticas educacionais educação profissional escolarização e força de trabalho |
topic |
políticas educacionais educação profissional escolarização e força de trabalho |
description |
RESUMO Neste artigo analisamos os aspectos socioeconômicos e ideológicos da política educacional nacional para a educação profissional no Brasil em período recente (2003-2013). Buscamos compreender as justificativas e os argumentos sustentadores das proposições governamentais apresentadas para a implementação e a operacionalização das ações e programas para as políticas públicas de educação profissional. Assim, examinamos alguns aspectos dessas justificativas e argumentos socioeconômicos e ideológicos que consideram a existência de deficiências formativas da força de trabalho e que, desse modo, estariam produzindo insuficientes condições operacionais e funcionais para atender a demandas dos setores produtivos e, consequentemente, elevar a escolarização, a qualificação e a renda salarial no país. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782016000100165 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782016000100165 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-24782016216409 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação v.21 n.64 2016 reponame:Revista Brasileira de Educação (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) instacron:EAA |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
instacron_str |
EAA |
institution |
EAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbe@anped.org.br |
_version_ |
1754122491706474496 |